(Resenha) Mago Espinho de Prata - Raymond E. Feist

Durante quase um ano, a paz reinou nas terras encantadas de Midkemia. Porém, novos desafios aguardam Arutha, o Príncipe de Krondor, quando Jimmy, a Mão - o mais jovem larápio do Zombadores, a Guilda dos Ladrões - surpreende um sinistro Falcão Noturno prestes a assassiná-lo. Que poder maléfico fez com que os mortos se levantassem para combater em nome da Guilda da Morte? E que magia poderosa poderá derrotá-los? Mas primeiro o Príncipe Arutha, na companhia de um mercenário, um bardo e um jovem ladrão, terá que fazer a viagem mais perigosa da sua vida, em busca de um antídoto para o veneno que está prestes a matar a bela Princesa no dia do seu próprio casamento.

Raymond E. Feist é um autor que adora surpresas. Também adora te deixar aflito e muito ansioso pela continuação de seus livros, ou talvez essa maldade seja da Saída De Emergência Brasil, já que não sei ao certo se a divisão dos volumes é como na versão original ou não. A questão é, sempre que acho que as coisas "acalmaram" acontece alguma reviravolta de tirar o fôlego e sempre que acho que finalmente terei um final calmo, tudo muda e eu fico chorando pela continuação. Com este terceiro volume não foi diferente.

Depois de muitos anos de guerra Midkemia está em paz. O inimigo não é mais capaz de oferecer perigo, uma vez que o portal foi fechado e os inimigos que restaram se aliaram ao Rei Lyam (que apesar de ser o Rei, nunca é a figurinha principal do álbum). Mas tudo que é bom dura pouco e um perigo muito maior do que o enfrentado anteriormente ameaça a paz do reino. Só que para poder dominar o reino de Lyam precisam de uma pessoa morta. Arutha (logo meu Arutha, poxa?!!???!!!).





Enquanto Lyam assume sua posição como rei e Arutha assume sua posição em Krondor, Pug tenta construir sua academia (escola, faculdade, chamem como quiser) para Magos. Toda a sensação de paz acaba quando Jimmy, que vai ser o grande destaque deste, livro, aparece dizendo que a vida de Arutha corre perigo, mais tarde eles descobrem que na verdade a vida de Arutha é só o alvo inicial dos novos inimigos. O alvo final vai até além de Midkemia. Mas mesmo assim Arutha decide seguir com a vida normalmente, esconder muito do que sabe e tentar resolver o problema por baixo dos panos e isso quase lhe custa a vida de sua futura esposa. Por causa de um ocorrido em seu casamento ele se vê obrigado a sair em uma jornada bastante perigosa, com poucos amigos, em busca de algo que muitos acreditam ser impossível de encontrar.

Vocês podem observar que fui bastante vaga em vários aspectos, e é intencional. Porque eu sei que terão leitores teimosos que estarão lendo a resenha mesmo sem ter lido os dois primeiros livros. Também estou sendo bem vaga porque se eu começar falar sobre os detalhes não vou conseguir parar. A questão é : Raymond E. Feist é sensacional. Admito que quando cheguei ao final do segundo volume, estava curiosa pela continuação não pelo final, que foi até bacana, mas por saber de onde ele iria tirar intrigas, vilões, guerras... Por que parecia que tudo tinha ficado bem fechado. E então o autor vem e novamente me da um super tapa na cara por duvidar da sua criatividade e grandiosidade. Como amante assumida de fantasias épicas, posso garantir que Raymond E. Feist é um nome que deveria ser muito conhecido pelos amantes do gênero, ainda me pergunto porque demoraram tanto para publicar livros dele por aqui.

Pug, Arutha, Martin são personagens já bastante conhecidos dos leitores, e muita gente aqui já sabe que eu morro de amores pelos 3. Então eu vou falar sobre o Jimmy, porque é outro que entrou para a lista de queridinhos literários. Jimmy é apenas um adolescente, cresceu acostumado com a ideia de ser ladrão e nunca teve nenhum amigo. Quando esteve com Arutha no passado foi a primeira vez que sentiu o " sabor " da amizade e por isso arriscou a própria vida ( várias vezes!) para ajudar o príncipe neste terceiro volume. Parece algo meio irreal, né? Ms não é. E é por isso que eu gostei tanto do personagem. Apesar dos personagens do autor serem bastante honrados e fieis, ele consegue fazer isso deixando com que eles sejam bem próximos do real e não aqueles heróis épicos invencíveis tão comuns nesse gênero. Como não morrer de amores por personagens incríveis, que você poderia facilmente encontrar por aí?

O mais bacana dessa série é que a narrativa é muito leve, não chega a ser simples como os livros adolescentes, mas é bem fácil e as vezes até rápida. Sei que muitas pessoas sentem dificuldade em se aventurar em livros do gênero, porque sentem medo de se deparar com narrativas estilo Tolkien ou George Martin (que são geniais, mas são super difíceis), então estes livros são perfeitos para quem deseja conhecer o gênero e é claro, para os amantes do gênero também. Se recomendo? É claro! <3



2 comentários:

  1. Muito ansioso para ler esse livros.
    Ainda mais com resenhas falando tão bem sobre esses livros.
    Já esta na listinha.
    Abraços ^^

    -
    http://leiaeimagine2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não é teimosia, é que as resenhas dessa série são irresistíveis! [rs] Tenho que ler logo, só vou esperar o último livro e compro todos juntos. Pelo menos assim espero. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home