(Resenha) AlmaNova - Jodi Meadows


Edição: 1
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859172
Ano: 2013
Páginas: 288
Tradutor: Ana Resende
ALMANOVA Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos? “Incarnate tem algo de estranho e intrigante. Algo novo. Não dá vontade de parar. Precisamos, e como, saber como será o desfecho disso tudo.” Robin McKinley “Ao mesmo tempo lírico e provocador. Incarnate é aquele tipo de livro que nunca nos abandona. Eu amei!!!” Rachel Hawkins “Uma palavra: IMPRESSIONANTE! Quer mais palavras? Vai nutrir sua alma e mexer com a sua cabeça!” Jeri Smith

Meu interesse por AlmaNova nasceu de uma maneira muito feia, de algo que por mais que eu tente me livrar não consigo : querer algum livro porque a capa é bonita. Já tinha lido algumas resenhas da obra, mas o que me fazia ficar louca para tê-lo na estante era essa capa sensacional, fiquei muito feliz pela editora Valentina ter caprichado tanto, porque? Porque a história é tão sensacional quanto a capa é bonita. Você lendo a sinopse pode achar meio estranho e quando começa a leitura pode começar a achar bastante clichê, mas aí a história começa a te surpreender e de repente você está de queixo caído. Capa bonita, história bem narrada, personagens cativantes e final surpreendente. Alma nova tem todas características que os fãs de fantasia esperam de uma história. Eu? Fiquei apaixonada.



De maneira bem geral, o mundo fantástico criado por Jodi Meadows e baseia na existência de um milhão de almas que morrem e reencarnam sucessivamente com o passar dos anos, sendo que sempre que voltam a vida elas possuem todas lembranças de quem eram e do que fizeram nas vidas anteriores. Por mantem conhecimento sobre o passado, cada pessoa desenvolve funções especificas dentro da sociedade e vão as aprimorando com o passar dos anos. Cada pessoa tem sua importância e responsabilidades e durante muitos, muitos e muitos anos tudo funcionou perfeitamente dessa forma. Até o nascimento de Ana.

Não adianta negar, 99,9999% das pessoas (sendo da nossa sociedade ou da sociedade de Ana) não reagem bem ao novo. Sempre que algo diferente aparece a maioria das pessoas olham torto, não aceitam, criticam e excluem. Com Ana não foi diferente. Seu próprio pai fugiu de casa pelo desgosto de ter uma filha sem alma (não seria melhor almanova?), sua mãe a tratou muito mal e todos os outros que chegou a conhecer também, afinal ela havia substituído uma alma conhecida por todos e depois de seu nascimento todos começaram a se questionar se isso iria acontecer mais vezes.

Por causa dessa exclusão ( e da péssima orientação se sua mãe) Ana pouco sabe sobre o mundo e sobre si mesma, mas decide que está na hora de descobrir os porquês da sua vida. Para buscar as respostas das perguntas que tanto perturbam sua mente, Ana decide viajar para Heart, cidade que é o 'centro' de tudo.  Porém antes de chegar ao local desejado, Ana enfrenta vários problemas e para solucioná-los conta com a ajuda de Sam, rapaz que não concorda com a teoria de que Ana é algo ruim para sociedade e acredita que na verdade ela é, de alguma forma, valiosa. Nem preciso dizer que quando chega a Heart Ana não é lá muito bem recebida pela maioria, né? Mas não vou entrar em detalhes sobre isso... Para saber vão ter que ler essa maravilha!

Como disse logo no primeiro paragrafo, este livro foi uma grande surpresa. Na verdade a surpresa já começou quando o recebi aqui em casa e vi que possuía a mesma arte de finalização dos livros da Cassandra Clare , aquela laminação brilhosa que eu tanto amo! Primeiro ponto para a editora. Mas se acalmem, minha maior surpresa não foi por um motivo tão superficial. Foi pela história mesmo!

Logo no comecinho da leitura eu achei que ia ser mais do mesmo, sabem? A menininha com a mamãe malvada, que saí em busca de algo diferente e encontra o cara bonito dos seus sonhos e são felizes para sempre (...) E na verdade pareceu que era isso até mais ou menos metade da leitura, porém a narrativa da autora (que é em primeira pessoa sob ponto de vista da Ana) faz a protagonista parecer uma pessoa super agradável, então o clichê não chega nem perto de incomodar. Se continuasse do jeito que estava eu já iria dar umas 4 estrelas a obra, mas a reta final da história é cheia de reviravoltas, revelações e ainda possui aquele toque de suspense, a única coisa que você consegue pensar é " não esperava por isso". Como não amar? Livro super favoritado! Nem preciso dizer que estou ansiosa pela continuação, né?

Ana é uma personagem forte, determinada e que apesar de crescer ouvindo que é algo ruim para a sociedade (e até acreditar nisso) não desiste de saber os porquês. Me odeiam? Ok! Porque? De onde eu vim? Porque eu vim? O que poderá acontecer nos futuros? Será mesmo justo odiar algo que você não conhece? Não pude deixar de admirá-la. Não sei se eu teria a mesma atitude... Provavelmente eu me correria pras colinas e me esconderia. Enfim! Para completar a dupla de protagonistas perfeitos temos Sam, que é um amor de pessoa, mas não vou dar detalhes sobre isso também, sou uma blogueira má. Mas é por uma boa causa, juro que vocês precisam ler!

Enfim! Super indico a leitura para os leitores que adoram fantasia/young adult. Não esperem algo sombrio, nem assustador, nem adulto obviamente e sim uma leitura pra lá de agradável e surpreendente.






3 comentários:

  1. Minha primeira atração por esse livro também foi por esse tal motivo feio, Paula. Mas aí vi tantos comentários super elogiosos que então passei a desejar mais e mais, e os seus me fizeram lamentar não ter o livro aqui. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem legal sua resenha mas to fugindo de livros com continuação, o que me faz fugir de 99% dos livros para jovens, sempre defenderei que um livro de 600 páginas é melhor que 3 de 200, não aguento essa vontade das editoras de fazer do livro um capital de giro.
    Enfim, curti bastante seu blog e voltarei aqui mais vezes.
    Abraço.

    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Primeiro amo a capa, segundo a história parece ser super interessante, quero ver se o arranjo em pdf para lê lo brevemente
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home