Resenha: O Cavaleiro dos Sete Reinos (George R. R. Martin)

• Editora: Leya Brasil
• ISBN: 9788580449730
• Ano: 2014
• Páginas: 416
• Tradutor: Marcia Blasques
Sinopse: Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas , tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles – uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.

O Cavaleiro de Sete reino são contos que narram as aventuras de Dunk e Egg, em Westeros, 90 anos antes da história principal narrada em As crônicas de gelo e fogo. Neste volume nós temos 3 contos : O cavaleiro Andante, onde Egg e Dunk se conhecem , A Espada Juramentada e  O cavaleiro misterioso. Não sei se foram publicados outros contos nos EUA, ou se ainda serão... Mas sei que quero mais!


Dunk é um jovem órfão da baixada das Pulgas, que foi acolhido por um Cavaleiro Andante (Sor Arlan), para ser seu escudeiro. Durante alguns anos Sor Arlan o criou, ensinando-o a não ser somente um escudeiro, mas também os princípios para se tornar um bom Cavaleiro. Até que Sor Arlan vem a falecer e Dunk se vê novamente sozinho por Westeros. Em uma de suas andanças, ele conhece Egg... um garotinho magricela e careca, que se diz escudeiro e quer acompanhar Dunk. Antes se tornarem companheiros andantes dos Sete Reinos, Egg e Dunk enfrentam uma aventura pra lá de perigosa... O que será que aconteceu?



Vocês podem observar que eu fiz um resumo muito curto da história, mas é porque se trata de contos. E não acho legal detalhar cada um deles, já que se eu detalhar o segundo estarei dando spoilers do primeiro. Mas posso contar que Dunk, apesar de não ser um dos cavaleiros mais habilidosos que já "vi", segue os princípios que regem a conduta de um... Incluindo aquele clássico que os manda " proteger as mulheres, crianças e os fracos"  e por causa dessa conduta correta, que muitos cavaleiros até esquecem que existe, ele se mete em uma grande confusão. Além de seguir ao pé da letra o que é correto, Dunk é mais orgulhoso do que deveria e eis aí uma qualidade que vai lhe causar muita dor de cabeça futuramente... Já perceberam né? Dunk adora se meter em confusão...E então conhece Egg, que gosta tanto de confusão quanto ele e juntos vão dar o que falar.

Mas então Paula, a história se resume a dois jovens aprontando por Westeros? É claro que não, afinal se trata de George Martin e ele nunca inventaria contos só para distração, tudo que ele faz tem uma razão e a desses contos é nos mostrar como era a situação da região quando os Tagaryens viviam e governavam, e tinham um reinado de """paz""". Paz entre muitas aspas, porque se vocês lerem o livro vão saber que tem muitas situações nada pacificas acontecendo... incluindo traições vindas de familiares. É muito interessante analisar como era de fato o governo na época Tagaryen, porque todo mundo que leu As crônicas de gelo e fogo, ou pelo menos assiste a série, sabe que a Dany vive falando de como tudo era maravilhoso em Westeros enquanto seus familiares governavam, de como sua família era maravilhosa, de que é a verdadeira rainha (...) Mas  no final das contas, analisando por baixo dos panos, Dany pouco sabe e até então pouco sabíamos também!

Acho que é uma leitura super recomendada para fãs da série! Sabem a noticia boa? Por se tratar de contos menores a edição impressa tem as fontes e o espaçamentos bem maiores, muito mais confortável de ler do que As crônicas de gelo e fogo! Vale a pena, o livro ta lindo <3 Tão lindo que, apesar de ter recebido o ebook da Leya, quando vi na Saraiva não resisti e trouxe para casa. Muito amor <3 Enfim, duvido que essa resenha tenha ficado boa, tenho dificuldade de falar sobre os livros do Martin... mas ninguém pode dizer que não tentei! haha



Minha Avaliação : 5/5 ♥ 
Média do Skoob : 4.4/5


18 comentários:

  1. Eu tenho sono só de olhar esse livros do MARTIN. Um dia quase comprei as crônicas de gelo e fogo, mas tenho muito medo de não gostar.

