(Resenha) As Mentiras de Locke Lamora (Scott Lynch)

• Edição: 1
• Editora: Arqueiro
• ISBN: 9788580412499
• Ano: 2014
• Páginas: 464
• Tradutor: Fernanda Abreu
Sinopse: O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.
Criativo, surpreendente, cativante, bem escrito ... Eu sei, eu sei. Já estou começando a resenha com vários elogios, mas fazer o quê? Scott Lynch fez com que eu me apaixonasse por um ladrão super mentiroso. Como ele poderia fazer isso? Escrevendo um livro ruim, mais ou menos ou bom é que não iria ser. O livro teria que ser muito, muito sensacional. Talvez até mais do que isso. Ouso dizer que foi o melhor do ano. Como diria nosso querido John Green (via Hazel), não exatamente com essas palavras : Leria até a lista de compras do mercado desse autor.

(...) Locke Lamora se tornou uma sombra em sua própria mente: Ele agora era um Meia-Noite. Suas complexas mentiras eram a verdade simples daquele novo homem. 


Locke Lamora é um ladrão desde que se entende por gente, ou quase isso. Com sua mente inteligente e super criativa ele compensa toda força física que lhe falta, mas sua falta de prudência pode acabar com uma vida. Talvez com mais de uma ou até mesmo a própria.  Na verdade foi com  imprudência que conseguiu fazer com que comprassem sua morte, situação que não foi efetuada graças ao Sacerdote Cego, que via muita utilidade no talento do garoto. Só que esse Sacerdote Cego, de Cego não tem nada. Toda cidade acredita que ele é um Sacerdote do deus dos pedintes, mas na verdade ele é do Deus dos ladrões (e começou a criatividade da história), deus que muitos não conhecem a existência, logo é obvio o motivo do disfarce do templo e do Sacerdote. Agora que estava sob as ordens do mesmo, Locke, obviamente, se tornaria também um seguidor desse deus tão polêmico.

Velhos pecados nunca são enterrados tão fundo que não possam tornar a surgir quando menos se espera. 

Acredito que tenham achado uma coisa bastante estranha no paragrafo interior. 'Comprassem sua morte?' . Exatamente isso. O mundo criado por Scott Lynch é composto por várias cidades-estado, e a forma de governo do local onde esse primeiro livro é ambientado é bastante peculiar. Temos um Duque, que teoricamente comanda toda cidade-estado, mas também temos um Capa, que é o "chefão" de todas as gangues, que manda tanto quanto o Duque, eu diria até que um pouco mais. O Capa controla praticamente tudo entre os grupos de ladrões e para matar alguma pessoa precisam da autorização dele. Foi dessa forma que a morte do Locke foi comprada. Seu último "lider" perdeu a paciência e resolveu que a única solução era matá-lo. Até concluir que poderia lucrar vendendo o menino para o Sacerdote Cego. Era assim que funcionava a vida de muitos órfãos. Existe também uma certa " Lei da Paz" que não deve ser quebrada de jeito nenhum...


Mas vamos voltar a nova vida de Locke e deixar as questões políticas quietinhas por enquanto. Após ser comprado pelo Sacerdote Cego, tudo mudou drasticamente para o menino. Para começo de conversa os seguidores do Deus dos Ladrões, orientados pelo Sacerdote não eram ladrões comuns, na verdade se intitulam Nobres Vigaristas. O plano não é transformar os meninos em simples batedores de carteiras. O plano é transformar os meninos em grandes golpistas, com grande ambição e capacidade de roubar muito de quem tem muito. Para chegar a esse nível eles precisam aprender muito, precisam aprender tudo de tudo. Ser nobre, ser estrangeiro, agricultor, comerciante (...) Precisam saber se encaixar em qualquer situação.

Durante todos os anos de aprendizado Locke e os outros meninos acabam se tornando uma verdadeira família, amam uns aos outros como se fossem todos irmãos. Juntos se tornaram, de fato, grandes vigaristas. Só que em um dos seus melhores golpes, a situação política da cidade-estado, que costumava ser bem fixa, começou a mudar. Vários lideres começaram a aparecer mortos, o poder do Capa e a segurança começaram a ficar bastante fragilizados. Muitas reviravoltas estavam prestes a acontecer...

Não preciso de ninguém para me lembrar que estamos mergulhados em água escura até o pescoço. Só peço a vocês que se lembrem de que os malditos tubarões somos nós. 

Então você se pergunta, como uma história sobre ladrões pode vir a ser tão sensacional? Acredito que para entender de fato o quão incrível é, você teria que ler. Mas vou tentar destacar os pontos mais altos da história. 

