RESENHA: SUBMARINO (JOE DUNTHORNE)

• Autor: Joe Dunthorne
• Páginas: 398
• Editora: Galera Record
• Minha avaliação: 4/5
• Média do Skoob: 4.0
• Compare&compre: aqui
"Olá. Meu nome é Oliver Tate, o protagonista. É bem típico de mim usar uma palavra como “protagonista” e, em seguida, falar algo como “lélé da cuca”. Minhas ambições são as seguintes: 1) Descobrir por que meu pai às vezes fica na cama por dias sem fim; 2) Descobrir por que minha mãe está aprendendo a surfar — e provavelmente a fazer outras coisas também — com um hippie lélé da cuca. 3) Perder minha virgindade antes que isso deixe de ser ilegal — em um pouco mais de um ano. Estou monitorando a intimidade entre meus pais através do dimmer da lâmpada do quarto deles. Sei que eles andaram fazendo aquilo quando, na manhã seguinte, o dimmer está na metade (iluminação romântica). Meus pais não transam há dois meses, o que, segundo minhas pesquisas, indica um sério desgaste matrimonial. Vou empregar técnicas variadas para salvar o relacionamento deles. Estive lendo o livro Métodos simples para casamentos incríveis e sei como é importante sair para passeios a dois. Estou por dentro do feng shui e descobri que paredes pintadas em tom de pêssego incentivam o clima de romance. Existem outros personagens secundários neste livro: Jordana, meu interesse amoroso, apesar de seus problemas de pele. Zoe, cuja única amiga no colégio é a moça da cantina. Eu realmente tenho pena dela, o que, por sua vez, me faz sentir melhor em relação à minha própria vida. E também temos meu amigo Chip, um valentão de marca maior. Ele fez nossa professora de religião chorar. Pode ser que este livro não mude a minha vida. Mas, por outro lado, é impossível saber como você vai reagir."
Vinha querendo ler esse livro desde que vi o filme, ano passado. Sinceramente, esperava mais do filme. O livro, no entanto, não me decepcionou.

"Submarino" é narrado em primeira pessoa e conta a história de Oliver, um adolescente com sérios problemas sociais. Como é ele quem conta a história, podemos acompanhar sua duvidosa interpretação do mundo. Essa característica deixa o livro mais divertido e engraçado, até criando situações de vergonha alheia, mas sempre de uma forma inteligente.

Oliver é como um humorista de stand up, apontando as peculiaridades do comportamento humano.

Desde o início sabemos que Oliver é apaixonado por Jordana, que é uma perfeita Manic Pixie Girl. No filme, não gostei muito dela. Achei pretensiosa demais e interessante de menos. A Jordana do livro é bem mais legal, tem uma personalidade própria - e forte. Ela é a principal responsável por uma das escolhas mais felizes da história: chamar atenção para o comportamento inadequado de Oliver. Já estou cansada de personagens que tratam todo mundo mal e ninguém parece se incomodar com isso. Na vida real não é assim. E, felizmente, em "Submarino" também não.

Adorei também o desenvolvimento de Zoe, a menina com quem Oliver e seus amigos praticavam bullying. Sem entregar spoilers, mas em momentos do livro quis levantar e aplaudir a menina.

A única coisa que me desagradou foi o arco em torno da mãe dele. Achei chato, longo demais e algumas partes dele bem dispensáveis. Acabou deixando alguns capítulos bem maçantes.

"Submarino" foi o primeiro livro de Joe Dunthorne que li e está aprovadíssimo! A narrativa crua e sincera é um grande diferencial entre os livros adolescentes, assim como a imprevisibilidade e o humor. Recomendo muito - a quem não se incomoda com a quantidade de palavrões pelo texto - e leria de novo.

Em tempo: apesar de ter achado a adaptação sem graça, recomendo só pela trilha sonora, feita toda pelo lindo do Alex Turner.

12 comentários:

  1. Oi Paula,
    tudo bem?
    Achei esse título bem interessante e sugestivo. Levanto sua bandeira: os livros não podem demonstrar que tratar os outros com desrespeito é normal, pois é errado. Acho que precisamos de alguns livros com uma realidade crua como essa. também gostei muito. Não conhecia, vou colocar na lista.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula,
    Não conhecia o livro mas adorei a premissa!
    Gosto de livros que são reais, que mostram assuntos cotidianos e não medem esforços (ou palavrões, rs) para deixar a história ainda mais verdadeira!
    Adorei sua resenha e assim que possível, lerei o livro :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu já vi a capa desse livro em algum lugar só não lembro onde. Ela me chama atenção pelo azul e o desenho do menino. Ah, minha cor favorita é azul, rsrs! Mas esta é a primeira vez que leio uma resenha do livro e sinceramente eu gostei muito. Pelo que li, parece que o personagem nos deixa apegado a ele, né? rssr. Ah, o filme não é bom como livro? Lamentável, estas adaptações que não fieis me deixa chateado demais. rsrs, ops, acho que escrevi muito né? Desculpe, rsrs! Adorei seu blog. Abraço!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Paula!
    Menina, só pela citação do stand up já venceu haha, rolo de rir com aquilo, bem, eu gostei da resenha, capa, sinopse e adoraria saber destas interpretações dele.
    Ótima resenha e se eu realmente querer o tanto de livro vou a falência XD

    Beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante. Gostei da capa, não é muito chamativa mas chega a ser interessante.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar mas me interresei!!!
    Sigo de volta
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sabe que eu nunca tinha ouvido falar nem do livro nem do filme?
    Mas me interessei pela história. Gosto dessa pegada de humor e você fez com que parecesse bem interessante. Vou adicionar na minha lista de desejos.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olhe não conhecia o livro e muito menos sabia que tinha filme. Gostei muito da capa e achei que a história deve ser boa. Parece ser bem interessante e a sua opinião me alegrou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Não sabia que tinha filme deste livro. Adorei saber!
    Quero lê-lo faz um tempinho, e gostei muito de saber que a leitura é agradável.
    Uma pena o filme... Mas, mesmo assim irei assistir. xD
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, e nem o filme.
    A capa é bem legal, mas a
    estória não me deixou animada.
    Não vou dizer que nunca lerei, mais no
    momento acho que deixaria passar.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu quero esse livro HÁ TANTO TEMPO! Você não tem noção!
    Amei o filme e preciso dele para ontem!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro e nem sabia do filme, mas parece divertido. Vou considerar a leitura. Boa resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home