• Páginas: 342
• Ano: 2012 (1º edição)
• Editora: Intrínseca
• Avaliação: 3/5
• Compare&Compre: aqui
Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?.Antes de começar essa resenha, quero explicar porque eu estou resenhando tantos livros da Intrínseca. A saraiva, anda fazendo umas super promoções ultimamente e a maioria dos livros são realmente da Intrínseca, então eu realmente saí comprando vários, como são livros pequenos 200-300 páginas, eu acabo lendo bem rapidinho e resenhando aqui para vocês, não é que a Intrínseca seja minha editora queridinha, eu para falar verdade nem tenho preferência, a razão é $$$$ mesmo hahaha, mas vamos a resenha!
Lena Haloway é uma jovem
"Uma escolha limitada," Ela me corrigiu. " Nós temos que escolher entre as pessoas que foram escolhidas para nós"Nessa sociedade todos acreditam que o amor é o motivo da decadência da vida humana, que muitas doenças que pessoas davam vários nomes na verdade são relacionadas a esse sentimento, que acaba fazendo as pessoas terem atitudes loucas e agirem sem pensar e acabam as vezes até morrendo por isso. Claro que existem aquelas pessoas que resistem ou que são imunes ao procedimento médico e acabam sofrendo de "deliria" que é como chamam a doença. Por causa dessas pessoas que Lena é tão traumatizada, uma vez que na família dela existe uma que sofreu da doença e ela paga as consequências dias até hoje, sendo assim Lena conta os dias para a data da sua cura. Inicialmente. Sim inicialmente, porque depois de alguns acontecimentos ela passa a contar os dias temendo que a cura aconteça e não para ser salva por ela.
"Toda escolha é limitada,"disse. " Assim é a vida"
"Os curados, incapaz de sentir fortes desejos, são portanto livrados de lembranças e da dor futura"Eu achei a Lena uma personagem bem chatinha na maior parte do livro, mas isso é compensado com a Hana que é a melhor
"É nessa hora que você realmente perde as pessoas, você sabe. Quando a dor passa."Tenho que admitir que a leitura de delírio foi bem arrastada, não no sentido de eu ter ficado vários dias para ler o livro e sim no sentido de eu me estar tediada lendo mais da metade dele. Mas tudo muda no final, onde várias revelações são feitas, onde o livro finalmente tem um pouco de ação e quando você estava quase dormindo em cima dele desperta de repente e devora até acabar! O final foi tão desesperador que eu fui correndo ler Pandemônio (segundo livro da trilogia), mas isso é assunto para outra resenha.
"Eu levo seu coração comigo. Eu o levo no meu coração. Eu nunca estou sem ele..."Mesmo tendo gostado do livro de maneira geral, não pude deixar de achar algumas coisas nessa sociedade bem absurdas. Ainda não entra na minha cabeça como o amor pode ser uma doença, e quando as pessoas passam pelo procedimento de cura ficam completamente alienadas, só querem fazer as coisas todas certinhas... se importam com o que é correto e não com pessoas que são importantes. É tudo uma obrigação, nada é realizado por um simples prazer. Quando a pessoa é curada do amor, não é só a capacidade de amar que se vai, é a capacidade de ser feliz de maneira natural. E ainda tem a questão de serem completamente vigiados, de ter toque de recolher para menores de 18 anos, de pessoas serem mal vistas só por dar um abraço mais forte em alguém... enfim, não consegui achar isso bacana... achei na verdade muito "viajado" e quase desisti da leitura. Mas a questão é : Ainda bem que não desisti rs.
A narração é em primeira pessoa, sob ponto de visto da Lena e eu não gosto de estar na cabeça dela para ser sincera rs. A arte de capa é linda, o livro é metálico. A diagramação é simples, porém muito bem feita. É um livro que vale a pena ter na estante. Não vejo a hora de comprar Pandemônio físico (tenho ebook), para por na estante jundo de Delírio. Para quem gosta de livros que te surpreendam e de fortes sentimentos, é super recomendado. A parte distópica, bem... Se você gostar de distopias e não achar alienado esse lance de amor, também recomendo super ;)
(...) Acho que isso é só parte de amar as pessoas: você tem de desistir de algumas coisas. Algumas vezes você tem de desistir delas.
Delírio <3
ResponderExcluirAgora você me deixa com altíssimas expectativas pra Pandemônio, vamos ver isso aí SDHFGIUDHIUFDHGIUH
Adorei a resenha :3
Quero muito ler Delírio, só vejo elogios. Mas gostei da sua resenha. Bom saber que tem pontos negativos, mas superáveis. :)
ResponderExcluirAbraço!
http://static.tumblr.com/rfzk2w7/cKjlzn3y6/f.gif
Tbm evito ler as sinopses de livro que pretendo ler. Já peguei cada spoiler que fiquei traumatizado hehehe.
