(Resenha) Tigana - Guy Gavriel Kay


Avaliação: 5/5

Numa tentativa de recuperar Tigana, sua terra natal amaldiçoada, o Príncipe Alessan e seus companheiros põem em prática um plano perigoso para unir a Península da Palma contra os reis despótivos Brandin de Ygrath e Alberico de Barbadior. Brandin é maquiavélico e arrogante, mas encontrou em Dianora alguém à sua altura e está hipnotizado por sua beleza e seu charme. Alberico está cada vez mais consumido pela ambição, cego a todas as ciladas a seu redor. Enquanto isso, o grupo de heróis viaja pela Península em busca de alianças que podem virar a batalha a seu favor. Alessan está mais dividido do que nunca, Devin já não é o rapaz ingênuo que era antes, Catriana apenas deseja redenção e Baerd descobre um novo tipo de magia. Conseguirá Tigana vingar a memória de seus mortos? Ninguém pode prever as perdas que sofrerão nem que fim terá esse embate. Sacrifícios serão feitos, segredos antigos serão revelados e, para que alguns vençam, outros terão obrigatoriamente que cair.

Tigana e a série do Mago, sem dúvida alguma são meus livros preferidos da Saída de Emergência Brasil. Mago com sua narrativa simples e encantadora, Tigana com sua narrativa mais adulta e viciante. São dois épicos que eu acho que todos amantes do gênero deveriam conhecer. Guy Gavriel Gay, assim como Raymond E. Feist, adora surpreender. Neste segundo volume não aconteceu nada do que eu queria e mesmo assim saí da leitura apaixonada e computando 5 estrelinhas para o autor. Incrível. Como disse na resenha do volume anterior, achei uma maldade infinita terem terminado o livro daquele jeito. Chorei por não ter esperado os dois volumes serem lançados para poder ler tudo de uma vez. Também disse que é um livro mais adulto e, mesmo que neste o conteúdo adulto tenha sido bem mais fraco, ainda não recomendo a leitura para quem tem problemas com incestos e relacionamentos polêmicos. 
O plano do Príncipe de Tigana, Alessan, e de seus companheiros, de mesma terra natal, continua o mesmo : Eles sabem que não possuem força suficiente para lutar contra os dois tiranos, Brandin e Alberico, então precisam que os dois se destruam. Só que colocar os dois tiranos em disputa direta não é algo tão fácil de se conseguir e por isso Allessan precisou planejar por tantos anos este aconteciment,  que foi bastante facilitado pelas próprias decisões de Brandin, após sofrer um atentado vindo diretamente de seu filho e de sua esposa. O maior motivo para eu amar tanto esse livro é porque você mal sabe para quem torcer. Em Tigana não existe uma linha que separa claramente homens bons e homens maus, e sempre acompanhamos o ponto de vista dos que, teoricamente, são os vilões. Então você para e reflete, será que ele é o vilão mesmo? Será que é um homem mau? A resposta para esta pergunta? Bem, ele é humano. Assim como todos os outros personagens. As pessoas podem achar meio repetitivo eu insistir nessa questão dos personagens humanos, mas é porque vocês não sabem o quão difícil é encontrá-los nos épicos. Sempre existem aqueles mestres em arco e flecha, super poderosos nas espadas, os heróis de armadura, os caras perfeitos super honrados que fazem tudo certo na hora certa (Tipo um Ned Stark da vida), mas todos nós sabemos que o ser humano nunca foi e nunca será perfeito. Então quando pego esse tipo de livro, não consigo viajar para o universo dele tão facilmente, quanto consigo viajar quando leio Tigana, ou Mago, ou Crônicas de Artur e alguns outros que colocaram personagens "reais" como protagonistas. É um senhor ponto positivo, aliás característica fundamental para eu classificar um épico como gostei ou não gostei.  Desde o primeiro volume, logo no começo, ficamos imaginando e prevendo o que irá acontecer. Tenho certeza absoluta que vocês, assim como eu, ficarão imaginando várias cenas e nenhuma delas irá acontecer. O final é surpreendente e mais uma vez, o toque de realidade está presente, não nos personagens em questão, mas no desenrolar da situação. Mesmo com narrativa comum de épicos, o desfecho conseguiu ser de tirar o fôlego.  E, infelizmente, creio que este seja o ultimo volume, pelo menos o final teve cara de final e não encontrei nada na internet que indicasse alguma continuação. Já estou morrendo de saudades da narrativa do autor e, sem dúvida alguma, irei procurar outras obras dele, porque esse sim sabe como fazer um épico de qualidade! :D

