(Resenha) Casamento Por Conveniência - Jennifer Probst


Edição: 1
Editora: LeYa
ISBN: 9788544100035
Ano: 2014
Páginas: 240
Tradutor: Thaís Paiva
Um compromisso por interesse chamado de “casamento”. Desesperada por dinheiro para salvar a casa de sua família, a impulsiva Alexandria McKenzie se entrega a uma última e inusitada tentativa: faz uma simpatia de amor para encontrar um marido. Um marido rico, de preferência. Nicholas Ryan não acredita em amor eterno, casamento e família. No entanto, para que possa herdar as ações de seu tio e se tornar sócio-majoritário da empresa da família, ele deveria atender a um único requisito do testamento: casar-se e manter-se casado por pelo menos um ano. Nick e Alexa possuem muito pouco em comum, apenas o fato de Alexa ser a melhor amiga da irmã de Nick. Mas, movidos por seus interesses, os dois decidem se unir. Um acordo nupcial simples, sem paixão e sem complicações. Esse será o combinado por um ano. Mas a convivência será capaz de fazer nascer algum sentimento entre eles?

Sou do tipo de leitora que não gosta de ter "preconceito" literário. Costumo defender que o que faz de um livro bom não é o gênero e sim a capacidade do autor de trabalhar em cima do tema escolhido. Só que a cada dia que passa e a cada livro do gênero adult/new adult lido mais difícil fica  defender esta teoria. Não que Casamento por Conveniência tenha sido um livro ruim, mas é aquela história de personagens superficiais demais e história superficial demais (ou clichê demais) que sempre me incomoda. Acredito que isso aconteça por eu ser apaixonada por épicos que são leituras bem densas, então quando leio  algo muito simples sinto que algo está faltando. A Obra de Jennifer Probst proporcionou uma leitura rápida e leve, mas muito longe de ser algo que classificaria com 5 estrelas, 3 talvez.

Nick e Alexa se conhecem desde a infância, cresceram praticamente juntos, porque a irmã de Nick, Maggie, e Alexa eram, e ainda são, melhores amigas. Não diria que o relacionamento deles na infância tenha sido um dos melhores, já que viviam implicando um com o outro, mas na vida adulta o relacionamento é inexistente, uma vez que Nick não se afastou apenas de Alexa, mas até de sua irmã Maggie ( segundo o próprio, Maggie é quem se afastou por uma época e supostamente esconde algum segredo - que por sinal não foi revelado, nem lembrado após ter sido citado).

Porém o destino brincou com  a vida dos dois e fez com que um fosse a solução para o problema do outro. Alexa precisa desesperadamente de uma boa quantia de dinheiro para quitar a divida da casa de família, já que seus pais não tem condição de fazê-lo no momento, enquanto Nick precisa desesperadamente de uma esposa, porque é uma das condições impostas pelo seu falecido tio para que ele possa receber sua herança e posição desejada na empresa onde trabalha. Só que  ele tem um prazo(curto) para se casar, não quer alguém com quem tenha alguma relação física/emocional, ou seja quer alguém que trate o casamento como um acordo profissional e essa pessoa precisa ser de confiança. Alexa é perfeita e como a mesma está desesperada, acaba aceitando o acordo (que por sinal foi ideia de Maggie).

Mas então você se pergunta. Por que o tio de Nick fez isso? Por que colocou esse critério no testamento? Bem... Porque Nick é mais um daqueles caras clichês dos livros do gênero, com trauma de família, por causa dos pais que não tiveram um casamento saudável, porque a infância foi difícil, que acabou se tornando um cara frio que não acredita em amor, casamento feliz (...) Aquela historinha que já estamos super acostumadas a encontrar nos livros. Chato. Aliás, chato e sem sentido. Se o tio do mesmo queria que ele encontrasse uma esposa com quem fosse feliz, porque deu um prazo tão curto? Era evidente que ele iria acabar se casando apenas para conseguir a herança. Claro que a condição de permanecer pelo menos um ano casado indica alguma chance de fazer algo da certo. Mas o que é um ano se comparado com uma vida inteira tendo a posição dos seus sonhos na empresa e com muito dinheiro? Fácil de suportar.

Nem preciso dizer o que acontece, né? Nick e Alexa verão que será bem difícil manter este relacionamento apenas profissionalmente. Não darei mais detalhes sobre.

Pontos positivos: A protagonista não é uma barata tonta, não é sexo 24 horas nem de maneira apelativa como geralmente acontece nos livros do gênero e em alguns momentos os diálogos são engraçados. Pontos negativos:  Esse papo de trauma de infância por causa de casamento dos pais que não deram certo é chato, batido e sem muita lógica, os personagens são meio superficiais e a autora deixou muitos furos na narrativa.

Uma das coisas que mais valorizo nos livros que leio é a construção dos personagens, na minha opinião é essa a característica responsável por ligar o leitor a história, por nos levar para dentro do livro e para dar aquele toque de realidade, aquele pensamento de " poxa, isso poderia acontecer, eu poderia encontrar esse personagem por aí" e é por isso que para mim a leitura não foi uma das mais agradáveis. Aliás, eu desisto do gênero, porque isso sempre acontece e eu não consigo me conectar aos personagens desta maneira.

Li o livro em uma hora hora. Juro. 240 páginas em uma hora, porque? A leitura é leve, a maioria das páginas é composta somente por diálogos e a narrativa é feita sob dois pontos de vista, deixando super dinâmico. Por esse motivo acho que valha um pouco a pena a leitura. Super indicada para dar uma relaxada entre capítulos de um livro mais denso ou algo após uma prova dificil. Algo do tipo. Nada para morrer de amores e adicionar aos favoritos. Isso, obviamente, para mim. Para os amantes do gênero talvez seja sensacional, uma vez que até eu consegui ressaltar vários pontos positivos.

Algumas quotes:

Acreditava no lado bom das coisas, em estar aberta às possibilidades e seguir seu coração. Infelizmente, nada disso a ajudaria a salvar a casa de sua mãe.
Compromissos têm vida curta. É claor que as pessoas são sinceras quando declaram seu amor e sua dedicação, mas o tempo corrói todas as coisas boas e deixa para trás só o que há de ruim.
Casamento é desnecessário. O sonho de algo que dure para sempre não passe de um conto de fadas. Príncipes encantados e monogamia não exitem na vida real. 



3 comentários:

  1. Acho que entendo bem o que você quis dizer, Paula. Também tento não ter preconceitos literários, mas as vezes é mais uma questão de identificação. Sei que não me identifico com o gênero new adult. Se fosse apenas simples seria uma coisa, mas superficial não dá. E com seus comentários sei que vou correr desse livro. [rs] Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha Paula, eu li e achei que o livro condiz perfeitamente com a proposta inicial, ou seja, tem todos os pontos que um livro do gênero tem que ter, mas realmente sem nenhuma ousadia. Assim, eu acho que mas se vc não gosta muito do gênero fica difícil mesmo a identificação, eu até entendo! XD

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Passei e encontrei o seu blog, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,
    mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante,
    deixe um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.
    Mas por favor não se sinta coagida, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home