(Resenha) O Teste - Joelle Charbonneau


No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam.


Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Eis o livro que, mesmo cansada depois de duas provas seguidas e vários dias anteriores estudando que nem uma louca, me fez parar tudo em uma quinta-feira e lê-lo em uma "sentada só". Eu já estava super ansiosa pela leitura, distopia é um dos meus gêneros favoritos, mas eu nunca estaria preparada para me deparar com o que encontrei. Foi bastante surpreendente a qualidade desta obra.




Cia vive em uma Terra completamente devastada, onde os seres humanos estão lutando para recuperar o que foi destruído em 7 estágios. Os 4 primeiros são resultado das nossas, já conhecidas ,guerras humanas e os outros 3 foram a resposta do planeta a tudo que fizemos a ele.  As terras não são mais cultiváveis igual antes e grande parte da água está contaminada. A nova organização política é baseada em várias colônias chamadas Comunidade das Nações Unificadas, que possui centro em Tosu City. 

Para poder proporcionar aos cidadãos conhecimento suficiente para ajudar a restaurar o planeta, existe uma universidade. Só que entrar na mesma não é algo muito fácil, mas é o sonho de Cia que, se não conseguir o que estudou a vida inteira para alcançar, não sabe o que mais poderá fazer. E o dia da formatura está prestes a acontecer... Será que ela conseguirá ser escolhida para O teste, para tentar entrar na Universidade?

Cinco Lagos, colônia onde Cia mora desde que nasceu é a menor de todas da Comunidade das Nações Unidas e o ultimo aluno escolhido para fazer O teste foi há um bom tempo atrás. As outra colônias acham que Cinco lagos nem existe mais, já que ninguém é escolhido. Alguns acham também que os moradores de lá não são inteligentes o suficiente. Mas não existe nada relacionado entre essas suposições e a realidade, que é bem mais surpreendente e assustadora. Para infelicidade dos formandos e da população,para o alivio de outros, no dia da formatura de Cia ninguém é escolhido. Só que a surpresa vem depois.

De repente, 4 dos alunos são selecionados. Cia está entre eles e está radiante com a oportunidade de seguir os passos do pai, passos esse que seus irmãos, por mais espertos que fossem, nunca conseguiram seguir. Seu pai não ficou feliz com a novidade  e, para surpresa de Cia, compartilhou com ela, pela primeira vez, as poucas lembras que tem da sua experiência no Teste. Que não são lá muito positivas. Elas são pesadelos.

Todo mundo que participa do Teste não se lembra de praticamente nada do que fez durante o mesmo. Suas recordações são completamente apagadas. Todos acreditam que isso acontece para que os futuros participantes não tenham informação, mas a verdade é que se os futuros jovens soubessem o que acontece no teste, não iriam querer participar. Definitivamente não iriam se esforçar para ter boas notas. Afinal, O teste é algo perigoso e brutal. O pai de Cia não lembra de praticamente nada, mas ele e mais algumas pessoas que participaram acordam constantemente durante a noite tendo vários pesadelos, que parecem lembranças da experiência que tiveram. Cia espera que sejam só pesadelos, mas agora está se preparando para o pior. O conselho do pai? Não confie em ninguém. 

Mas Cia confia. Não só em quem conhece desde a infância, Tomas Endress, mas também em outros no decorrer das semanas do Teste. Será que ela deveria ter confiado? O que será que O teste espera dos candidatos? 

Envolvente, sensacional e cheio, cheio de segredos. Sabe quando você lê um livro em situação de desespero? Louco para saber se vai descobrir o que quer na página seguinte? O teste. Li cada página como se minha vida dependesse disso e estou pensando na continuação, como se minha vida dependesse disso. Porque são muitas as respostas que preciso para as perguntas que me fiz e, se eu não tivesse Incendeia-me para ler logo após concluir O Teste, provavelmente teria ficado em uma ressaca literária profunda.

A primeira característica que me deixou animada de cara é a narrativa que, mesmo sendo estruturada da maneira que menos gosto - primeira pessoa e presente - , é completamente leve e viciante. Claro que o fato de eu ter adorado a protagonista também ajudou muito, coisaquenãoaconteceemjogosvorazesporqueodeioakatniss, mas a autora realmente foi muito feliz na forma que escolheu para narrar seu livro. 

E, apesar do teste ser uma loucura brutal, achei todo o resto bastante natural. Acho que poucos foram as distopias que fizeram tanto sentido para mim, mesmo que eu tenha amado muitas delas. O que Joelle criou é algo muito fácil de ser visualizado e os personagens são fáceis de encontrar no dia a dia. São humanos, são quase reais. Eles erram, eles se arrependem, eles mantém segredos. São como nós. 

Sei que muita, muita gente vai acabar comparando o livro com Jogos Vorazes, Divergente ou com os dois. O que é algo que vem acontecendo muito com várias distopias e realmente a história tem uma coisinha aqui ou ali, que também existem nessas duas outras obras, além da estrutura distópica tradicional. Só que ouso dizer que é melhor que ambas, por causa da questão da naturalidade que citei no paragrafo anterior. Se gostou dessas duas, COM CERTEZA, vão gostar de O Teste também.

