RESENHA: CARRIE, A ESTRANHA (STEPHEN KING)

• Autor: Stephen King
• Páginas: 200
• Editora: Objetiva
• Avaliação: 3/5
• Compare&Compre: aqui.

Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.
Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana. Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.

Vou começar essa resenha pelo mais chocante: eu nunca tinha lido Stephen King. Nada. Então essa semana estava pensando em qual livro trazer para cá e um amigo me oferece "Carrie". E, felizmente, aceitei.

"Carrie" é um livro pequenininho, dá para ler em menos de um dia se você estiver com força de vontade. Conta a história de uma menina tão maltratada pela mãe, uma fanática religiosa, quanto pelos colegas de escola. Como diz o próprio Stephen King no prefácio (maravilhoso, por sinal): toda turma tem aquela pessoa considerada por todos "a esquisita". E essa é Carrie. Vemos a crueldade da adolescência, o comum hábito de culpar a própria vítima por ser diferente e a frustração de uma professora por não conseguir parar com aquilo.

O diferencial é que Carrie possui o dom da telecinesia, ou seja, consegue mexer objetos com sua mente. Flashbacks mostram manifestações do chamado gene TC desde sua infância e o aperfeiçoamento de suas habilidades é essencial para a vingança da garota.

A história é contada como se o livro apresentasse um caso verídico: parágrafos são ditos terem sido tirados de estudos sobre o caso e biografias de alunos envolvidos. Eu ainda não tenho uma opinião formada sobre o recurso: achei interessante, mas tenho certeza que um romance mais fluido me pegaria mais. Curiosamente, acabei simpatizando mais com Sue, a garota popular que participa das brincadeiras maldosas, mas se arrepende e tenta consertar os erros, que com a própria Carrie. Menos na parte do baile. A parte do baile é dolorosa enquanto já se sabe o que vai acontecer.

Essa semana descobri por que o autor é considerado isso tudo. Os flashbacks e as explicações do passado dos personagens são muito bem utilizados, a linguagem é fácil sem ser preguiçosa e a narrativa é deliciosa. Esperava mais aprofundamento desse livro e fiquei com a sensação de que é possível se ver tudo num filme de 20 minutos, mas, mesmo assim, o saldo foi positivo. No fim, não me apaixonei tanto pela Carrie, mas estou louca para ler mais Stephen King.

8 comentários:

  1. Oi Roberta,
    Nunca li nada do Stephen King e só vejo comentarios maravilhosos!
    Adorei sua resenha e quero muito ler Carrie em breve :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Stephen King é vida, Stephen King é amor KKKKK Sou meio suspeito em falar sobre qualquer obra do autor, mas confesso que Carrie, não chega nem perto de ser meu favorito, talvez ele seja o mais fraquinho do autor, adoro O Cemiterio e O Iluminado, se eu fosse vc leria esses em seguida.

    Abraços

    Erick
    http://senta.la/13dvx

    ResponderExcluir
  3. Já vi as duas versões do filme, mas nunca pensei em ler o livro até ler essa resenha! E como vc disse que não é um livro muito longo, melhor ainda!!!

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Apesar de não ter lido o livro, eu sou mega fã de Carrie e do King!
    Quando li sua resenha foi me passando uns flashs do filme e a forma como ele é legal e estranho!! rs
    Adorei a resenha :)

    Abraço
    Adriano || GeraçãoLeitura.com
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lembrei da Matilda! :P
    Ainda não tinha lido esse livro, mas adorei a resenha, fiquei super curiosa pra conhecer um pouquinho mais da obra de Stephen King e adoro quando tem o filme tb! :)
    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga tudo bem?
    Passando aqui para dizer que gostei bastante da sua resenha.
    Já vi o primeiro filme lá da CARRIE A ESTRANHA antes de ser lançado o filme novo que ainda não tive a chance de assistir. Mas o livro mesmo nunca tinha lido. Deve ser bastante interessante pelo que vc contou em sua resenha e gostei bastante do seu ponto de vista sobre ele. Sem contar que capricharam também na diagramação do livro. Adorei. Mas não sei se o pegaria para ler não, acho que depende também muito do dia. Mas quem sabe né? heehehe....Se cuida minha querida e espero que tenha passado uma otima pascoa com seus familiares.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Flor! Tudo bom?
    Tenho loucura para ler esse livro, de verdade, sempre fujo do filme, pois quero ler o livro primeiro, mas confesso que não achei que traria tantas coisas assim. É quase clichê ter esses acontecimentos em escolas e os professores nunca verem ou fingirem que não viram pelo santo não bater com a pessoa maltratada, odeio do fundo do meu coração isso!
    Mas depois de ler sua resenha, quero pegar o carro e ir voando para o shopping para comprar. Quis muito antes da história voltar a virar febre entre todos, mas espero não demorar muito para ter essa leitura em dia, finalmente!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  8. Também li nada do King ainda mas pretendo ler todos e seus livros, e Carrie será um dos primeiros. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home