(Filmes) Então eu assisti... Divergente!!!


Ontem a noite, finalmente, tive a oportunidade de conferir a adaptação de Divergente. De maneira geral fiquei muito feliz com o resultado, já que a maioria das adaptações andam divergindo, literalmente, do que é escrito no livro e Divergente foi bastante fiel. Se fosse definir a adaptação em uma palavra diria : Atuações, todo elenco foi realmente incrível. Porém, há um lado bastante negativo para alguns. Não vou fazer resumo da história, nem nada do tipo. A postagem será exclusivamente para falar dos pontos altos e baixos do filme. Quem não conhece a história clique aqui.

Eu poderia dividir os comentários em duas partes... poderia falar do filme do ponto de vista de quem leu o livro, ou de quem não leu. Para quem leu, tirando alguns detalhes e umas duas coisas importantes que foram cortadas, o filme foi muito bom. Meu lado fã saiu do cinema bastante satisfeito. Meu lado crítico que estava pensando em quem não leu o livro, não ficou tão satisfeito assim. E não fui a única que achei isso.


Como já imaginava que iria acontecer, já que li várias críticas americanas, o filme foi profundamente focado na Tris e em todo seu treino na audácia, o que para os fãs do livro é ótimo, já que o livro é assim também, mas para quem não leu é meio ruim, já que fica difícil entender de fato como funciona as facções e o que cada uma delas fazem. " Mas Paula, eles vão entender em Insurgente" é, realmente Insurgente irá focar em outras facções, mas não podemos esquecer de uma coisa : é uma adaptação, as pessoas precisam gostar para ir assistir a continuação e fica meio difícil de gostar, se não entender. Como sempre digo, bilheteria não é feita de fãs. Resumo sobre o roteiro : Bom para fãs, não tão bom para os outros.



Mas aí vem o ponto principal de todo filme : as atuações. Todo elenco foi muito eficiente e isso acabou ofuscando qualquer outro defeito que a adaptação poderia ter, para fãs ou não. Li uma critica brasileira, não lembro onde já que li várias, que dizia "inexpressivo Theo James", estou me perguntando até agora onde aquele ser, que se diz crítico, achou o inexpressivo Theo James, porque ele deu vida ao Four tão bem, que chegou a ser melhor do que eu era capaz de imaginar. Isso dificilmente acontece com quem leu o livro antes.



Ansel Elgort, nosso querido Gus de A culpa é das estrelas e nosso não tão querido Caleb Prior de Divegente, me surpreendeu profundamente. Sempre imaginava que quando assistisse Divergente ia olhar para o rosto dele e ficar sensibilizada, lembrando do Gus que amo, e não seria capaz de sentir a repulsa que sinto pelo Caleb, mas isso não aconteceu. Ele se transforma. Vemos um garoto fofinho e adorável em Carrie e A culpa é das estrelas, mas em Divergente o que vemos é uma pessoa completamente diferente. A expressão séria, em um momento do filme até mesmo fria, foi bem chocante de se ver. Se já tem esse talento todo tão novinho, imagina daqui alguns anos...

Ansel sendo insuportável como Caleb.

Shailene dispensa comentários. Não é a queridinha dos críticos americanos em vão. Até os que acharam o filme ruim, acharam ela sensacional e não é para menos. Ninguém poderia dar vida a Tris melhor do que ela, e não importa se ela é alta e a Tris pequena. Perfeita no papel, assim como Kate Winslet (Jeanine Matthews), mas isso nem é novidade, né? Não vou entrar em detalhes sobre os outros, mas como disse lá no primeiro paragrafo da postagem, o elenco é incrível.

Falando em elenco incrível, olha aí o Eric que, mesmo não estando caracterizado exatamente como dizia no livro,  mais do que incrível. Superando expectativas 2.
Como se já não bastasse serem super competentes individualmente, o elenco trabalha muito bem junto. Divergente, livro, apesar de não ter como base principal a relação do casal, foca bastante nisso. Então é fundamental que a química entre os dois protagonistas seja... Intensa. E bem, já deu para sentir a tensão TrisFour logo no primeiro contato, quando Four diz " Bem vinda a audácia".