10 comentários:

  1. Oi Paula, tudo bem?
    Nem li sua resenha, a primeira coisa que percebi foi esse mapa, adoroooooo!!!!! Depois, quando fui para a resenha, risos.., percebi o quanto gostou dessa história, você escreveu sua resenha de uma forma muito apaixonada. Gosto muito de enredos épicos. Mas, fico muito incomodada com tramas de incesto, então, não sei, depois que você fez o alerta, fiquei em dúvida.
    Parabéns pela resenha.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A diagramação deste livro com certeza deve ser linda.
    Até acho interessante a sinopse deste livro e gostei da sua resenha.
    Mas confesso que nunca tive muita curiosidade em ler ele, não sei porque.
    Quem sabe um dia né..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa é outra série que preciso ler. Só tenho que dar um jeito de aliviar minha fila de livros não lidos. Mas são só dois mesmo? Achei que eram três. Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olha quem volteeeeeeei! *----* saudades do seu cantinho, amiga! De cara vi uma resenha que não posso ler, porque estou louca alucinada pelo primeiro livro desde que li sua resenha dele e não quero pegar um pinguinho de spoiler que seja.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula, tudo bem?
    Adorei sua resenha!
    Vi esse livros nos lançamentos da Editora Arqueiro, e nem sabia que era tão bom. Li a sinopse e achei bastante interessante o livro. Só não sei se teria estômago para cenas de incesto como você citou em sua resenha. Mas se o livro for realmente tão bom quanto você falou acho que dá pra passar por cima disso tranquilamente.
    O livro tá muito bonito também, adorei a capa e esse mapa também está bem legal.
    Ah, menina amei suas unhas estão lindas...rsrs

    Beijão :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula, como vai?
    Já tinha visto algumas resenhas sobre o primeiro livro.
    Gostei bastante da capa do primeiro e desse também, muito bonitas.
    Nossa, deu pra perceber que você ficou super empolgada com a leitura, que pena que a série acabou.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amiga estou vindo aqui para te pedir milhões de desculpas por ter sumido, mas andei com algumas problemas pessoais e acabei sumindo um pouco dos blogs. Mas agora estou tentando colocar as minhas visitinhas em dia para poder compensar minha demora =]

    Olha, eu vi muita gente falando dessa série e sinceramente tenho que confessar que o livro chama bastante atenção, principalmente pela a arte da capa que eu acho MARAVILHOSA. Só que eu não sei se eu pegaria para ler, até porque eu não sei se faz muito meu gênero de leitura. Gosto de romance sim, mas daquele tipo mais light (risos) e também de aventura e fantasia que deve ter nesse livro, mas enfim...Só que eu adorei a sua resenha pelo fato de vc ter explorado bastante o livro. Você colocou nas suas palavras de uma maneira que me deixou cheia de vontade de ler. hahahahaha...danadinha !! Olha, eu queria ter a rapidez que vc tem de ler os livros, porque cada semana que passo aqui é uma resenha nova e fico de boca aberta de saber como tu arranja tempo pra tudo. =x

    Enfim...Se cuida linda e fica com Deus
    Veh se aparece no meu cantinho também assim que puder


    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Poxa, estou curioso com esse livro desde que vi aqui no seu blog que tinha sido lançado.
    Mas agora está impossível começar essa série, por que essa semana mesmo comecei a Dragonriders of Pern =/
    Bem, pelo menos essa aí são só dois. Eu vou tentar encaixar pras férias do final de ano, haha
    Eu dei uma conferida, e são só dois mesmo, mas tem outras coisas do autor em ingles:
    https://www.goodreads.com/author/show/60177.Guy_Gavriel_Kay

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha me interessado pelo livro por causa da temática e pelas capas, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. A verdade é que fiquei querendo muito o livro. Parece ser uma série incrível. O fato de ser mais adulto me agrada mais ainda; prefiro livros assim.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  10. Uau!!! Eu tenho o primeiro volume e estava em dúvida se o lia ou não. Agora que sei que é maravilhoso estou correndo para lê-lo e para comprar o segundo volume. kkkk Parabéns pela resenha. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home