(Resenha) Desaparecidos - Margaret Peterson Haddix


Edição: 1
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539505852
Ano: 2014
Páginas: 224
Tradutor: Edite Siegert
Um avião pousa em um aeroporto dos Estados Unidos sem ser detectado no radar. No seu interior, não há adultos, não há tripulação. Apenas 36 bebês, cada um em uma poltrona. E, assim como apareceu do nada, o avião some. Mas as crianças ficam. Treze anos depois, Jonas, um adolescente que sempre soube que era adotado, começa a receber cartas misteriosas com as frases: “Você é um dos desaparecidos”, “Cuidado! Eles vão voltar para pegá-lo”. Seu amigo Chip também recebe as mesmas mensagens. Seria apenas uma brincadeira de colegas da escola? Jonas, Chip e Katherine, irmã adotiva de Jonas, começam a investigar as cartas enigmáticas e descobrem que não são os únicos a recebê-las. Uma incrível trama está acontecendo e ela envolve o FBI, pessoas que aparecem e desaparecem no ar, viagens no tempo e dois poderosos grupos rivais que querem coisas bem diferentes dos garotos. De uma hora para outra, Jonas, Chip e Katherine se encontram no meio de uma surpreendente aventura da qual não podem escapar. Será que eles têm alguma escolha? E se todas as alternativas forem horríveis? Desaparecidos é uma série de ficção best-seller da autora Margaret Haddix que você não vai conseguir parar de ler.
Quando vi Desaparecidos entre os livros da Editora Fundamento a vontade de ler foi imediata. Parecia ser aquele tipo de livro juvenil super leve, agitado e perfeito para distrair em uma tarde e posso garantir : Superou as expectativas.

Um avião misteriosamente aparece no aeroporto onde Angela está trabalhando pelo seu primeiro dia, sem estar previsto, sem ter nenhum adulto entre a tribulação e sem que ninguém além dela veja como ele apareceu do nada. Dentro do avião? Só um monte de bebê. A situação foi tão bizarra e tão inexplicável que até o FBI foi chamado para solucionar o problema... Ou mascará-lo. Todo assunto foi abafado... As crianças foram postas, discretamente, para adoção e tudo foi esquecido. Até que anos depois todas elas começaram a receber cartas misteriosas. Todas juntas.

Uma delas é Jonas, que sempre soube que era adotado, outra é Chip, que descobriu sobre sua origem da maneira mais desagradável possível... Já Katherine, irmã adotiva de Jonas, não tem nada diretamente relacionado com a história toda, mas é a curiosidade é tão grande que acaba se envolvendo... Mais do que deveria. Juntos os três farão descobertas inacreditáveis.

Com uma narrativa simples, porém super cativante, Margaret Peterson Haddix transformou um simples livro infantil num livro que pessoas de qualquer idade podem apreciar. Ale´m da narrativa outro fato que me conquistou foi a criatividade da autora, ela definitivamente usou e abusou desse quesito e no final de tudo acabou surpreendendo bastante. Já sobre os protagonistas, o que dizer? Inteligentes demais. Principalmente Katherine. Se eu não tivesse uma irmã mais ou menos na faixa etária dela diria que é bastante irreal e tão terrível quanto, teria achado a personagem bem irreal.

A narrativa é feita em terceira pessoa, porém sob ponto de vista predominante do Jonas - O que achei uma pena, a autora poderia ter explorado melhor aproveitando o fato de ser em terceira pessoa e usado vários pontos de vista - . A diagramação é simples, capa bem bonitinha e não achei erros ortográficos. Não que eu tenha reparado.

Se você gosta de histórias super agitadas e quer algo pra passar o tempo e divertir, é uma ótima  escolha.

4 comentários:

  1. Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Que livro é esse???? Nossa, eu simplesmente adorei a sua resenha
    Me parece bastante interessante a história, até porque adoro um mistério e fiquei curiosa para saber sobre essas cartas que as crianças recebem. Karamba. Nunca tinha visto esse livro antes e nem tinha lido nenhuma resenha dele. Amei. Eu vou colocar na minha lista de desejados, até porque me conquistou viu?! Parabéns. Vc me fazendo comprar mais um livro hahahahaha

    Se cuida linda e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Nossa, já tinha visto este livro tantas vezes na livraria, mas nunca tinha parado para ler a história! Fiquei muito curiosa! Quando eu estiver procurando uma leitura neste estilo, vou comprar este livro!

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Paula!
    Nossa, que sinopse curiosa! Curti muito a premissa desse livro e confesso que não conhecia (ando por fora de tudo). Pena que é tão curtinho. Se estiver dando sopa na livraria com certeza compro.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula, tudo bem?
    Eu não costumo ler livros infantis, mas gostei da premissa deste e sua resenha me mostrou que tem tudo pra agradar aos jovens leitores e aqueles que gostam de dar uma mudada na leitura de vez em quando. Vou anotar sua dica e se tiver oportunidade irei conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Próxima Página Home