Figurino, efeitos e todo as outros quesitos que compõem um filme foram todos bem executados. Acredito que se manterem os outros 3 filmes ( É galera, 3 filmes. Seguiram a moda HP, Crepúsculo e Jogos Vorazes e dividiram Allegiant em 2. Assim como A Esperança e Amanhecer, Allegiant não tem história para 2 filmes. Achei desnecessário. Enfim) neste nível, teremos ótimas produções. 



Recomendo a todos que leram o livro, aos que não leram... leiam antes e depois vão apreciar! Claro que tem aqueles que, tipo minha irmã, adoraram o filme... Mas ela tinha uma Paula ao lado para explicar o que não entendia.


Não deixem de participar da promoção valendo 2 kits do filme!



26 comentários:

  1. Paula, assisti esse filme ontem e ainda não li os livros, e falando só do filme: para mim foi apenas mediano, não foi um filme que conseguiu me cativar, teve horas que deu sono, estava um pouco parado. Sim e tudo no filme gira em torno de Tris e nada mais, não se preocuparam em explicar um pouco mais o funcionamento da sociedade. Ao meu ver poderia ser melhor.

    Isso falando apenas do filme, pois não li os livros.

    Abraço,
    Diego de França

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso dizer que estou muito curiosa para assistir o filme, das pessoas que já o assistiram você foi a primeira que elogiou o filme. Quero tirar minhas próprias conclusões, mas vou esperar um dia de promoção nos cinemas.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei bem quais foram as pessoas que você conversou sobre... Mas não vi ninguém reclamando. Não nos blogs que li review, nem nos comentários do twitter.
      Agora, sendo sincera, povo do clube do livro do ES adora por defeito em tudo, adora esperar que os filmes usam livro de roteiro, esperam sempre perfeição... Eu nem comento nas publicações sobre filmes no grupo por causa disso mesmo huahuaaha se foram eles, até acho difícil sair algum elogio mesmo kkk

      Excluir
    2. Não foram eles não, foram amigas que amam a série e outras que gostam, mas não são super fãs. Acho que o problema é que nós sabemos que dá para fazer o filme bem feito e seguir o livro, o maior exemplo disso nos cinemas foi Em Chamas.
      E quando eu falei que você foi a única que elogiou foi porque a maioria das pessoas que eu conversei acharam o filme bom e só, não foi a pior adaptação, mas não fez justiça ao livro, digamos assim.

      Excluir
    3. A, sinceramente só tiveram duas mudanças importantes de fato. Duas mudanças relacionadas. Até jogos vorazes e em chamas tiveram mudanças importantes, por exemplo o lance de quem entregou o tordo para a katniss, o pessoal que estava perdido no meio da floresta lá, que citava o distrito 13. O fato do distrito 13 ser citado do nada, do além no final. Nenhuma adaptação é 100% e fã de Divergente, sinceramente, não tem nada a reclamar do filme. O essencial estava ali, assim como o essencial de harry potter e jogos vorazes também estavam na adaptação.

      Agora quem não leu os livros... Esses sim tem o que reclamar, porque acho que ficou meio difícil para entender tudo, só com a explicação simples do começo.

      Excluir
  3. Eu quero muito ver o filme *----*
    Não chego a ser fã da série mas gostei muito do livro. Ainda bem que você deu ótimas críticas sobre ele AUASHUSH. Fico um pouco triste quando o filme não é tão bom quanto eu esperava que seja mas posso ir tranquila para a sala do cinema, acredito em sua opinião melhor que a de ninguém euheueh.
    Adorei a postagem *u*
    Beijos *3*
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Paula. Tudo bem?

    Li Divergente, Insurgente e Convergente em janeiro e fiquei bem fã da saga. O tempo foi passando e eu nem percebi que o filme havia sido lançado (aparentemente eu vivo embaixo de uma pedra)!

    Gostei muito da resenha que você fez do filme. Tinha lido outras, mas elas só falaram da história. Achei muito bom você ter criticado tanto o elenco/atuação quanto o fato de o filme não ter sido "bem explicado" para quem não leu o livro.

    Depois dessa resenha acho que vou ver o filme, perdi o medo e agora não acho que vá me decepcionar (pelo menos não muito).

