(Resenha) Teardrop - Lauren Kate

• Edição: 1
• Editora: Galera Record
• ISBN: 9788501403971
• Ano: 2013
• Páginas: 336
• Tradutor: Ryta Vinagre
Sinopse: Depois de perder a mãe em um acidente no mar, Eureka acha que nunca mais voltará a sorrir. E a promessa que fez à mãe – a de nunca mais chorar – se torna quase impossível… até conhecer Ander. Louro, alto e de pele muito branca, o rapaz parece estar em todos os lugares e saber coisas que não deveria sobre Eureka. Inclusive um estranho segredo relacionado às suas lágrimas e aos três artefatos que herdou da mãe: uma carta, uma pedra e um misterioso livro que conta a história de uma menina com o coração partido. Ela chorou tanto que deixou debaixo d´água um continente inteiro. Logo Eureka vai descobrir que a antiga lenda é mais que uma história, que Ander pode estar dizendo a verdade e que sua vida pode ter um curso mais sombrio do que ela imaginou.
Lembro que quando vi esse livro entre os lançamentos da Galera Record tinha ficado super animada e apaixonada pela capa. Não conhecia a autora de nome, mas já tinha ouvido muita gente falar de Fallen, inclusive meus amigos leitores que conhecem meu gosto, sabem de tudo que costumo reclamar nos livros. Esses mesmos amigos me falaram que eu provavelmente não gostaria de Fallen, era todo mundo falando a mesma coisa. Acho que esse foi o principal motivo para eu não ter comprado de cara - descobrir que era da mesma autora - , mas então veio a oportunidade de ler com a parceria da Galera Record e pensei : É destino, vou arriscar. Terminei o livro exatamente agora e estou aqui me perguntando, será mesmo que não vou gostar de Fallen? Por que esse primeiro contato com a Lauren Kate foi bastante agradável.


Eureka teve uma infância feliz, com pais que a amavam. Pelo menos até as coisas começarem a desandar. Seu pai e sua mãe não podiam ser mais diferentes. Enquanto um queria segurança e estabilidade, o outro só queria ser feliz. Seu pai cozinheiro, sua mãe arqueóloga. O trabalho dele fixo em um lugar, enquanto o dela se deslocava por vários países.  Pais sempre brigando e separações sempre deixam os filhos abatidos, se ainda for uma criança a situação é ainda pior, mas suportável. O que não é suportável é perder alguém que tanto ama, a pessoa que te entende. E foi quando isso aconteceu que Eureka se sentiu completamente fora de lugar.

Sua mãe faleceu em um acidente do qual ela saiu viva. Inexplicavelmente viva, já que uma onda enorme derrubou o carro onde ela e a mãe estavam e ninguém entende como ela foi parar sã e salva fora da água. Nem mesmo ela, que não consegue se lembrar. Nem sabe que um rapaz apaixonado, chamado Ander, a tirou do carro antes que fosse tarde demais.

Tudo parecia frágil, como se tudo que ela amasse pudesse ser levado pelas águas.

Depois do acidente Eureka se viu completamente isolada do mundo, não entendia o porquê de ter permanecido viva depois de perder alguém tão importante, da forma que perdeu. Sobrevivido, quando a mãe não foi capaz. Quase todos os amigos se afastaram, nem todo mundo é capaz de lidar com uma adolescente deprimida com crises suicidadas. Todos menos Cat e Brooks. Cat é aquela típica amiga super animada, que quer fazer compras e falar de garotos. Que faz de tudo para tentar expulsar a tristeza do coração da amiga. Já Brooks o típico melhor amigo de infância apaixonado, que é encantador mas nunca se declara, com medo de perder a amizade. São as únicas pessoas com quem ela se sente a vontade para conversar. O Pai? Ela nem o reconhece mais. A madrasta? Sem chances .

