Resenha: Amigas Para Sempre (Kristin Hannah)

• Edição: 1
• Editora: Arqueiro
• ISBN: 9788580412512
• Ano: 2014
• Páginas: 448
• Tradutor: Cássia Zanon
Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.
Logo quando a Arqueiro divulgou o lançamento do livro eu sabia que iria querer ler e sabia que ia amar. Já tem um tempo que eu não leio uma história de pessoas comuns, sem nenhum ser fantástico ou alguma ficção cientifica e não tinha notado o quanto sentia falta desse tipo de história. Terminei de ler hoje a tarde e posso dizer que... vou dizer depois, haha.

Meu livro e minha ""pulseirinha da amizade"" do kit que a Arqueiro enviou para fazermos, que na verdade acabou virando um marcador :D
Kristin Hannah nos proporciona uma incrível viajem pelo tempo, pela cultura e pelos acontecimentos mundiais do ponto de vista de duas, inicialmente, adolescentes norte americanas, com uma das amizades mais bonitas da literatura. São elas Tully e Kate. A narrativa começa em um pequeno capitulo, mostrando um momento em que as duas tiveram um afastamento intenso (depois de 30 anos de amizade), sem nos contar o porquê e partir desse momento nos faz voltar no tempo, rumo aos anos 70.


Primeiro conhecemos Tully e todo seu grande drama familiar: não conhecer o pai, ter uma mãe irresponsável que passa anos e anos sumida, não se importando com ela e ser criada pela avó. Tully, que ainda é uma criança de 10 anos, se sente culpada e acha que fez algo de errado para a mãe não amá-la. Com o passar dos anos ela simplesmente desiste de suplicar pelo amor da mãe e faz de tudo para esquecer isso, se torna uma adolescente linda, popular... que mostra a todos o seu lado externo incrível e não demonstra a ninguém o seu interior que sofre. Deixa de lado praticamente tudo que a mãe disse, menos uma coisa : " Nunca peça desculpas. Faz você parecer patética. (...)". Pode parecer pouco, mas isso contribui para que ela se torne uma pessoa bastante complicada.

Quando tinha 14 anos a mãe de Tully aprontou mais uma das suas : Aparecer do nada, dizendo que ia cuidar da filha e a levando embora, foi nesse ano que ela conheceu Kate, que é seu oposto em personalidade. Enquanto Tully é explosiva, popular, animada, meio sem juizo... Kate é responsável, prefere ficar quieta na sua, não tinha amigas (já que as suas enlouqueceram indo em festas, atrás de garotos, de drogas ...), meiga, romântica e que adora livros (primeiro ponto da autora : citou Senhor dos anéis). Quando Tully se muda para a casa que fica em frente a sua, ela jamais imagina que um dia seriam tão amigas, por serem muito diferentes, mas após algo nada feliz e bastante traumatizante acontecer a Tully elas acabam se tornando muito próximas. A partir disso sempre estão juntas, os planos para o futuro de uma sempre conta com a presença da outra. Amigas para sempre... 

Terminei o livro  hoje a tarde e agora vou, finalmente dizer... COMO CHOREI! Não vou dizer que o livro é super dramático e pesado, porque seria uma mentira, mas ele tem aqueles momentos que nos faz querer chorar, por mais simples e delicados que sejam. Ouso a dizer que 90% deles foi por causa da Tully. Tully, por trauma de tudo que lhe aconteceu, se fechou em um mundo onde ela é a estrela, onde tudo gira em torno dela e simplesmente não enxerga o que está acontecendo ao seu redor. Não que ela faça isso de proposito com a Kate, ela simplesmente é assim. Enquanto Kate é a amiga que sempre sabe o que tá errado, que sempre percebe o que está acontecendo, que oferece o apoio mesmo antes da própria Tully perceber o que está errado, Tully simplesmente precisa que a Kate diga que está mal e precisa de ajuda. Tully não é capaz de identificar nada sozinha, porque ta muito ocupada pensando em si e com seu futuro.



