Em chamas : Filme x Livro


Fiquei pensando, pensando... estou pensando desde terça-feira passada (que foi quando pude ir ao cinema) se iria fazer essa postagem ou não. Motivo: Os fãs da trilogia realmente vão me odiar. Como não quero ser odiada... estava evitando.

Acontece que eu não gostei mesmo do livro Em chamas, e honestamente eu achei o filme extremamente melhor. Aliás, eu diria que é uma das melhores adaptações que eu já vi, se não for a melhor (sim eu estou pensando em Harry Potter, sim sou potterhead. Sinta o nível). Mas bem, porque?

Primeiro porque eu acho que Em chamas é tipo uma versão melhorada de Jogos Vorazes, eu até vivia dizendo que não achava crime chamar Em chamas de Jogos Vorazes dois porque era voltado novamente para os jogos. Eu vi até vi uma publicação no Cabine Literária que falava do porque de gostar mais de A esperança e, eu concordei com tudo que foi dito ( A esperança é o meu preferido) e tem uma parte que fala da Síndrome de Sequência e é a mais pura verdade, qualquer um que quiser enxergar vai perceber o seguinte :
A Síndrome da Sequência é uma doença (obviamente fictícia) que assola diversos livros e filmes que são continuações de uma primeira obra, onde o resultado acaba sendo “mais do que já foi feito, só que maior”.  Em Chamas sofre de um caso agudo de Síndrome da Sequência. Você gostou do vestido da Katniss no primeiro livro? No segundo o vestido é ainda mais legal e mirabolante! Gostou da arena dos Jogos Vorazes no primeiro livro? No segundo ela é mais perigosa e com inimigos ainda mais experientes! Achou o triângulo amoroso do primeiro interessante? No segundo esse triângulo está mais pronunciado e pontudo! Basicamente, Em Chamas utiliza os mesmos elementos já explorados no primeiro livro e os torna mais exacerbados, com a diferença de que temos um enorme plot twist no final.
Como falado, tirando o final o resto todo é uma versão mais intensa de Jogos Vorazes. Mas Paula, isso também acontece no filme, certo? Certo. Acontece que no filme não estamos na cabeça da Katniss. No filme temos um ponto de vista muito mais interessante sobre os planos, sobre a revolução. E voltando no ponto principal : NÃO ESTAMOS NA CABEÇA DA KATNISS!

Katniss ficou completamente chata no segundo livro, perdeu toda a força que tinha em uma tentativa, que eu honestamente não fui capaz de entender, de salvar um cara que ela obviamente não amava. Tá eles passaram por muita coisa juntos, entendo que ela gostaria de vê-lo salvo mas morrer por isso? Não, não deu para engolir essa. Outra coisa que me irritou foi quando ela ficava falando de não saber o que sentia, por quem sentia. Gale? Peeta? Só faltou colocar o Finnick na roda porque olha... Isso e várias outras coisas contribuíram para um livro que, para mim poderia ter sido muito melhor se a personagem principal não tivesse perdido sua vontade de viver e se o livro fosse narrado em terceira pessoa, sob vários pontos de vista para termos uma visão bacana do que estava acontecendo.

No filme isso aconteceu. Apesar de a Katniss ainda está suicidada e querer salvar o chato apaixonado do Peeta, ela não demonstrou tanta fragilidade (tirando um pesadelo aqui, uma outra coisinha ali. Sim isso é normal, não dava para sair 100% de uma situação como essa) e sobretudo, a visão que tivemos ali do Presidente Snow, dos planos e de todo resto foi genial. Eu arriscaria a dizer que tem coisas que deu até para entender melhor no filme do que no livro, já que só sabíamos o que a Katniss sabia.

Porém, nem tudo são flores e o filme tem tem uma coisa que eu achei bem negativa e no livro tinha sido bacana (aliás, foi por causa disso que eu continuei a leitura). SPOILER   no filme chegaram no final soltando a bomba " Distrito 12 não existe mais, estamos indo para o distrito 13" e todo mundo no cinema ficou "o que diabos está acontecendo?". Não usaram nada do começo do livro que falava dos rumores de ter algo no distrito 13, de ter ali uma revolução pronta para começar. Acho que isso não foi bacana para o entendimento das pessoas que não leram o livro. Poderiam ter trabalhado melhor nisso /SPOILER.