Mas então, antes que ela possa se adaptar a sua nova realidade de vida, as coisas começam a mudar novamente. Depois que um rapaz misterioso bate na traseira do seu carro, em uma situação que parecia completamente impossível de acontecer, tudo começa a mudar novamente. Primeiro porque o rapaz parece um fantasma, que surge e some com a mesma facilidade. Ela descobre suas mentiras, mas não entende seus porquês. Ele diz que está apenas protegendo-a, mas não sabe de quê. Ele diz que ela precisa confiar nele, que sua vida está correndo perigo, mas isso parece loucura. Se ela pelo menos soubesse que é a mesma pessoa que a salvou da morte poucos meses atrás, mesmo quando sua função era garantir que ela morresse... 

Para piorar a situação a pessoa em que mais confiava parece outra pessoa. Brooks do nada começou a magoá-la sem motivos. E ainda tem a questão da estranha herança deixada pela mãe. Quais são os segredos dos 3 itens que a mãe lhe deixou? Como Ander parece saber mais sobre todos eles do que ela? São coisas que Eureka precisa saber, o problema é que talvez ela não goste da resposta que vai receber. Resposta relacionada a acontecimentos de muito tempo atrás, em um lugar que ela nem sabia que existia de verdade.

Quais serão os segredos por trás dos lindos olhos azuis de Ander? Porque ele não para se persegui-la? 

Para começo de conversa posso dizer que não esperava que a narrativa da Lauren Kate tivesse nem metade da qualidade que tem. Mas tenho que admitir que já esperava uma personagem feminina não muito cativante, já que era exatamente esse motivo que fez meus amigos me falarem para não chegar nem perto de Fallen. Depois da Bella eu fiquei meio traumatizada. Acontece que mesmo sendo meio suicida, não muito cativante e meio lerda, Eureka me conquistou. 

Me irritei com ela inúmeras vezes no começo do livro. Ficava brigando com o livro dizendo o que ela devia fazer, e não fazia. O que ela devia enxergar, mas nem um óculos daqueles fundo de garrafa a fazia enxergar meio palmo à frente do nariz. Entendo, o acidente foi traumatizante, ela perdeu a mãe... mas 3 meses depois ela já devia ter voltado a querer viver. As atitudes não faziam só mal a ela, mas a todos que estavam ao seu redor e não sabia o que fazer para deixá-la feliz. Então você pensa, poxa Paula, então você se irritou por boa parte do livro né? Não. A narrativa da autora me prendeu. Li o livro em um dia, ansiosa pela próxima página. Ansiosa por saber o que iria acontecer, ansiosa pelas respostas das perguntas que a cada capitulo se acumulavam ainda mais. 

E ainda temos os outros personagens, Brooks e Cat davam um tempero super especial a história, posso dizer que amei os dois (Até Brooks enlouquecer, pelo menos, depois disso senti muita vontade de matá-lo com minhas próprias mãos. Mas isso não vem ao caso). Já Ander é tipo aquele cara que não existe, sempre comuns nos livros. Que sacrifica tudo pela garota que ama. O pai de Eureka é um pelo de um frouxo, que deixa a mulher mandar em tudo na casa. Acredito que esse foi o verdadeiro motivo pelo fim do seu primeiro casamento. Eureka diz que a questão era que o pai precisava de uma mulher que dependesse dele, mas a verdade é que ele era quem dependia. Como a mãe de Eureka era livre demais, ele devia se sentir perdido. A madrasta, tipica madrasta, insuportável, mas pelo menos trouxe algo de bom ao mundo : os irmãos gêmeos fofinhos de Eureka.

A última coisa que esperamos que os outros façam é a última coisa que fazem antes de descobrimos que já não podemos confiar neles.

Madrasta chata, pai fraco, melhor amiga animada, melhor amigo apaixonado, carinha misterioso bonitão e vida que muda do nada, por causa de um mistério. Muitos clichês né? Mas é incrível como a autora fez todos esses clichês darem certo em uma obra de fantasia, que na parte fantástica da questão é bastante criativa. Claro que poderia ter sido um pouco melhor se a Eureka seguisse melhor com sua vida, após a morte da mãe, que fosse menos suicida. História perdeu uma estrelinha comigo nesse quesito, mas todo o resto me encantou e muito.

