(Resenha) A 5ª onda - Rick Yancey

 
Edição: 1
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506644
Ano: 2013
Páginas: 368
Tradutor: Edite Siegert Sciulli

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.
Logo quando descobri que o blog se tornou parceiro da Editora Fundamento o primeiro livro que me veio em mente foi A 5ª Onda. Tenho que admitir também que foi o livro que me fez procurar saber mais sobre a editora e, consequentemente , ter me inscrito para parceria. Não, não conheci a editora (de fato, não só de nome) na época da parceira e sim quando o livro foi lançado, mas por algum motivo desconhecido eu nunca o comprava. Então quando surgiu a oportunidade, é claro que não deixei de aproveitar. Afinal é o meu tipo de livro...


Algumas lembranças nunca podem ser deixadas para trás. Elas não pertencem ao passado. Elas pertencem a você. 

Cassie é só uma jovem de 16 anos, mas trás na memórias coisas difíceis de superar e impossíveis de esquecer. Principalmente quando se está sozinha e tem muito tempo para refletir sobre. Quando sabe que deve permanecer sozinha, porque é a única maneira de sobreviver. Vive uma situação de destruição de dentro para fora, da mente, da sua humanidade e é exatamente isso que Os Outros querem. Os outros que tiraram a vida do seu pai, da sua mãe e levaram seu irmão para longe. Mas quem são os outros?


Os outros são invasores que exterminaram a maior parte da população humana da terra, sem nem ao menos mostrar a cara. Sem  invadir de maneira corpórea. Começaram destruindo o que era importante para a vida humana, em ondas de ataque. A cada onda, mais mortos. Por fim? Querem destruir o que nos torna humanos, nossa capacidade de confiar, de amar, de se relacionar com o próximo. Nossa humanidade.

Como livrar a Terra dos seres humanos? Livre os seres humanos de seu senso de humanidade. 

Na 1ª Onda : Apagam-se as Luzes
Na 2ª Onda : Começa a Arrebentação
Na 3ª Onda : Pestilência
Na 4º Onda : Silenciador 
Será que terá uma 5ª onda? O que será que vai acontecer?

Só esqueceram de uma coisa... Quando muita gente morre, não são os fracos que sobrevivem. São os fortes.



Cassie é uma sobrevivente. Cassie é forte. Mas Cassie será capaz de confiar em alguém novamente? O lindo Evan Walkers vai tentar provar que ainda é possível sobreviver confiando em alguém. Mas será que ela deve confiar nele? Será que ele é mesmo esse cara perfeito que aparenta ?

Já vou começar minha opinião sobre a obra dizendo que é impossível um fã de ficção cientifica não gostar desse livro. A criatividade do Rick Yancey é infinita e a percepção dele de o que realmente é capaz de aniquilar a humanidade é surpreendente. É aquele tipo de livro que você abre e não sente vontade alguma de fechar, porque além de criativo ele é um excelente escritor. Sua narrativa é leve e simples, porém muito bem estruturada. Você fica naquela de "só mais um capitulo" e termina a leitura.  

Mas ele não se limitou a escrever uma história maravilhosa, ele também criou personagens com essa qualidade. Tenho que admitir que achei a Cassie bem, mas bem chatinha. Porém a personagem foi muito bem construída e você acaba entendendo o porquê dela ser assim ( não tem todos os momentos, mas na maioria). Mas ele colocou tudo de chatice que tinha de por na protagonista feminina, e criou dois protagonistas masculinos, completamente distintos, mas com incontáveis qualidades. Não, não são aquele cara perfeito irreal, muito pelo contrário. São completamente humanos e por isso são tão incríveis. 

Não vou citar nomes, porque estragaria parte das surpresas do livro. Surpresas que eu tive e gostaria que os leitores do blog, que ainda não tiveram contato com a obra, vivenciassem. Mas posso afirmar que vale a pena conhecer cada um deles. Aliás, tem muitas revelações surpreendentes nesse livro. Me peguei várias vezes falando a frase " não acredito ". 

