(Resenha) - Convergente ( Veronica Roth)

Edição: 1
• Editora: Rocco
ISBN: 9788579801860
• Ano: 2014
• Páginas: 528
• Tradutor: Lucas Peterson
Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.
Minha história de amor pelos livros da Veronica Roth começou com meu encantamento pela capa do segundo livro, Insurgente, foi minha motivação para comprar a série e , desde quando terminei a leitura de Insurgente, Allegiant ( me recuso a chamar esse livro de convergente - depois explico o porquê) se tornou o livro mais esperado por mim. Então aquele spoiler - sofrido - de outubro(2013), que surgiu na timeline de muita gente no facebook, me fez desistir de ler em inglês e esperar a edição nacional. Tenho que admitir, estou arrependida de ter feito isso. A questão é, por bons ou maus motivos?





PS: Contem spoilers de Insurgente. 

O final de Insurgente foi daqueles, não só para os leitores mas para os próprios personagens do livro, que ficaram surpresos com a informação divulgada (Graças a Tris!) sobre o mundo fora do que era conhecido por eles. Allegiant começa com uma simples questão: Fazer o que o video dizia e explorar o não conhecido ou permanecer na cidade? Acontece que essa questão não é tão fácil de decidir, uma vez que a cidade está um caos e Evelyn é quem tomou as rédeas da situação. Além disso, Tris no momento é considerada uma traidora por ter agido junto a Marcus, quem Evelyn odeia.

Mas como todos nós sabemos, são poucas as coisas que impedem Tris e Four de fazerem o que eles querem e, como nem todos estão satisfeitos com as atitudes e o governo de Evelyn, não demora muito para pessoas se organizarem contra o governo da Tirana. Essas pessoas são chamadas de Leais (Allegiant). Esse grupo acredita que devem seguir o que foi dito no video divulgado por Tris, e que precisam sim mandar pessoas para fora da cidade para descobri o que está acontecendo. Para essa tarefa, é claro, precisam de voluntários corajosos, ou seja ex-membros da audácia, Tris e Four estão entre eles.



O que eles encontram do lado de fora? Porque essas pessoas desconhecidas precisam deles? Qual a explicação para a importância da Divergência? Porque a Tris é tão mais resistente a soros do que os outros divergentes? Como será resolvido todo caos em que a cidade se encontra?

Essas são algumas das perguntas que me fiz ao terminar Insurgente, e preciso admitir que as respostas encontradas em Allegiant não foram das melhores. Mas vamos por partes.  Primeiro vou falar porque me recuso chamar esse livro de Convergente. Acho que quando uma editora traduz um livro, o ideal é manter o máximo possível de fidelidade ao que foi escrito na edição original. Acontece que por causa do  titulo  Convergente - escolhido por pessoas que jamais seriam da erudição, em uma votação - o tradutor fez manipulações em certas frases, para forçar a existência da palavra Convergente, palavra essa que não chegou nem perto de aparecer na edição americana. Para o que isso serviu? Para nada. Porque...

No primeiro livro : O grupo que se destacou, por não poder ser controlado foi os Divergentes, dando o titulo Divergente ao livro.

No segundo livro : O grupo que se destacou, por agir em oposição a autoridade estabelecida (mesmo que de forma não beligerante) - denominados insurgentes , deu o título Insurgente ao livro

No terceiro livro : O grupo que se destacou, por defender os princípios dos fundadores da sociedade - denominados Leais (na tradução) - Deveria dar o nome ao livro, o que aconteceu na edição original - Allegiant - , mas não na tradução.

Ou seja, mesmo com toda dedicação ao tentar forçar a existência da palavra Convergente no livro, a palavra que realmente marcou foi Leais. Achei completamente desnecessário, que deixassem convergente só na capa agradar a grande maioria que votou nesse titulo, só para ficar bonitinho e combinando com os outros. Mas esse não foi o único problema na edição nacional, a revisão também poderia ter sido melhor. Encontrei vários errinhos de digitação. Foram 4 meses para traduzir, custava revisar melhor? Enfim, essas coisas foram um tanto desagradáveis.