Sobre a aturação não tenho NADA a reclamar! O elenco é maravilhoso, com certeza um dos melhores elencos que já existiu em adaptações de livros do gênero Young Adult ( de novo aquela história de talvez até o melhor). Jennifer sem comentários, acho que ela é minha atual atriz preferida. Sempre surpreende com sua atuação, não só em Jogos vorazes como em tudo que faz. Josh é o único do elenco que eu não gosto, nunca gostei... mas eu também não gosto do Peeta. Isso faz com que ele seja o cara perfeito para o papel, não consigo nem imaginar ninguém melhor do que ele para bancar o bobão apaixonado : 5 estrelas. Jena como Johanna. Que perfeição foi aquela? A mulher me fez amar a personagem ainda mais! Não vou falar nada do Liam nem do Sam Claflin porque meus hormônios vão ficar alterados. Também não há muito o que dizer, os dois são perfeitos e foram perfeitos nos papeis e é isso que importa. Todo resto agradou muito, mas esses são o destaque da coisa, se eu falar muito sobre cada escreverei uma bíblia (principalmente sobre o Sam Claflin) rs

Que venha A esperança! E que continue nesse padrão de qualidade porque olha... Assim eu quase viro tributo! hahahaha


11 comentários:

  1. Eu dei uma chance ao filme e finalmente posso dizer que gostei de Jogos Vorazes! hahaha
    Eu tentei o primeiro livro e não me prendeu, e o primeiro filme eu não achei nada de mais, não me empolgou. Mas definitivamente eu achei Em Chamas sensacional, não esperava gostar tanto, realmente fiquei empolgada!
    Eu não posso falar do livro porque eu não cheguei nem ao final do primeiro, mas se quem leu diz ser uma ótima adaptação, então acredito que o livro também seja ótimo!
    Sobre o que você falou do Distrito 13, eu que não li o livro fiquei meio boiando... fiquei me perguntando se ele já existia e porque ninguém mencionou nem uma suspeita, sei lá, sei que fiquei com perguntas sobre isso, mas isso me deixou curiosa e por isso agora tô tão ansiosa pra ver a continuação. Se bobear, começo até a ler os livro! rs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Fer! Eu percebi essa falha no filme com as perguntas que meus amigos fizeram! Todo mundo que não leu o livro veio para cima de mim falando sobre o mesmo motivo! Eles podiam ter colocado isso no filme, sinceramente... No livro foi bem rapidinho. Eles não iam precisar de nada mais do que 1 minuto. Achei vacilo. hauhaa

      Excluir
  2. Oi Querida,

    Olha, eu tenho opinião bem diferente da sua sobre o assunto, mas não vou te tacar pedras kkkkk
    Eu sou super fã de Em Chamas eu arrasto 1.000 caminhões pelo Peeta rs
    Concordo quando você disse que a adaptação foi excelente, foi genial o trabalho que eles fizeram.
    Eu e uma amiga gravamos até um podcast sobre o filme, foi um surto no cinema kkkkk
    Se tiver um tempinho dá uma conferida aqui http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/2013/11/podcast-piloto-em-chamas.html#.UpUVZ8RJ5DA
    Estou mega ansiosa por A Esperança, gostei muito desse livro também, mas achei o comecinho um pouco mortinho.
    Quanto ao que aconteceu no final do filme, concordo plenamente. Achei que ficou vago. Foi um final mais para os fãs da triologia, mas não levaram em consideração a galera que não leu os livros.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei fiquei tão ansioso com a estreia de Em Chamas nos Cinemas e acabou que eu não fui porque não li a trilogia ainda, quero lê-la toda antes de assistir os filmes. Gostei da sua comparação entre o livro e o filme, acho que o livro deve ser melhor hehhee *---*

    Bjs
    http://de-livro-em-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Em duas séries que acompanho a mocinha foi destemida no livro um e no segundo parece que tinha sido abduzida e isso é frustrante, você vibra no começo, para depois querer matar a pessoa. Este é o problema de narrativas em primeira pessoa, se isso foi melhorado no filme, pois agora você tem uma visão mais ampla, com certeza a adaptação superou o livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oie Paula =)

    Em minha opinião Em Chamas é uma das melhores adaptações que já assisti. A única coisa que me incomodou um pouco foi terem forçado a barra entre a Katniss e o Gale rs... Mas fora isso eu simplesmente amei *---*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Isso me incomodou também, ficou parecendo que a Katniss era apaixonada por ele o que nunca foi verdade... ahuhaua

      Excluir
  6. Sou suspeita para falar, gostei tanto do filme quanto do livro.
    O livro é fantástico, aliás os três livros são. ( Principalmente o terceiro.s2)
    Já o filme, os efeitos especiais são divinos.As roupas, maquiagem e a atuação está tudo maravilhoso.
    A parte que mais gostei do filme foi a da onda e dos babuínos. (( Que dentes.))
    Na noite seguinte sonhei com babuínos querendo me atacar.

    Beijos.
    Mariana - WTF.


    ResponderExcluir
  7. Eu também achei a Katniss meio chatinha... Não gosto muito de narrativas com o ponto de vista de um personagem somente. Ainda não vi o filme, mas estou ansiosa! Depois de ler sua resenha fiquei mais animada ainda com o filme!

    Adorei o blog!
    Estou seguindo.

    Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    Se gostar, pode seguir.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Definitivamente vou ter que ler os livros e ver os filmes pra saber do que você está falando. Mas se der tudo certo, logo terei a trilogia. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ola
    Sou super fan de jogos vorazes, eu ja li tdos os livros, eu adorei Em Chamas, foi pfto (SPOILER!!) menos a hora do ''tic tac" mas de resto foi demais!!

    Att. Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home