Resenha: Pandemônio (Lauren Oliver)

 Autor: Lauren Oliver
 Páginas:  304
 Editora: Intrínseca
 Avaliação: 4/
 Compare&Compre: aqui
Sinopse:  Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.
Pandemônio é o segundo volume da trilogia Delírio, acho que é impossível falar desse livro sem dá spoilers de Delírio, então se você não gosta de receber spoilers e ainda não leu eu peço que vá para o último paragrafo da postagem, que é onde vou falar se vale a pena ler a trilogia ou não e dar uma opinião mais geral.

A história nesse segundo volume é narrada, também em primeira pessoa, em capítulos separados entre antes e agora. O Antes, acontece logo após o final lindoetriste - que destruiu meu coração - de Delírio, quando a Lena tem que superar tudo que aconteceu, e se acostumar a perda e a grande mudança na sua vida. E o agora é a nova vida da Lena, a nova pessoa que ela é e as novas obrigações que ela tem. E tenho que dizer, achei essa forma de narrar essa história em especial, completamente genial.
O ódio é isso. Alimenta você e ao mesmo tempo o faz apodrecer.É um sentimento difícil, profundo e inflexível, um sistema de bloqueios. É tudo e inteiro. O ódio é uma torre alta. Na Selva, começo a construí-la e a escalar.
Somos apresentados a novos personagens, a uma nova realidade de vida e a todas dificuldades que os "Inválidos" tem de enfrentar para sobreviver. É uma luta constante se manter como um ser humano normal, que é capaz de sentir... porque a vida fora das cercas, que é onde as pessoas curadas do amor vivem, é realmente dura. Alguns desses personagens novos, são muito importantes para a história, começando pela Graúna que é uma especie de líder de um determinado grupo de pessoas e que acolhe a Lena quando ela estava sozinha na floresta, ajuda Lena no seu desenvolvimento, na sua adaptação e com o tempo passa a dar funções importantes para a mesma, dentro do movimento dos inválidos, que claro esperam dar um fim nesse governo louco(Sim louco mesmo, qual é! hahaha) que acha que o amor é uma doença. Também conhecemos o Prego, que tem uma personalidade super difícil, mas que é um personagem que eu adorei!
— Sou uma Inválida — digo. — E Inválidos mentem.
A parte do antes é basicamente mesmo a adaptação, e não tem muito o que falar sobre. Já o agora, é quando a Lena é infiltrada entre os "zumbis" - pessoas curadas - tendo ela uma função, que eu obviamente não vou dizer qual é. Mas é nessa função que ela conhece o o fofo do Julian, que é um personagem que definitivamente partiu meu coração. Adorei ele super, apesar de ter ficado um pouco incomodada com a relação dele e da Lena. Eles realmente passaram por muita coisa juntos, mas eu acho que foi muito rápido devido as circunstâncias. Eu diria que poderia ter sido menos intenso, mas acredito que é exatamente essa a intenção da autora : nos fazer sentir a intensidade do amor, dos sentimentos, de nos fazer sentir que vale a pena lutar por isso, que não dá para ser feliz sem isso.
Mas ele é Julian Fineman, e é tudo o que odeio, e não vou lhe pedir nada.
Pandemônio é muito superior a Delírio. É muito gostoso ler, viver e sentir toda a evolução da personagem principal e conhecer o modo de vida das pessoas que se recusam a ser curadas. Admito que eu esperava que essas pessoas fossem mais desenvolvidas, eu até entendo que elas estão sob vigilância continua dos governantes, mas em outras distopias que li isso também acontece e o desenvolvimento das pessoas que vivem de maneira independente sempre nos surpreendem. Eu ainda não decidi se achei isso algo bom ou ruim, porque eu sempre leio distopias louca para a revolução, para ver os rebeldes chegarem quebrando tudo com poder e tal. Porém cheguei a pensar que fosse mais coerente as coisas serem feitas como são nessa trilogia, bem devagar , porque realmente é muito complicado se desenvolver quando tem um governo em cima de você pronto para destruir tudo que você começar criar. Sendo esse um dos motivos que me deixam louca para ler o terceiro volume : definitivamente preciso saber como essa revolução vai ocorrer!
É assim, claro, que eles nos querem: em pânico, fracos e separados. Assim é mais fácil nos matar.
Assim como no primeiro volume, surpresas aparecem toda hora... principalmente no final! QUE FINAL! Mas algo foi diferente na leitura, quem leu a minha resenha do primeiro livro da trilogia sabe que eu reclamei bastante de ter ficado com um enorme tédio. Fiquem tranquilos, porque isso definitivamente não acontece em Pandemônio, eu devorei o livro. Essa maneira da autora narrar fez com que eu não fosse capaz de largar  a leitura por nada!
— Eu sabia que não ia dar certo. A cura. Eu sabia que ia me matar. Eu… era o que eu queria. — Essas palavras saem em um sussurro apressado. — Nunca contei isso a ninguém.
Eu realmente recomendo a leitura, acho que vale muito a pena. Sei de muita gente que ou desistiu de terminar de ler Delírio, ou desistiu da trilogia por causa dele, digo com toda sinceridade que acho que vocês deviam ter um pouco mais de paciência e insistir na história, porque no final de tudo ela fica incrível. Estou desesperada pela continuação, a ponto de ler em inglês (coisa que eu odeio) só para saber o que vai acontecer. Lauren Oliver, estou te amando <3

