Resenha Geral : Saga Vampire Academy (Richelle Mead - 6 livros)

Nesse clima de Richelle Mead, com a editora seguinte divulgando a capa do segundo livro da saga Bloodlines, eu resolvi fazer uma resenha geral de todos os livros da saga. Estou fazendo isso porque sei que tem muita gente lendo Bloodlines que é spin-off de Vampire academy, sem ler a história "inicial". E algumas dessas pessoas pretendem ler VA futuramente e eu definitivamente não acho isso legal. Para entender apenas Bloodlines vocês não precisam ler Vampire Academy ( apesar de eu achar necessário para entender muitas coisas, desde o universo vampirístico criado pela Richelle até os motivos para o Adrian ter ficado como ficou), mas ler Bloodlines antes (...) Bem, é pedir para ser bombardeado por spoilers. Diante disso, essa resenha serve mais como um apelo : Leia Vampire Academy antes de Bloodlines! hahah Vamos lá?

 Autor : Richelle Mead
 Editora : Nova Fronteira / Agir
Vou começar essa resenha explicando algo fundamental para o entendimento desses livros, e para o entendimento da resenha. Os tipos de vampiros criados pela Richelle. Eles são 3 : Dhampir, Moroi e Strigoi. Existe uma definição bonitinha sobre o que é cada um desses termos que são,principalmente, do folclore romeno, mas não vou me prender a termos "técnicos". Morois são vampiros(nascidos vampiros), porém são vampiros mortais que se alimentam de sangue humano e também de comidas normais e que não matam as pessoas quando se alimentam, porque se matarem se transformam em Strigois. Quem são esses Strigois? Os vampiros malvados da história. Eles são seres sem coração, piedade ou qualquer bondade. Não tem meio termo, nenhum deles é bom. E também não são fáceis de matar, só se extermina um desses com uma estaca de prata bem colocada no coração. Eles não nascem assim. Ou são transformados pelo método já citado, que é quando um Moroi se alimenta de alguém até causar a sua morte, ou quando um Strigoi resolve querer transformar alguém, esse alguém pode ser humano, moroi ou dhampir. Opa! Ainda falta explicar o que é um dhampir certo? Para mim eles são os coitados da história. Os morois são vampiros considerados frágeis, e os strigois adoram se alimentar deles. Sendo assim precisam de protetores... guardiões, e esses guardiões são os dhampirs. Eles estudam para virar os protetores, treinam... basicamente vivem para isso. Então é nesse momento que você se pergunta, porque fazem isso? Simples, questão de sobrevivência. De manter a espécie. Os dhampirs são oriundos do relacionamento entre humanos e morois, ou entre dhampirs e morois, ou seja, dependem claramente da outra espécie para manter a sua .

A história toda se passa basicamente ao redor da Rose, que por sinal é a narradora. Rose é uma personagem bem marcante, não é aquela mocinha super certinha, é muito impulsiva, super forte, bonita e as vezes egoísta. Rose é uma dhampir e sua função é proteger sua amiga Lissa, que é uma Moroi com um poder especial raro. Os morois são capazes de dominar um pouco de magia, controlando elementos da natureza. Algo que na verdade não acontece com a Lissa, que domina algo, digamos assim... especial.  

Tudo começa quando a Rose e a Lissa são encontradas pelos guardiães da escola São Vladimir, da qual ambas fugiram porque acreditavam que a Lissa corria perigo ali dentro. Entre esses guardiães está o Dimitri beli-sei-lá-oque Belikov, que é o cara que faz muitas leitoras e a própria Rose suspirarem ( Eu particulamente só olhei ele com outros olhos quando escolheram o  russomaravilhoso Danila Kozlovsky, para interpretar o papel na adaptação cinematográfica). E, honestamente, como era de se esperar o Dimitri viria a se tornar futuramente o grande amor da vida da Rose, eu diria que em momentos a grande obsessão. 

Dimitri é um super guardião, sério e muito forte. Ele ajudou a Rose a recuperar o tempo perdido na escola e também a recuperar a confiança, depois da loucura de fugir com a Lissa. Morois viver entre os humanos sem proteção é um grande perigo, principalmente se forem da realeza. E esse é um ponto importante  de ser citado. Os morois e dhampir, possuem seu próprio governo. Uma rainha, leis, funções... enfim, um arranjo social definido, e como a Lissa é a última da família dela viva , ela é completamente importante, aumentando a gravidade e consequências das loucuras que ela e a Rose fazem. 

