(Resenha) Antes da Forca - Joe Abercrombie


Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412871
Ano: 2014
Páginas: 496
Tradutor: Alves Calado
Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória. Sand dan Glokta se tornou o todo-poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos – tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex-torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele. Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte. Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente – uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte. Nesta trama inteligente e de personagens complexos, antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados – mas não antes de estarem na forca.
Em Antes da Forca Joe Abercrombie surpreende os leitores proporcionando não só ação derivada do final angustiante de O Poder da espada, mas também muito conteúdo histórico sobre toda existência/surgimento da União e também de todo universo ao redor. Nos é revelado que as guerras que estão sendo travadas vão muito além de disputa politica e na verdade começaram a ser travadas muitos e muitos anos atrás. Nem preciso dizer que a dose de mistério continua presente, né? Esses Magos e essas manias de não esclarecerem tudo...



O final de O Poder da Espada deixa tudo em confusão total... A União está completamente divida, preparada de maneira completamente ineficaz contra os inimigos e os problemas só parecem piorar. E são as situações difíceis as responsáveis pela maioria das mudanças humanas, e este é um outro ponto marcante desse segundo livro da trilogia: a transformação dos personagens. Positivas ou negativas? Para saber vocês terão que ler.

West está enfrentando diversas dificuldades no norte, uma vez que o inimigo é mais esperto do que muitos imaginavam, enquanto Jezal, Logen e Bayaz (junto a alguns agregados) buscam por algo perdido há muitos anos atrás e que pode ser a salvação de toda União... Já Gokta se vê cada vez mais encurralado em Dakosta e sabe que falta pouco para a cidade ser tomada. Lutar uma guerra já é difícil, imaginar lutar em 3 frentes diferentes, quando se está despreparado e não se tem governantes de pulso firme? Aliás... Quando se têm muitos problemas internos.

Intriga, conspiração e surpresas de todos os lados. Esses 3, junto a uma boa dose de conteúdo " histórico " - histórico daquele mundo obviamente - são os ingredientes principais utilizados por Joe Abercrombie em O poder da Espada e em meio a isso tudo a evolução (ou não) dos personagens. Na verdade as transformações ocorridas na personalidade de cada um dos protagonistas foi o que mais gostei na leitura, porque deu um toque ainda mais real a tudo que foi criado. Acho que já disse na resenha do volume anterior e repito ( se não tiver dito, falo pela primeira vez hahaha) : o autor te faz viajar para dentro do livro ou consegue trazer os personagens do papel para o real, fui capaz de imaginar como pessoas reais. Sem heroísmo exagerado, sem personagens apenas bons ou ruins.

Outro ponto positivo ( Aliás, todos pontos dessa obra são positivos) é que o autor deixou tudo muito aberto no final, possibilitando que se imagine diversos acontecimentos  e prometendo um terceiro livro ainda mais intenso e de tirar o fôlego. Ansiosa? Imagina!

Enfim, galera! Não quero dar muitos detalhes, porque sei que existem os leitores teimosinhos que leem as resenhas dos segundos livros sem ter lido os primeiros, e não vou entregar o doce para ninguém! Mas posso dizer que como amante do gênero aprovo, dou 5 estrelas e favorito tudo criado por Joe Abercrombie. Recomendo a todos fãs do gênero e a aqueles que não são lá muito fãs também, afinal é um ótimo livro para começar.

5 comentários:

  1. Agora é oficial, preciso ler essa trilogia. Adoro fantasia épica, e uma com tantos pontos positivos precisa estar na lista. E não é teimosia, é curiosidade. [rs] Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa essa resenha ficou ainda mais apaixonada do que a outra. Você sabe instigar bem uma pessoa viu! Assim que a minha lista diminuir um pouco - ou mais de um pouco, já que está imensa - eu vou me aventurar pelo mundo épico de Joe Abercrombie. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, tudo bem?
    Adoro fantasia, é um gênero que gosto muito e que não leio a um tempinho! Amei a sinopse desse livro, essa trilogia parece ser realmente muito boa.
    Espero ter a oportunidade de ler esses livros quando a minha lista infinita diminuir um pouco...rsrs.
    Sua resenha ótima como sempre! Parabéns ;).

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula, tudo bem ? Quanto tempo não é mesmo. Nossa eu fui a livraria esses dias e vi o marcador desse livro peguei e fiquei curiosa para saber mais , li sua Resenha maravilhosa sem saber que era do segundo livro, mas adorei e já estou com vontade de ler ...
    Beijinhos da Lêeh

    Http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula. Se já tinha ficado morrendo de vontade de começar a leitura do primeiro volume, com a outra resenha. Imagine agora. Estou quase correndo para pegá-los! :D kkkkk Adorei as duas resenhas! Parabéns. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home