(Resenha) Geek Girl - Holly Smale


Edição: 1
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506798
Ano: 2014
Páginas: 256

Meu nome é Harriet Manners e sou uma geek." Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente... Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "Dá a mínima para a moda". E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é? Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso - e incrivelmente lindo! - Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama. O que ela não esperava é que no dia seguinte essas fotos fossem estar nas capas de todas as revistas de moda! Em meio a muitas confusões, Harriet descobre que ser modelo não é nada fácil... Afinal de contas, também existem "Alexas" nas passarelas. Será que Harriet vai gostar do mundo da moda? Ou melhor, será que o mundo da moda vai gostar dela?
Geek é uma gíria da língua inglesa cujo significado é alguém viciado em tecnologia, em computadores e internet.O conceito de geek é algo semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente, pouco sociável e não se importa com a aparência pessoal.
A autora Holly Smale inicia sua narrativa com a protagonista, Harriet Manners, se definindo como Geek, assim como seus "amigos" de escola. Já começo destacando este fato, porque foi o motivo pelo qual me interessei pela leitura, mas se você observar a definição acima, geeks estão muito mais relacionados a jogos, filmes e séries, do que inteligência em si, como é o caso da nossa protagonista, que eu classificaria como nerd. Não que nerds não possam ser geeks, veja nosso querido Sheldon de The Big Bang Theory, ele é extremamente inteligente e ainda assim viciado em quadrinhos, jogos, etc.



Feita essa correção, Harriet Manners é uma nerd, e por isso é odiada por grande parte da escola. Mas ela não se incomoda com o rótulo, afinal ela é mesmo muito inteligente, não é lá muito sociável, não liga para moda... Mas fica triste (quem não ficaria) com o ódio que recebe dos outros adolescentes e está disposta a fazer algo para mudar a situação. Inclusive trabalhar com algo que, até então, nunca desejou para si : moda.

Moda essa que é a grande obsessão de sua melhor amiga Nat, que sempre desejou ser modelo mas nunca teve uma oportunidade real de alcançar esse sonho. Como dizer para a amiga que está tendo a oportunidade que ela tanto deseja? Como explicar  aos outros que vai fazer algo que ninguém jamais imaginou que faria? Como lidar com a situação?

As respostas para essas perguntas vocês só vão saber lendo, mas para mim não foram lá umas das melhores. No início da leitura Holly Smale me ganhou facilmente com sua narrativa e com a pegada de humor da protagonista. A história é contada em primeira pessoa, por Harriet, e o humor  existente na forma em que ela narra cada acontecimento cotidiano me fez dar várias gargalhadas e esperava que fosse assim até o final da leitura. Mas no termino de tudo acabei ficando com a sensação de que a autora perdeu a essência da personagem principal, e nunca é bacana quando isso acontece.

Para compensar o desagrado e a falta de maturidade da protagonista, existem os personagens secundários. Nat dá um verdadeiro show de maturidade e admito que me peguei desejando que ela fosse a protagonista, já que Harriet e suas mentirinhas deixaram muito a desejar. Talvez minha decepção seja justificada pelo fato de ser um livro juvenil, indicado para pessoas de até 17 anos, mas talvez não, pois gosto de vários livros indicados para mesma faixa etária. Faltou o lado real, manter os pés no chão, a autora acabou deixando a história com um toque de contos de fadas que não era necessário.Vale destacar a diagramação que eu achei um amorzinho. A editora teve todo cuidado de por vários detalhes 'nerd' nas páginas, e é sempre gratificante perceber que tratam de conhecer a história e fazem as edições com carinho.

Apesar de tudo isso ocorreram momentos bastante agradáveis, principalmente no começo, e por isso recomendo a leitura para meninas de até 15 anos. Aos demais a editora tem outros títulos bastante interessantes, que serão resenhados em breve.


11 comentários:

  1. Oi Paula!
    Estava bastante curiosa sobre esse livro, mas agora vou tentar criar menos expectativa... Tudo bem que que é um livro juvenil, mas é uma pena que a autora tenha criado uma personagem muito imatura, eu geralmente me irrito com protagonistas assim... Gostei muito da sua resenha!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paula! Tudo bem? Apesar da premissa prometer para mim livro leve e bacana para ser lido rapidamente, eu não fiquei interessada na leitura justamente por saber que "Geek Girl" é voltado para o público mais juvenil e que isso acabaria tirando um pouco a "maturidade" da trama. Fico super decepcionada quando isso acontece, principalmente quando a personagem principal perde a sua essência, então não creio que farei essa leitura tão cedo... Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estava curiosa sobre esse livro, mas uma pena essa mudança de caráter da protagonista. Mas por ser uma série será que ela não melhora depois? Ainda tenho certa vontade de ler, mas não é prioridade. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. apesar de vez em quando até ler livros assim, esse não me interessou nenhum pouco '-'

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Primeira resenha que eu leio que me explica bem sobre esse livro! XD

    Parece que é um livro feito para nós nerds, eu já me simpatizei com a protagonista! Já está na lista de livros que preciso ler ainda este ano! rsrsrsrs

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  6. Eu li a sinopse e fiquei bastante interessada mas confesso que agora que li a resenha inteira não sei se leria. Parece ser muito bom sabe? Gosto de histórias assim no qual a autora descreve muito bem a vida adolescente e geek da protagonista. Gostei também me ganhou pela capa (admito a capa é linda, compraria muito por ela também u.u) e o bom é que é em primeira pessoa, isso para mim faz bastante diferença porque desse estilo de livro não curto muito quando a narração é em terceira pessoa.
    Em fim, se algum dia eu ver ele na livraria e me der vontade com toda certeza iria levar.
    Beijooooos *33*
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. A sinopse é fofinha e NÃO SEI POR QUE LEMBREI DA BARBIE auhahuhauha, seria um filme perfeito pra ela.
    Adorei a resenha

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi...

    Que uoh, hein? Não tem coisa pior do que livro que começa bom, tem tudo para ser uma boa leitura, só que se perde no meio do caminho. Pela sinopse parece ser legal. Uma pena!

    Beijos

    P.S: AMEEEEI O LAY OUT

    Cintia

    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Não fazia ideia de que esse livro abordada uma temática que pode ser considerada um pouco imatura =/ É muito triste quando nos deparamos com livros que tinham tudo para dar certo, mas que por motivos desconhecidos, acabam afundando a história. Ok, achei interessante a protagonista "se arriscar" no universo da moda (mas ela estava perdendo a própria identidade... contraditório issae!), mas mentir para a amiga?! E pelo o que entendi lendo sua resenha, foi por um motivo tão banal... Infelizmente não é uma leitura que chama minha atenção =|

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  10. A premissa do livro me pareceu bem interessante; ainda não tinha lido nada sobre ele. Gosto de livros infanto juvenis, talvez eu dê uma chance a ele mas sem muitas expectativas. Ótima resenha.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula =)

    Pela sua resenha percebe-se que o livro é bem juvenil. E aí penso se irei gostar =/ Porque ando sem paciência com livros muito juvenis e fúteis.

    Por outro lado, este livro me deixou curiosa pela premissa. Vou dar uma chance, claro, mas sem esperar muito, pois estes pontos que você citou como a protagonista ser tão imatura, etc. meio que me deixam com o pé atrás.

    Vou ler em uma tarde de domingo para descontrair, sem grandes expectativas.
    Mas acho que garotas que estejam iniciando suas leituras, vão poder curtr este livro.
    O que realmente é inegável é o carinho da Fundamento com as edições, isso é verdade =)

    Gostei da resenha, bem sincera =)

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home