(Resenha) Os livros de Esteros - As crônicas de Fedors

• Edição: 2
• Editora: Editora Selo Jovem
• ISBN: 9788566701036
• Ano: 2014
• Páginas: 400
Sinopse: — A minha consciência é atormentada por milhares de vozes e cada uma traz-me milhares de histórias, e a cada história sou o vilão condenado. Voltarei no tempo para consertar meus erros, eu quero me redimir, ofertarei o meu reino, todo o meu ouro, e também se necessário a minha própria alma. Esteros nos leva a um mundo medieval, onde reis se tornam homens individualistas, crianças são incentivadas a fazer o bem acima de qualquer coisa, até mesmo o mal deixa de ser temido. Entretanto, a inocência é algo inevitável para um povo que só preza a paz. Vamcast o menino que desejou dominar o mundo aos 13 anos não tinha amigos e buscava constantemente o afeto do pai, cujo era um homem frio e descuidado e por esse motivo errou na criação do seu filho. Um governante descuidado traz o caos ao seu povo, mas um homem sensato precisa corrigir seus próprios erros.

Um viajante solitário encontra um ser misterioso no meio da estrada... Encostado em uma árvore. Sua curiosidade não lhe deixa continuar a viajem e ele se vê obrigado a saber mais sobre este ser, que para lhe contar a história da sua vida... precisa voltar há muitos anos atrás. E assim, se inicia a história de dois irmãos em um reino que, por ter vivido muitos anos de paz, até se esqueceu a existência da maldade.




Os irmãos em questão, são Ardor, o mais novo e, Vamcast filhos de Mussafar um Rei, que não é dos melhores, mas tem grande respeito por causa do seu pai, acho que é o pai, que livrou todo reino do mal, dos orcs e do seu grande e perigoso lider, que devastava todas as terras antigamente. Ardor é doce, bom, adorável e muito parecido fisicamente com o pai. Vamcast  é o oposto, por ser fisicamente parecido com a Mãe (que é uma elfa), ele não é o candidato a herdar o trono do pai, mesmo sendo o mais velho, e isso, somado ao fato do pai dar muito mais atenção ao irmão, faz com que ele sinta uma necessidade muito grande de mostrar que é poderoso e isso aos poucos acaba envenenando sua mente...

Um homem quando está em paz, não deseja guerra com ninguém. - Eis o grande erro do Musssafar. 

Soma-se essa maldade natural a uma influência para lá de ruim e o resultado pode ser desastroso, ameaçando a paz da qual Mussafar tanto se orgulha e a vida de muitas pessoas. Ninguém esperava que o garoto chegaria tão longe...

O autor Aldemir Alves criou um mundo muito interessante, e eu diria até que bastante original. O livro contém explicação até do surgimento de todo universo criado, que , posteriormente, acaba justificando todo mal que Vamcast encontra e toma para si. E por ser tão criativo, o autor tinha tudo para escrever uma história sensacional. Mas algumas coisas acabaram não me agradando.

Posso seguir duas linhas de raciocínio ao escrever essa resenha. A primeira delas é pensar que o objetivo é escrever um livro adolescente, com narrativa simples e corrida... porque a maioria dos jovens não tem muita paciência para ler livros mais detalhadas, então o autor teria alcançado o objetivo. A segunda... é pensar que o autor almejava um livro mais adulto, e se esse foi o caso (o que me parece, pela brutalidade de algumas cenas)... acabou deixando a desejar.

Os anos passaram muito rápido, ficou meio difícil de associar as personalidades pertencentes a cada pessoa. Vamcast era apenas um garoto buscando provar seu valor ao pai e de repente se transformou, completamente, e virou uma pessoa ruim... absolutamente. Não gosto muito quando os livros são exagerados na separação do bem e do mal, mas como isso é normal em livros de fantasia acabo relevando. O que não consegui achar normal foi a mudança repentina do personagem. Se o autor tivesse ido um pouco mais devagar seria o melhor nacional do gênero fantástico que eu já li.  Entretanto, acredito que possa surgir uma bondade no coração do personagem, por causa de uma certa personagem... que não acredito que tenha morrido e talvez essa maldade não seja tão absoluta, mas por enquanto ela é mais irreal do que eu gostaria que fosse.

