(Resenha) Cidade da Meia-Noite ( J. Barton Mitchel)

Edição:
Editora: Jangada
ISBN: 9788564850606
Ano: 2014
Páginas: 448
Tradutor: Flávia Cortês
Avaliação : 5/5  
Média do skoob : 4.7/5


A Terra é conquistada por uma raça alienígena conhecida como os Confederados. A população adulta da Terra desaparece de vista, sucumbida pela Estática - um poderoso sinal telepático irradiado pelos alienígenas, que reduz as pessoas a um estado de total servidão. Mas existe um grupo imune aos seus efeitos: as crianças e os adolescentes. Enquanto isso, Holt Hawkins, um caçador de recompensas, tem como alvo Mira Toombs, uma astuta caçadora de tesouros com a cabeça a prêmio. Não demora muito para Holt capturar sua presa, mas a forte atração que surge entre os dois não é algo com que ele contasse. A queda de uma nave dos Confederados nas proximidades do lugar onde Holt e Mira estão acampados revela uma surpresa - a única sobrevivente é uma garotinha que não se lembra de mais nada a não ser do próprio nome: Zoey. Logo eles descobrem que todo o exército alienígena está à procura de Zoey. O que ela tem de tão especial? Será que os poderes dessa garota, por mais improvável que isso possa parecer, são a chave para deter os Confederados de uma vez por todas?
Antes de começar esta resenha tenho que dizer uma coisa : Sou apaixonada por ficção cientifica, mas isso não me faz gostar de todas. Muito pelo contrário, me faz ser extremamente exigente . Sendo assim é muito difícil um livro do gênero me agradar 100% e me vejo completamente surpresa pelo amor que estou sentido por Cidade da Meia-Noite. Que livro!!!

Com uma narrativa bem estruturada, sob vários pontos de vista, J. Barton Mitchel nos leva para um planeta Terra completamente diferente do que estamos acostumados. Eletricidade, casa, família, adultos cuidando de crianças, jovens irresponsáveis e tudo que era comum foi destruído em uma invasão alienígena, esta com inteligência muito superior a dos humanos, que tentaram resistir mas não foram capazes, porque sucumbiram a estática, uma forma de controle mental projetada pelos seres invasores.

Essa estática age na mente humana de acordo com a idade. Se a pessoa for adulta o efeito é imediato - a pessoa perde todo seu controle mental para os invasores, se a pessoa for jovem isso acontece gradualmente, até que ela não seja mais dona do seu próprio corpo. Isso acontece com todos, a não ser com os raros que são imunes, como nosso adorável protagonista Holt. Sabe aquele personagem que te conquista na primeira página? Pois é. Ele é um desses.

 Holt odiava lugares como aquele. Eram cicatrizes. Cicatrizes na superfície do planeta, e o mundo estava cheio delas agora. Ele os odiava pelas lembranças que lhe traziam, as imagens antigas que o forçavam a ver novamente. 



Holt é um sobrevivente. Depois de perder toda sua vida e todas pessoas que amavam o seu único objetivo  é se manter sua respiração. Mas a vida não é fácil, crianças e adolescentes tiveram que aprender a viver sozinhos, tiveram que amadurecer muito rapidamente e o mundo é um lugar perigoso. Existem pessoas que o querem morto. Como o dinheiro perdeu todo seu valor, Holt sobrevive de trocar do que restou do mundo anterior ou perseguindo pessoas procuradas e recebendo recompensas,  é isso que faz com que ele vá atrás de  Mira Toombs. Depois que conseguiu, com muita dificuldade, captura-la algo inesperado acontece e muda todos os seus planos,  sentimentos e razão de viver.

Enquanto ele e Mira descansavam para a longa viajem que iriam fazer, até o local onde ele a entregaria e receberia sua recompensa, uma das naves dos alienígenas caí. Ao fazer algo que não devia, entrar na nave, Holt encontra uma garotinha e, por mais incrível que pareça, ela sobreviveu a queda. A partir desse momento toda organização dos alienígenas desmorona, grupos rivais nunca vistos surgem e eles parecem estar em guerra, pouca coisa faz sentido mas eles tem uma certeza : Todos os invasores estão atrás da garotinha.


Me deixem repetir o que foi dito no final do primeiro paragrafo ? Que livro!!!  Sabe quando você procura defeitos e não encontra? Simplesmente não encontrei nada que não gostasse. Desde as características de cada personagem até a capa e os detalhes da diagramação.

O autor é, sem dúvida alguma, muito criativo. Não criou só uma história de alienígenas invasores que lutam eternamente contra os humanos. Ele pensou em todos mínimos detalhes, até nos micro-organismos que as naves trouxeram consigo e mudaram certas coisas no ecossistema terrestre. Na verdade isso ocasionou o aparecimento de uma espécie peculiar de vida, mas não vou entrar nesses detalhes. Uma alteração ambiental de grande importância na história é a que ocorreu nas Terras Estranhas, vários são os mistérios que giram em torno do lugar e tudo que saí de lá possuem propriedade mágica. Os objetos são chamados de artefatos e Mira sabe manuseá-los muito bem, para Holt que tem pavor de qualquer fonte de magia, bem até demais.