    Sua resenha ficou ótima, mas eu não gostaria de ler esse livro.

    Beijos.

    Blog Enquanto Estava Lendo

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto uma alienada total porque nunca li nada do Martin, mas morro de vontade e de preguiça oa mesmo tempo! nas minhas próximas férias eu resolvo isso de vez! rsrsr

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  3. Oieee =)
    Ainda não assisti a série, porque quero ler os livros antes.
    Contudo eles são tão volumosos e o fato de não tê-los fez com que eu ainda não li nenhum deles, mas creio que irei gostar muito!

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oie Paula
    que invejinha do seu GOT 4, 5 rs Minha irmã tem os três primeiros e li emprestado o um, mas confesso que morri de preguiça de continuar :(
    quero muito terminar a saga completa, e ler esse conto também, pois parece uma parte primordial que compõe todo o enredo. o cara é um gênio, né.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Olá !
    esse ano de 2014 coloquei como meta começar a série do Martin, comprei todos os livros ano passado, mas ainda não li nenhum. Aliás já tenho essa edição tb e ficará aguardando um pouquinho mais para ler.
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com você sobre a parte de que se não tomar cuidado, os spoilers vão aparecer. Mas o que você disse, na minha opinião, mesmo não tendo lido o livro, me encantou e já quero ler.
    Sempre achei lindas as amizades formadas em histórias nas épocas dos cavaleiros, eles sempre foram muitos fiéis e seus escudeiros eram como praticamente seus irmãos. Imagina se esses livros viram filmes? LOUCURA TOTAAAL! Você deu o motivo que me faltava para colocar esse livro na minha lista, Flor, obrigada <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?
    Eu demorei muito pra começar a ler G.R.R. Martin, e, confesso, me arrependo. É MUITO BOM *---*
    Com certeza, lerei esse que resenhou hihi
    Abraços ;)

    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/03/um-grito-de-amor-do-centro-do-mundo.html

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Eu comprei A Guerra dos Tronos, e já estou louca para lê-lo, mas tem alguns livros na frente, poxa, eu amo as capas dos livros do Martin acho que a Leya, tem um apego especial por ele.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Com certeza a história destes contos me chamou a atenção, ainda não li GOT apenas acompanho a série, tentei ler mas não consegui, letras pequenas e a história segue um pouco arrastada, por enquanto estou só na série mesmo rsrs.
    Mas este pelo visto é melhor de ler, vou conferir, valeu a dica.

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Ainda não li nada do Martin, mas morro de medo...kkkk' sempre falam que já nas primeiras páginas algum personagem morre e vai indo assim até o livro acabar *-*
    Acho que vou esperar um pouco antes de ler os livros dele...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler as cônicas de gelo e fogo, já vi a sinopse e amei, mas já fiz uma lista dos livros desse mês e esqueci de colocar esse ¬¬' mas mês que vem tenho certeza que vou por hahaha.
    Beijos <3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula
    Sou apaixonada pela série, mas infelizmente ainda não comecei a ler os livro, quero começar em breve, para poder ficar mais por dentro da historia. E agora vc ai toda toda com esse kobo ai ai em....
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Apesar de adorar fantasia épica, fico bastante em cima do muro sobre ler os livros das Crônicas de Gelo e Fogo. Especialmente pelo tamanho. Não tenho preguiça de ler, mas pra mim seria quase um projeto de vida. Enfim, gostei da resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Estou esperando o livro 6 das cronicas de gelo e fogo que tem a previsão para 2015 adoro a serie o Martin é incrivel mas tá demorando pra caramba para termina os Ventos do Inverno.
    Então vou ler o Cavaleiro de dos sete reinos enquanto espero,como é do Martin sei que vou gostar,

    ResponderExcluir
  15. Eu tinha medo de ler os livros da saga, mas quando comecei não consegui mais parar em alguns meses já tinha lido todos.
    Eu recomendo os livros é emoção a cada capitulo, sem contar que você vai do amor ao ódio e do ódio ao amor com vários personagens da saga.

    ResponderExcluir
  16. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem.

    ResponderExcluir
  17. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem.

    ResponderExcluir
  18. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home