(Resenha) A escolha - Kiera Cass


A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria .

Antes de começar a resenha em si, preciso deixar uma coisa bem clara : Não gosto de conto de fadas e não é todo romance que me agrada. Nunca resenhei A seleção por aqui e a resenha de A elite aqui do blog não foi feita por mim, então acredito que muitos não sabem minha opinião a respeito. A questão é : Comprei A seleção porque é classificada como Distopia. Mas quando comecei a ler vi que se tratava de um Contos de fadas futurista, com uma leve... leve, mas MUITO LEVE, pegada distópica. Então é obvio que fiquei um tanto decepcionada. Mas li o primeiro, achei uma graça e pensei " deve ser igual as outras distopias, só uma leve introduzida distópica no primeiro e nos demais a coisa funciona". Só que A elite foi ainda mais focado no romance do que o primeiro volume e ainda teve a questão de eu ter achado um certo personagem que acreditava ser perfeito, bem hipócrita (coisa que a protagonista merecia, mas ainda assim ninguém gosta de ver seu personagem preferido sendo hipócrita). Então eu havia desistido de vez da série. Não ia comprar A escolha de jeito nenhum... Até que o livro foi lançado e a blogosfera era só elogios. A nota do skoob está super alta e eu pensei. Será que é desta fez? Infelizmente comigo não funcionou de novo. Porque? Leia mais e logo irá saber!

Ps: A estrutura da resenha será um pouco diferente do padrão do blog. Vou dar minha opinião enquanto for resumindo o inicio. 



America finalmente decidiu quem quer e o que quer para sua vida. Sabe que não pode viver sem Maxon e precisa dizer isto para Aspen de qualquer maneira. Acontece que Maxon não parece estar tão decidido assim e, honestamente, ele continua meio insuportável - assim como estava em A elite -. Me pergunto onde está o caráter desse casal. Mas eu poderia relevar essa confusão inicial, já que seria meio abrupto começar com tudo são flores, se o "mimimi" dos dois não durasse todo o livro e claro, se a America (que tanta gente disse que estava incrível neste volume) tivesse dito ao Aspen de vez tudo que estava acontecendo. Afinal me disseram, me disseram... que ela estava super decidida. Decidida sobre querer o Maxon talvez, mas agindo como uma pessoa determinada? Eu acho que não. 

E o livro fica todo nisso. America querendo contar a Aspen que o amor da sua vida é Maxon, com medo de perder seu príncipe para outra das concorrentes, mas incapaz de dizer a ele o que sente... resumindo : America sem coragem de falar nada a ninguém como sempre. E então temos o Maxon que diz amá-la incondicionalmente, mas que passou grande parte do livro parecendo dar preferência a outra. Claro, os dois brigando bastante também. E então temos Aspen, que é o personagem que nunca gostei, mas o único que tem coragem de dizer as coisas e que tem caráter, ouso a dizer que ele é muito bom para a America e ela e o Maxon se merece.

Mas, novamente, eu poderia relevar todo essa coisa romântica se a distopia finalmente fosse o foco. Mas não foi. Tivemos algumas revelações surpreendentes e alguns personagens relacionados a política da situação, mas tudo foi tratado de maneira completamente superficial e, sinceramente, nem vale a pena citar na resenha. A autora, cuja narrativa é muito cativante e viciante (não importa o quanto não esteja gostando, não consigo parar de ler), tinha uma base incrível para criar algo memorável e preferiu apenas focar em mais um triângulo amoroso, onde a mocinha não tem coragem de dizer a nenhum dos dois homens envolvidos o que pensa.

Mas a autora sabia que tinha que dá um desfecho satisfatório a todos os pontos que foram deixados soltos e, depois de ficar umas 200 páginas só nas indecisões e nos conflitos internos de America, decidiu começar jogar informação e correr com a história. Talvez para criar um final impactante e surpreendente para os leitores (o que provavelmente funcionou, se for julgar pela quantidade de pessoas que amaram e deram 5 estrelas no skoob), só que a impressão que me deu foi de preguiça, foi de falta de informação, foi de " vamos acabar com isso logo" e as mudanças, todas elas, foram muito abruptas e algo que eu classificaria como romance, acabou deixando a desejar até nesta questão.

Pontos positivos : Narrativa da Kiera continua muito envolvente e o final foi digno de contos de fadas, provavelmente as fãs de romance vão amar. Pontos negativos (que era o que realmente me importava) : America continuando cheia de "mimimi", distopia deixada de lado e não aproveitamento das revelações feitas pela autora.

Sobre o trabalho da editora não tenho nada a reclamar. A capa está linda e a diagramação dos livros dessa trilogia (assim como de vários outros da editora) está perfeita. As letras estão confortáveis para leitura e todo material é de qualidade. A narrativa continua em primeira pessoa e somente sob ponto de visto da America.

Para quem recomendo? Bem se você prefere romance, não se importa com protagonista indecisa e adora contos de fadas, provavelmente vai amar a leitura. Agora se você, como eu, prefere distopias e não curte romance tanto assim corra desta leitura. A história funciona muito, mas só se você for o tipo de leitor certo.




9 comentários:

  1. :3 Você conseguiu "não parecer grosseira" kkkk bela resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do livro, acho que algumas coisas poderiam ter sido diferentes e o livro ganhado algumas páginas a mais para que outras fossem mais trabalhadas

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  3. rssrsrsrs
    gostei da sua sinceridade. Vejo muita gente elogiando a série. É bom ler opiniões diferentes.
    Bjs, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda vou ler esse livro e... Compartilho da sua opinião. Muitas vezes durante A Seleção e A Elite tive vontade de dar uns tapas nesses personagens. Não sei porque, mas a Kiera Cass não conseguiu me agradar... Fazer o que, gostos variam não é?
    Beijos,
    http://feelsawkward.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula!
    Sou fã da trilogia, você sabe KKK.
    Quando você disse que ia comprar, imaginei que não curtiria pelos motivos que você deu na resenha (principalmente o de não focar na distopia) mas depois do seu comentário lá no blog, achei que você poderia pelo menos fechar uma opinião sobre A Seleção.
    Enfim, eu adorei o livro, mas concordo que muitas coisas deveriam ter sido melhor exploradas, como por exemplo o fato do pai dela ser rebelde. Ah, e também acho que essa história é pra gostos bem pessoais mesmo, porque eu nem gosto tanto de romance assim e amo, mas enfim KK

    Beijo!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou a única que não consigo gostar dessa trilogia? Não sei, não me enche os olhos.
    Por mais que eu leia resenha otimas sobre o livro, não adianta.
    Um beijo.
    http://livrologias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gosto de conto de fadas, mas essa trilogia nunca me atraiu. Sou muito mais Crônicas Lunares (Cinder). Mas gostei da sua sinceridade, como sempre aliás. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula =)

    Faço das suas as minhas palavras. Também achei que a distopia devia ser (finalmente) o foco principal deste livro, mas infelizmente não foi =/ Eu esperava bem mais do final e achei que tanto este livro, quanto a série como um todo tem furos (ou rombos) imensos que a autora simplesmente não se preocupou. Coerência muitas vezes não fez parte...
    Mas no geral eu gosto da série =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi flor!
    Eu confesso que ainda não li a série, mas sempre vejo muitas resenhas positivas sobre a série. Mas como você ta todo mundo dizendo que o desfecho do livro não foi como esperado. Pretendo ler a série ainda e tirar minhas conclusões, mas sempre fico com um pé atrás depois de tudo que li hahaha.

    Parabéns pela resenha!
    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/05/resenha-perto-de-voce-bella-andre.html

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home