RESENHA: O FUTURO DE NÓS DOIS (JAY ASHER E CAROLYN MACKLER)

• Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
• Páginas: 384
• Ano: 2013
• Editora: Galera Record
• Avaliação: 4/5
• Compare&Compre: aqui

Antes de começar a resenha, acho que devo me apresentar: o blog tem resenhista nova o// A linda da Paula me deixou participar desse espaço incrível e trocar ideias sobre livros com vocês. Roberta, prazer. Carioca, vestibulanda, aspirante a escritora, lutadora e costureira nas horas vagas. Não tenho um gênero preferido, gosto de livro bom, então vou tentar variar um pouquinho e postar de romances adolescentes a clássicos, passando por todas as partes do caminho. Ok? Então ok.

Sobre o livro: na capa está uma crítica do School and library journal dizendo "adorável". E essa talvez seja a melhor palavra para descrever mesmo. Adorável. Despretensioso. Clichê bem feito. É daqueles livros que você já lê sabendo como termina, mas a viagem é tão gostosa que você nem se importa.

"O futuro de nós dois" pega a ideia do atualmente indispensável Facebook e a localiza em 1996. Emma, uma das protagonistas mais legais que já conheci, perdeu contato com seu vizinho e antigo melhor amigo, Josh, por conta principalmente de eventos quase românticos entre os dois. Um dia, então, ganha um CD que abre uma página estranha, azul, onde vê seu perfil daqui a 15 anos. Como Josh é a única pessoa em que confia de verdade, acaba chamando o rapaz para tentar entender aquilo, e, quando o fazem, a história vira uma reflexão sobre quão ético ou perigoso seria tentar influenciar seu próprio futuro.

Muitas histórias já fizeram isso. Não com facebook, é claro. Mas essa ideia de mudar o agora e alterar o futuro não é novidade. O bom é o jeito como Jay Asher ( Sim, o autor de "Os 13 porquês"!) e Carolyn Mackler escrevem. Os personagens são falhos. Ao longo do livro, vemos Emma e Josh ficando obcecados com o "E se..." de poder saber como será o futuro. Ela, com medo de terminar numa vida infeliz, se esforça para tentar controlar e moldar tudo. Ele finge que está tudo bem, mas acaba fazendo o mesmo. Essa situação os faz enfrentarem os problemas entre eles, mas sem brigas dramáticas com diálogos forçados e frases de efeito. Apesar da temática um pouco irreal, a escrita é bem sincera e realista, e é quase impossível não se identificar com pelo menos um dos personagens.

Gostei da construção de Emma mais do que qualquer coisa. Ela é humana, foge de esteriótipos de adolescentes americanos de uma forma incrível. Está confusa, namora com um garoto que nem gosta tanto assim, mas "ah, ruim não está", fala sem pensar, faz besteira, chora e poderia existir de verdade. Josh às vezes ainda fica um pouco preso na história do menino não-popular que gosta da menina bonita, então não teve tanto destaque para mim. Mas em geral o trunfo desse livro são os personagens.

Cheio de referências aos anos 90, com clima nostálgico e uma mensagem bacana no meio de uma história sem muitos mistérios, "O futuro de nós dois" foi uma leitura deliciosa, que passei a semana seguinte toda recomendando ao mundo depois de ler. Exemplo de como o feijão com arroz feito com carinho e uma pitada de inovação dá certo - e muito certo.

7 comentários:

  1. Oooi Roberta!

    Bem vinda minha flor! <3 adoro essa capa! Você conseguiu me conversar a lê-lo só nesse primeiro parágrafo da resenha. Aaaamo esses clichês bem feitos, são uma delícia de se ler! Adorei também sua descrição da Emma, ela parece ser o tipo de protagonista por quem vou torcer muito e me encantar. Ótima resenha!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vinda, Roberta!
    O livro não é muito meu estilo, mas parece legal. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Roberta, bem-vinda, tomara que você se encanta pela blogosfera, é uma delícia.
    Eu já li esse livro, e apesar de ter gostado, senti falta de respostas, queria mais, e achei que ficou faltando algo.
    Mas claro que eu amei as referências ao inicio da internet e suas dificuldades e limitações, eu vivi tudo isso rssrsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Olá, Roberta.
    Bem-vinda a essa blog maravilhoso, tenho certeza que você vai arrasar por aqui! A Paula é fera, tenho certeza que ela só escolhe gente boa também o/.
    Já li esse livro, devo concordar em relação a Emma, mas mesmo ela sendo bem real a personagem me irritou muito, é aquele típico caso em que eu não vou com a cara, rsrs.
    Eu tive uma opinião diferente da tua, achei o livro bom, três estrelas, mas nada mais. Até encontrei vários erros na trama, rsrs.
    Mas adorei sua resenha e conhecer um ponto de vista novo, muito legal =).
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tanta gente fala desse livro, já faz um tempo que ta na minha lista de favoritos. Acho linda essa capa! Adorei a resenha.
    Beijos

    Cintia
    The Nice Age
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberta,
    Achei a premissa desse livro mto original e criativa.
    Apesar de cair no clichê, quando o autor sabe o que faz nem isso é um problema.
    Seja bem vinda a blogosfera!
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria muuuito de ler esse livro e estou para compra-lo já faz um tempo haha espero gostar bastante pois tenho expectativas altas em relação ele.
    Sua resenha ficou maravilhosa, seja bem vinda kkk.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/caixinha-de-correio-8.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home