A obra do autor Scott Lynch tem todos os ingredientes procurados pelos fãs de fantasia. Personagens cativantes, elementos criativos, um toque de magia, reviravoltas, suspense, vilões realmente fortes e muitas traições. Locke Lamora, meu novo personagem queridinho, me conquistou logo de cara. O normal é se pensar " ladrão e mentiroso, talvez até meio assassino, deve ser um fora da lei sem coração". Um fato : Isso não é verdade. É um dos personagens com maior capacidade de amar que já tive o prazer de conhecer.  Incontáveis foram os momentos que ele colocou a própria vida em risco, por causa daqueles que considera seus irmãos. Incontáveis foram as vezes que ele sofreu se lembrando da única mulher que é capaz de amar. Além da sua capacidade de amar, é super inteligente e os planos bolados por ele realmente são sensacionais. Como não se apaixonar pelo personagem e pelo autor? Impossível.

E então vem os outros Nobres Vigaristas, os gêmeos, super engraçados que vivem fazendo piadinha de tudo, e te arrancam vários sorrisos. Jean, que se tornou um dos seguidores dos deuses ladrões depois de Locke e acabou se tornando seu maior companheiro, porque o que Locke tem de inteligência Jean tem de força bruta e juntos são uma dupla imbatível (ou não!). Não podemos nos esquecer também do Pulga, o caçulinha que pretende se tornar tão bom em golpes quanto os homens que segue. 

Mas talvez nem tudo de horrível que nos acontece advenha diretamente de uma das suas escolhas, irmão. Talvez as marés ruins cheguem de qualquer forma, não importa o que façamos. 

Os personagens cativantes influenciaram muito no meu amor pelo livro, mas o que me fez ficar fascinada foi a narrativa do autor. Ao ler as palavras escritas por Scott Lynch você percebe o quanto o autor é inteligente, o quanto ele sabe o que está fazendo e o quanto ele gosta daquilo que faz. Uma obra extremamente bem escrita, não consegui achar nenhum erro, nenhum furo na narrativa... mesmo sendo uma obra tão detalhada e bem construída. 

O autor constrói a sua história com capítulos no passado e no presente, e toda vez que a narrativa volta alguns anos para contar alguma situação especial, essa situação em questão justifica algum acontecimento que acontecerá em breve, quando a narrativa retorna ao futuro, o que te deixa muito curioso. Já li muitos livros com capítulos intercalados entre passado e presente, mas nunca essa forma de narrativa fez tanto sentido. 


E as surpresas? De fato são de deixar seu queixo caído! Nem sei quantas vezes me peguei falando " Não acredito". O autor realmente consegue alcançar aquilo que os leitores nem imaginam. Como não recomendar? Todos que amam fantasia devem ler, os que não amam também. Talvez até aqueles que não gostam amem esse livro. É uma leitura que eu considero obrigatória, porque se difere de todas fantasias que li ( e olha que foram muitas, épicas ou não).

As mentiras saem. Mas as verdades ficam em casa. 

Minha Avaliação: 5/5 ♥♥♥ 
Média do Skoob : 4.6/5

Jean, você é um amigo melhor do que jamais poderia ter imaginado antes de conhecê-lo. Eu lhe devo a minha vida tantas vezes que nem consigo contar. preferia morrer a perder você. E não só porque você é tudo que me resta...

8 comentários:

  1. Gostei da historia muito interessante .

    ResponderExcluir
  2. cara a capa desse livro eu acho ótima.
    só li resenhas positivas sobre ele :)
    gostei.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Quando vi que esse livro seria lançado logo de cara
    quis muito ele, mas acabei perdendo o prazo de solicitação...
    Agora depois da sua resenha estou desejando lê-lo mais ainda.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Agora estou me coçando pra ler esse livro! Ótimo saber que a trama é inteligente e criativa, histórias que usam "criminosos" como protagonistas precisam ser. Vide O Poderoso Chefão, Prison Break e Breaking Bad. Preciso desse livro. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Genteeeee, que qualidade fantástica de resenha!
    Não quis esse livro até o momento em que parei aqui para ler sua resenha. Fui completamente fisgada por tudo o que você passou. Adoro quando os autores tem autoridade sobre o que estão escrevendo. As coisas fluem naturalmente.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Paula =)

    Estou com muito curiosa para ler esse livro, já que amo literatura fantástica *---*
    Espero poder conferir a história por mim mesma em breve.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Eu não tinha visto nenhuma resenha desse livro ainda, mas a sua empolgação já me ganhou. Eu quero ler ele agora. Sem falar que o personagem principal parece ser daqueles que a gente se apaixona na hora.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Noosa, adorei seu review. Realmente o livro parece muito bom. Agora fiquei curioso!!!

    Beijos, Thiago
    http://gentlegeek.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home