PS: Quem quer evitar spoilers pode ler a partir daqui.

Mas deixando os erros da Rocco de lado e indo para o que realmente me incomodou : a conclusão da Roth. Quando li várias criticas negativas sobre o livro, acredita que era por causa do inesperado final não-feliz. Mas estava enganada. 

A narrativa de Allegiant, é diferente das demais por ser feita sob dois pontos de vista, quando nos primeiros Tris era a única narradora. Agora também temos o ponto de vista do Four, e eu esperava mais dele. Four não se cansa de errar. Não se cansa de não confiar no sexto sentido da Tris e acabar fazendo besteira por causa disso. Na minha, sincera, opinião ele teve 500 páginas de Insurgente para aprender a acreditar na mulher que ama, mas ele insiste em achar que a Tris só fala e age por impulso, e então acaba errando, errando feio. 
Não jogue coisas na minha cara. Nunca disse que era perfeita, mas você, você não consegue nem enxergar além do seu desespero. -Tris para Four  (Adorei)
Já a Tris, ouso dizer, que foi a melhor coisa do livro. A personagem forte e determinada do inicio, voltou com tudo. Depois de levar a grande maioria das páginas de insurgente para se recuperar de tudo que perdeu e fez, Tris voltou a ser ela mesma. Na verdade ela voltou melhorada, completamente amadurecida. Foi agradável estar sob o ponto de vista dela, me peguei várias vezes desejando que ela continuasse a ser a única narradora.
Será que os medos desaparecem de fato ou apenas perdem o seu poder sobre nós? 

Mas não se enganem, o motivo pelo qual não gostei do encerramento da trilogia não foi apenas o Four cometendo os mesmos erros. Quem me dera se fosse apenas isso. A resposta para todas as perguntas que me fiz ao final de Insurgente não foram satisfatórias, na verdade foram muito fracas. A motivação da existência das facções e a real explicação da divergência foi o que mais me deixou desanimada. Queria muito dizer por aqui o motivo da fraqueza e da minha insatisfação, mas estaria contanto as principais descobertas do livro. 
Se você rouba a memória de uma pessoa, você muda quem ela é. 
Apesar de ter amado o livro, como amei os outros, e ficado chateada com diversas situações, não posso negar que teve seus lados positivos. Meus maiores motivos para gostar de distopias são os diálogos sobre quais erros da humanidade levaram o mundo a precisar mudar sua organização, junto disso sempre vem discussões sobre politica e sobre as atitudes humanas, como é o caso da trilogia Divergente. O que nos faz refletir sobre nossas próprias atitudes e sobre a situação atual do nosso planeta. Em Allegiant ainda temos muito disso, sobre que tipo de característica pessoal pode ocasionar problemas ao mundo, principalmente se for existente em um grande grupo, acho sempre válido pensar em coisas desse tipo. Outro lado positivo é a surpresa, realmente existiram momentos em que fiquei de queixo caído. Poderia dizer que o livro foge um pouco dos clichês.

Ainda acho que a trilogia deve ser lida por todos amantes de distopias e fico por aqui, com eternas saudades do meu casal preferido.

Minha avaliação : 3/5
Média do Skoob : 4.4/5

13 comentários:

  1. Olá:)
    Quero muito muito mesmo ler esse livro. Adoro leituras nesse estilo, sinto que preciso lê-lo! E sua resenha só me confirmou isso!!
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Haha, saiu! Achei muito legal essa sua explicação sobre a sua insatisfação com o título do terceiro livro, o que não apareceu em duas resenhas que li em outros blogs.

    Nossa, e erros de digitação em livros é para matar, mas parece ser tão comum... Já peguei vários assim, o que irrita, às vezes.

