(Especial) Vamos falar sobre... Estreia de Divergente nos EUA! ( Bilheteria, Aceitação Crítica, etc)

A Hospedeira, Dezesseis Luas, Instrumentos Mortais, Academia de Vampiros... Parece que nenhuma adaptação Young Adult está dando certo, mas tudo indica que isso não irá se repetir com Divergente.



Primeira parte dessa postagem será composta por dados, e depois irei falar um pouquinho do que andam dizendo do filme :)

As primeiras críticas que saíram no Rotten Tomatoes (importante site relacionado ao cinema americano, onde encontramos várias críticas ), no começo da semana passada, não foram tão animadoras. Na verdade me deixaram um pouco assustada e com medo, já que crítica influência na bilheteria. O filme começou com 23% de aprovação crítica, e agora se estabilizou na média de 40%. Pode parecer bem ruim, mas Divergente já saí em vantagem a outras séries na aprovação crítica, já que Instrumentos Mortais teve apenas 12%, Academia de Vampiros 10% e outras adaptações do gênero também ficaram nessa média. Crepúsculo quando foi lançado ficou com 49% e foi um sucesso. O que indica que Divergente também possa ser.

Mas crítica não é tudo e como o filme foi lançado na última sexta-feira já temos dados de bilheteria. Na pré-estreia o filme arrecadou 4.9 milhões, Crepúsculo arrecadou 7 milhões em sua estreia. Reparem que estou comparando com Crepúsculo, mas porque? Porque Crepúsculo fez muito sucesso e os números estão parecidos. Não é NADA relacionado a história. Já nos dias 21-23 Divergente arrecadou 56 milhões (estimativa - mas Box Office Mojo sempre estima praticamente o valor exato, já que faz isso com base em dados dos cinemas), Crepúsculo arrecadou 69 milhões.

Arrecadou menos do que Crepúsculo? Sim. Mas está muito mais difícil de algo dar certo no cinema hoje em dia, do que estava quando Crepúsculo foi lançado - Já que o mercado está bem saturado - . Divergente arrecadou nos primeiros 3 dias 7 vezes o total da bilheteria de Academia de Vampiros, mais do que o dobro da bilheteria total de A hospedeira, praticamente o triplo da bilheteria total de Dezesseis Luas e quase o dobro do total de Instrumentos Mortais. Podemos dizer que Divergente está sendo um sucesso. Não tanto quanto Jogos Vorazes, mas Jogos Vorazes foi além de um bom primeiro final de semana de estreia. Foi completamente fora do normal, é até doentio comparar, por isso que usei o sucesso de Crepúsculo como base.


E então temos a média do IMDB, que é com base nas notas dadas pelos usuários do site. Quando olhei pela primeira vez a média estava em 7.6, depois caiu para 7.2. Assim que muitas pessoas começassem a assistir, eu pensava que a média iria começar a cair. Mas me enganei. A média subiu para 7.7 e todas as últimas vezes que olhei permanecia nisso. Jogos Vorazes tem média 7.3, Harry Potter e a Pedra Filosofal 7.4 e Crepúsculo, que foi sucesso de bilheteria, tem média apenas de 5.8. Claro que nem se compara a quantidade de pessoas que já contribuíram para a média desses filmes mais antigos, mas é bom saber que está tendo um ótimo começo! Voltando a comparação com as últimas tentativas de sucesso do gênero Young Adult, Instrumentos Mortais tem média 6.0, Dezesseis Luas 6.2, A hospedeira 5,9 e Academia de Vampiros 6.6. Mais um ponto para Divergente!

Com a previsão de sucesso, a filmagem de Insurgente, que já estava com previsão para maio, tem muito mais chances de acontecer. Sim, sei que muita gente fala que já estava confirmado e coisas do tipo mas, Cidade das Cinzas, continuação de Instrumentos Mortais : Cidade dos ossos, também estava confirmada e com o fracasso nas bilheterias estamos sem notícias até agora. Vale lembrar que continuação de Eu sou o número 4 ( de um bom tempo atrás) também estava confirmada e até hoje não apareceu nos cinemas. Conclusão? Só teremos Insurgente se for realmente um sucesso, ainda bem que tudo indica que realmente será! Ansiosos? Eu estou bastante!  