Além de tudo citado no parágrafo anterior, também temos elementos distópicos já conhecidos pelos leitores do gênero, como uma forma de governo diferenciada, mas esse na verdade não é o foco da história, mesmo que seja bem interessante. O governo em questão existe na Cidade da Meia-Noite e é onde acontece todo o clímax da obra. A cidade é localizada no subterrâneo, e tem um esquema bem interessante de facções que regem todas as regras de convivência. Mira pertencia a mais poderosa das facções e são seus antigos companheiros quem estão pagando para capturá-la.

Confuso? Talvez na resenha, mas acreditem na história tudo faz sentido e por isso achei o autor tão genial. E então para dar o toque especial a algo tão criativo ele acrescentou personagens que você ama de cara. Mira, Holt e Zoey ( a garotinha achada na nave) são muito cativantes, principalmente Holt que... Não posso falar porque gostei tanto dele, ia estar dando um spoiler tão grande. Na verdade se eu comentar as características de cada um detalhadamente estarei deixando claro o rumo que tudo vai tomar e não acho isso correto. Acho que vou ter que deixar vocês com características um tanto superficiais como amáveis e cativantes, vão ter que ler para conhecê-los melhor :p

- Está tudo bem, Zoey - Disse Mira, olhando com tristeza para Holt. - Holt é como todo mundo, ele decidiu a muito tempo que iria parar de se importar.

Tenho que confessar que a leitura se tornou a melhor de 2014, e provavelmente entra no meu top 10 queridinhos de todos os tempos. Se me pedissem uma indicação de leitura neste momento, não pensaria em outra obra. Cidade da Meia-Noite é um livro que merece ser lido, se você for esperto não vai perder tempo! :D


Os sentimentos estavam ligados às lembrança dela, porque as lembranças são o que fazem das pessoas o que elas são. 

14 comentários:

  1. Gente, to doida pra ler esse livro :O
    Parece muito bom!
    E adorei a resenha! :D
    Quero emprestado q IUSHDFIUHDSFIUHSDIUFH
    Beijos

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super curiosa para ler. Parabéns pelo blog.

    http://codinomelizz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caraaaamba. Eu p-r-e-c-i-s-o ler esse livro! Eu já gosto muito de distopias, de aliens, de apocalipses (de qualquer tipo), um livro com tudo isso e nesse ritmo, acho que vou surtar também lendo. Assisto uma série chamada Falling skies, que parece um pouco com o começo dessa sinopse haha mas ao longo da resenha deu pra ver que são bem diferentes (O assunto aliens dá pra variar bastante kk). Curti demais sua empolgação com o livro, tenho CERTEEZA que vou amar também. Valeu pea ótima dica flor.

    Beeijos
    Que nerdisse Alice!

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,
    tudo bem?
    Nossa digo eu, que resenha foi essa? Adorei!!!!! Já me conquistou no primeiro parágrafo, mas continuei lendo, e você estava tão empolgada, que fiquei também. Nunca li nada de ficção científica, mas esse livro parece ser maravilhoso, como a sua resenha ficou.
    Eu vi essa capa em um lançamento, mas não esperava tanto do livro, voc~e me fez colocá-lo na lista.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula,
    Sua resenha foi ótima!!
    Achei a premissa bem interessante e não conhecia nem o livro, nem o autor!
    Dica anotada!
    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Paula, se eu estava com alguma duvida sobre a leitura desse livro, você acabou de eliminá-las! Eu não sou muito fã de ficção científica e sempre fico com receio de embarcar em algum gênero que é desconhecido para mim, mas parece que esse tem tudo para me agradar.
    Só me assustei com o tamanho do livro! Achei que ele fosse menorzinho haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. não é mt o que eu gosto de ler, mas acho q se for ler será legal.
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Excelente resenha! Eu tenho que admitir que, apesar de não ser tão fã do gênero de ficção científica, sou apaixonada pelo trabalho dos autores, que se dedicam a criar um universo distópico totalmente diferente e novo, com todas as características e peculiaridades dele.
    Fiquei muito curiosa para ler esse livro, a história parece muito envolvente e gostei muito do último quote!
    Beijos,

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro
    E apesar da resenha ter sido super positiva, não gosto muito de livros que envolvem alienígenas...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah, agora me arrependi por não ter solicitado esse livro... hahaha
    Na próxima vai ser esse, com certeza!
    Adoro ficção também, e nem sou muito exigente, até meu noivo reclama. :P
    bjs
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Se eu já queria ler esse livro antes agora tenho certeza que não posso deixar passar. Preciso dele! Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aiiii, não conhecia o livro. Fiquei apaixonada já!
    Já quero, já foi pra Wish List, e do jeito que você falou, me deu vontade de comprar pra ontem.. hahahaha.

    Adorei a dica!
    beeeijos.

    www.cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi flor se eu amei a premissa desse livro Oh god!!!! Como eu amei... a cada linha que lia da resenha me sentia mais cativada... não foi atoa que em primeira instância eu coloquei nos meus desejados somente pela capa... li uma resenha e fiquei animada... Com a sua fiquei super empolgada... O livro me ganhou e eu preciso lê-lo e logo. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home