(Resenha) Princesa Adormecida - Paula Pimenta



Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...


Sempre achei as capas das séries Fazendo Meu Filme e Minha Vida Fora de Série muito fofas, mas nunca comprei nem entrei em contato com nenhum livro da Paula Pimenta. Até poderia dizer que foi falta de oportunidade, mas a verdade é que a autora já esteve até aqui no estado e eu nunca fui atrás. Motivos? Bem, sendo sincera eu nunca fui muito fã de livros de "menininha" (apesar de ter tido uma curta fase doce), nem quando eu era "menininha", apesar de admitir que adoro um Chick Lit. Então para minha surpresa recebi da Galera Record o livro esta semana e bem, acabou sendo agradável não só por ter recebido o mimo da editora (que não era solicitação mensal, ou seja foi mimo mesmo) mas porque a leitura acabou chegando na hora adequada. 

Sim, vários livros do Sparks ali atrás. Mas não se enganem! Dos 9 que tenho dele só li 3 e 2 deles foi a muito tempo atrás. Romance "água com açúcar" e eu é algo que funciona raramente, rs
Pequeno, rápido e de leitura fácil. Foi a escolha ideal para uma sexta-feira (30/5) em que eu : Não queria estudar - mesmo não tendo estudado nada ainda para uma prova sinistra de estruturas de aço que terei na segunda -, estava com uma dor de cabeça tenebrosa por causa de uma visita técnica que fiz cedo ( e por causa da tintura de cabelo) e não estava mesmo afim de pegar um livro complexo para ler. O livro certo no momento certo, se tivesse lido há uns 5 anos, no período Paula Doce, provavelmente teria se tornado um dos meus favoritos, mas posso dizer que salvou minha sexta!

Princesa Adormecida é uma releitura moderna de um dos contos de fadas mais famosos, Bela Adormecida (dã!) e provavelmente teremos outras releituras da autora, pelo menos imagino que sim por causa de uma certa Dj Cinderela. Eu diria que é um, apesar de muito clichê, melhoramento da história original, porque a questão do príncipe encantado que surge do nada existente neles nunca me agradou. 

Mulher vingativa que perde o grande amor para outra sempre é um problema. Por causa de uma dessas a vida de Áurea e de seus pais foi completamente transformada. Por causa de uma super dor de cotovelo, uma antiga amiga de infância do pai de Áurea resolveu fazer da vida da menina um inferno. Na verdade, resolveu que a menina merecia morrer. E então jurou que até que a menina completasse 18 anos (o porquê de não ser a vida inteira, não entendi) não estaria em segurança. Aplicou seu primeiro golpe quando Áurea ainda era apenas um bebê, e graças a um garotinho adorável ela pode ser salva.

Desde então, os país fizeram de tudo para protegê-la.Inclusive anunciar publicamente que a mesma havia morrido, quando na verdade ela foi enviada para o Brasil, com outro nome e destinada a ter uma vida diferente, uma tentativa de vida normal. Uma vida onde seus pais estavam mortos. Só que a vida de Áurea não foi tão normal assim, seus tios (irmãos da sua mãe) foram o tempo todo extremamente cuidadosos e nunca a tiravam de vista. Nada de shopping com as amigas, nada de sair a noite, nada de ir a lugar algum sem a companhia deles. Além da escola é claro. Superproteção intensa, afinal nunca sabiam quando o pior poderia acontecer. 

Até que, depois de enganar seus tios e sair com suas amigas, Áurea recebe uma mensagem bastante inesperada, de um garoto, e tudo na sua vida muda em um período bem curto. Quem é o garoto? Será que ele é confiável? Será que é uma boa pessoa? Bem, obter as respostas vocês terão que ler, afinal não irei dar mais informações sobre, :o.

Mas posso dizer que o final é fofo e feliz, afinal é um conto de fadas, certo? Deixem os finais tristes para as distopias. Posso dizer também que se a Paula Pimenta escrevesse outro gênero eu iria desejar todos os seus livros, porque me apaixonei pela narrativa da autora - e provavelmente se ela escrever outras releituras de contos de fadas, eu irei ler todos porque quero conferir mais uma vez a criatividade da autora para melhorar essas histórias - . Ela sabe como prender a atenção dos leitores, sabe nos fazer não querer largar o livro! 

