(Resenha) Adultério - Paulo Coelho

• Edição: 1
• Editora: Sextante
• Ano: 2013
• Páginas: 240
• ISBN: 9788543100456

Sinopse: Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e
você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos.
– Mas isso não é o mais importante?
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.



Paulo Coelho é aquele tipo de autor que ou você ama, ou você odeia. São várias as pessoas que falam que não gostam dos livros dele e várias as que compram os lançamentos em pré-venda. Eu não me encaixo em nenhuma das categorias. Nem lembrava como era a narrativa do autor. O primeiro, e único, livro dele que havia lido foi O Alquimista. Faz tanto tempo que nem me lembro mais.  Porque, depois de tanto tempo, decidi ler outra obra do autor? Dois motivos. O primeiro deles foi a oportunidade que a editora Sextante proporcionou aos parceiros e o segundo foi o que me estimulou a aproveitá-la : Os acessos da publicação de divulgação do lançamento, que se tornou uma das 10 mais visualizadas do blog. Como não ficar curiosa? Minha reação final? Não sei se amei ou odiei, vou explicar mais sobre essa conclusão daqui uns parágrafos.




Ao longo de seus 31 anos de existência, Linda conquistou tudo aquilo que as pessoas jovens desejam para o futuro : estabilidade financeira, um marido maravilhoso, sucesso profissional, filhos bons e educados, etc. Uma vida segura na Suíça, que é um país muito seguro, com o marido e os dois filhos que tanto ama. Mas isso não é o suficiente. Não no momento.

Linda percebeu que sua vida chegou a um estado de paralisia, nada parece mudar, todos os dias parecem os mesmos e as rosas começaram a mostrar os seus espinhos. Ela sente que seu casamento perfeito e sua vida tranquila não são o suficiente para alcançar a felicidade. Entra em pânico. Não sabe o que fazer para mudar a situação, mas sabe que está cansada de saber o que vai acontecer no dia seguinte, no próximo mês ou ano. Cansada de não correr riscos, de não viver aventuras.

Então o destino começa a conspirar para que  decida mudar sua rotina, ou talvez ela faça um certo esforço para isso. Qual caminho seguir? O que vai deixar para trás? O que irá perder? Vai valer a pena? São perguntas que ela se faz... mas é melhor correr o risco, afinal de uma coisa tem certeza : Viver como se faltasse um pedaço, como se não estivesse parado no tempo, não faz sentido.

Quando terminei a leitura me senti completamente divida. Amor ou ódio? Compreensão ou revolta? Vamos por partes.


Um lado meu ficou completamente revoltado e irritado. Aquele meu lado que acredita que tudo estará perfeito quando terminar a faculdade, comprar minha casa e alcançar minha estabilidade. Essa parte de mim não consegue entender, muito menos aceitar, que uma mulher rica, com um bom marido e filhos maravilhosos - que diz amar todos eles - seja capaz de estar insatisfeita com a vida. Sempre achei que adultério fosse algo imperdoável, feito por pessoas que não sentem amor pelo companheiro. Que é melhor terminar o relacionamento e seguir em frente, já que não está satisfeito. Porém nunca pensei nessa situação por outro lado...

O lado que compreende as ações da personagem, que vê sentido em todas suas reflexões - mesmo que ache algumas coisas feias meio atitude de psicopata - . Essa parte de mim não gostou muito das verdades que leu. Mas o ser humano é assim, né? Nem sempre reagem de maneira positiva quando enxergam a verdade. Foi um choque de realidade. Enquanto somos jovens as coisas sempre estão mudando. Terminar o ensino médio, a faculdade, encontrar um emprego, alcançar a estabilidade... Mas e depois? Como será que deve ser sentir que sua vida continuará a mesma até o dia da sua morte? Não sei vocês, mas eu costumo enjoar muito rápido das coisas, do corte de cabelo, das roupas, da cor do quarto, do layout do blog (que vivo mudando). Sei que muitas pessoas são assim e isso me assusta. Não seria eu capaz de fazer algumas das coisas que a Linda fez? De chegar a mesma situação  que ela? Ninguém nunca sentiu medo de fazer mudanças muito drásticas e deixar algo para trás? Ninguém nunca se sentiu divido?

É sem dúvida uma leitura para refletir. Os personagens são muito reais, as situações são pra lá de cotidianas e somos capazes de tirar várias lições de vida desse livro. São 240 páginas de aprendizado. Você pode se irritar com a personagem, sem dúvida. Me irritei horrores. Mas você também irá entendê-la e aprender algo a cada passado que ela dê.



Mas ainda não sei se amei e odiei o livro. Nem fui capaz de estipular uma avaliação em quantidade de estrelas, porque o lado que amou e o lado que odiou ficam em um eterno cabo de guerra e não são capazes nem de encontrar um ponto de equilíbrio, para que eu possa dizer "está no meio". Quando penso que um dos dois irá vencer, o outro vem e muda novamente a situação. Mas recomendo a leitura para todos. Livros que nos ensinam sobre a vida são necessários, podemos evitar nossos próprios erros refletindo sobre as atitudes de personagens que são tão reais.