Nem preciso dizer que senti vontade de matar a Tully incontáveis vezes né? O egoísmo dela me irritou bastante, não conseguia entender como a Kate era capaz de suportar a amiga. Aí me dei conta que não tenho nada em comum com a Kate, além do amor pelos livros, e que talvez por isso não entenda como é sempre ser a pessoa que pede desculpas, que poe fim nas brigas, que faz a amizade de fato funcionar. Infelizmente me identifiquei com a Tully em algumas coisas, e talvez por isso tenha gostado tanto do livro. Ele me tocou, me fez querer mudar coisas em mim que eu não sabia que poderiam ser tão irritantes. Claro que não sou insensível, nem tão intensa quanto ela... mas em algumas coisas eu preciso crescer. Espero acompanhar esse mesmo crescimento, mas de maneira mais intensa, na Tully no próximo livro (é uma duologia), porque se não a história não terá feito sentido. Aliás, tem várias coisas que me deixam curiosas e ao mesmo tempo revoltada para o próximo livro, mas sobre isso vou poder conversar com vocês só na resenha dele, porque seriam spoilers muito fortes para o primeiro volume.

Mas toda a irritação e meu sentimento de amor e ódio pelo livro, ocasionado pela Tully, só fez com que a história fosse mais real, com que eu me emocionasse mais e sentisse tudo de maneira mais intensa. É lindo acompanhar essa amizade, ver como uma é o porto seguro da outra. Como se uniram a ponto de se sentirem praticamente da mesma família, talvez até mais do que isso.

Outro ponto positivo do livro são os vários acontecimentos históricos, culturais ou musicais citados ao decorrer do passar de anos. Como a grande ambição de Tully é ser uma jornalista muito famosa, nos ficamos super por dentro de tudo! Incluindo guerras histórias, atentados terroristas e similares. E a parte musical? São lindas as músicas que fizeram parte da história das duas, que fizeram a trilha sonora da vida delas... e que fizeram história de fato para o mundo! Já conhecia várias delas, inclusive quando citaram You've got a friend eu já sabia que ia chorar! PS: Citou até quando Harry Potter e a Pedra filosofal ainda estava nos cinemas! Um amor <3



Depois de tantos elogios, nem preciso dizer que me apaixonei pela autora e por sua narrativa. Depois desse livro quero ler todos dela! E vou ler! Recomendo a todos, todos, todos! Sem nenhuma exceção. Uma linda e marcante história, que dificilmente vocês serão capazes de esquecer.

Minha avaliação : 5/5
Média do Skoob : 4.8/5

21 comentários:

  1. Olha, sinceramente, eu jurava que esse livro seria fraquinho, pela temática e também pelo enredo, mas é como dizem, nunca julgue um livro pela capa e depois de ler a sinopse direito, e de ler a sua resenha, mudei o meu pensamento.

    É claro que só vou ter certeza quando ler, mas ainda assim fiquei surpreendido por ter dado uma nota tão alta, realmente o livro deve ser absurdamente bom.

    Ah, e eu fiquei curioso para saber que traição foi essa, já é mencionado nesse livro ou só no próximo?

    PS: "Claro que não sou insensível..." Cof, cof.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa , eu amei muito essa história! Muito emocionante , estou louca para ler este livro. A capa me chamou bastante atenção . Com certeza será o próximo que eu vou ler!
    Beijos,
    http://confissoesdeumagarota2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hum, fiquei muito curiosa! Sou louca para ler algo dessa escritora. Excelente resenha!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Paula!

    Amei a sua resenha! Ando procurando livros assim: reais, doces e sensíveis. Estou cansada de histórias de ficção e de grandes séries ou até mesmo trilogias, acho que é a ressaca literária. Anotei a dica! =D
    Beijão,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. estou louca para ler, mas ja me disseram que é pra chorar, mas isso eu ja sei, é Kristin Hannah, eu choro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Primeira resenha que leio desse livro, adorei a história! Preciso ler, e provavelmente vão chorar tanto quanto você! (manteigaderretida)
    Beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Paula,

    Quando iniciei a leitura da resenha achei que o livro era mais um YA bonitinho, mas fiquei apaixonada ao saber que ele avança entre as épocas. E eu simplesmente amo estórias que cruzam com a história (se podemos falar dessa forma). E apesar de não ser fã de drama, sua resenha já me fez ficar super curiosa e com vontade de ler esse livro.