ResponderExcluirLi algumas resenhas sobre Delírio, e tinha achado a premissa interessante.
Porém, acho dificil apreciar o livro quando não gosto do protagonista.
Abraço,
Alê
alemdacontracapa.blogspot.com
Ah realmente é dificil! Mas vale a pena quando tem outros personagens importantes e legais!
ExcluirÉ normal ele ser "viajado" e tal por se tratar de uma distopia, que trata geralmente de uma sociedade fictícia e autoritária no futuro ou num tempo "suspenso". Por causa da falta de democracia, as pessoas são levadas a coisas que são impossíveis, além de, como é outro tempo, os valores geralmente chocam muito. Mas sabendo disso, dá pra aproveitar bem mais a leitura.
ResponderExcluirEu li Delírio e amei, mas gostei ainda mais de Pandemônio. Aliás, tenho resenha dos dois lá no blog.
Beijo, bom fim de semana! :)
Que bom que ao menos o final valeu a pena antes de vc "dormir em cima dele" kkkk Adorei a resenha! Bem escrita, sucinta e sincera. Talvez eu leia essa série, não decidi ainda
ResponderExcluirJuliana Lira- Reticências...
http://www.reticenciando.com/
Li esse livro logo depois de Feios e achei tão parecido. A unica diferença fi que uma a cirurgia era por causa da beleza e outra por causa do amor. Por isso que nem me empolguei tanto e nem li o segundo ainda.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Quero muito ler essa trilogia,
ResponderExcluirsigo aguardando a oportunidade de adquiri-lo, apesar de ultimamente está extrapolando nas minhas compras de livros, nunca parece ser suficiente para ter todos os desejados.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Eu vi esse livro essa semana em uma livraria e cheguei até coloca-lo no carrinho mais acabei trocando por outra e agora estou super arrependida rs
ResponderExcluirhttp://entreamorelivros.blogspot.com.br/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNossa esta capa é mesmo linda..amei.
ResponderExcluirGostei da sinopse também, leria com certeza.
beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Olá.... tudo bem flor???
ResponderExcluirEu amei a leitura de delírio... li super rápido e fiquei contando os segundos para pandêmonio estreiar rsrsrsrs. Bom esse lance de ser uma doença é completamente absurdo por isso me interessei pela leitura, gosto de coisas diferentes e conceitos diferente e por isso me interessei por esse livro porque eu não consigo imaginar as pessoas vivendo a essa maneira, como se fossem robôs e sendo controlados como se não tivessem vida. O final mexeu muito comigo, chorei horrores. Você considerou Lena chatinha e realmente achei também, mas depois gostei de sua coragem... Não se chegou a ler pandêmonio como disse que faria, mas posso lhe dizer que terás surpresas.. rsrsr Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Eu li Pandemônio corrrrrrrrrrrrendo !!!!!!! hauhauahauahuaha Quase chorei no final de Delírio também, mas fiquei chocada suuper, tava tão ocupada tentando manter meu queixo no lugar que nem fui capaz de chorar! hahahaha
ExcluirAmei esse livro! Também achei a Lena irritante. Ela é intensa demais. Qualquer coisa ela fica tonta e sente vontade de vomitar. hahaha
ResponderExcluirE já comprei Pandemônio... to me segurando pra não ler ainda, senão eu vou querer o próximo e não vai ter. hahaha
Bjs, Lu
Blog: Sem Spoiler
Olá,
ResponderExcluirEu tenho esse livro, mas ainda não li. Eu adoro distopias, então certamente eu vou adorar a história. O ruim é que vou querer ler a continuação e não a tenho rsrs
bjs
Te indiquei uma tag: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/10/tags-meu-marido-literario-10-books.html
Oieeee, primeiro, adorei o blog!
ResponderExcluirAgora, também não curto muito a Intrínseca, acho as traduções deles uma bela caca, mas estou com esse livro aqui para ler e essa é a primeira crítica negativa sobre ele. Entendi que você gostou +ou- dele... Gostei do seu posicionamento. Espero que eu goste.
Beijo http://porredelivros.blogspot.com.br/
Jura que tem muita gente que não gosta do alex? Que isso meu Deus! Aquela coisa fofa! Eu me irritei com a Lena em várias partes, mas pra ser sincera eu gostei dela. Hanna rouba a cena mesmo. E eu também me incomodei com isso: as pessoas não perdem só a habilidade de amar, elas viram robôs! Mas enfim... Eu relevei porque amei o livro. Eu realmente me identifiquei, então o tédio pra mim durou pouco.
ResponderExcluirUm beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
JURO! HAHAHAHAHAHAHAHA
ExcluirEu fico revoltada sempre que dizem que não gostam dele!!!
