(Resenha) O Maravilhoso Agora - Tim Tharp


Avaliação: 3/5
Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501403902
Ano: 2014
Páginas: 320
Tradutor: Juliana Romeiro
Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme
O maravilhoso agora, em inglês The Spectacular Now, fez tanto sucesso fora do Brasil que até ganhou uma adaptação cinematográfica, com mesmo título em inglês, e foi por causa da adaptação (que eu assisti só por causa da Shailene) que meu interesse pela leitura do livro, quando anunciada a publicação pela editor Record aqui no Brasil, foi imediato. Acontece que quando terminei a leitura aconteceu exatamente o que é descrito na capa do livro : não sei se fiquei encantada ou furiosa com o protagonista, não sei se amei ou odiei o livro.

Sabem a música Pais e Filhos que diz a frase ' É preciso amar como se não houvesse amanha? ', então, Sutter -  nosso protagonista - vive algo semelhante, mas troque o amar pelo viver. Pois é, Sutter não pensa no futuro ele pensa no agora. Sua vida é baseada em não se preocupar com profissão, faculdade e no  amanhã e sim em festas, bebidas e coisas do tipo. Por esse motivo ele dificilmente consegue manter um namoro, afinal, ser engraçado e  despreocupado as vezes é agradável, mas namorar com alguém assim 24 horas não é sustentável. Por esse motivo Cassidy, sua atual namorada, terminou o relacionamento que tinham e para ele, só para ele, era perfeito.



Então imaginem o que pode acontecer quando esse tipo de cara, todo errado, decide que é de fundamental importância na vida de alguém, que vai ajudar alguém a ter uma vida mais agradável... Alguém que é super fofa, super inteligente e cheia de planos para o futuro. Estamos  falando de Aimee que talvez precisasse realmente de uma ajudinha para saber se impor mais e ser menos passiva, mas nada nível ajuda do Sutter, mas é claro que ele não percebe e ajuda mesmo assim. Será que algo de bom vai resultar dessa mistura inusitada?

Antes de qualquer coisa preciso dizer que Sutter é o tipo de pessoa que costumo odiar, provavelmente por eu ser do tipo que gosta de planejar tudo e por ser incapaz de entender as pessoas que "vivem a vida loucamente", mas é meio impossível não se encantar com o personagem através da narrativa do Tim Tharp. Se encantar e também odiar, vale ressaltar que é o tipo de livro que te faz viver todos os tipos de emoções.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob ponto de vista do Sutter, então nós acompanhamos toda essa trajetória direto da cabecinha 'problemática' dele e por mais que você seja careta e super certinho em alguns momentos acaba concordando com as atitudes dele, porque a naturalidade é tão grande que você acaba aceitando o que ele pensa e faz. Mas não pense que o personagem é mal trabalhado e superficial, muito pelo contrário ele é bastante profundo e demonstra isso em vários momentos, principalmente depois de passar mais tempo com Aimee - outra personagem construída com mestria - .Apesar de ter gostado muito da narrativa, de ter entendido o personagem em diversos momentos não posso negar que em outros fiquei irritada, fiquei pensando " alguém coloca juizo na cabeça desse garoto" e sinceramente? Acho que essa foi exatamente a intenção do autor. Classificar com estrelinhas? Poderia dar facilmente 5, ou uma apenas. É o tipo de livro que te leva aos extremos... Mas parando para pensar, só por causar essas reações extremas já merece 5 estrelas, né? Acho que virei fã do Tim Tharp.

Mas posso garantir que fã da Record eu sou! Mais uma vez a editora está de parabéns pelo trabalho feito na capa, na diagramação e também na divulgação! Recebi o livro em um kit super fofo, não tem como não morrer de amores!


Além do mais, não importa se é real. Quando se trata de sonhos, nunca importa. Eles não passam de boias salva-vidas a que se agarrar para não morrer afogado. A vida é um oceano, e quase todo mundo está agarrado a um tipo de sonho para se manter na superfície.