A capa é linda. Galera Record conseguiu manter a original, admito que fico muito feliz quando isso é possível. A diagramação é bem simples, porém muito organizada e a fonte do texto é de um tamanho muito confortável para ler. Não encontrei erros, nenhum gritante pelo menos. É uma leitura que vale a pena para quem gosta de fantasia. Admito que tem que gostar um pouco de romance também, e não esperar um livro cheio de ação do começo ao fim. Não acho que seja esse o objetivo da autora.

Minha Avaliação : 4/5
Média do Skoob :  4/5

Você pode se perguntar se isto é verdade, mas todas as coisas verdadeiras são questionáveis. 

8 comentários:

  1. Vou começar com: Eu li Fallen. Na verdade li a série até o terceiro livro. A menina é uma frouxa, e a cada livro que passa, a história decepciona cada vez mais. Tanto que desisti e até hoje não a terminei. Acho que justamente por isso que não li mais nada da autora até hoje, como esse livro. Fico meio que fugindo, assim como faço com a Alyson Noel depois de ler Os Imortais. Perco a vontade de ler algo da autora quando ela só decepciona rs Mas acho que apesar de saber que passaria raiva, pelos pontos que citou, vou arriscar ler o livro. Fiquei curiosa :3

    Ps: A Bella traumatiza qualquer um :P

    Beijos,
    Larissa♥

    www.vitaminadepimenta.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha...Um livro de fantasia com romance e clichês bons para ler que são bem trabalhados.. Taí ,a acho que era o que faltava para eu te coragem de comprar :D
    Obrigada viu?
    Que lindaaaa <3
    Li loucamente fallen até o final, e agora sou doida pra ler Teardrop da autora, apesar de ter visto muitas resehas negativas...
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  3. Eu leria sim, fiquei curiosa com a resenha. E essa capa liiiiinda! Nunca li nada da autora, to enrolando para ler Fallen D:
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, minha experiência com a Lauren não foi lá muito boa, então não sei iria querer da outra chance a ela... tenho todos da série fallen, e só li os dois primeiro e desisti o/. Talvez vc goste de Fallen, tente começar em PDF, dai se vc gostar compra oshii o/ eu sempre faço assim quando tenho duvidas... adorei a resenha.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Também não li Fallen e tinha minhas dúvidas sobre ler esse livro, mas agora até que fiquei com vontade. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Da autora eu tenho Fallen, mas ainda não li.
    Confesso que muitas resenhas negativas me desanimaram.

    Adorei a capa de Teardrop, achei o nome da protagonista engraçadinho.
    Pelo nome parece algo poético, mas essas crises suicidas me passa uma narrativa meio depressiva que não leria agora.

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Olha eu sinceramente vi também muitas opiniões negativas sobre os livros dessa autora e tive a mesma curiosidade que você de conhecer. Comprei o livro FALLEN e cheguei a ler algumas páginas, mas nao terminei, porque eu comecei a ler justamente o que vc acabou de resenhar (risos) Mas ainda pretendo ler.
    Sinceramente, eu achei FALLEN até onde li mais envolvente que o TEARDROP. Capaz que vc goste mais.
    Só que eu tenho que te dizer uma coisa, nunca vá muito pela cabeça dos outros, porque cada um tem uma opinião diferente. Se vc ler, vc vai ter outra...uma sua particular, mesmo seus amigos te dizendo o contrario. Isso é uma coisa NATURAL. Por isso que me arrisquei comprando o livro FALLEN, porque quero eu mesma tirar minhas proprias conclusoes e também pensar porque tantos comentários negativos sobre o livro. E o teardrop, embora eu tenha começado a ler a pouco tempo, eu gostei do começo. Achei a Eureka bastante vazia...acho que autora realmente deveria ter trabalhado mais a personagem, mas até onde eu li eu ainda não tenho uma opiniao concreta. Espero gostar...vamos ver...Mas vc tá de parabens pela sua resenha viu? Só n li tudo, porque se n vou acabar n lendo meu livro (risos)
    Se cuida minha querida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei apaixonada pela capa, mas logo li algumas resenhas que realmente esculachavam ele, aí fui perdendo a vontade de ler. Acho que não sobrou curiosidade aqui...kkkkk'
    MilkMilks
    Milkshake de palavras

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home