    P.s: Amei seu site, já curti e estou seguindo ;)

    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula, tudo bem?
    Agora depois dessa resenha simplesmente preciso ler esse livro. Sério!. Preciso! Gostei muito do enredo e da essência do livro. E concordo com você, as vezes ler algo "real" faz muito bem.
    Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  10. Olá, Paula.
    Eu sempre achei a capa desse livro linda e a premissa dele é bem interessante, faz muito meu estilo de leitura. Tenho curiosidade pra ler.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Paula ^^
    Ainda não li esse livro, mas parece ser muito legal, apesar de não estar na minha lista de desejados (preciso atualizá-la *-*). Parece ser um livro muito bonito, não imaginava que ele era grande *-*
    MilkMilks
    DM
    Milkshake de palavras

    ResponderExcluir
  12. Quero ler esse livro, adorei a resenha e amei esses quotes que voce separou principalmente o ultimo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Desde quando lançou também fiquei muito interessada nele. E a sua resenha só veio reforçar essa vontade. Que bom que o livro é tudo isso. Eu até tenho um outro livro da autora aqui em casa mas ainda não li.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Acho que faz parte querermos tacar fogos em algumas personagens. Mas fiquei mais feliz e entusiasmada para ler a história depois de saber que é mais pé no chão. Mas pra realidade, nada de fantasia.
    Acredito que as melhores amizades são aquelas em que as amigas são opostas. Sempre percebi isso por algumas amizades minhas, eu sou morena, e sempre tive uma amiga, que mais criava afinidade, de cabelos claros.
    Uma é sempre mais carinhosa do que a outra, mas acho que assim, ambas podem se ajudar. Parece ser uma história linda e extremamente emocionante, e com algo que com certeza você vai levar pra vida toda.
    Depois de ler sua resenha e saber sua opinião, o livro com certeza vai pra minha lista, tinha dúvidas quanto a ele, achei que era uma historinha típica, principalmente depois que li Tipo Destino, esperava mais dessa história.
    Adorei o fato do livro vir com a pulseira da amizade, queria tanto ter uma dessas, a sua ficou linda, adorei!
    PS. Leia Métrica e Pausa, você vai amar, é uma história linda e emocionante!

    Beijos, Flor
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula tudo bem?
    Vou ler Por toda eternidade da mesma autora, é muito bom saber que vc deu 5 estrelas para um livro da mesma autora!

    Beijokas ;)

    www.paraisoempapel.com

    ResponderExcluir
  16. É maravilhoso quando uma história consegue nos tocar dessa forma e entrar em nossa cabeça de verdade, mudando algo em nós. Eu sou muito fã da Kristin, costumo chorar muito em seus livros também, e estou doida pra ler esse!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já queria muito ler esse livro, e depois de saber que a história é tão bonita e reflexiva fiquei mais curiosa ainda. E gostei de saber que a autora cita O Senhor dos Anéis e Harry Potter. ^^ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Só vejo resenhas positivas e me pergunto o que esse livro tem de tão especial. Não é o meu gênero favorito, mas acabo ficando curiosa a cada resenha que leio. Espero ler em breve.

    Beijos e bom fim de semana!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que resenha mais linda! Deu muita vontade de ler o livro e me deliciar com ele também! Amo histórias em que você pode se entregar aos sentimentos e se identificar com as personagens. Espero poder conferi-lo no futuro!
    Amei seu layout! *-*

    Beijos e até mais,
    http://www.paraisoempapel.com/

    ResponderExcluir
  20. Nossa! um pequeno trexo e voltei no tempo acho que todos nós temos ou tivemos uma amiga que ficou no passado por conta de uma traição. Eu sou uma que enquanto eu viajava a minha melhor amiga investiu no meu namorado e o pior é que ele não deu confiança pra ela. Mas jamais a esqueci fomos criada juntos moravamos em frente uma da outra. E essa história me fez relembrar muitos momentos bons mas a traiçao é dificil de relevar. A gente perde totalmente a confiança. Diante de tantas eu busco respostas e quem sabe este livro ou melhor esta leitura seja enriquecedora para me mostrar um caminho.

    ResponderExcluir
  21. Eu só descobri que teria que ler este livro antes de Por Toda a Eternidade quando já estava na metade da leitura dele. Felizmente não atrapalhou em nada o entendimento, só me deixou curiosa para conhecer o motivo da briga. A autora sabe como nos prender na história e nos emocionar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home