A história é muito focada em amizade, relacionamentos amorosos e também em questões politicas. Traição, proteção, confiança. Eu definitivamente não fui cativada pelos personagens principais da história, admiro a força da Rose e do Dimitri, mas não morro de amores por eles. Porém existem personagens secundários , tipo Christian e Adrian que eu amo profundamente. Eu não vou dar detalhes, da história em si, mas é basicamente a Rose, protegendo quem ama ( e não se importando praticamente com nenhuma outra pessoa e nas consequências que as atitudes dela vão ocasionar na vida delas), e também sendo protegida por quem a ama, tudo isso com uma carga emocional bem profunda e com uma surpresa mais angustiante que a outra a cada página. 

Acho que estou falando muito né? Mas é que a Richelle tem uma capacidade de nos envolver com a leitura, de nos fazer participar da história incrível! . Eu tive um pouco de dificuldade com toda essa coisa de vários tipos de vampiros no inicial, achei o começo da leitura bem tediante admito, pelo menos nas 50 primeiras páginas. Eu quase cometi a maior burrice da minha vida quando pensei em desistir dessa saga. Porém, depois de um tempo foi tudo muito frenético. Um livro por dia, devorando cada página, sentindo um mix de emoções muito fortes. Realmente mexeu comigo.

Não posso negar que eu senti muita raiva, raiva da Richelle por causa dos finais assassinos e maldosos, que me fazia esquecer da vida e correr para o próximo livro. Raiva da Rose, por ter feito algumas coisinhas e magoando algumas pessoas que eu amo. Raiva do Adrian, porque... qual é Adrian, mais amor próprio cara. Raiva do Christian por amar a sonsa da Lissa, ainda não superei isso. Raiva do Dimitri por ser careta. Mas também senti muito amor e muita admiração por todos eles! E é exatamente isso que me faz achar que essa leitura foi tão agradável, eu não li Vampire Academy, eu vivi Vampire Academy.

A forma como os vampiros foram descritos, e tudo na história é de uma criatividade imensa. Foge completamente ao padrão de todos os livros sobre vampiros que conhecemos. A leitura é super fácil, rápida e simples. Enfim, tudo faz a leitura se tornar válida, então por favor pessoal! Se querem ler Bloodlines, leiam Vampire Academy antes! Garanto a vocês, não vão se arrepender!

PS: Eu não separei quotes, porque já tem um tempinho que eu li e eu nem pensava em resenhar! Prometo que a próxima resenha estará recheada de quotes <3




22 comentários:

  1. Uau! Que super resenha!
    Muitos detalhes, por conta de ser um resumão. E muito bem escrita!
    Adorei a ideia de reunir todos os livros em uma única resenha.
    Super parabéns, Paula! Deu até vontade de ler!
    Beijo
    Blog: Sem Spoiler

    ResponderExcluir
  2. Ai flor, é uma montanha russa de emoções né? E olha que só li até o terceiro por enquanto! Amo, amo, amo a Rose e o Dimitri. Mas só fui pegar amor por eles no segundo livro, e isso não quer dizer que eu não tenha raiva não, pelo contrário, eu morro de raiva das atitudes deles em certos momentos. Também adoro o Adrian e espero que ele encontre alguém bem legal, porque a Rose só esnoba o coitado. Apesar de ser fã do casal Rose&Dimitri, eu tava meio que torcendo que o Adrian pegasse a Rose até o fim da série. Mas sei que não vai acontecer... ODEIO a Lisa. Gosto do lado político dela, das suas ideias e tal, mas todo o resto me dá raiva! E não vou nem comentar os finais... O do um até que foi tranquilo, no segundo me matei de tanto chorar e o terceiro... PORRA (desculpa palavrão) VOU NEM COMENTAR O TERCEIRO! Uma sacanagem com minha pessoa isso, só porque eu não tinha a continuação...

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho quase todos os livros dessa série, mas não peguei para ler nem o primeiro ainda!! :(
    Mas é certo que é uma das minhas próximas leituras!!!!

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii! Quero muito ler essa série, vejo tanta gente falando bem, que acho que só eu ainda não li. rsrs E olha que oportunidade não faltou, pois um tempo atrás o submarino fazia direto promoção dos livros. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série, mas já me apaixonei logo de cara pelo simples fato de: VAMPIROS

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula!
    Todos falam tão bem dessa série que até fico curiosa em ler, mas no momento não está na minha prioridade de leituras.
    Bjos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  7. Eu também adoro essa série. Cada livro superou o anterior (o final do quinto livro é daqueles que faz você precisar imediatamente do próximo volume), e a autora soube equilibrar muito bem as diversas tramas paralelas, como a luta contra os strigoi, os poderes de Lissa, as tramas do governo e os dramas de escola. Os personagens são todos interessantes e sem frescuras infinitas (até mesmo Mia, que era o estereótipo de menina chata e mimada, acabou mudando suas atitudes). E quando não tem ação, tem mistério, então os livros prendem do início ao fim! Da série Bloodlines, só li o primeiro, mas ultimamente tenho estado bastante curiosa para o segundo.