    Um abraço e bom feriado,

    Mariana Machado
    http://lentesdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oioioi, Paula =).
    Mas que vergonha, eu preciso ler logo esse livro, sério. Só assim para eu ver o filme!
    É claro que vou seguir seu conselho - ler o livro antes - não só com este, mas com todos o/. Também vi o pessoal comentando que pra quem não leu a obra da Veronica fica bem difícil de entender direitinho o filme.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mas isso acontece com vários filmess, meu marido quando viu jogos vorazes ficou perdido boa parte do filme, pra quem não leu o livro, o filme, mesmo quando é bom, não tem o mesmo gostinho!

    Eu ainda não li esses livros, mas pretendo fazer em breve!! :)

    Já to seguindo o blog no face pra não perder nada!

    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  7. WOW
    serio que pra quem leu o livro vai entender bem mais?
    Que mancada da parte deles!!
    Mas parece que ficou realmente bom, pelo que todo mundo está falando
    agora fiquei com vontade de assistir depois da sua review :o
    Eu preciso ler Insurgente ,SOCORRRRR rsrs
    fiquei curiosa agora que vc falou rsrs
    Nome:Pâmela Possani
    email: pamelapossani13@hotmail.com
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  8. Assim, eu tive quase as mesmas opiniões que você.
    Acho que as atuações ficaram incríveis e também concordo que para os leitores, o filme funcionou bastante bem. Eu agradeço aos céus por isso! Estava louca de preocupação que fizessem com esse o que fizeram com Cidade de Ossos.
    E concordo plenamente que, para quem não leu, ficou meio perdido na história. Compreensível. Muito do que a gente conhece no livro vem de pensamentos de Tris, e dai eles condensaram esse lance das facções a um diálogo fulero e a introdução de Tris no começo do filme. Mas posso confessar? Eu lendo o primeiro livro não me senti tão sabichona quanto as facções e sobre o que aconteceu. Vim entender melhor em Insurgente, e acho que o filme seguirá essa proposta.
    Eu, amei!!!!
    Não tenho muito o que criticar e já estou louca pelo próximo. Foram bem felizes com essa adaptação.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem!!!

    Eu vou assistir Divergente hoje e estou muito ansiosa.
    Pela sua perspectiva ficou claro que vou gostar muito da trama cinematográfica.
    Se a linhagem do filme ocorrer nos demais do jeito que acho que vai acontecer nesse sei de que vou gostar... Claro que eu achei desnecessário dividir convergente e dois filmes, o livro não permite isso, mas vamos ver que foco eles vão direcionar.... até lá somente a ansiedade né... Adorei a promoção e estou participando!!!! Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, simplesmente amei a adaptação.
    Primeiro livro, que o final foi mais legal do que o livro, na minha opinião.
    Eu não achei que foi ruim para quem não leu o livro, vários amigos meus não leram e gostaram.
    Mais quer saber? Quem se importa com quem não leu? rs rs rs rs - brincadeira.
    Que venha Insurgente!


    Marcelo ~ Enquanto Estava Lendo

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula :D
    Acabei de ler o livro, e não curti muito não, gostei bastantante da escrita da Veronica, mas o universo criado não me convenceu muito não. Por isso preferi nem ir assistir a adaptação no cinema

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula,
    tudo bem?
    Eu ainda não li o livro, então, ver o filme e não entender, não achei legal. Não ficaria perdida pois já li muitas resenhas. Mas e as pessoas que não sabem nada de história? Mesmo assim eu quero muito ver o filme e é claro ler o livro, no cinema parece alta produção.
    Que bom que a atuação foi excelente e os atores tiveram química.
    OBS: fiquei muito feliz em saber que você foi aceita na parceria com a editora Charme!!! parabéns!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Estou na lista das pessoas que ainda não leram o livro e justamente por isso eu não irei assistir no cinema. Sei a premissa da história, mas não sei detalhes e acontecimentos. Acho que para explicar um pouco mais desse universo, valeria um pouco mais de explicação para as milhares de pessoas que ainda não leram a adaptação ou que só irão assistir os filmes. Enfim, sua resenha ficou muito bacana.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii Paula, tudo bem? tempo que não passo por aqui... hehehe
    Estive um tempinho longe do mundo dos blogs, hehehe

    Então, acredita que ainda não li divergente? Por isso, ainda não vou r ao cinema...
    Ele tá sendo super comentado e não to mais aguentando ficar de fora, hehehe, to precisando ler imediatamente, quando finaliza-lo, venho contar como foi :)

    O Traduzindo Sonhos está de volta e com um layout novo, confere lá!

