(Resenha) O Império Final - Mistborn: Nascidos da Bruma - Livro 01 - Brandon Sanderson


O que acontece se o herói da profecia falhar? Descubra em Mistborn! Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kel vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.


Antes de começar a resenha preciso dizer : provavelmente este foi o melhor livro da minha vida.Nunca li nada tão incrível, tão bem escrito e tão criativo. Então me desculpem se eu tiver alguma dificuldade para falar sobre, mas é muito complicado conseguir transmitir o quão grandiosa é a obra.





Há muitos anos o Senhor Soberano salvou o mundo das profundezas, do mal. Por ser o grande herói da civilização era de se esperar que ele tornasse a vida das pessoas melhores. Mas não foi isso que aconteceu. Sabe o poder? Bem, as vezes ele transforma as pessoas e, quem deveria ser o herói, acabou se tornando o grande vilão. Um líder que governa de maneira absoluta e opressora. Ou pelo menos é isso que parece.

Depois que o senhor soberano assumiu o comando do mundo, muita coisa passou a ser diferente. Até mesmo a natureza. Verde? Não. Nada disso existe mais. A grande maioria da população vive de maneira miserável, sendo basicamente escravos dos nobres. Essa grande parcela da população é chamada de Skaa. Mas sempre existe os grupos rebeldes e, é claro, sempre existem os ladrões. Kelsier é um deles, Vin também é. Mas os dois não poderiam ser diferentes.

Por muitos anos tudo que Kelsier desejava era riqueza, era dar grandes golpes nos nobres e viver como um deles. Mas tudo mudou quando ele foi pego, preso e, contrariando a tudo e a todos conseguiu fugir. Só que perdeu algo de muito valioso durante esse processo, algo cuja ausência fez com que ele se transformasse em outra pessoa. Uma pessoa que pensa mais nos outros do que nele mesmo, que confia nas pessoas e tem esperanças de um futuro melhor.  Já Vin não confia em ninguém e acha completamente absurda a confiança do Kelsier nas outras pessoas quando, finalmente, os dois se conhecem. Só que nada é por acaso e garota chamou a atenção de Kelsier por um motivo bastante especial : é tão poderosa quanto ele. Provavelmente mais.

O que separa os nobres dos Skaa é mais do que dinheiro. É a tradição de que os nobres são seres superiores, dotados de poder, os brumosos ou os nascidos das brumas. Durante o governo do Senhor soberano compartilharam genes só entre eles. Nenhum senhor violentava alguma Skaa? Claro que sim. Mas são obrigados a matá-la depois para evitar que tenham filhos. Não podem se misturar. Mas é claro que se misturaram, alguns "deslizes" sem dúvida aconteceram e então surgiram os mestiços. Kelsier é um deles. Ele sabe que Vin também é. Ela é poderosa e para seguir com seu plano ele precisa desse tipo de gente. Afinal... Derrubar todo o império do Senhor Soberano não será uma tarefa fácil.

Dei 5 estrelas para o livro mas poderia facilmente oferecer todas as estrelas que existem no céu para o autor.  Eu gosto muito de épicos, os leitores do blog já estão cansados de saber isso mas, nunca li um tão original. É, nem o George Martin foi tão original assim, mesmo com aquela sua narrativa incrível que ninguém encontra um defeito sequer ele nos trás uma história comum em alguns critérios, casas, dragões, traições, política feudal. São elementos conhecidos, que ele usou para criar um dos épicos tradicionais mais incríveis (okay, provavelmente mais incrível até que senhor dos anéis). Mas Brandon Sanderson? Esse aí criou tudo, absolutamente tudo e nunca li nada parecido.

Resultado? Fiquei apaixonada. Como se já não bastasse a grandiosidade da narrativa e a criatividade sem limites o autor ainda acrescentou personagens cativantes e uma dose de surpresas bem grande. Sabe quando você lê e seu queixo cai, com aquela sensação de " nunca achei que isso pudesse acontecer?", então. Mistborn conta com vários momentos como esse.  Kelsier se tornou um dos meus personagens preferidos. Não pelo heroísmo, nunca fui lá muito fã de pessoas altruístas. Mas ele é tão cativante e tem aquele jeito de pensar que sempre deve sorrir, por mais difíceis que as coisas estejam e isso me deixou completamente encantada.

Na verdade todo o grupo de pessoas reunido por ele para poder derrotar o Senhor Soberano é agradável. Talvez o autor tenha tentado deixar um ou outro personagem meio chatinho, mas no final das contas é que comigo não deu certo e eu me apaixonei por todos.

A narrativa foi feita de maneira mais adequada para o gênero: 3º pessoas, sob vários pontos de vista. Mesmo sendo um "livrão" e sendo um épico, em momento algum foi cansativo. Muito pelo contrário, me fazia não querer parar de ler. Se não estivesse em meio a tantas provas, provavelmente teria terminado as 600 páginas em 2 dias. Mas vida de universitário é complicada, então... acabei demorando muito mais do que gostaria.

