(Resenha) The 100 - Kass Morgan

    
Edição: 1
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501400598
Ano: 2014
Páginas: 288

Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.
Meu interesse em ler The 100 nasceu com a estreia da série baseada no livro. Amei o primeiro episódio, então é claro que me interessei pela obra. Só que não vou falar das semelhanças e diferenças nessa postagem, irei focar só na história do livro. Sobre o quão diferentes são as obras falarei em uma postagem especial que sairá no meio da semana.

A Terra, por muitos anos, se tornou inabitável por causa de uma guerra nuclear. Enquanto não podiam voltar ao planeta, os humanos que restaram sobreviveram no espaço, onde não tinham acesso a muitos recursos e tudo - exatamente tudo - era controlado rigidamente. Crescimento populacional, comida, água, energia, etc. Tudo. E é claro, a ordem deveria ser mantida e não se poderia desperdiçar nada com infratores de leis. Quando alguém maior de idade fazia algo de errado e era julgado como culpado, eram sentenciados a morte imediatamente. Se fosse menor de idade o julgamento ocorreria quando a pessoa completasse 18 anos e, antigamente, em muitos casos os jovens eram perdoados. Só que as coisas começaram a mudar.

Todos os últimos jovens eram considerados culpados e mortos. Pouca gente sabia, mas a situação estava completamente instável e os atuais governantes precisavam eliminar pessoas, para que a raça humana pudesse continuar a se manter. É claro que essas pessoas eram as menos favorecidas. A nave não é diferente da nossa sociedade atual. Existem os 'ricos' e os 'pobres' e nem preciso dizer quem vai morrer quando for necessário, né? Mas como os prisioneiros menores de idade já estavam condenados mesmo, porque não aproveitá-los em uma situação desesperada de descobrir se a Terra finalmente pode se habitada?




E é assim que Clarke, Wells, Bellamy, Octávia e outras 96 pessoas são enviadas a Terra. Duas dessas 100 pessoas por escolha própria. Bellamy desde pequeno sempre protegeu sua irmã. Quando descobriu que ela seria enviada a Terra deu um jeito - desesperado - de ir também. Já Wells, bem Wells é o responsável pela Clarke está sendo enviada a Terra. Também é responsável pela morte dos pais dela. Wells é seu ex-namorado, completamente apaixonado e, quando traiu sua confiança, acreditava estar ajudando-a. Como será que os jovens se saíram sendo as primeiras 100 pessoas a retornar a Terra após 300 anos?


Viciante. Não pelo motivo que eu acharia que fosse, mas ainda assim viciante. Sabe quando você não consegue largar o livro, fica cansada lendo porque está tarde... Vai dormir e fica pensando no livro? Chega até a sonhar? Me senti assim com The 100. Mas não posso negar... esperava um Sci Fi emocionante, muita ação e aventura. Mas não foi isso que encontrei.

O que encontrei foi um romance super fofo baseado em um casal e um triângulo amoroso (que qualquer leitor tem um preferido de cara) ambientado em um clima distópico pós-apocalítico profundamente envolvente. Imaginava que não tinha como gostar ainda mais do Bellamy ( meu preferido na série), mas me surpreendi com o livro. Ele é ainda melhor nele. Clarke ainda mantem aquele clima de garota séria e madura, Wells como sempre é insuportável, tentando ser politicamente correto - mas sempre fazendo algo irritante - e Octávia...

Agora vem a parte negativa : Faltou os personagens carismáticos e mais "leves" que dão um ar mais descontraído ao livro.  Tirando o Bellamy que tinha seus momentos "engraçadinho", não tinha mais ninguém que deixasse a situação mais leve. Claro que é difícil levar a situação na brincadeira, mas sempre tem aquele descontraído nas histórias e geralmente são meus preferidos. Como a Octávia que (...) não vou comparar com a série ainda, mas quem assiste sabe o que eu esperava da personagem e não tinha nada da menina louquinha ali.

Mas todos esses são os que foram enviados para a Terra. No espaço somos apresentados a um outro drama romântico, envolvendo Glass e Luke que são personagens fortes e muito amáveis. Não entendo porque tiraram isso da série, mas isso é história para outra postagem.

Perceberam, né? Foquei muito no romance da coisa e pouco no Sci Fi. A verdade é que a história sobre a Terra, sobre a situação dos humanos no espaço e todo resto é bastante lenta. Demora para acontecer coisas de fato relevantes, você tem um contato profundo com a história e a construção de cada um dos personagens. Você tem uma base sobre a situação emocional de cada um deles. Você sente que os personagens são humanos, que as coisas poderiam acontecer daquela forma. Durante a narrativa, que por sinal é super leve e fácil, acontecem vários flashbacks que nos possibilitam entender o desenvolvimento de cada um.