24 comentários:

  1. Como não amar aquela foto da Taylor linda ali junto com o livro? Como, como?

    Voltando para a resenha... Depois de ler a sinopse e a resenha, realmente, é um choque de realidade. Afinal, não é uma situação completamente diferente do cotidiano de algumas pessoas, porém nunca fora abordado dessa forma tão explicita.

    Me identifiquei bastante com o seu questionamento, porque é um fato isso, todo mundo já sentiu medo de tomar alguma atitude, de se sentir dividido por algo ou por uma decisão, e é legal essa proposta de leitura para reflexão. Gostei, e já quero ler, também.

    ps: Achei 240 páginas pouquinho.

    ResponderExcluir
  2. "Amar é transformar escravidão em liberdade" uou
    não sei se leria, mas por ser pequenininho acho que sim kk
    Mas a situação no geral é tensa pra Linda hein? Faz a gente ficar pensando no que faria no lugar dela né? :o
    BABEI nos seus adesivos de get glue <333333 pena que nao enviam mais :c como lidar?

    Enfeitiçados pelo desejo nao é grande coisa? Pq ? :33
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Flor! Tudo bom?
    Aiii, vi você postando as fotos no instagram e estava louca por sua resenha, finalmente posso deliciar meus olhos!
    Sobre traição, vai ser sempre um assunto delicado e confuso para nós que não praticamos ou sofremos com isso, mas consigo entender sua revolta e confusão, ainda mais com a vida que a personagem leva, mal acho que esse é o ponto em que o autor quer tocar, que muitas vezes, essa vida "perfeita" nem sempre trás e completa felicidade. A irritação com a personagem é algo normal, até bom, se formos ver, porque sempre aprendemos muito e pelo que li de sua maravilhosa resenha é um livro de puros ensinamentos. Achei a capa maravilhosa, o que chamou minha atenção logo de cara, e depois de ler tudo o que você escreveu sobre o mesmo, só posso dizer que ele está indo para a minha lista, não vou aguentar! Espero absorver os mesmo ideais e ensinamentos que você, me parece ser um livro lindo e maravilhoso! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  4. Oi paula,
    tudo bem?
    Eu sou daquelas que não gosta desse autor. também fiquei curiosa como você com o sucesso na divulgação da obra. É isso que é interessante, como um livro pode afetar pessoas de forma diferente.
    Olha eu também não gosto desse tema, não aceito adultério. Ninguém é propriedade de ninguém, logo, se um relacionamento não dá certo, é só se separar.
    Eu acredito que você entendeu a personagem, afinal ela é humana e tem sentimentos. Não conheço a história, mas ninguém irá me convencer de que existe motivo para trair.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Paula, tudo bem?
    Me enquadro no grupo que não gostam do autor. Já li algumas coisas do Paulo Coelho, mas definitivamente não me agradaram.
    O tema adultério também não é um tema que me agrada então eu nem cogitaria ler esse livro. Apesar de ter achado essa quote que você marcou linda!
    Ótima resenha!!

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ♥ Eu te disse Paula. Paulo Rabbit, é Paulo Rabbit. ♥ kkk

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga é horrivel quando ficamos em dúvida de avaliar um livro né?
    Eu estou vendo muita gente lendo esse livro e tem me chamado bastante atenção. Quero ver se leio também para conhecer a escrita do Autor, porque eu não conheço, principalmente pelos traumas que tive na escola com aqueles livros da Literatura Nacional e achava que tudo era igual e ai acabei criando aquele pequeno preconceito (risos)
    Mas pela sua resenha eu fiquei bem interessada. Queria tirar minhas conclusoes e ver se eu terei as mesmas que as suas no sentido de odiar ou amar o livro. Ou ficar em duvida que nem vc ficou. Enfim....Vou procurar saber mais dele e quem sabe eu o compro =]

    Se cuida linda e parabens, até porque amo as resenhas que vc posta.
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu não odeio, mas não leio os livros dele. E não é nem ele, mas os livros que ele publica. Como sou evangélica prefiro não ler livros assim. Mas parabéns ao autor que é um dos mais vendidos autores nacionais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oba, mais um livrinho do PC para eu ler. Sou fã dele. Odeio quando isso acontece comigo e não sei dizer se amo ou odeio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. oie Paula
    Eu não gosto muito do autor, apesar de ter lido um livro dele e gostado rs
    Mas por incrível que pareça esse livro me chamou atenção por tocar em um assunto polêmico, e que repudio completamente!! Estou curiosa para saber mais sobre a história.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Já vi muitos desses comentários sobre o Paulo Coelho - ou você ama ou odeia. Sinceramente, acho que vou ser quem odeia. Tenho adiado a leitura de qualquer coisa dele faz muito tempo...
    Não tenho a mínima vontade de ler uma obra dele, mas tenho uma amiga que falou muito bem de Brida. Talvez comece por esse livro, mas ainda não sei...
    Não acho que faz meu gênero e fico cheio de receio...
    Enfim, nunca se sabe né?!
    Beijos,
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não chego a odiar Paulo Coelho porque acho ódio uma palavra muito forte e não se encaixa... digamos que eu não aprecio o estilo dele...rssssss