Para finalizar a qualidade do material usado, a diagramação e a capa não deixaram a desejar. Mas isso não é surpresa, né? Leya sempre capricha muito nos livros. Ouso dizer que é uma das editoras com capas mais bonitas. Recomendo a leitura a todos. Livro obrigatório!


Quotes:

Os melhores mentirosos são aqueles que dizem a verdade na maior parte das vezes.

Deixe-os ver minha fraqueza, e deixe que me vejam superando-a.











16 comentários:

  1. Assim que vi esse livro no Skoob fiquei com vontade de ler. Depois desses seus elogios e de ver como a edição está linda, preciso desse livro logo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei fiquei super empolgada com esse livro, já comprei!

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros que falam de heróis, profecias e maldições. Gostei bastante do livro e meu deus, a capa é perfeita, né?!
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula =)

    Estou tão curiosa para ler este livro *_*

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  5. Isso, bem quando eu digo que não irei comprar livros, você me deixa curioso com sua resenha, é o tipo de livro que amarei
    Arrgh vou ter de me segurar

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou ansiosíssima para ler esse livro. Do mesmo autor já li Elantris, que é ótimo. Não conseguia desgrudar do livro e quando finalmente largava ficava tentando conjecturar qual seria a próxima reviravolta. Infelizmente não consegui comprar ainda (não achei na internet e nas livrarias estava caríssimo), mas assim que o fizer abandonarei todas as demais leituras para me dedicar a ele.

    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olha eu tenho que confessar que sua resenha me agradou bastante em relação a história do livro, mas ainda fico em dúvida se eu pegaria ou não para ler, porque eu não sei se essa historia iria realmente me agradar. Eu sinceramente sou bastante dificil de escolher algum livro, principalmente quando se trata de gênero épico. As vezes tem livros que tenho certa dificuldade por causa da linguagem. Não sei se é o caso, mas eu vou procurar saber, nem que eu tenha que ir em uma livraria para ver pessoalmente. Enfim...Adorei o jeito que vc colocou tudo na sua resenha e tenho que confessar que adoro seu ponto de vista nas resenhas. É o que mais me chama atenção. PARABENS =DD

    Amiga me fala uma coisa, como vc consegue ler tantos livros e resenhar tao rapido?
    Karamba, cada semana tem uma resenha nova hahahaha

    Se cuida amiga e fica com Deus
    Depois dá uma espiada na minha resenha de SUPER DESAPEGADA, porque é um livro ÓTIMO para ser lido em momentos assim descontraidos. Bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paula, tudo bem?

    Que livro caprichado! Mas ele não faz muito o meu estilo literário. Por isso, acho que eu não leria =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Você precisa ver os outros dois... se você acha que o primeiro lhe causou um impacto, os outros dois vão explodir sua cabeça!!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha até a parte que "compara" As Crônicas de Gelo e Fogo com O Senhor dos Anéis.
    George Martin é bom?! Ok, é bom sim. Mas ele se aproveitou de um universo criado já existente, apenas adaptando-o segundo seu propósito. Tolkien criou línguas, raças, descrições, relações interraciais, e por aí vai. Tolkien está em um patamar muito superior por ter inovado de forma primorosa a literatura de fantasia em seu tempo. Concordo que ele não tenha criado alguns conceitos, pelo fato de se apropriar de mitologia celtica, e muitos itens medievais, mas criou um universo muito mais complexo do que o de Matin. Não dá para comparar. Apenas isso...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opinião é algo bem particular, né?
      Sou apaixonada por Tolkien também, não diminuo sua genialidade e inclusive nem garanti que era melhor, ou mais criativo. Mas se eu tivesse garantido, eu teria todo direito, né? Resenha é opinião pessoal.

      Excluir
  12. a leYa sempre faz belas capas,e tem um cuidado impressionante com suas publicações...
    quanto ao livro, simplesmente perfeito,faço minhas as palavras do critico.

    ResponderExcluir
  13. Perfeita resenha, estou muito empolgado para começar a ler, acabei todos do Martin (As Crônicas de Gelo e Fogo) e estou praticamente órfão, preciso de outros livros para me fixar!!!

    ResponderExcluir
  14. Encontrei seu blog no grupo Blogueiros Literários e estou apaixonada! Amei muito todas as resenhas que li e já encontrei mais vários para a wishlist infinitaaaa!
    tantos livros e tão pouco tempo :(

    vou fazer algumas resenhas no meu blog também, que comecei uma semana atrás...
    http://judolinski.blogspot.com.br/

    beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? :)
    Também já li esse livro <3 No início estava a ser bem difícil e até pensei em avandoná-lo, mas a partir do meio para o final rendime completamente. Acho a capa de Portugal mais bonita, coisa que n\ao costuma acontecer ...
    Aproveito para dar uma notícia também. Este ano decidi organizar um amigo secreto literário no meu blog e adorava que participasses. É só ir ao blog e ver o mais recente post que lá está tudo explicadinho. Se não poderes participar podes pelo menos partilhar aqui no blog ou em alguma rede social? Seriam muito importante para mim *-*

    Beijo, Jessie
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home