Resenha: Sociedade dos Meninos Gênios (Lev AC Rosen)

• Edição: 1
• Editora: Novo Conceito
• ISBN: 9788581632797
• Ano: 2014
• Páginas: 544
Compre: Por R$ 24,50
Sinopse: Chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato: mergulhe na trajetória de Violet Adams, que assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Inspirado em clássicos como Noite de reis, de Shakespeare, e A importância de ser honesto, de Oscar Wilde, SOCIEDADE DOS MENINOS GÊNIOS traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero.
Não sei vocês, mas eu adoro livros ambientados na elegante Londres Vitoriana. Tudo bem! sei que Londres Vitoriana é cinza, tem um monte fumaça e em alguns lugares tem cheiro desagradável... mas sempre fico encantada com as roupas, bailes, modos e costumes desses tipos de livro! Não importa se for fantasia, new adult, young adult... enfim, não importa o gênero, se for nesse ambiente eu fico com vontade de ler! Sociedade dos Meninos Gênios é um desses que eu fiquei com vontade só ao saber disso... soma-se isso a uma história criativa, bem construída, a personagens cativantes (...) Não vou contar tudo agora, vamos ao resumo da obra primeiro, certo? :D



Violet Adams vive em uma sociedade típica de anos atrás, onde as mulheres são criadas para serem propriedade dos maridos, para cuidar da casa e ter filhos. Só que Violet não quer (e nem deve!!!) ser uma dessas mulheres. Ela é uma garota genial! Desde pequena é apaixonada pelas ciências (principalmente pela parte mecânica), a ponto até de fazer um laboratório em casa, onde inventa mecanismos maravilhosos. Mas Violet quer mais. Não, ela quer o melhor. Quer não só ir para uma faculdade aprimorar seus conhecimentos, como quer ir para a melhor faculdade e provar que sim, as mulheres podem ser geniais, e não mulheres boazinhas que vivem para casa, para família e para obedecer as ordens de um marido.
- Um pouco de poesia lhe faria bem, sabia? não resta dúvida de que lhe falta um sentimento feminino no coração. 
Só que tem um pequeno probleminha, essa melhor faculdade de todas , chamada Illyria, não aceita mulheres. Vocês acham que isso vai impedir essa jovem super determinada de conseguir o que quer? Se a resposta foi não, acertaram. Com a ajuda do seu irmão gêmeo, Ashton, e seu amigo de infância, Jack, ela se disfarça de homem e faz de tudo para entrar na faculdade escondida. Então vocês devem estar se perguntando, como ela vai esconder isso do resto da família? Com uma desculpa, para lá de esfarrapada, de ir para a cidade se "preparar para ser uma boa mulherzinha". Seu pai, um grande astrólogo, vai passar um ano fora para uma série de reuniões e eventos que terão finalidade de definir a partir de qual marco as horas passarão a ser contadas e ela aproveitará esse tempo para seguir com seus planos. Como a mãe faleceu ao dar a luz aos gêmeos, ficaram na casa apenas eles e os criados. Claro que o pai sabia que os filhos iriam para a cidade, mas não tinha como, de longe, descobrir o verdadeiro motivo por trás disso.



Será que Violet vai conseguir o que quer? Sabe-se que se ela for pega isso causará grandes problemas e trará desonra para a família dela. O que será que vai acontecer...

Que livro amorzinho!  Gostei tanto dos personagens e de toda a história, que ele acabou se tornando um dos meus preferidos. Vou começar pela Violet, admirei muito toda sua coragem e determinação e principalmente, seu humor. Uma mulher sem dúvida bastante moderna para a época e por causa de mulheres como ela, que home em dia temos a liberdade que temos (apesar de ainda existir uns machistas das cavernas por aí). E o Ashton? Ashton não tem nada a vê com a irmã. Enquanto ela pertence as ciências ele pertence a arte! É definitivamente um amor, não sei se é porque costumo gostar de personagens com tendências invertidas (querem saber o que é isso? Vão ler o livro!), mas realmente gostei muito dele. Agora o queridinho da história: JACK! Inteligente, engraçado, meio maluquinho, apaixonado, sabe ser sério quando precisa, fofo (...) Já perceberam que amei tudo nele né? Se fosse real seria meu tipo, sem dúvida. Além desse trio maravilhoso, ainda tem outros super adoráveis... principalmente o Drew. Mas não vou dá detalhes sobre eles, porque acabaria dando spoilers sem querer.