Toda história é exatamente aquele clichê dos contos de fadas, a mocinha, o cara lindo e cativante e a vilã que quer destruir o final feliz de todo mundo, mas a Paula Pimenta usa essa receitinha de bolo muito conhecida e cria algo único. Gostei bastante dos personagens e, apesar da pegada conto de fadas, eles são bem reais. São aquele tipo de pessoa que você poderia conhecer facilmente pela rua, com exceção do mocinho. Me desculpem meninas, mas esse tipo de cara não existe. Gosto quando os autores não criam personagens muito fora da realidade, inclusive essa questão é uma das que mais avalio quando estou lendo algo para resenha.

Já falei da narrativa, que a história é criativa, que gostei dos personagens... O que falta mesmo? Há! Falta falar dessa edição linda da Galera Record, quando vi os lançamentos quase pedi só para ter essa capa aqui na estante! E então quando abrimos o livro encontramos uma diagramação super caprichada, letras super confortáveis e um papel grosso nas páginas que dá aquele ar de estar lendo carta antiga! Não tem como não ficar apaixonada pela edição. Fotos abaixo:











Mas Paula, porque não deu 5 estrelas? É como eu disse pessoal, apesar de eu ter gostado, de ter lido no  momento certo e de ter achado fofinho, não posso dizer que morri de amores. Fiquei até surpresa por ter gostado, jamais imaginava que uma releitura de contos de fadas ia prender minha atenção, então só isso já é um grande diferencial. Também tem a questão da existência de alguns furinhos discretos na história, mas se eu falar sobre eles será spoiler. Indico para todas as meninas que gostam dessas histórias fofinhas e, fãs da Paula Pimenta, se até eu achei a história um amor, imagina o que irá acontecer com vocês?





19 comentários:

  1. Se eu já quero na minha estante?
    SIMMMMMMMMMM
    Pra ontem! Ai meu Deus!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livro do tipo, estava bem curiosa para saber mais sobre "Princesa Adormecida", ainda não li nenhum livro da autora por falta de tempo. Gostei da resenha e das fotos.

    Sorteio do livro "A linguagem das flores" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu simplesmente adorei a sua resenha
    Você desenvolveu como sempre com uma perfeição que eu nem sei explicar.
    Adorei tudo que você contou sobre a história e espero ter a oportunidade de ler logo o meu também, embora vou deixar para o próximo mês, porque tenho dois da galera record pra ler esse prox mes e tbm 2 da novo conceito (risos) ENfim...mas adorei tudo que vc disse do livro. Se der vou tentar colocar ele na minha lista para ler logo, mas vai ser um pouco dificil no momento. Enfim...Se cuida e parabens viu?
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi :)

    Esse livro desperta muito a minha atenção, justamente por ser um reconto de A Bela Adormecida e também por se tratar de Paula Pimenta como autora. Creio que minha opinião será semelhante a sua, pois ultimamente meu gosto literário tem estado mais exigente. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai gente, esse livro parece ser a coisa mais fofa. Eu também não curto muito livros de menininhas, mas esse me interessou bastante. A capa é mesmo muito linda, bem caprichadinha, aliás o livro todo é assim.
    Estou seguindo seu blog!! Abraços.

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Também nunca li nada da Paula Pimenta por questão de estilo, mas como gosto de releituras de contos de fadas estava considerando ler esse. E se você teve uma opinião tão positiva, certamente irei ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho visto muita gente elogiando a Paula Pimenta mas ainda não li nada dela... Gostei da sua resenha... se eu fosse olhar numa livraria certamente não compraria pois acharia muito infantil... mas agora vou repensar

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já todos os livros da Paula e posso lhe garantir que ela é uma autora maravilhosa! Os livros dela passam uma realidade que eu não consegui encontrar em nenhum(a) outro (a) autor (a)!

