(Resenha) Veneno - Sarah Pinborough


Edição: 1
Editora: Única
ISBN: 9788567028002
Ano: 2013
Páginas: 224
Tradutor: Edmundo Barreiros
Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!) Para fãs de séries de TV e histórias picantes e divertidas, Veneno é puro entretenimento! – Mariana Rolier

Veneno foi o primeiro livro que consegui ler "em uma sentada só" depois do meu enorme bloqueio literário. Provavelmente por ser bem pequeno e de leitura bem leve, mas acho que o principal motivo foi : Estava muito curiosa e precisava saber porque na capa contêm a seguinte frase : Repense seus vilões. Eu diria para repensar os mocinhos também...



Veneno é uma releitura, pra lá de adulta, de um dos contos de fadas mais conhecidos por todos nós : Branca de Neve e os Sete Anões. O contexto é basicamente o mesmo, temos a madrasta má que se casou com o pai da doce Branca de Neve e apesar do final de tudo ser mais ou menos parecido, o caráter de cada personagem é completamente diferente.

Para começo de conversa Branca de Neve não é tão pura quanto se espera da personagem, apesar de ser uma pessoa boa, que se preocupa com o próximo. Ou seja, é uma pessoa comum. Enquanto a madrasta, apesar de ser meio invejosa e meio extremista em suas ações, até que tem motivos para ser como é. A vida não foi fácil e ela teve que aprender a se defender e conquistar o que deseja sozinha, ou talvez com a ajuda de uma certa vovozinha má, mas isso é conversa para outro contos de fadas... Como já disse, na história em si não temos grandes surpresas e todo diferencial se dá pelas características de cada personagem e é claro que eu não vou entregar o doce.

Como disse logo no primeiro paragrafo acho que devemos mesmo é repensar os mocinhos. Na maioria das histórias, seja conto de fadas ou não, os vilões sempre tem alguma motivação para serem como são. Tirando o coringa que faz tudo porque quer, não consigo pensar em nenhum outro que seja totalmente malvado. Esse problema de totalitarismo de caráter, de ser só bom, é algo  mais relacionado aos mocinhos das histórias, que geralmente são puros, ingênuos e perfeitos. Ou seja, chatos. E foi em cima deles as maiores mudanças, que me fizeram gostar de um conto de fadas, que realmente não é nenhum pouco para crianças.

A narrativa é feita em terceira pessoa e sob vários pontos de vista, algo que proporcionou grande dinamismo a leitura. Foi a melhor opção para esse tipo de história, a autora acertou em cheio nisso porque conseguiu transmitir muito bem o caráter de cada personagem baseando-se na experiência de vida de cada um. Por mais que a narrativa seja simples, os personagens foram muito bem construídos. Estou ansiosa pela continuação.

Para fechar com chave de ouro todos os elogios não poderia deixar de falar da edição super caprichada da Editora Única! O livro é cheio de detalhes e é claro que eu tirei várias fotos para vocês desejarem ainda mais.

Para quem gosta de releituras de contos de fadas e está super enjoado das histórias água com açúcar em que geralmente essas releituras se transformam, Veneno é a melhor opção.








2 comentários:

  1. Olááááá!
    aaaaaahhh quero muito ler esse livro!
    adoro releituras, anda mais quanso exaltam os vilões... quem não gosta de um bom vilão?! :)
    E nossa... que edição linda!
    espero ter a oportunidade em breve!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  2. Estou com esse livro esperando pra ser lido, e seus comentários me deixaram ainda mais ansiosa. Sinto que assim que lê-lo vou tratar de correr pra conseguir as sequências. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home