Mas falando sobre a obra, de maneira geral, é um steampunk sensacional. É comum nos livros desse gênero, ter partes cansativas e massantes, por causa de toda questão tecnológica que muita gente não entende, mas a narrativa foi tão leve e tão bem construída que isso, definitivamente, não aconteceu. Acredito que o humor e todas qualidades dos personagens, também tenham contribuído para isso. Mesmo com 544 páginas, que a principio, assustam um pouco alguns leitores ( não a mim que adoro "bíblias" ) a leitura acaba sendo bem rápida. Pelo menos para mim foi.
Eu sempre quis que o amor tivesse as características de uma formula simples, como na ciência. Um homem e uma mulher de mentes semelhantes e com afinidades poderiam se combinar e teria uma reação química: o amor. Mas não existem formulas, não há garantias, não é como a ciência. 
Não falei ainda, sobre a Sociedade dos meninos gênios em si, mas trata-se de um grupo de pessoas, antigamente liderados pelo pai do "diretor" (duque) de Illyria. Essa sociedade tinha várias ideias, sobre como dominar o mundo com sua inteligência e seu poder, mas acabou perdendo as forças quando o Duque (pai) faleceu. Ele não achava seu filho digno de liderar a sociedade, dizia que ele usava sua inteligência para coisas inúteis. Acontece que ele deixou esse "reinado" para uma pessoa que, no futuro, viria a causar grandes problemas, se tornando um jovem arrogante e bastante cruel.

Agora apesar de todos elogios, tem algo que me deixou meio chateada. Olhei no site do autor e não vi nada sobre uma suposta continuação, um segundo volume. Acontece que, não posso dizer quais - por mais que queira desesperadamente, ficaram algumas pontas soltas no final  e eu fiquei louca para elas serem colocadas no lugar. Nada muito relevante para a história, mas queria :( Eu espero que exista uma continuação, porque se não existir eu vou dá uma de Hazel Grace(quem leu A culpa é das estrelas vai entender!) e começar a mandar e-mails para que o autor mate minha curiosidade.

O melhor  é que tem de tudo em Sociedade dos meninos gênios. Suspense e Humor temperados, sutilmente, com amor. Sem dúvida recomendo o livro para todos os leitores! Vale a pena !

Minha avaliação : 4/5  (sim, favorito mesmo sem ser 5 estrelas. Amei muito a história, apesar das pontinhas soltas citadas que - se tiver continuação - serão resolvidas)
Média do skoob : 4.4/5

9 comentários:

  1. Oi, Paula!
    Nunca li nada no gênero steampunk, mas gostei muito da premissa do livro. Personagens fortes e determinadas chamam a minha atenção. A protagonista me lembrou uma espécie de "Mulan" londrina e intelectual hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula
    Eu ganhei este livro e estou doida para começar, a pessoa que me deu não gostou muito da historia , mas adorei as sua resenha e me animei ainda mais para lê-lo. E quero muito ler mais coisa sobre steampunk já que só li A corte do ar com este gênero.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. EU já estava com vontade de ler esse livro sem ter visto resenha, depois que li a resenha só fiquei com mais vontade ainda, ele parece ser muito bom.
    Vi que voce gosta de livros que se passam na Londres Antigas eu te recomento um que se passa em Londres e em outro lugares e também fala um pouco da luta das mulheres para conseguir direito ao voto, o livro se chama Queda de Gigantes e tem resenha dele no meu blog.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Paula, estou com esse livro parado lá em casa, pois pensei ser uma história chata! Mas a sua resenha me animo e vou ler assim que eu puder... espero que tenha uma continuação então rs

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi :)

    Estou louco para ler esse livro, mas eu realmente não sabia que ele era tão grande. UAU!. Beijos.

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Paula! Fiquei interessado em ler ele agora, para variar né u_u'
    Se não tiver uma sequência, e ele não responder os e-mails, apoio você ir lá pessoalmente conhecer o autor e exigir isso! Que absurdo, haha.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da leitura, mas ao contrário e você, não achei necessidade de uma continuação.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ler esse livro! Só vejo elogios e você me deixou ainda mais ansiosa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pera!!!!!!!!!!!!!!!!! Ah gente então é menina! Eu não costumo ler sinopses para não estragar minha surpresa...mas ai caramba! Eu sempre desconfie desse desenho muito feminino na capa ♥
    Tua resenha foi a primeira que li e quero muito ler o livro agora.

    Beijinhos
    In The Sky. Blog

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home