Vale a pena ler? MUITO! Vale a pena ler para buscar informações sobre a série? Falaremos sobre isso depois. Mas por ora eu super recomendo a leitura. Sei que teve muitas resenhas negativas do pessoal por aí, mas comigo funcionou muito e eu realmente acho que todo mundo conseguiria apreciar se não fosse para o livro buscando algo específico. É aquela coisa de se deixar levar... Eu me deixei e tive uma sexta feira ( 9 de maio) super proveitosa.

Esse era o problema dos segredos - Você tinha que carregá-los consigo para sempre, independentemente do custo.






SPOILER:  Quem curte Bellamy + Clarke vão adorar o livro!


12 comentários:

  1. Eu estou com o pé atras com esse livro devido ao choque que tive ao ler the vampire diaries, estou esperando a postagem especial pra tirar minhas conclusões.
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Curiosa para ler e ver o seriado!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, tudo bem?
    É a segunda resenha que leio desse livro não sabia das resenhas negativas, e como falei na primeira, estava ansiosa para saber o que vocês acharam. Eu ainda não vi o seriado, quero ler o livro antes.
    Mas pelo visto, vocês estão gostando mais do seriado.
    Ainda assim, quero muito ler o livro e acho que vou correr para ver essa série que está agradando tanto.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uau, recolonizar a Terra? Quanta ousadia e responsabilidade, não? rs

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  5. Quero ler The 100! Pena não ter muito sci-fi, mas se foca bem na humanidade dos personagens já fico contente. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Finalmente li uma opinião positiva porque como você disse só ouvi pessoas que não haviam gostado e tal. Mas, acho que como é uma série a autora deve ter usado o primeiro livro para desenvolver melhor os personagens e talvez depois foque na real situação em si...
    Estou acompanhando a série e gostando bastante, por isso estou super interessada porque como já é costume há bastante mudanças entre livro X série, e quero conhecer melhor os personagens, ansiosa pelo posts especial! Só fiquei chateada que o Finn não existe no livro haha Gosto dele na série e shippava ele com a Clarke, mas agora ela e o Bellamy estão mais fofos juntos :3
    Adorei a resenha e as fotos, essa capa é linda!
    Beijos!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula,
    Gosto da premissa, mas estou com um pé atras sobre esse livro...
    Ouvi gente falando super bem da série, então acho que primeiro vou dar uma chance à ela e se realmente me interessar procurarei ler o livro.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula!!
    Eu ja ouvi falar um pouquinho desse livro mas nao tinha visto nenhuma resenha!
    O romance parece ser bem fofo mesmo
    triângulos </3 eles sempre partem meu coração ao meio kkk
    Vamos ver se leio futuramente :3
    não gosta de dragoes de eter? porque ?? kk nem li
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  9. Ei paula! o livro parece ser incrível! amo livros com essa atmosfera! fiquei super interessada em ler!

    Beijos!

    http://bettinablanco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amiga tenho ficado bastante interessada nesse livro de tantas resenhas positivas que ando lendo sobre ele, mas ainda ele não me chamou tanta atenção como eu pensei. Acho que preciso dar uma assistida na série para entender a história para poder ler o livro. Não sei, tem gente que tá fazendo isso e como vc disse, não é mto bom ficar comparando uma coisa com outra, pois eles sempre mudam as coisas em ambos os lados. (risos)

    Mas eu curti bastante a sua resenha. A história me pareceu bastante envolvente e fiquei super curiosa para saber o que acontece. Vou procurar saber mais do livro e quem sabe pedir um exemplar para resenhar ou mesmo comprar mais pra frente. Vamos ver...Mas parabens pela sua resenha. AMEI.

    Amiga quanto aquela PROMOÇÃO DO I LOVE MY BOOKS eu ainda não desisti não, porque uma amiga minha ficou sem net e ficou com o formulario e os banners e estou esperando ela retornar pra começar (risos) Enfim...só queria deixar avisado
    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula =)

    Ah, eu estava quase desistindo deste livro, e então vi sua resenha.
    Bom, ele tem lados positivos e negativos, isto está bem claro. Eu vi justamente as resenhas negativas que vc falou e tinha desanimado, confesso =/

    Então cheguei a conclusão de que devo tirar minhas próprias conclusões sobre o livro =)
    Pretendo ler e ver o que irei achar. Foi bom ler uma resenha positiva. Irei dar uma chance, e irei com menos sede ao pote!

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  12. Já tinha lido sobre a série,mas nada sobre o livro.
    Gostei da resenha e da tua despretensão ao ler o livro, sem esperar dele nada específico. Isso fez com que você aproveitasse a leitura.
    Adorei.
    http://www.viciodiario.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home