PS: geralmente tiro fotos bonitinhas para mostrar o livro a vocês, acontece que eu li esse por ebook porque bem... Não ia aguentar esperar o tempo de frete para ler! hahahahaha

20 comentários:

  1. Li por cima a resenha, pois ainda não li Delírio. :/
    Quero muito ler essa série, espero gostar.
    beijos
    Apenas um Vício

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Eu fui desses que quase desisti da trilogia porque não curti Delírio tanto assim, mas resenha como a sua é que me motivam a continuar lendo hehehe, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Claro que li a resenha de Delirio tive que ler pandemônio rs
    Já entrou na lista das trilogias que preciso ler.
    Fiquei feliz por essa leitura ter superado a primeira e isso mostra a evolução da própria autora.
    Já aguardo re senha do terceiro, já foi lançado? rs
    http://www.viciodiario.com/

    ResponderExcluir
  4. Ganhei este livro e como é uma trilogia assim que sair o terceiro começo a minha leitura, estou muito curiosa com esta serie.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei se gosto ou não do Prego kkkk eu tenho simpatia por ele, digamos assim, mas não tive nenhuma conexão maior. Eu amei, amei o Julian! Pela primeira vez na minha vida fiquei dividida entre os mocinhos. Eu sou do tipo que torce pra um mesmo casal até o fim, mesmo que não tenha mais esperanças. Mas não soube escolher entre Alex e Julian. O final foi demais mesmo!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    Tenho o primeiro livro mas ainda não li. Confesso que só li algumas partes da resenha, para não me surpreender com nada que eu possa ler hehehe.
    Mas adoro as capas, são lindas né?

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  7. Oie!!

    Tenho muita vontade de ler este livro e faz tempo.
    Adoreiii a resenha!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Ainda não terminei Delírio então não tem como ler tudo rs, mas li em determinadas partes.
    Estou adorando a leitura e agora quero mais, curiosa com o segundo.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler essa série, mas ainda não consegui. Tô esperando sobrar um tempo ($$) para poder comprar. kkk

    Beijinhos
    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  10. Gente, aqui só tem livro muito bom!! Ah, do jeito que eu sou apaixonada por leitura, mas é claro que irei ler!!!
    http://bemparameninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Um livro que divide opiniões e que eu não tenho a mínima intenção de ler. Não sei por que, mas o gênero não me atrai.
    Mas, pra quem gosta, né, wow!... hahaha.
    (...)
    Já disse que adoro o layout desse blog? Pois é, adoro. É lindo, é cute, é cool, é apaixonante ♥.
    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Super obrigada Erica <3
      É questão de gênero mesmo, eu gosto super de distopia então no final das contas realmente acabei encantada. Mas nem sempre isso acontece rs

      Excluir
  12. Ahhhhhhhhhhhhhh amei a sua resenha e sabia que você ia gostar e Pandemônio, lembra que eu te falei da surpresa final... sempre que lembro fico anestesiada agora você sabe de minha ansiedade pelo terceiro livro, precisa ser lançado e logo rsrsrsrsrsrs. E definitivamente Pandemônio superou Delírio sim demais... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ansiedade para o terceiro livro está matando Diiiih!
      Me segura, vou ler em inglês! hahahahahahaha
      Muito amor <3

      Excluir
  13. A forma como esse livro é narrado já foi um ponto super positivo, acho que assim não fica aquela coisa tediosa que nem foi Delírio.
    Você falando da Lena infiltrada e não contando o motivo... +1 ponto pra Pandemônio, fiquei curiosa! rs E que fofo você contando da intenção da autora sobre a intensidade do amor, +1 ponto! No primeiro livro já deu pra captar umas mensagens legais, parece que esse tem mais ainda.
    Eu tava desanimada, já tinha desistido dessa série, mas parece que posso me surpreender... vou arriscar e conferir Pandemônio!
    Espero achar o final empolgante também! rs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vários pontinhos para Pandemônio então! hahahaha
      Eu também não curti Delírio e agora estou aqui louca para ler todos os contos e tudo que for possível sobre a trilogia! No final das contas vale a pena <3

      Excluir
  14. Como não li Delírio, segui as instruções e fui pro último paragrafo. Estou realmente afim de ler, parece ótimo. ^^

    Vi que mudou o nome do blog, gostei. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Menia eu concordo quando você diz que o que aconteceu entre ela e o Julian foi muito intenso e foi exatamente isso que eu amei! Eu sou apaixonada pelo Julian, na minha opinião é o melhor personagem da história. Então, você consegue entender a minha frustração com o final desse livro? Tipo a Lauren fez meu mundo cair na última página kkkk
    Estou tensa demais para ler o próximo volume, mas só sai ano que vem :(
    Amei a sua resenha, muito bom encontrar alguém que também surta com essa série rs.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Pandemônio é maravilhooooooso. Muito melhor que Delírio sim, apesar de eu também ter gostado dele. Ai, deu vontade de relê-los!
    Louca por Réquiem, louca MESMO. #ansiosa

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home