(Resenha) Carmela &Lorenzo (Rubens Conedera)


Título:: Carmela e Lorenzo
Autor: Rubens Conedera
ISBN: 978.85.65588.09-6
Capa: André Siqueira
Projeto Gráfico: Marina Avila
Ilustrador: Gbr Aguiar
Revisora: Bianca Machado
Linha Literária: Romance sobrenatural
Um amor floresceu na Itália Renascentista, contrariando os costumes de uma época em que casamentos aconteciam mediante acordos financeiros. A jovem Carmela e o enigmático Lorenzo apaixonam-se de forma inesperada, dando início a uma conturbada história de amor entre tintas, obras de arte e sangue. Um romance cheio de mistérios, onde sentimentos se desenrolam em situações que desafiam o leitor a explorar os limites do amor exposto em cenários ricos em obras de arte, intrigas e violência. Após algumas revelações acerca de um segredo que norteia a vida de Lorenzo, poderá Carmela aceitá-lo como é, desafiando perigos e contrariando os costumes patriarcais e suas próprias crenças?
Quando a editora Modo me mandou as opções de livros para resenha e vi "Carmela e Lorenzo" entre elas, senti interesse imediato pela leitura. Sou apaixonada por romances com clima italiano, se tiver uma pegada renascentista para dar aquele charme, então... Acontece que logo na primeira página tive uma bela surpresa, que deveria ter sido uma dica para me preparar para o final, mas eu acabei não percebendo nada e é obvio, não vou contar nada sobre e estragar a leitura de vocês. Mas vamos a história, né?

Durante toda sua vida Carmela aceitou o fato de que estava destinada a ter o mesmo fim que suas irmãs mais velhas : viver para os trabalhos domésticos até que seu pai lhe arranjasse um acordo vantajoso ($$) de casamento, onde ela não poderia opinar em nada relacionado a escolha do futuro marido. Amor? Não. Naquela época não era assim que as coisas funcionavam. O que é bem irônico, se você pensar que era o momento da arte, do homem no centro do universo e tudo mais. Sempre liguei o renascimento a beleza, a ciência e ao romance, mas nunca parei para pensar como era realmente a vida da sociedade da época.



Mas ainda existia a beleza da arte e isso é inegável, e foi com um pintor, seus aprendizes e sua família que Carmela teve a oportunidade de viver algo diferente: Ajudar na preparação de lindas obras de arte e assim conhecendo o charmoso e muito misterioso Lorenzo, filho do pintor que a convidou para trabalhar. Mas o quê de tão misterioso pode vir a existir em alguém que nasceu em uma família de artistas e que sem dúvida irá seguir o mesmo caminho? Para descobrir vocês terão que ler.

Agora eis a questão : Como dar minha opinião sobre a história, sem entregar o doce? Meio difícil, porque qualquer coisa que eu falar pode vir a dá uma dica do porquê do mistério de Lorenzo, e eu não quero fazer isso. Mas posso adiantar uma coisa : Se vocês esperam por um romance renascentista fofo, vão ficar tão chocados quanto eu. Também posso adiantar que os personagens são muito cativantes, mas acho que poderiam ter sido mais construídos. Algumas coisas ficaram superficiais, nada que tenha interferido na história, mas o autor poderia ter dado um toque mais real em cada um deles. Sabe quando tudo parece perfeitinho, mesmo com os supostos defeitos? Ou quando a pessoa é totalmente má? Totalmente errada? Quando é difícil visualizar em um caso cotidiano? Então...

Sobre a narrativa : Rubens Conedera não poderia ter sido mais feliz na escolha da forma de transmitir sua história, utilizou a tão amada primeira pessoa, só que sob mais de um ponto de vista, proporcionando ao leitor um entendimento geral dos sentimentos de cada um dos personagens. Para essa história isso foi fundamental, mesmo que alguns sentimentos fossem irreais demais.

É o segundo livro da editora moda que leio e novamente gostei bastante da arte de capa e diagramação, só acho que a capa deveria ser de um papel um pouco mais resistente, mas no geral a editora está de parabéns! Recomendo a todos que curtem romance ^^


10 comentários:

  1. cara não é mt meu estilo de história, mas gostei da sua resenha ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Romance com uma pitada da Itália renascentista, como não curtir? haha Eu não conhecia esse livro, muito menos o autor, mas fiquei super interessada já na sinopse! Gostaria de ler algum romance que realmente me chocasse e parece que "Carmela e Lorenzo" é exatamente assim, bom saber que os personagens são cativantes e que a trama é contada através de diferentes perspectivas! Fiquei realmente empolgada, mesmo com os defeitinhos da narrativa, e espero poder conferir esse livro logo, logo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Paula!
    Eu gostei muito da capa, mas concordo com você que a Modo deveria melhorar a resistências das capas dos livros publicados... Até parece que eles são econômicos :/ Enfim.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro mas, depois da sua resenha, sinto que gostaria muito de lê-lo!
    Ótima resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Amo este estilo de livro! Me apaixonei, vou comprar.
    Bjuss
    Visite: Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir
  5. Oie Paula =)

    Não conhecia o livro, mas a premissa dele me chamou a atenção. Se passa em um período histórico que eu amo e me deixou curiosa para saber como o autor explorou ele na narrativa.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. Olha eu também achei a capa do livro MARAVILHOSA.
    E a sinopse também me chamou bastante atenção. ótima escolha amiga.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Vou procurar saber mais dele e ver se coloco na minha lista da BIENAL, porque vou comprar muitos livros por lá, principalmente da MODO EDITORA que tem edições MARAVILHOSAS né?!

    Enfim...

    Outra coisa, queria te perguntar uma coisa amiga...Vc indicaria algum livro CHICK LIT pra mim ler? vc sabe de livros bons? Se puder poderia me indicar? É que estou querendo algumas leituras mais leves por hora.

    Espero que me ajude. PARABENS pela resenha e espero gostar tanto como você quando eu pegar o meu =]
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, mas fiquei bastante interessada pelo fato de se passar na Florença Renascentista. Gostaria de ler, e espero conseguir. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de ler essa resenha, Paula. Confesso que não conhecia nenhuma obra do autor. Romance com uma pegada mais italiana parece realmente incrível.
    Não sou muito fã de romance, mas fiquei interessada na obra exatamente por isso, por retratar de forma diferenciada e única.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    A primeira coisa que pensei quando li o primeiro parágrafo da resenha foi que se tratava de um romance fofo, mas não consegui descobrir o grande segredo dessa trama. Você me fez ficar bem curiosa com a leitura...
    Gostei também da capa! Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula. Já li alguns livros dessa editora e também achei um trabalho bem feito. Esse título ainda não conhecia, mas fiquei bem curiosa para saber o mistério. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogpot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home