Resenha : Cidade de Vidro (Cassandra Clare)

 Autor: Cassandra Clare
 Páginas: 474
 Editora: Galera Record
 Compare e Compre: Buscape & Broto Cultural
Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.
Contêm spoilers dos primeiros livros.


Cidade de Vidro é de longe o melhor livro da série até agora.  Clary como sempre é uma menininha teimosa, quando quer alguma coisa ninguém a impede fazer o que quer. Desde que foi sequestrada por Valentim a mãe de Clary está em coma ( eu simplesmente não falei disso nas outras resenhas, porque ela tava lá paradona não fazendo diferença alguma), isso aconteceu porque ela tomou uma poção que impediria Valentim de torturá-la para descobrir onde ela colocou o Cálice Mortal. O antidoto dessa poção se encontra em um livro, e primeiro Clary precisa encontrar o feiticeiro Ragnor Fell. Para chegar até ele ela precisa ir a Alicante, mais conhecida como Cidade de Vidro.


Você é minha irmã, -ele disse, finalmente. - Minha irmã, meu sangue, minha família. Eu deveria querer proteger você... - ele riu sem som e sem nenhum humor - ... proteger você do tipo dos garotos que querem fazer com você exatamente o que eu quero fazer com você.
Eu amo você,e vou amar até morrer, e se houver vida depois disso, vou amar também.
Todos do instituto estavam indo para Idris, porque precisavam decidir quais medidas seriam tomadas para conter o Valentim,  e não deixaram Clary ir. Como é impulsiva e teimosa, ela simplesmente dá um jeito e vai sozinha, com uma ajudinha especial do seu poder desenha um portal e consegue, com muita dificuldade, chegar onde deseja. A situação dela com o Jace nunca esteve pior e, quando o reencontra tem uma surpresa nada agradável ( e super merecida ) que faz com que ela se afaste dele, e queira resolver tudo sozinha. É nesse momento que ela conhece o encantador Sebastian, que se oferece não só para levá-la para onde está hospedada, como para ajudá-la no que precisa.
— Você podia ter pedido qualquer coisa no mundo, e você pediu por mim.
Ela sorriu para ele. Imundo como ele estava, coberto com sangue e terra, ele era a coisa mais linda que ela tinha visto.
— Mas eu não quero mais nada no mundo.”
Pouco a pouco a situação vai ficando frenética, e é uma revelação atrás da outra. Muitas surpresas e... Aguenta coração! É muito difícil falar desse livro sem dá spoilers, então eu vou encerrar a parte em que estou resumindo e vou direto para a minha opinião, pode ser?

A partir daqui não contêm spoilers.

Cidade de vidro é a marca da evolução da Cassandra Clare, é extremamente visível como ela melhorou como escritora na questão da narrativa e na estrutura do livro. Também foi o primeiro sinal de que ela pode sim ser uma autora cruel, o que nos faz ficar com um pouco de medo do último livro da série. Realmente acho que cabeças vão rolar. Mas o assunto é Cidade de Vidro e não  de Fogo Celeste, então vamos manter o foco né, Paula?
Eu é que deveria estar sentado com você. Que deveria tê-la feito rir daquele jeito. Não conseguia me livrar daquela sensação. Deveria ter sido eu. E quanto mais a conhecia, mais sentia; nunca tinha me acontecido isso antes. Sempre que eu queria uma garota, depois que conhecia, não queria mais; mas com você a sensação só se fortalecia.
O que acho mais bacana nos livros da Cassandra Clare é a evolução dos personagens, não dos principais e sim dos secundários. Como Jace e Clary estão longe de serem meus personagens preferidos, isso é essencial para eu amar tanto a série. O fato do livro ser narrado sob vários pontos de vista, nos ajuda a perceber as diferenças nos personagens e a importância de cada um. E isso é, definitivamente, um dos maiores motivos do meu amor pela série.



Alguns dizem que o final desse livro tem cara de "final de série" e a Cassie devia ter encerrado como trilogia mesmo, alguns mais audaciosos dizem que ela ia encerrar e só escreveu outros pelo dinheiro. Eu sinceramente discordo. Admito que foi um final tranquilo que e nos fez "pisar no freio" mas várias pontas foram deixadas soltas, pontas que ela utilizou como base para os outros livros. Se você leu alguma resenha dizendo isso, tirem a ideia da cabeça porque ainda tem muita coisa para rolar!!!
Talvez esse era o porquê de ela não poder chorar, ela percebeu, fitando com o olhar seco para o teto. Por que qual era a importância em chorar quando não havia ninguém para confortar você? E o que era pior, quando você nem mesmo podia confortar a si mesmo?
Tirando uma coisinha que me deixou muito irritada ao encerrar a leitura, o livro foi sensacional. Não posso dizer que coisa é essa porque seria um big spoiler, mas foi bem decepcionante. Provavelmente vou falar disso na resenha de Cidade dos Anjos caídos :p
Ela podia fechar seus olhos, fingindo que tudo estava bem. A outra parte dela sabia que isso não faria diferença; ela não podia manter seus olhos fechados para sempre.
 Minha Avaliação: 5/5 ♥ 
 Média do Skoob: 4.7/5 

6 comentários:

  1. Oiee ^^
    Sou apaixonada por essa série ♥ De todos os livros, Cidade de vidro é o meu favorito ♥
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu só vou ler até esse livro dá série porque eu não tenho uma árvore que cria dinheiro para comprar cada livro por 40 reais, e os outros livros dizem que são outro vilão e tal, mas talvez um dia eu leia o resto.
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula!

    Terminei Cidade dos Ossos esse ano e até fiz uma resenha, pois foi um livro que me causou diversas emoções: às vezes eu adorava, às vezes eu não queria nunca mais abri-lo de novo por ser muito chato. Clary e Jace também não são meus favoritos.
    Fiquei muito feliz lendo a sua resenha (pulei os spoilers hahaha) porque me animou a continuar a série. Ouvi dizer que esse era mesmo pra ter sido o último livro, mas vai saber, né?
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!

    Esse livro é mesmo o melhor, com certeza. O 4 e o 5 não superam não viu, por enquanto esse se manteve como meu favorito. Veremos se o último vai tirar esse do pódio. Eu tô é curiosa de saber qual foi esse detalhezinho que te decepcionou haha. faz logo a resenha de Cidade dos anjos caídos pra eu saber!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. De repente, opinião baseada no que você disse, a autora queria terminar nesse livros mas resolveu deixar umas pontas pro caso dos fãs quererem mais. Não sei, mas pode ser isso.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li até o segundo, ansiosa para ler esse! *O*
    Adoro a história, e que bom saber que esse livro é ótimo!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home