    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também só li o primeiro!
      Não estava afim de ler em inglÊs haha
      ainda bem que o segundo já será lançado esse mÊs!

      Excluir
  8. Oie Paula =)

    Acredita que nunca li nada da Richelle? Tenho os três primeiros livros dessa série aqui em casa, mas como andava meio se paciência para história de vampiros acabei deixando de lado.É uma das séries que pretendo conhecer em breve. Espero gostar ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Como a Ane, eu também nunca li nada da autora, acabei de completar esta série, e pretendo então ler os seis de uma vez. Recebi a série Bloodlines, e na verdade vou começar por ela, mesmo tendo visto que é um spin-off dessa. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Uffa! Terminei de ler. kkkk
    Eu nem preciso comentar muita coisa porque na época em que eu li VA, você também estava lendo... então sabe o meu nível de empolgação em relação a série! hahahaha

    "eu não li Vampire Academy, eu vivi Vampire Academy."
    EXATAMENTE <333

    Arrazou na resenha Paula!
    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Cara, não sei por que, mas não consigo gostar de livros com vampiros. Não me atrai, sabe?
    Sou uma leitora chata. hahaha

    Mas gostei da resenha. Sempre bem escrita.

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Só li os tres primeiros livros da série, mas já amo. Super bem recomendada.
    E sem contar que as capas são lindas né?

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  13. Oi Paula :)
    Não sou fã de vampiros, até por que na única vez que me aventurei no gênero me decepcionei bastante. Até tenho um pouco de curiosidade em ler essa série e ver se ela me agrada, mas o problema é que ela é muito extensa e como eu já tenho um pé atrás com os vampiros, é quase certo que não irei até o fim dela. kkkkk
    Parabéns pela MEGA resenha, super bem escrita. ;)

    Beijos
    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu já li as duas séries, inclusive os livros que ainda não chegaram no Brasil, adorei o apanhado geral que vc fez para falar dos 6 livros de VA, mas EU discordo numa coisa, apesar de pegar alguns spoiler se começar por Bloodlines, não acho que a leitura fica prejudicada, melhor dizendo, acredito que dê para entender o universo sem ler VA, especialmente pq a autora sempre faz um "resumo" em seus livros, ela sempre retoma os pontos principais, sendo possivel que vc entenda o universo que ela criou..

    bjo

    Pah -
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguns spoilers? Vai pegar váários spoilers huahuahuaha
      Realmente para entender bloodlines talvez não precise, mas se começar e for ler VA depois vai pegar spoiler infinito :3

      Excluir
  15. Olha, eu estou lendo esta serie, e estou no 3º livro, dei uma parada pq ficou um pouco entediante, mas vou voltar hoje, pois seus post me deu uma vontade de retomar a leitura. hehe. Também sentir uma raiva mortal pela Mead nos finais dos livros, principalmente quando ela matou aquele personagem no final do segundo livro e depois ele fica aparecendo para Rose no terceiro. Eu adorei esse mundinho da Mead, eu achei o primeiro muito ruim, mas como eu tenho alguns amigos que são fãs, eles me pediram para continuar, pois a história iria melhorar de acordo com os livros. E foi o que aconteceu. TÔ louco para ver o filme, espero não me decepcionar. haha. Estou passando pela primeira vez aqui no seu blog. E gostaria de convidar a vossa senhoria para ir lá no meu e conhecê-lo, além de pedir sua colaboração para curtir a página do meu livro que fica na lateral do blog. Passa lá, esperando a sua visita.
    Abraços,
    J. A. Santos.

    ResponderExcluir
  16. Oi Paula,
    Pois então, acho que vc vai me bater, mas li Laços de Sangue sem ter lido VA.
    Nunca tive mto interesse em vampiros, e li Laços de Sangue por causa da parceria com a seguinte. A autora escreve mto bem, e me surpreendi devorando as páginas do livro durante a madrugada. Mas, sinceramente, não tenho nenhuma previsão para ler VA.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nunca tive oportunide de conhecer essa série
    Mas tenho muita vontade
    Esse tema de vampiros nunca me cansam

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Estava lendo a serie A irmandade a adaga negra e agora vou começar essa ai. Só vejo boas resenhas sobre a serie.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Parece uma saga bem interessante e diferente mesmo, mas seis livros e spin-off não podem entrar na minha lista. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Que lindo seu blog ^^
    Tenho vontade de ler Vampire Academy, mas é uma série de 6 livros! Haja dinheiro ~~
    Aida assim o mundo de vampiros criado pela autora sempre me interessou.
    Bjss
    P.S.: segui o blog e curti a fan page ;)
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home