Agora vamos aos principais pontos sobre o filme que estão sendo bem repetidos nas críticas? 

Como já era de se esperar grande parte das críticas compararam Divergente com Jogos Vorazes, e tenho que dizer... principalmente as que falaram coisas negativas. Simplesmente parece que estão com preguiça de comentar direito sobre o filme e 90% das frases é sobre como parece com Jogos Vorazes ( Oi, minha gente! São duas distopias, é claro que ambas serão futuristas com uma nova forma de governo e organização, se não fosse assim não seria distopia.).

Saindo da comparação Jogos Vorazes x Divergente, o assunto mais repetido nas criticas (inclusive as negativas) foi a atuação da Shailene. O que já era de se esperar, já que é uma das queridinhas da crítica americana desde o filme Os descendentes, cujo papel rendeu até indicação ao globo de ouro ( e revoltou muitos críticos pela indicação não existente ao Oscar). Mas Shailene não foi a única elogiada. Na verdade, o ponto forte de todas as críticas que li foi a atuação. Alguns críticos ousaram dizer que se a franquia se tornar um sucesso será por causa das atuações fortes, já que muitos deles disseram que a história em si é meio fraca, um inclusive disse que não passa uma impressão muito inteligente para o futuro. O que achei bem engraçado. Parando para pensar... Estamos nós, seres humanos tendo atitudes inteligentes para o bem do nosso planeta? Para a convivência humana? Não seria tema das distopias, exatamente, as consequências das burrices humanas? Se fosse para apresentar a solução perfeita para o futuro, não precisaria de revolta, seria um paraíso onde todos estivessem satisfeitos. Isso parece mais com Utopia para mim.



Vi muitos falando sobre o ar sombrio do livro, mas também vi muitos falando sobre ser divertido. É difícil saber corretamente como é, sem assistir mas o ponto principal é que não vi muitas críticas diretas ao roteiro. Apesar de alguns terem dito que não dava para entender direito, a grande maioria não falou muito de inconsistência ou incoerência do roteiro. Claro que muitos falaram que o tema é batido, que já viram muito disso nos cinemas, que não há inovação, que é mais um filme teen, mas isso sempre é falado em críticas de livro do gênero Young Adult.

 O que me deixou seriamente preocupara, foi o que li em uma critica em especial, que dizia que o filme focava muito no casal, Tris e Four e no treinamento da Tris na audácia, deixando todo o resto de lado. Se você for parar para pensar, o livro é exatamente assim, já que é tudo sob o ponto de vista da Tris, então seria uma adaptação fiel. Só que bilheteria não é feita apenas por leitores e fãs, na verdade a maioria dos lucros veem de quem não assistiu o filme, e será ruim para essas pessoas se o filme for realmente assim. Como vi só um crítico falando isso, espero de coração que ele esteja errado!

Mas por enquanto não tem como saber! Nos resta esperar o lançamento do filme aqui no Brasil! Dia 7 do mês que vem(Abril) :D 
Assista ao trailer :



Será que Divergente será o próximo sucesso entre os Young Adult? Espero que sim!


Fontes: Rotten Tomatoes, Box Office Mojo e IMDB

18 comentários:

  1. Vi o trailer no cinema, quando fui assistir Sem Escalas e fiquei totalmente encantada! Infelizmente não li nenhum dos livros, mas pretendo o mais rápido possível ler, porque a cada dia que passa, leio cada vez mais resenhas e todos estão eufóricos com a estréia do filme!
    Espero que o filme seja fiel a real história, já fico triste só de pensar na possibilidade de terem estragado tudo, mesmo antes de ler, todos os leitores são assim. Mas se você assistir o filme primeiro, quero saber o que você achou dele, Flor! <3

    Mil beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da série
    Mas pretendo ler antes de assistir ao filme

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vi o trailer, e estou ansioso pra ver!

