(Livro x Adaptação) The 100




Ah! Comparações! Tão inevitáveis. Não que eu reclame do porque uma coisa é diferente da outra, sempre costumo aceitar o fato de que são coisas diferentes e tentar apreciar o máximo que cada um possa me oferecer. Com The 100 isso realmente aconteceu. Se eu gosto mais do livro ou da série? Bem eu diria que ficou bem empatado.

Vale ressaltar que para comparar The 100 série com The 100 livro eu terei que dar spoilers, então se você foge a todo custo disso é melhor parar de ler agora!

A primeira diferença impactante que tive foi a ausência de personagens importantes na série e a existência de outros personagens tão importantes quanto eles. Se você está esperando encontrar o Finn e a mecânica maluquinha da série no livro, desista. O que eu observei é que o Bellamy do livro representa não só o mesmo personagem da série, mas também o Finn. Se você está esperando aquele Bellamy todo super sério também, desista. Ele tem seus momentos "cara engraçadinho" e eu nunca gostei tanto dele na vida. Mesmo adorando o Finn ( e achando o ator que faz ele uma gracinha no papel) não senti falta alguma dele no livro.

Já a Clarke continua na mesma. Séria, madura, caretona...e odeia o Wells. Só que o ódio dela pelo Wells do livro é bem mais intenso, e dessa vez ele realmente tem culpa no cartório. Afinal, foi o responsável pela morte dos pais dela. Err, sim. A mãe da Clarke é outra personagem especifica da série. Jasper? Não existe. Octávia? Nada da jovem rebelde, cativante e maluquinha. Ela é uma adolescente de 14 anos profundamente traumatizada pela infância que teve. E dela eu senti muita falta.

E então temos os personagens adoráveis que apareceram de brinde : Glass e Luke. Estou aqui me perguntando porque eles não existem na série. Não consigo entender o porquê. Ambos permaneceram na nave e é bacana ver as coisas por lá acontecerem sob o ponto de vista de pessoas comuns, pessoas que não podem mudar o que está acontecendo. Na série temos informações sobre a nave, mas sob ponto de vista da mãe da Clarke, que é incrível e faz as coisas acontecerem.

Mas não é só no "muda muda" de personagens que a coisa toda é diferente. A história em si é. A série é levemente baseada no livro. Pegaram elementos importantes e fizeram uma adaptação repleta de ação, aventura e suspense (algo bem televisivo e que dá audiência - inclusive a série foi renovada para a segunda temporada) enquanto no livro, pelo menos nesse primeiro volume, a coisa toda é bem mais emocional. Enquanto na série tudo acontece rápido e te deixa frenético, no livro o ritmo é lento, mas não deixa de ser intenso.

Vale a pena assistir, ou vale a pena ler? Vale a pena fazer os dois. Não vejo a hora de ter a continuação do livro aqui comigo e a série não deixarei de acompanhar. Ainda não entendi porque tantos blogueiros não gostaram do livro, mas posso imaginar que seja porque esperavam algo tipo a série e encontraram algo mais emocional. Tenho que dizer : para apreciar série e livro, você deverá parar de ficar comparando os dois. Ou de exigir que as coisas sejam iguais. Já disse lá no começo, aprecie tudo que as obras tenham a oferecer e sejam felizes :p

PS: - SPOILER - Tenho que dizer nesse final que : Wells não morre no livro. Também tenho que dizer que : Os humanos que permaneceram na Terra e começaram a dar problemas aos jovens enviados só apareceram no final. Mas aparecem com TUDO, TUDO MESMO NO FINAL. Deixando você desesperado pelo próximo livro. Hem, galera record? QUANDO SAÍ?



9 comentários:

  1. Como assim não tem Finn e mãe da Clarke? Imaginei que teria muita coisa diferente, mas isso me chocou. Mas realmente tem que se apreciar cada obra como tal, e quero meu livro logo pra poder fazer isso. [rs]

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula
    Você disse tudo eu estou encantada com o livro, e amo a série e achei o Wells do livro um amor apesar do que ele aprontou, mas o da serie eu achei tão chatinho que nem liguei dele ter morrido. Já o Bellamy é muito bom amei o personagem cheio de piadinhas e não aquele marrento da serie. Finn é um fofo mas realmente não fez falta no livro. E meu Deus a historia de Glass e Luke é linda, e já vi que tem drama dos dois no próximo livro, com aquela amiga periguete dele. Aquele final foi tudo... Também estou ansiosa pelo próximo livro simplesmente amei os dois na realidade acho que a serie e o livro se completam.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho MUITA curiosidade em ler e assistir, agora fiquei mais curiosa rs

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  4. Depois que eu descobri que meu personagem preferido, no caso o Wells morria na série, nem fiquei com vontade de ver =( Acho que vou ficar só no livro mesmo

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos não foi um caso como TVD, que é apenas baseado mesmo ahauhahuhuauhauh
    Mas é sério que os Terra Firmes ( é assim que vejo nas legendas da série) só aparecem no fim do primeiro livro?
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, eu quero. Quero o livro, e vou começar a ver a série.
    Na vdd vou ver a série antes de ler o livro, mas legal saber as diferenças e semelhanças entre ambos.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oii, acompanho a série e estou muito curiosa pra ler o livro, principalmente depois da sua resenha! E gostei bastante deste pots. Todos sabemos que sempre haverá mudanças e geralmente nas séries elas são maiores que nos filmes, é só pegar as mais TVD, PLL e Game Of Thrones que era bem fiel aos livros, mas agora vem destoando bastante. Então eu esperava que The 100 fosse diferente, mas fiquei chocada e triste ao descobrir que o Finn não existe, poxa gosto tanto dele e também acho o ator muito cute :3 Apesar que ultimamente o Bellamy tem me conquistado. E que loco a mãe da Clarke estar morta e o Wells ter sim culta no cartório, acho que isso talvez dê maior profundidade e eles não quiseram explorar isso, além de cortar o pov do Luke e Glass (quero conhecê-los!) substituindo assim eles pela mãe da Clarke.
    Mas, enfim... acho que essa mudança do ritmo da história é necessário quando adaptado para as telas e agora quero saber o que os terra-firmes aprontam!
    E linda, te indiquei em uma Tag sobre "como eu leio?" lá no blog (link: http://vanille-vie.blogspot.com.br/2014/05/tag-como-eu-leio.html#.U3vqx_ldXpw). Espero que goste da indicação :3
    Beijos!
    Debora.

    ResponderExcluir
  8. bellamy morre no livro ?

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home