RESENHA: ELEANOR & PARK (RAINBOW ROWELL)

• Autor: Rainbow Rowell
• Páginas: 328
• Ano: 2014
• Editora: Novo Século
• Avaliação: 4/5
• Compare&Compre: aqui.

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Eleanor & Park não é muito difícil de ser explicado. Todos sabemos que é um romance. Um romance adolescente com quadrinhos e música boa. Ok. O que tem de diferente então? Duas coisas me chamaram atenção para os personagens: Park e seu Tae Kwon Do (luta pela qual sou apaixonada) e Eleanor e seu peso. Protagonistas gordas já têm um ponto a mais comigo por sua escassez. Durante muito tempo fui acima do peso e ver uma personagem com que posso me identificar - e ainda, que passa o livro sendo chamada de linda - é uma satisfação enorme.

Mais uma vez, os diálogos. A cena do telefone é tão simples e tão linda, me deixou sorrindo sozinha. O jeito como tudo acontece devagar é outro ponto forte. É muito fácil escrever um livro em que as partes interessantes se atropelam, desenvolver é mais complicado. O livro anda de um jeito quase inocente, respeitando o tempo das personagens e introduzindo detalhes que depois ganham importância. E bônus por incluir a família - coisa que costuma não acontecer em livros do gênero.

Confesso que durante algum tempo no meio da leitura pensava em dar uma nota mais baixa. A história me perdeu depois de certo ponto e comecei a achar tudo um pouco tedioso, principalmente as partes com a mãe de Park. Mas o final me puxou de volta e me fez engolir as últimas 50 páginas em um tempo de aula (não recomendo ler na aula, gente, é feio). O final é lindo. Achei um pouco corrido, talvez, mas não tenho do que reclamar. Sem muitos spoilers, a autora poderia ter seguido um caminho mais óbvio ou outro mais dramático, mas optou por não fazer nenhum dos dois. Respeito bastante isso.

Por fim, vale a leitura? Vale. Não entrou pros meus favoritos, por mais apaixonada que eu seja por esse tipo de livro. Mesmo assim, ri enquanto lia, chorei, senti nostalgia... Eu tenho um carinho especial por livros, filmes e séries que me fazem sentir. Às vezes nem é tão bom tecnicamente, mas você se emociona lendo e se pega pensando nele durante o dia. Talvez essa seja a melhor explicação para a minha nota alta para ele, mesmo com seus defeitos: Eleanor & Park me fez sentir.

9 comentários:

  1. Não consigo ter vontade de ler esse livro. Sei lá. Mesmo que eu normalmente goste muito do gênero, não consigo ter A VONTADE, aquela que vem que nos deixa - como leitoras - loucas pelo livro. Porém eu acho que o leria sim, apesar disso.

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  2. Apesar de já ter vistos alguns elogios ao livro, ele não despertou minha atenção.
    Tbm respeito mto um autor quando ele consegue sair dos estereótipos e seguir por caminhos diferentes, mesmo que corra o risco de não agradar a todos os leitores.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A capa desse livro é muito apaixonante <3
    Já tinha visto a capa algumas vezes mas nunca a sinopse, agora que li e vi os pontos positivos do livro, a capacidade de fazer sentir, fiquei com muita vontade de ler. Os personagens parecem ser um amor *u*
    Beijos <3 adorei a resenha
    Http://www.shake-de-morango.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,

    Já faz um tempo que estou cobiçando esse livro. Primeiramente pela capa que eu acho linda demais e depois pela sinopse que me deixou com muita vontade de ler. Já vi várias resenhas que só me deixam mais curiosa e com ainda mais vontade de ler o livro e a sua é uma delas!
    Muito bom né quando nos deparamos com um livro em que o protagonista não é nenhum modelo ou algo do tipo. Meu sonho é ler um livro com protagonista negro <3.

    Beijão :*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vi a capa desse livro na Submarino diversas vezes mas nunca tinha lido a sinopse. Me parece uma leitura boa e agradável. Vou considerar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Você não faz ideia de como eu quero esse livro <3.
    O pessoal fala tão bem, nunca li uma resenha negativa. Mesmo não tendo entrado para os seus favoritos acho que a leitura vale a pena, por tudo que li durante a resenha. Sem contar que amo romances!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie Paula =)

    Estou vendo todo mundo comentar desse livro no twitter, mas a sua é a primeira resenha que leio dele.

    A história parece ser bem interessante, mas infelizmente não chegou a chamar muito minha atenção. Me parece ser mais um daqueles livros que prometem grandes histórias de amor, mas que não cumpre ...

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. A capa e o título me passam conforto, talvez até mesmo algo cômodo, não sei dizer, é o tipo de livro que trás o sentimento de "sentir-se em casa". Adorei ler o fato do livro ter despertado tais emoções em você, não imaginei que isso poderia acontecer. Não tinha ouvido o título até então, mas a história me parece ser simples, mas da maneira que gostamos, daquele amor adolescente aflorando aos poucos entre dois indivíduos tímidos e solitários.
    O gostoso de livros assim, é que desenvolvemos vagarosamente com a leitura. Mas lembra, todo livro tem seu ponto parado e sem graça, mas depois deles, sempre grudamos na leitura, não é? <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  9. Já vi tanta gente falando bem e pela sinopse e estilo parece ser do tipo que me agrada!

    http://loucasporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home