É o primeiro livro da Editora Única que entro em contato pessoalmente, apesar de já ter namorado várias das capas da editora na internet, e fiquei bastante surpresa com a qualidade do material. A arte da capa é linda, mas o acabamento fosco com relevos com verniz (ou brilho, ou sei lá o que fizeram para ficar diferente) deu um charme todo especial. As folhas são em um papel grosso, amarelado e com letras bastante confortáveis para leitura e ainda tem um marcador (foto abaixo) anexo na orelha de trás do livro. Não sei se todos os livros da editora são assim, mas amei a ideia e acho que todas editoras deveriam aderir.



Livro 5 estrelas! Amantes de distopias podem ir com tudo na leitura, porque acho difícil alguém não gostar. Para a Editora Única : Quando saí a continuação? O finalzinho foi daqueles... Espero que tenham gostado da resenha, pessoal! 

Quote:

(...) Ele me diz que os maiores fracassos em geral vêm antes das maiores descobertas. Que não importa o que aconteça, eu nunca devo ser desencorajada. Que eu aprenda com meus erros e tudo ficará bem. 






14 comentários:

  1. Oi Paula!
    Minha nossa, preciso desse livro pra ontem!
    Socorro! A sinopse tinha me deixado bem curiosa, mas sua resenha me deixou louca, caramba KKKKKK
    Nem li ainda, mas já sinto que vou gostar muito haha

    Um beijo,
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Que livro legal. Me lembra exatamente os meus tipos de livro favorito, ou seja, esse acho que vou gostar ...
    Vai pra minha listinha..

    Beijos, Ivana
    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá haha
    Preciso logo desse livro haahu <3 Sempre vi ele nessa blogosfera por ai e sempre me interessou :) Gosto de distopias ~ éumapenaquevocênãogostedakatniss~ Acho que irei gostar bastante e vou logo colocar na minha lista de desejados ;)
    Também namoro as capas da editora heuehueh e também amo os marcadores que colocam nas orelhas do livro ;p
    Beijos !
    Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi, Paula! Tudo bem?
    Confesso que a comparação com "Divergente" foi a primeira coisa que fiz quando olhei para essa capa viu... De qualquer forma, estou louca para ler esse livro! Achei a sinopse diferente e devo confessar que o meu amor pelas distopias ainda não diminuiu, pelo contrário aliás, só aumenta! Gostei dessa ideia dos sete estágios da destruição e se atrama faz sentido, melhor ainda! Enfim, está na minha lista de desejados (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula, tudo bem?

    Já vi que vou curtir a leitura. Sou fã de distopias e desde o lançamento de O Teste fiquei super curiosa para ler. Adoro livros cheios de segredos.

    beijos
    Kell
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga querida, tudo bem?
    Estou passando para ver suas novidades e pedir desculpas por não ter aparecido antes aqui no seu cantinho, mas andei um pouco malzinha, porque estou naqueles meus dias sabe? hehehehe...Enfim...Mas hoje resolvi atualizar o meu blog e passar nos blogs amigos que tanto gosto e o seu está incluido é CLARO!

    Tipo, estava lendo sua resenha e achei a história bastante interessante, embora eu ainda não tenha lido nenhuma distopia acredita? Preciso ainda conhecer essas séries como JOGOS VORAZES - DIVERGENTE e CIA, porque eu ainda nem tenho ideia de como seja. Só pelos filmes mesmo. Mas pelo que vc contou na resenha, achei que a história é bem diferente e no caso seria uma daquelas que te prende pra valer mesmo na leitura. Adoro livro assim. Ainda não conhecia esse livro. Pra mim tá sendo novidade e tenho gostado bastante de todas as resenhas que vc tem postado aqui viu? Sério mesmo. O jeito que vc escreve nos deixa louco para comprar o livro hahahahah....Vc vai me falir desse jeito MULHER !! =x Enfim...Me fala uma coisa, nem te perguntei, vc vai na BIENAL DE SP? Dá um toque o/

    beijinhos e se cuida linda e parabens mais uma vez por tudo aqui
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Paula =)

    Li resenhas bem positivas desse livro e fiquei bastante curiosa, já que pelo o que eu li ele foca na distopia em si e não em romances adolescentes rs...

    Se tiver oportunidade vou ler com certeza.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Esse livro deve ser ótimo mesmo. Li outra resenha também super positiva e sei que quero ler logo! [rs] Sobre o marcador, Veneno também tem. Então acredito que todos os livros da editora tenham. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula, tudo bom?
    Estou louca para começar a leitura desse livro. Já solicitei e estou aguardando chegar.
    Distopia é um gênero que adoro e acredito que essa narrativa vai me conquistar. Sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa pela leitura e quero saber o que acontece nesse Teste.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula!
    Ai. Meu. Deus! hehe
    Amo distopias e simplesmente adorei a premissa dessa história!! Já tinha visto a capa e o título em si já me deu uma ideia de livro distópico, mas sua resenha me encantou!
    Parece incrível e ficou anotadinho aqui para uma leitura em breve!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Pronto lá vai mais uma distopia para minha lista, todo o enredo é muito interessante! Já vinha namorando este livro quando ele foi lançado e agora com sua resenha, definitivamente preciso comprá-lo.

    Abraço,
    Diego de França

    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura no Facebook

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula =)

    Distopias <3 Amo!
    Nossa, fiquei tão empolgada com sua resenha. Com certeza estou doida para ler este livro. Eu amo o gênero e para mim é praticamente uma compulsão ler mais e mais livros como este, e O Teste será um deles. Eu estou bem curiosa para conferir.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  13. Amei a tua resenha, também li o livro mas dei nota 3 (bom) porque eu gostei muito dele! Beijos.

    Infinitudes

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home