    Beijos
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Vou assistir segunda o filme, ansiosa! Que bom que a adaptação está fiel, na medida do possível, detesto quando mudam MUITO algo. Mas, claro, que às vezes é necessário, até para deixar o filme mais atrativo. Fiquei feliz de saber da atuação dos autores, acho que isso conta muito né? Eles precisam nos convencer e tal. *-*
    Sinceramente, li há tanto tempo o livro que acho que alguns detalhes nem vou reparar se for diferente. rsrs
    Adorei sua crítica!
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2014/04/resenha-um-estudo-em-vermelho.html

    ResponderExcluir
  16. Oi, Flor! Tudo bom?
    Adorei você trazer sua opinião e os pontos positivos e negativos do filme. Quero ver se consigo ler o livro antes de assistir o filme, quero entender tudo e não perder nada da história, e fiquei muito feliz em saber que na maior parte o filme agrada e atende as expectativas de todos os leitores. Por enquanto a sua opinião foi a única que li sobre o filme, escrita com suas próprias palavras, obrigada por vir compartilhar <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  17. Ai que invejinha de você, eu nem sei quando esse filme vai passar aqui na minha cidade.
    As adaptações nunca ficam perfeitas né, eu já vou assistir a elas preparada, o que espero pelo menos é que a essência principal não seja perdida, e é claro que as adaptações tem seus pontos altos e baixos, positivos e negativos, faz parte rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Adorei! É exatamente o que eu penso. A minha amiga ficou meio perdida em algumas cenas, mas ela tinha a mim para explicar algumas coisas. Acho que faltou mais explicação sobre as facções e o sistema deles. Enfim, o filme é incrível, sai dando pulinhos e dançando ao som de "find you" haha Beijos, amamos o blog!

    Lorena Abreu, http://clubdascinco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Paula eu concordo com vc!
    Eu lado fã de quem leu e esperou pelo filme saiu muito feliz do cinema, mas não sei se quem não leu e não conhece a história ficou apaixonado! Acho que foi um filme feito para quem leu a história!

    Concordo! O THEO foi um Quatro Perfeito! Ele é muito expressivo! Eu super imaginei o personagem assim, eu consegui ver o personagem nele! MARAVILHOSO!
    Sem falar daquele olhar de derreter calcinhas dele! Amei

    A Tris foi linda, maravilhosa também! Ninguém poderia fazer melhor que ela, concordo!
    Amei sua resenha!
    bEIJOS
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/04/resenha-divergente-divergente-o-filme.html

    ResponderExcluir
  20. Bom saber que ficou razoavelmente fiel. Preciso ler os livros logo. Ótimo post.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Amei sua resenha do filme.. Eu concordo com vc sobre o Caleb, me surpreendi com as expressões que ele fazia.. Senti falta de umas coisas, como conhecer mais Uriel, Lynn, Edward..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    Ps: Adorei o blog, vou tentar passar mais por aqui..

    ResponderExcluir
  22. Gostei da sua resenha sobre o filme. Eu estou lendo o segundo livro da série, e simplesmente amei o primeiro livro, e creio que também vou amar o filme *-*
    Estou simplesmente apaixonada pelo Theo James, andei vendo umas entrevistas dele, e tal. Creio que ele realmente fez um Four bom, mas vou ver melhor quando conseguir ir ao cinema e assistir ao filme.
    Vi críticas por ai dizendo que a atuação da Shai foi muito superficial, e que ela não soube transmitir realmente o que a personagem estava sentindo no momento. As pessoas andam equivocadas então...

    ResponderExcluir
  23. Oie, li sua resenha, assisti o filme, e mencionei o seu post no meu, dá uma olhada:
    http://gentlegeek.blogspot.com.br/2014/05/eu-assisti-divergente.html

    Beijos,
    Thiago

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home