      Excluir
  8. Oi Paula
    Eu nunca li nada da Paula Pimenta e tinha esperança de começar por este( mas acho que não vai rolar kkk) Adorei a resenha e se vc deu 4 estrelar deve realmente valer a pena a leitura. (apesar de ser livro de menininha kkk).

    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Paula! Tudo bem? Essa é a primeira resenha que leio do livro eu já estou naquele estilo "ai meu Deus, deixa eu abrir a página do Submarino para comprar logo o meu exemplar!!!" haha Confesso que não sou muito fã de romance "menininha", mas já tem um tempo que me rendi aos livros da Paula Pimenta, a narrativa dela é tão viciante que eu leio qualquer livro dela, independente do gênero! Enfim, de qualquer forma, curti a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Paula Pimenta, ta ai um estilo que nãos ou muito fan: romance menininha. Todos os livros dela são assim? Posso tentar dar uma chance mas né ^^

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Paula =)

    Eu gostei bastante da série Fazendo o meu Filme da Paula Pimenta, mas não sei se hoje o estilo que ela escreve me agradaria tanto. Acho teen demais, para mim rs...

    Esse livro chama bastante atenção pela capa que é linda, mas não tenho aquela vontade de ler. Se eu ganhar ele fico feliz rs....

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula, tudo bem?
    EU já li dois livros da Paula Pimenta e amei os dois, são super fofos e ótimas para se divertir em um dia tedioso. A narrativa da Paula é realmente muito envolvente, ela escreve de um jeitinho que te faz querer ler mais e mais.
    Apesar de essa coisa de releitura de contos de fadas não ser muito original, já que estão aparecendo muitos livros e filmes nesse estilo, eu compraria esse facilmente só pela capa. Tenho os 2 primeiros volumes de fazendo meu filme e eles são lindos mas esse ai com certeza supera qualquer livro dela. Gente que trabalho maravilhoso da Galera. Fiquei com invejinha quando vi os parceiros recebendo porque essa capa tá incrível.

    Beijos :*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Paula =)

    Eu achei a capa e a edição muito fofa. Ainda não li nada da Paula Pimenta, e acho que vou começar por este livro. Gosto de releituras, mas acho ele bem juvenil, então sei que não será meu favorito hehe.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula, tudo bem?
    Essa capa é muito fofa e achei super criativo a forma como os diálogos foram colocados dentro de um balão. Eu não me canso de contos de fadas, adoro esses romances. Nunca li nada da autora, mas quero começar por esse, depois da sua resenha tão empolgada, risos..
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula,
    Eu gosto bastante da escrita da Paula Pimenta. Já li FMF E MVFS e gosto da forma como ela conduz suas histórias.
    Não sou fã de releituras de forma geral, porém, espero poder ler Princesa adormecida. Acredito que a escrita da Paula e os bons comentários que tem surgido sobre a obra me agradem :)
    Adorei a resenha! E realmente, a edição está linda!!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ahhh a Paula é uma fofinha. Tive a oportunidade de conhece-la na sessão de autógrafos que ela fez aqui no Rio. O livro está mesmo super caprichado e mal posso esperar para ler o meu

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu li e amei esse livro! Gostei muito da sua resenha.
    Fiz uma resenha.Se quiser ver,ficarei muito feliz!
    beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-princesa-adormecid.html

    ResponderExcluir
  18. Já li todos dela do FMF. E te garanto, não é de "menininha". Tenho 18 anos e não achei que ele fosse desse tipo, aliás, nenhum deles. Sabe o que ele mostra? Mostra a realidade de um romance de adolescência. Não é aquela mentira impossível, como alguns do Nicholas Sparks, até porque os romances dele é muito fora do comum, sem realidade, muita ficção sem necessidade. Já os da Paula, são mais leve, mais verdadeiros, mais nós, todos. Enfim, não sou fã número 1 da Paula, mas admiro e reconheço bem o trabalho dela. Cada um tem o seu ponto de vista, e esse é meu.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home