    Beijos
    http://gentlegeek.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li os livros, mas pelos números do filme, estou ansiosa para ler. O filme vai ficar para depois heheheh. Não li o livro, mas pleo que tenho lido nas resenhas não deveriam compará-lo a jogos Vorazes. Se for por ser do mesmo gênero, então filmes de romance e suspense que são os que mais tem estão perdidos hehehhe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. De acordo com os dados que você citou Divergente vai ser muito bom! Eu quase nunca me desanimo com essas criticas que o povo faz, porque se você for assistir esperando encontrar os defeitos que eles falam, com certeza você encontrará e isso pode tirar da pessoa a chance de ver as qualidades do filme. Depois de ler os dois primeiros livros e assistir ao trailer, estou super ansiosa para a estreia aqui no Brasil e acho que vai ser fantástico!
    Abç
    http://trechos-e-textos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Os números realmente estão bons, mas críticas estão tensas. Por isso nunca leio de profissionais. :P

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu amei o seu post e a forma que você abordou todos os pontos da crítica da adaptação! Ainda não tive a oportunidade de ler os livros, mas pelo que me parece, parece ser excelente! E achei super válida sua comparação com crepúsculo (sou suspeita a falar, pois sou fã da saga) pois, depois de HP, crepúsculo fez um enorme sucesso em uma época em que não tínhamos tantas sagas como agora. Estou ansiosa para ver a adaptação e , se assim possível, ler os livros da saga! Ah, e estou rezando para a confirmação de Cidade das Cinzas haha
    Beijos, excelente post!

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ahhhhhhhhhhh Super curiosa pelo filme.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não li nenhum dos livros, mas um dia pretendo ler.
    O filme prefiro ver depois dos livros.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nada eu preciso falar que esse ator que faz Four é lindo <3.
    Pronto, agora vamos ao que interessa! Eu ainda não li o livro, quero muito, mas ainda não o fiz. Achei seu post muto interessante e concordo que atualmente o mercado está cada vez mais complicado e saturado. É muito difícil conquistar com algo novo. Principalmente depois de Jogos Vorazes ter feito tanto sucesso. Por serem distopias ambos os livros podem ter uma estrutura semelhante (reparem que usei o verbo podem pq ainda não li o livro, portanto não tenho certeza) e no final das contas pode parecer que Divergente que entrar nessa onda de sucesso de Jogos Vorazes e tal. O que nós sabemos que não é o caso. Mas enfim, quero muito ler o livro, ver o filme e formar uma opinião mais concreta.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Ain, estou torcendo muuito para Divergente não se tornar uma decepção... Não aguento mais uma :/
    Esse povo não tem o que dizer, só sabem comparar um filme com o outro, acho que não percebem quão diferente eles são...
    Tomara que não transformem o filme em ROMANCE, igual estão fazendo com Jogos Vorazes, que acabou virando um triângulo amoroso *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula, tudo bom?
    Eu escutei apenas uma crítica do filme na CBN e parece que os críticos não conhecem bem a história. Ainda não li Divergente, mas estou louca para assistir ao filme.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Aiai, que vontade louca de assistir o filme. Cada vez que vejo o trailer fico <3 *-*
    Espero que a adaptação seja boa e faça sucesso!
    beijos
    Apenas um Vício

    ResponderExcluir
  14. Olá o/
    Eu sinceramente não estou nem um pouco preocupada com o sucesso de Divergente por um único motivo: É Lionsgate que está na jogada! rs Eles sabem fazer o negocio, eles sabem investir em divulgação.
    Eu não sei qual era a produtora de Academia de Vampiros e as outras sagas, mas Crepusculo é da Summit que é da Lionsgate e Jogos Vorazes é da Lionsgate =D

    Sucesso garantido para Divergente!
    E vamos aguardar a estreia aqui no Brasil ^^


    Meu Mundo depois da Meia noite

    ResponderExcluir
  15. quero ler divergente , beijos
    livro-azul.blogspot.com.br
    @livroazuis

    ResponderExcluir
  16. Nossa agora é que fiquei curiosa mesmo hahahaha
    não li nem um dos livros, mas vejo só coisas boas.

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu preciso ler o livro, mas estou bem empolgada com o filme. To acompanhando também a divulgação, bilheterias e tal e os meios estão empenhados em fazer do filme um sucesso. Tem sempre alguma coisa de Divergente sendo comentado nas e isso aumenta a chance de mais pessoas verem e crescer ainda mais.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  18. Gente vcs tao esquecendo de Jogos Vorazes que só nos EUA foram 161,5 milhões de dolares! Isso só la e ainda teve Em chamas que é um sucesso!

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home