Ao contrário de você eu amei Delírio! Foi simplesmente perfeito a leitura e um litro de lágrimas no final! Uma distopia perfeita para mim! Beijos.
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
Que pena que você não curtiu tanto a leitura, eu gostei muito de Delírio, é uma das distopias que mais gosto, mas você não foi a única que não apreciou tanto. Tomara que você dê uma chance ao próximo, e tenha uma experiência melhor.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Eu não li o livro e não fazia ideia do que se tratava, mas gostei bastante.
ResponderExcluirFiquei mega curiosa pela leitura.
Devo dizer que essa ideia do amor ser uma doença não me agradou, mas mesmo assim quero ler.
http://lisos-somos.blogspot.com.br/
Não tinha me agradado também débora, mas no final das contas acaba nos ganhando viu! hahahaha
ExcluirHm.. pela sua resenha, Delírio não me despertou um pingo de curiosidade, na verdade, fiquei com menos vontade de ler. Não que sua resenha é ruim, muito pelo contrário, é bem escrita, bate nos principais pontos do livro, sabe? O negócio é que, se o livro não possui aquele "Q" de curiosidade que faça despertar em mim, não tenho interesse.
ResponderExcluirO livro é bonito, esse efeito metálico é tudo de bom, mas a história... Não tenho paciência pra esperar ler um livro inteiro para ele ficar bom, sério.
Quem sabe, um dia eu leio só pra tirar as minhas próprias conclusões.
Beijinhos.
www.november92.com
Tenho vontade de ler esta trilogia, porque gostei muito da escrita da autora em Antes que eu vá, sem falar que a história parece interessante.
ResponderExcluirBeijos
All My Life in Books
Esse livro da Lauren eu nunca li, mas admito que agora estou com vontade rs
ExcluirQuando eu vi que era uma resenha de Delírio... Meu coração disparou.
ResponderExcluirMenina, não que eu seja completamente apaixonada por essa história, mas eu gosto da ideia em geral.
Concordo com você... A Lena é bem chatinha mesmo kkkk
E nem do Alex eu gosto pra ser sincera.
Mas o final... Compensa toda a chatice do livro inteiro né?
Estou ansiosa para ler sua resenha de Pândemonio. Eu achei bem melhor do que Delírio rs
bjs
http://letrasdanana.blogspot.com.br/
Suuper compensa cara! Fiquei de queixo caído e super agradecida por não ter desistido!
ExcluirAquela assim que tem pandemonio mais ainda não leu delirio! sou yo, consegui essa proeza, mas até que estou com vontade de ler pra matar minha curiosidade sobre a história pois tratar o amor como doença, como algo que faz mau me parece bem inovador!
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Com certeza é bem diferente, pelo menos de tudo que eu já li rs
ExcluirOutros dizem que há semelhanças com a série feios... bem eu ainda nem li e honestamente não tenho vontade, provavelmente vou ficar sem saber! hhahaha
Achei que a premissa, de o "amor como doença", bem interessante. Já tinha lido essa ideia em outros livros, o amor como um "motivo" para as pessoas fazerem coisas ruins, e acho bem interessante. Além disso, acho o amor um pouco assustador, especialmente quando se sobrepõe à razão e leva as pessoas a fazerem coisas insanas (aliás, eu gosto de abordar esse tema, razão x emoção, em minhas próprias histórias, embora não seja o tema central). O maior problema desse livro, de qualquer forma, parece ser a protagonista (não gosto muito de histórias em que o protagonista é sem sal).
ResponderExcluirAbraços!
http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/
É exatamente esse o problema Laís!
ExcluirFoi difícil me acostumar com essa protagonista viu...
Acho que a história do amor é justamente pra fazer uma crítica para nossa sociedade, que nem feios/perfeitos/especiais rsrs
ResponderExcluirGostei da viagem e adoraria pegar o bonde nela rs
faltou o link das promoções rs
http://www.viciodiario.com/
Eu tenho este livro aqui em casa , me muita gente elogia ele, quero muito começar a ler esta trilogia.
ResponderExcluirAdoro series que criticam a sociedade, só li Jogos Vorazes de distopia até hoje e gostei muito.
Bjs.
http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/
Nossa, acabei de ver esse livro na Saraiva, realmente o preço está ótimo. Interessante a proposta de achar que todo o que há de errado em uma sociedade é o amor. Acho que é justamente o contrário, é o que nos falta.
ResponderExcluirQuero muito ler, mesmo parecendo ser arrastado em algumas partes, como disse.
beijos.
Cila- leitora Voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br
Eu tenho esse livro em casa, mas ainda não li porque quero comprar o 2º livro da série.
ResponderExcluirNão tenho muito o que dizer da narrativa, mas sei que muitas pessoas gostaram da história. Mas também li algumas críticas....a conferir!
;)
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/