Interagindo Com Clássicos #1 : 1984

• Edição: 1
• Editora: Companhia das Letras
• ISBN: 9788535914849
• Ano: 2009
• Páginas: 416
• Tradutor: Heloisa Jahn, Alexandre Hubner

Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.

A ideia de fazer uma coluna periódica sobre livros clássicos ronda esse blog há bastante tempo. Essa semana, conversamos sobre o assunto e resolvemos fazer de vez.. Algumas vezes serei eu postando, outras a Paula, mas não vai faltar indicações de livros cultuados por aqui. Para ser considerado um clássico, seja da literatura brasileira ou mundial, é necessário merecer esse título; logo, precisamos separar um espacinho para eles, né? E para abrir a coluna nova, começo com um dos meus livros preferidos: 1984!

1984 é um daqueles livros de que todos já ouviram tanto falar e chovem tantas referências que até para quem não leu parece familiar. É narrado um futuro distópico (lembrando que o livro foi escrito em 1949, então sim, era futuro), com um governo autoritário, câmeras em todo lugar e a figura simbólica do Grande Irmão para representar o partido no poder. Acompanhamos Winston, suas descobertas sobre o sistema em que vive e sua paixão por uma colega de trabalho.



A grande qualidade de 1984 não é a aventura individual de Winston. Se você quer ler esperando muita ação, pode escolher outro livro. Este é bem parado, até. Bem mais descritivo que qualquer outra coisa. Mas é mágico. Ele vai explicando como funciona a hierarquia do governo, como cada aspecto da vida humana é controlada, e o que talvez seja o mais interessante: como deixamos chegar a esse ponto. George Orwell merece todos os aplausos por construir uma narrativa perfeitamente crível e sem furos. Todos esse elogio sem nem mencionar o final... O final é sensacional.

...E POR QUE É UM CLÁSSICO?

1984 é um clássico por ser pioneiro nesse gênero que agora está novamente em alta: as distopias. Nos apresenta uma realidade completamente nova com a qual todos conseguimos nos relacionar: estar sendo monitorados o tempo todo. As relações interpessoais são bem construídas, assim como as personalidades e a política. Aliás, sobre política: para quem gosta do assunto, o livro é um prato cheio. Críticas, analogias a governos conhecidos e tapas na cara são bem distribuídos ao longo das quase 400 páginas.

PS. Aos amantes de reality show, vamos repetir juntos: O Big Brother é quem está assistindo. Me dói ouvir o Pedro Bial chamando as moças e os rapazes de "brothers" e "sisters", quando na história de onde foi tirado o nome do programa o Grande Irmão é quem está sempre vendo você. Usar esse nome para uma casa cercada de câmeras, no entanto, acho genial.

13 comentários:

  1. Realmente não existe quem não tenha pelo menos ouvido falar sobre 1984. Quero ler esse livro desde que li A Revolução dos Bichos, lá em 2005. Bem observado esse detalhe nada pequeno sobre Big Brother. Enfim, adorei a nova coluna.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu já ouvi diversas coisas sobre esse livro e era para ter lido durante a faculdade. Já li A Revolução dos Bichos do mesmo autor e desde aquela época eu quero ler 1984. Um livro com uma história muito inovadora e isso só me deixa ainda mais curiosa.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro, adorei!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  4. Vi ontem esse livro na biblioteca da minha faculdade! haha Tenho muita vontade de lê-lo! sempre vejo muita gente falando que ele é ótimo! Amei a resenha!

    Beijos!

    http://bettinablanco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho difícil mesmo alguém que ainda não tenha ouvido falar de 1984. Minha mãe estava dizendo um dia desses que iria me dar esse livro, e confesso que até tenho bastante curiosidade. Gostei da ideia da coluna.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Nem posso ver esse livro que já lembro que ele está bem ali ao lado da minha cama, só esperando para que eu comece e ler logo e começar a fazer o TCC, que será sobre ele OO'

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de ler esse livro *-* sempre mesmo, quem sabe não leio esse mes ??
    Adorei a resenha, a nova coluna achei super criativa, nunca tinha visto uma coluna desse gênero, achei muito legal. Com certeza vou acompanhar
    Beijos <33
    Http://www.shake-de-morango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu sou vadia por distópicos, e morro de vontade de ler esse livro. Os clássicos das distopias foi o que fundamentou todo o que conhecemos no gênero hoje em dia. Acho que já li dois desses clássicos.
    Sou doida pela premissa desse!
    Acho que essa coisa de não ter ação é normal dos livros distópicos antigos. A ideia deles era apenas ser reflexivo e tals, e serve para esse propósito.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Faz muito tempo que quero ler esse livro, até porque gosto muito do gênero e acredito que será ótimo ler um clássico que deu origem ao estilo. Grande sacana essa do Big Brother, ein?!

    Beijos,
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para ler esse livro. Já li todos os clássicos distópicos, só falta esse. Pretendo ler mês que vem e, meu Deus, quão ansiosa estou!
    Adorei saber que o final é muito bom. Geralmente os finais desses clássicos distópicos são apenas amenidades para mim (o desenvolver sempre chama mais a atenção).
    E acho genial o programa ser chamado de BBB. E creio que dele dá para se retirar muitas questões sociais...

    Beijos
    Mell Ferraz - Literature-se

    ResponderExcluir
  11. De fato, todos já ouviram falar do livro. Eu sou uma dessas, que sabe do que se trata mas nunca leu. Considerando quanto eu amo A Revolução dos Bichos, também de Orwell, creio que devo acrescentar este à minha lista.
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ia MORRER sem saber que "Big Brother" é uma referência a esse livro, que genial!
    Tenho muita vontade de ler a revolução dos bichos, por causa de um cd do pink floyd (<3), mas agora fiquei com vontade de ler 1984 também :D
    Ótima resenha, xuxu.
    Beijos
    Renata - itsawesometime.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá , tudo bem ?
    Adorei a ideia da coluna sobre clássicos e também curti a resenha.
    Serio mesmo que o livro é bem lento ? Achei que fosse cheio de ação, enfim fiquei mais curiosa ainda.

    Beijinhos da Lêeh

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home