14 comentários:

  1. oi ^^
    Você é seguidora do meu blog e estou passando aqui para dar um aviso. Eu fiz grande mudanças no meu blog Títulos de Livros, que agora se chama: Hey Dudi! Eu fiz uma mudança de layout e ampliei os assuntos que trato no blog, apesar de que os livros continuarão representando a maioria dos post!
    Eu queria que você desse uma olhada no blog e me falasse o que achou, espero um retorno!

    ps: seu blog tá super lindo e adorei a resenha, qro o livro ><
    bjinhus

    Hey Dudi!

    ResponderExcluir
  2. Não tive interesse imediato por não ser um dos gêneros favoritos. Mas os comentários que estou vendo estão me fazendo considerar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só pela sua resenha fiquei super desanimada para ler. Não se se curtiria o livro :/ Posso até testar a adaptação primeiro, se eu gostar eu dou uma chance a obra.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paula! Tudo bem? Essa é a segunda resenha que leio de "O Maravilhoso Agora" e ela é completamente diferente da primeira! Não sei bem o que esperar da história, mas estou curiosa, o meu medo é não curtir tanto assim o personagem masculino, porque né, essa história de aproveitar a vida loucamente e não planejar nada, realmente, não é comigo! hehe Ainda não assisti o filme também, estou esperando conferir o livro e depois ver a adaptação, de qualquer forma, posso dizer que estou bem curiosa com relação a ambos! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula!
    Tenho adorado ler as resenhas desse livro porque cada um pensa uma coisa.
    Compartilho com você o sentimento de, normalmente, detestar personagens inconsequentes, mas não consegui não me encantar por Sutter. Por mais que a gente veja que tudo que ele faz é errado, ele nos cativa. Acho que é essa naturalidade que você comentou que nos ele transmite a responsável por isso.
    Também acho que foi essa a intenção do autor e a ver pelas reações que o livro tem gerado, ele alcançou seu objetivo. Há quem tenha amado e há quem tenha odiado. Eu, reconheço todos os defeitos do personagem, mas não aponto nenhum no livro.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula!!

    Agora, a sua resenha me pegou. Foi a única positiva, mas que soube expressar que o livro é assim mesmo. Instável. E que essa é a beleza dele. Gostei muito disso!
    É um livro que logo me chamou a atenção pela capa, tendo a oportunidade vou ler sim!!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ah, essa capa é linda mesmo. Vi o Kit que os parceiros receberam e realmente é impossível não amar. Eu estou na maior duvida se leio ou não o livro. As reações foram bem extremas e sinceramente? Não sei se conseguirei aguentar esse personagem.. Sou como você, mega organizada e ver alguém que vive loucamente me da nos nervos!

    Esse é aquele tipo de livro que a gente compra pela capa e depois acaba se arrependendo haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula. Mais uma vez você trouxe um livro que eu ainda não tinha ouvido falar. Adoro isso! Garotos problemáticos e garotas certinhas é uma mistura que geralmente sempre dá certo. :D Parabéns pela resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assisti ao filme, mas tenho uma vontade enorme de ler o livro. A premissa da obra me agradou bastante e, normalmente, gosto dos livros publicados pela Record.
    Adorei a sua resenha e me deu mais vontade de ler a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  11. Hey!

    Gente, em que mundo eu estou que nunca ouvi falar do livro e muito menos da adaptação? OMG preciso me atualizar! Kkkkk amo livros assim, que são um misto de emoção tão grande que fica difícil definir se amamos ou odiamos. Foi pra minha listinha!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula!
    Já conhecia o filme, mas essa é a primeira resenha que leio do livro. Fiquei bem curiosa para lê-lo, apesar de achar que terei sérios problemas com o protagonista haha.

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  13. Essa capa tá linda mesmo.
    Adorei a sua resenha, gosto de livros que me leve aos extremos.
    Eu não sabia q esse livro tinha um filme e ainda mais com a Shailene.
    Vou ler e assistir pra já!

    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
  14. Eu vi o filme e quero ler o livro.. Sutter é o tipo de cara que eu odeio e a Aimme é muio burrinha aushua mas eu gostei do filme, Eu vi só por causa da Shai *-*

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home