    www.corujicesnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Lendo sua resenha penso que essa foi exatamente a intenção do Paulo, um livro que acima de agradar ou causar ódio provocasse reflexão. Tenho um ponto de vista bem parecido com o seu Paula, sobre construir uma vida e sobre adultério. Mas muitas pessoas tem tudo (seja o que for esse tudo) e não são felizes. Deve ser uma leitura bem interessante mesmo. Ainda não li nada dele, embora esteja com O Diário de Um Mago na estante há um ano. :P Enfim, ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula,

    Também li o Alquimista e lembro como se fosse hoje que achei que achei lindo e inspirador, acho até que me emocionei em alguns trechos. Só li ele do Paulo Coelho, sei que as pessoas divergem muito entre amor e ódio dos livros dele, mas eu amei o que li.
    Sobre Adultério, me interessei. Sabe costumo pensar na vida como sendo uma trajetória muito curta. É uma linha fininha esticada por duas pontas, a primeira é o que nos faz feliz e a segunda o que faz as outras pessoas felizes. Encontrar o equilíbrio entre ser feliz sem fazer mal a quem amamos é o ponto G da vida.
    Vivemos projetando o futuro e quando ele chega vemos que não é como pintamos. É complicado. É complicado estipular o que é certo e o que é errado, o que move ou não move o mundo. Dá medo muda de rota. Muito! E dá medo ficar parado na rota errada.
    Por isso entendo que vc tenha ficado ali no meio termo.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  15. Os livros desse autor não me chamam muita atenção ...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie Paula =)

    Teve uma época em que eu só lia Paulo Coelho. Hoje não leio os livros dele com tanta frequência, mas continuo gostando bastante do estilo de narrativa dele.

    Estou bastante curiosa para ler esse livro e espero gostar ;)

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  17. Estou lendo nesse minuto. ahuahau
    Eu sabia que seria um livro que certamente dividiria o público, e talvez tenha sido realmente essa a ideia do autor. Eu tenho o pensamento muito parecido que Linda quando o assunto é casamento e tals, mas eu não sou casada, e isso dá um alívio na minha situação, mais do que na dela. Já fui casada e passei pelos mesmos dilemas que ela passou. Então acredito que no autor buscou muito próximo a ele os exemplos para escrever esse livro. É real e grotesco em certo momentos. Contudo a vida de muita gente também é.
    Linda resenha, flor!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, como vai?
    Desculpe a demora para aparecer.
    A capa dele é muito linda, mas não leio livros do autos.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Achei bem interessante, mas temo que realmente não seria o meu tipo de leitura, então prefiro nem começar. Isso pode ser considerado medo e até um ato covarde, mas se eu não gostei da premissa de um livro, provavelmente não vou gostar de lê-lo.

    Estou seguindo seu blog!

    Beijos!

    Blog: http://laireadsalot.blogspot.com.br/
    Vlog: https://www.youtube.com/user/laireadsalot

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nada do autor,mas ele parece ser bem aceito pelos seus leitores, não sei se leria, mas acho que sim, um dia talve.


    http://mundodosmngas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho um preconceito com esse autor, acho que traumatizei antes mesmo de ler. KKK
    Tenho um livro dele aqui em casa, então quem sabe eu ainda não leio algo do autor.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Gosto de livros com personagens humanos assim, mas acho a traição algo abominável. Acho que odiaria essa protagonista pelos mesmos motivos, mas é interessante que o livro mostre outro lado.
    Vou anotar a dica, pois nunca li nada do Paulo Coelho.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Que dilema hein menina??
    Eu ainda não sei se quero ler esse livro,
    meu cabo de guerra é justamente esse, ler ou não ler...
    Vou aguardar para ver outras opiniões e só então decidirei.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Tenho 48 anos, li Paulo Coelho nos anos no final dos anos 80, e até hoje lembro de trechos inspiradores do Alquimista que foi traduzido para mais de 65 línguas e vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo, inquestionavelmente um sucesso. Faz alguns dias adquiri o Adultério, li somente as orelhas e me interessei, hoje mesmo começo a ler, considero bem real o que a personagem vive, e penso que a traição não se configura somente pelo aspecto físico, mas também em pensamentos que não conseguimos controlar no íntimo do outro.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home