(Resenha) A abominação - Jonathan Holt


Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501402189
Ano: 2014
Páginas: 378
Tradutor: Marilene Tombini
Quando o corpo de uma mulher vestida em trajes sacerdotais é encontrado em Veneza, a capitã Kat Tapo é designada para o caso. Avançando na investigação, ela esbarra na pesquisa da segunda-tenente Holly Boland, sobre acontecimentos relativos a abusos cometidos na Guerra da Bósnia. Ao mesmo tempo, Daniele Barbo, dono do Carnivia — uma recriação virtual de Veneza —, é condenado por crimes na internet, mas desconfia da motivação da acusação. Os três buscam respostas, porém, ao verem suas suspeitas convergirem para o mesmo ponto, percebem estar envolvidos em algo muito maior. “Há algo realmente apavorante nos vislumbres desse misterioso mundo sombrio.” – The New York Times “Jonathan Holt escreve de forma hábil e envolvente.” – Chicago Tribune

Logo quando vi os lançamentos do Grupo Editorial Record fiquei muito interessada por A abominação, porque achei toda premissa muito "a cara do Dan Brown" - que é meu autor preferido. Aquele tipo de obra que além de mistério nos trás um grande conhecimento histórico cultural, e eu não estava enganada quanto a isso. E é claro, o fato de temos todo charme Veneziano incluso na história, faz com que o livro se torne ainda mais atraente. Não sei vocês, mas sou apaixonada pela Itália desde que estudei Renascimento lá no ensino fundamental e até hoje o amor não diminuiu (só aumentou).

Tudo começa em 3 situações inicialmente distintas que depois de uma boa quantidade de capítulos irão se cruzar, para possibilitar essa ausência de relação no começo a narrativa é feita em terceira pessoa, sob ponto de vista dos 3 personagens principais de cada caso : Kat Tapo, que tenta solucionar todo mistério por trás do corpo de uma mulher vestindo trajes sacerdotais que foi encontrado, Holly Boland segunda tenente que após uma visita pra lá de inusitada de uma desconhecida se vê no meio de uma super pesquisa relacionada a Guerra da Bósnia e Daniele Barbo (criador do  Carnivia, que é uma recriação virtual de Veneza - Onde clico pra brincar?)  , personagem acusado por crimes virtuais e que acredita saber o motivo, ou pelo menos acha que sim, da acusação.


Conseguem notar alguma ligação entre os três casos? Pois é, no começo eu também não fui capaz e o autor não teve  a mínima pressa para ligar os pontinhos e transformar tudo em um caso só. Li algumas outras resenhas, antes mesmo de ler o livro, e observei que muita gente considerou isso um ponto negativo, mas eu discordo completamente. Primeiro porque a narrativa do autor é incrível e se o livro tivesse 800 páginas iria ler com a mesma animação, segundo porque acredito que isso tenha sido fundamental para a história. O autor preferiu construir cada caso detalhadamente, construir cada personagem de maneira eficaz, dando um toque de realidade e intensidade a trama, e não jogar informação aleatória como muitos outros fazem, para chegar logo na mistura e no ponto alto da história. Ele teve confiança suficiente pra fazer um livro lento e bem construído e não um rápido e cheio de ação, que é o que muita gente prefere... Só não consigo entender o porquê.

Outro detalhe que tornou a história "real" foram os assuntos que o autor usou como base para sua obra: machismo, exercito americano (intrigas, conspirações, etc), crime virtual e acontecimentos históricos. Lendo isso tudo de uma vez você pode vir a pensar "clichê", mas quão incrível pode ser um autor que consegue pegar essas figurinhas repetidas  e transformá-las em uma história única e original? Sem contar que elas não são um clichê literário, são um clichê humano, acontecem o tempo todo e entrar em contato com isso de maneira literária enriquece muito nosso intelectual. Sem contar que tem uma caracteristica que, quem já leu outras resenhas minhas sabe, eu aprecio bastante: Os personagens não são de todo bom, ou mau. Não é aquela coisa estilo desenho de super herói, do bem absoluto para o mal absoluto. O que é completamente humano. Quem é totalmente bom, ou totalmente mau? Ninguém.

Só que tem um detalhe que não posso deixar de ressaltar: não suportei uma das protagonistas, a Kat Tapo. Não posso dizer  o porquê, mas a mulher me irritou de maneira assustadora, enquanto os outros dois me agradavam muito. Provavelmente por acreditar que ela tinha grande potencial e que acabou tomando decisões um tanto burras. Mas não vou entrar em detalhes.

 Para quem indico a leitura? Amantes de suspense, obviamente, mas também aqueles que gostam de uma leitura um tanto mais inteligente, bem construída e que não são desesperados por ação. Quem gosta de história, como eu, também irá se deliciar com a obra.





4 comentários:

  1. Oi Paula!
    Toda vez que alguém fala de Dan Brown sinto que só eu ainda não li um livro dele (apesar de ter um aqui) hahaha.
    Poxa, também prefiro um livro mais lento, mas bem trabalhado do que um cheio de ação que não explica nada da história. Também aprecio muito quando os personagens não pertencem aos extremos bom ou mau. Não conhecia o livro, mas já entrou para os desejados!

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  2. Com tais comentários estou controlando absurdamente pra não abrir a página da Submarino e comprar esse livro agora mesmo, Paula. [rs] Também vi muita gente criticando a opção do autor de montar os casos separadamente e depois uni-los, mas não podia deixar de achar que poderia ser muito bom. E você confirmou minhas suspeitas. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, tudo bem?
    Esse livro parece ser realmente muito bom! Eu também gosto muito do Dan Brown, Robert Langdon é definitivamente incrível!
    Eu também gosto muito de livros que trazem fatos ou situações que realmente aconteceram em uma determinada época, acho legal poder aprender alguns fatos históricos durante as minhas leituras.
    Fiquei muito curiosa para saber a ligação entre esses 3 casos. É péssimo não gostar de um personagem né, já aconteceu comigo algumas vezes também.

    Beijão e ótimas leituras!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Oii, fiquei super interessada neste livro e a capa é.... LINDA!
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home