É, sem dúvida alguma, uma história arrebatadora. Acredito que até quem não seja fã do gênero vá gostar. Tirando a questão da Cassie me deixando irritada em alguns momentos, não tenho nada a mais de negativo a contar.  O livro será adaptado e já tem até atriz escolhida para interpretar a protagonista! Mas isso é assunto para outra postagem, por agora fica a dica de leitura! Não se esqueçam de ler antes de sair o filme, hem? :)

Não sei o que dizer. Então, não digo nada. Muita gente diz muita coisa quando, na verdade, não tem nada a dizer.




14 comentários:

  1. Oi Paula,
    Já tinha lido algumas resenhas deste livro e tinha ficado bastante curioso.
    Mas fiquei com o pé atrás pq não suporto protagonistas chatos. Acabo arrastando a leitura.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma vontade enorme de ler esse livro, só não comprei ainda por causa do preço. Mas preciso dele! Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou vadia por distopias. Fato!
    Não posso ver uma sair e já corro para comprar. Essa está na minha lista desde o ano passado e só agora vou poder comprar.
    Acho que vou parar de ler resenhas de distópicos por aqui. Toda vez que venho, saiu com um nome a mais da minha lista. ahuahuauahauhuahaa

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, se não quer aumentar a lista acho que é melhor evitar o blog por um tempo em Carol... tem resenha de mais duas vindo por aí!
      Brincadeira, venha compartilhar o vicio comigo *-*

      Excluir
  4. Adoreeei.
    Eu gosto desse tipo de livro e pela resenha eu acho que vou adorar.
    O livro parece ser intrigante no ponto certo.
    http://www.viciodiario.com/

    ResponderExcluir
  5. Depois da sua resenha corri marcar como desejado no skoob
    Parece ser uma distopia bem interessante ,e Cassie apesar de voce dizer ser chatinha em algumas partes deve ter bons motivos pra isso. Evan deve ser uma graça, um cara perfeitamente imperfeito hahah fiquei curiosa para saber sobre os personagens mas sem spoilers hahha
    nem me fale, preciso pegar O teste , parece ser ótimo! :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula, tudo bem??
    Menina quando vi nas atualizações que você postou a resenha desse livro tive que vir aqui conferir, porque passei um bom tempo namorando esse livro e a sinopse e só havia lido apenas uma resenha dele não tão positiva e queria saber mais opiniões sobre o livro. Mas mesmo assim tinha resolvido comprar e comprei, agora diante de sua resenha minha vontade de ler o livro cresceu muito... porque eu gosto desse tipo de história, ela me prende de uma forma desconhecida... Espero ter as mesmas impressões que as suas mesmo que seja achando a protagonista chatinha rsrsrsrs. Gostei da novidade em saber que esse livro será adaptado, vai ser um trabalho colocá-lo em um filme já posso sentir... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dih!
      Olha vou ser sincera, hem?
      não confio em quem não gostar desse livro.
      É sensacional!
      Vai com tudo! hahaha

      Excluir
  7. Ah, quero muito ler esse livro. *---*
    Nem precisava, mas sua resenha me convenceu mais ainda a ler logo. rs
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2014/04/resenha-um-amor-do-passado.html

    ResponderExcluir
  8. Fiquei muito muito interessada em A 5ª onda. É o típico livro que eu amo e não largo de jeito nenhum, sou amante de ficção científica e esse livro parece ser um daqueles que misturam ação e inteligência. Detesto personagem feminino que é bem chata mas acredito em você então pode ser que goste da Cassie *u*
    Adorei a resenha, gostei bastante das imagens, achei elas lindas ^^
    Beijos <3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou desejando este livro desde da época de seu lançamento, e é muito bom saber que vale a pena a leitura, tanto, que até podemos dar um desconto para a chatonilda da vez.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  10. Oie =)

    Eu AMO este livro. Este livro me deixou tão animada, que eu surtava a cada linha lida. kkkk Estou me corroendo pela continuação!


    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá, obrigada por retribuir a visita ^^
    Sou muito suspeita para falar de A 5° Onda, amei ler este livro e estou bem maluca pelo segundo da série, você já viu a capa do segundo? É muito linda.
    Beijos e boa semana

    http://entrelivrosevestidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da sua resenha, já tinha visto esse livro vários vezes mas nunca nem procurei saber sobre o que se tratava. Depois de ler a resenha tive muita vontade de ler :D

    Bjs

    http://mylittlemetaphor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home