    Confesso que cheguei a querer ler Divergente em algum momento, mas desanimei completamente... mas, parece ser uma ótima distopia para quem é fã desse gênero.

    ResponderExcluir
  3. Não li nada, porque ainda não li insurgente e não quero acabar ficando curiosa demais e saber algo que não deva. ahaha
    Só sei que estou louca pelo filme. *O*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou muito ansiosa para ler esse livro, eu fiquei morrendo quando li insurgente, e to tentando comprar ele a algum tempo, mas vive em falta nas livrarias da minha cidade!
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oie Paula
    apesar de não ter condições psicológicas para ler esse livro, adoro quando sai uma resenha rs
    Menina, só pela sua avaliação já fiquei com o coração apertado. Acho que a mudança para a narração de Four neste livro, entregou e muito o que iria acontecer, but, confesso que estou ansiosa para conferir a história do ponto de vista do meu marido, e saber sobre seus sentimentos.
    Enfim, acho que em breve estarei preparada para o baque que certamente irei sofrer ao terminar uma das minhas trilogias preferidas.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula

    Até agora só li Divergente, gostei. É legal. Mas não achei tão maravilhosamente incrível como as pessoas o definem. Não me identifiquei muito com Tris, achei ela fria em vários pontos.
    No entanto, gostei bastante da sua resenha e de como abordou os pontos positivos e negativos. Vou ler até o fim essa trilogia, porque como vc também gosto dessas analises a respeito das besteiras e idiotices que a humanidade faz. Não dá pra não pensar no nosso mundo e para onde estamos caminhando.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee.

    Ainda não li nada da série, mas estou superrr curiosa.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amigaaaaaaaaaaaaaaa
    Eu super adorei a sua resenha e me deixou ainda mais curiosa para ler os meussssss...Meu deus do ceu, que livro bom.
    Mas tenho que confessar que não li nenhum ainda. O meu namorado pegou o meu convergente ontem e fiquei feliz da vida. E o INSURGENTE tive que comprar na net, porque na livraria ESGOTOU acredita? O.o
    Enfim...Eu ainda nem li JOGOS VORAZES pra vc ter uma ideia.
    São umas distopias que quero muito ler. Espero poder gostar de todas, principalmente agora por causa dos filmes.

    Parabens pela sua resenha. Adorei.
    Até porque fiquei curiosa para ler os meus agora.
    Assim que chegar o meu insurgente, vou tentar agendar para ler antes, pois quero saber como é a história =]
    Enfim...Se cuida linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula, tudo bem?

    Acho que todo mundo está lendo essa trilogia menos eu, já é o terceiro post só hoje que leio falando sobre os livros.
    Ainda não li nenhuma distopia acredita? Estou pretendendo começar por Jogos Vorazes e depois se eu gostar me aventurar em Divergente ou a seleção, ainda não decidi.
    Todo mundo que lê a trilogia divergente gosta bastante, mas pelo visto você não curtiu muito o encerramento dela.
    Adorei sua resenha, ótima como sempre!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar dessa série
    Gosto muito de distopias e esse livro já me chamou atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei sua resenha e a opinião em que você chegou. É possível ver uma mudança brusca do livro anterior para esse.
    Percebe-se, também, que sua nota não foi muito lá essas coisas. Já vi muitas resenhas comentando que se decepcionou com essa mudança brusca do autor. Confesso que não li ainda a série para saber, mas tenho observado que, embora seja uma queridinha pelo mundo, existem lacunas que os blogueiros não têm se agradado muito.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  12. Oiee Paula, tudo bem? ^^
    O Quatro realmente se mostrou um idiota em Convergente. Fiquei esperando o Quatro de Divergente mas não encontrei, sinceramente, trocaria a Tris por ele *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Lendo tantas críticas fiquei com medo de que não tivesse gostado, até que cheguei ao fim do texto. Quero muito ler a trilogia, só estou esperando um preço legal e aliviar minha pilha. :/ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home