(Resenha) Cidade do Fogo Celestial


Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092731
Ano: 2014
Páginas: 532
Tradutor: Ana Resende,Rita Sussenkid
ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.

Todo fã da Cassandra Clare estava desesperado pelo último volume da série Instrumentos Mortais, Cidade do Fogo Celestial. Eu quase li em inglês, mas decidi esperar a Galera Record publicar por aqui (por pura preguiça), mas enquanto não entrava em contato com o livro sempre lia tudo que falavam sobre, incluindo o que a própria autora falava. Cassandra Clare falou várias coisas que indicavam que o desfecho seria sombrio, falou que várias pessoas iriam morrer, mostrou quotes que indicavam que essas pessoas seriam pessoas super importantes na história  e eu acho que ela cometeu um erro imenso ao fazer isso, pois fui para a história esperando uma coisa e encontrei outra. Acho que se ela não tivesse feito isso eu teria favoritado a história e amado como amei os outros livros da autora, mas acabei me vendo decepcionada e sem dúvida de tudo que li dela foi o que menos gostei.

Mas o começo até que foi como o esperado. Jace continuou com seu drama eterno, desta vez por causa do Fogo Celestial em seu corpo e da impossibilidade de ter muito contato físico com outras pessoas, principalmente Clary ( ou seja, aquela enrolação desde o primeiro livro que se intensificou depois de Cidade de Vidro continua). Clary que por sua vez continua teimosa, sabe que ele pode fazer ela pegar fogo com o contato mas insiste nisso mesmo assim. Já Sebastian continua com  suas promessas de queimar o mundo, transformar todos os caçadores das sombras em seus seguidores sombrios e é exatamente isso que ele faz no começo da história, até os caçadores das sombras perceberem que devem temê-lo e transportar todo mundo para Idris para se protegerem e consequentemente deixando os humanos completamente sem proteção contra demônios e membros do submundo que não seguem as regras do acordo de convivência.



Ou seja o mundo está um caos. Para piorar ninguém é capaz de encontrar Sebastian e o mesmo continua com as ameaças e é claro, sempre prometendo Cessar fogo caso lhe entreguem Jace e Clary. Acontece que ninguém quer fazer isso, não importa quem Sebastian esteja ameaçando matar. Eles ainda o menosprezam. Jace e Clary não e por isso quando encontram indícios de que podem localizar Sebastian não pensam duas vezes antes de ir atrás do mesmo, levando junto Simon, Alec e Izzy.

Quando terminei a leitura não pude deixar de achar a Cassandra Clare super parecida com o Rick Riordan no quesito covardia. Os dois tem essa mania irritante de colocar medo nos leitores, de assustar, de prometer morte, de indicar que o final será sombrio e acabarem deixando tudo lindo e perfeito no desfecho dos seus livros. Eu acho, honestamente, que se você quer escrever um contos de fadas, você deve dizer que será isso e não prometer uma matança infinita e não fazer nada disto depois. Não tenho nada contra livros doces, finais adoráveis eu gosto e muito disso! Mas acho completamente desnecessário tocarem o terror e depois puxarem as rédeas e voltarem atrás. Que foi exatamente o que a Cassandra Clare fez, quando eu achava que ia ter pelo menos uma dose de maldade e sofrimento ela rapidinho deu um jeito nisso e deixou todos personagens felizes e os leitores também. Porém não todos, pelo menos eu não fiquei lá muito satisfeita com os acontecimentos.  Assim como nos livros do Rick Riordan, é muita ação, muita guerra, muito "porradeiro" para todos (ou pelo menos os protagonistas e sub protagonistas) saírem vivos, felizes e sorridentes.

Não posso dizer com detalhes, infelizmente, o que esperava de cada personagem porque se fizer isso e vocês estiverem esperando a mesma coisa, eu vou acabar destruindo a leitura de vocês (assim como a própria Cassandra Clare destruiu a minha) e não é isso que eu pretendo. Mas a dica está dada: Não levem a sério nada do que a autora falou que aconteceria, porque é tudo ilusão.

De modo geral eu acho super válido a leitura não só da série, como de todos os livros da autora. Cidade de Vidro continua sendo meu preferido de instrumentos mortais, apesar de eu não ser do time que achava que deveria ter acabado por ali. A autora deixou pontas soltas que possibilitaram a continuação e ainda existem pontas soltas e várias suposições para as próximas séries relacionadas ao mundo dos caçadores das sombras. Só espero que a autora aprenda a ser um pouco mais malvada, porque se se continuar nesse clima agridoce vou acabar ficando meio enjoada.

Sobre a edição da Galera Record continuo sem o que reclamar quanto a aparência, eles sempre capricham nos livros da autora, porém dessa vez encontrei alguns errinhos de digitação e outros de concordância que incomodaram um pouquinho. Já a narrativa da Cassandra Clare está cada vez melhor, ainda podemos encontrar alguns furinhos na história, mas ela evoluiu e muito! Indico a todos que são apaixonados por fantasia, afinal elementos fantásticos é o que não falta nos livros da autora.

Algumas quotes :

Conhecia o significado de "eu te amo", e sabia que era bom, mas não compreendia porque isso servia como explicação para qualquer coisa.
- Eu sei - confirmou Simon. - Eu sei e não me importo. Jace me falou uma vez que você pisaria no meu coração com botas de salto alto , e isso não me impediu de ir em frente.
Esconder a verdade nunca funciona. Quando você vive por tempo suficiente, aprender a enxergar isso.
Não carregue o fardo do mundo, Jace. É pesado demais até para um Herondale suportar.
Às vezes você escolhe com quem quer ficar quando ainda é muito jovem, aí você muda, mas a pessoa não muda com você.




3 comentários:

  1. Oi Paulinha!
    Eu na verdade AMEI esse último livro, meu preferido, não é o de vidro - esse é um dos meus, mas o meu preferido dos Instrumentos é o Cidade das almas perdidas! E minha série preferida da Cassandra é as peças infernais! Aqueles livros são de matar! ahahaha
    Gostei da resenha! Apesar que senti que gostei mais que vc!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/08/resenha-sentimento-fatal-janethe-fontes.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula!

    Oh meu Deus, já é o último! <3 Não li o penúltimo ainda, mas estou muito ansiosa para o final! Concordo com você, todos os livros da Cassandra são indicados! Sou apaixonada pela As Peças Infernais, e aquele final foi maravilhoso! Tenho certeza que ela não me decepcionará com este <3
    Adorei a resenha :D

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Só tinha lido elogios e esperava ver muitos elogios seus também, Paula. Mas é verdade que expectativas desse tipo podem interferir. Mas pelo menos não estragou tudo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home