Ardor é aquele tipo de personagem que todo mundo ama, menos eu. Muito bonzinho e correto, isso acaba me irritando. E tem outros personagens, sendo mais direta o Rei Mussafar, que me tiraram do sério. Mas existem personagens, não tão importantes, que são bem cativantes e acabam suprindo essa nossa necessidade de amar alguém no livro, para então gostar do mesmo. Mas a verdade é que o ponto alto da obra, é a criatividade do autor. Com ela acredito que ele possa fazer a história nos próximos livros ficar muito boa, só espero que seja menos corrida e, analisando o ponto em que tudo parou, acredito que realmente será.

Vale ressaltar que a edição está bem bonita, mesmo que com diagramação simples,  e tem algumas ilustrações bem bacanas de alguns personagens. Para quem gosta de fantasia é uma boa indicação.

Apesar de ter ficado um tanto chateada, com como tudo foi corrido, não posso negar que estou muito curiosa pela continuação. Sabe aqueles finais? Aqueles finais de livros de séries, que te deixam louca pela continuação? Foi um desses.

Minha avaliação : 3/5
Média do Skoob : 4.4/5


10 comentários:

  1. Paula nunca gosta dos bonzinhos, tsc tsc SHUAHSUAHUAHS
    Adorei a resenha! A história parece ser legal, se no próximo livro os pontos que voce citou melhorarem eu vou querer ler :3
    Beijão!

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esses finais.. Acabam comigo! hahaha
    Fantasia sempre foi o meu gênero favorito, mas recentemente não tenho conseguido me encantar por nenhum livro =/
    Esse livro tem uma capa bem bacana, mas a sinopse não me chamou a atenção. E os pontos que você ressaltou me deixaram com menos vontade ainda haha
    Mas deixa eu falar uma coisa: esse quote não é meio CBJ?! hahaha

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O livro tem uma sinopse bem interessante. A capa é muito bonita também...
    Não sei qual é o problema que as pessoas veem em livros que tem muitos detalhes sabe, eu acho legal quando não é excessivo aponto de tornar a leitura cansativa é claro. Já li livros em que tudo acontece muito rápido e eu também não gostei disso, fica meio difícil acompanhar claramente os personagens...

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série, mas parece ser bem interessante
    Livros muito detalhados só são bons quando os autores sabem como fazer isso sem deixar a leitura cansativa
    Gostei bastante da capa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A história parece bem legal, mas não é algo que eu leria com urgência. Gosto de detalhismos, mas sem ser exagerado. A capa é maravilhosa.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tenho visto muitas resenhas deste livro, confesso que está chamando minha atenção a história, rsrs.
    Uma pena ele ser corrido, isso é algo que não curto, gosto de livros dinâmicos, mas não desse jeito...
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tenho curiosidade por esse livro mas nunca tinha lido uma resenha. Não gostei de saber que a história é corrida, mas vou levar em conta que você disse que pode melhorar nos próximos livros. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Paula, como vai?

    Passei aqui para deixar um comentariozinho na sua resenha que achei muito boa!!!

    Percebi que você curtiu a história e gostei quando disse "Quase o melhor nacional do gênero fantástico que eu já li"... que pena que não foi o melhor, rs =D

    Mas pode deixar que no próximo vou conseguir agradá-la ainda mais. O próximo livro está em andamento, bem mais grandão do que este e com bastante história, você deve ter notado que deixei muitas pontas soltas nesse primeiro. Não tem como saber de onde surgira um herói que poderá se levantar contra a tirania dos Ocrs. Andor têm potencial, Tanantos também, Angel, Panderios, todos podem crescer na trama. Quero explorar bastante o continente Iris e as criaturas felinas.

    Você vai se surpreender com o próximo capítulo... eu tenho certeza disso!

    Percebi que você notou o mistério em cima da personagem "Marilia" e como você citou ela terá uma grande participação na trama, eu tenho muita lenha para queimar entre ela e Vamcast. Lembra quando ela disse que desejava conhecer o mar e que deveria ser um lugar lindo e misterioso? pois é, acho que ela vai descobrir muitas coisas misteriosas, agora não sei se é lindo kkkk

    Estou seguindo o blog =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ótima Aldemir, e você?!
      Que bom que gostou da resenha!


      É realmente ficou muita ponta solta mesmo, Marília foi a maior delas. hahahaha
      Ficarei no aguardo!

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir

Página Anterior Próxima Página Home