Resenha: Tigana (Guy Gavriel Kay)

• Edição: 1
• Editora: Saída de Emergência Brasil
• ISBN: 9788567296067
• Ano: 2014
• Páginas: 368
• Tradutor: Carlos Daniel Vieira
Sinopse: Tigana é uma obra rara e encantadora onde mito e magia se tornam reais e entram nas nossas vidas. Esta é a história de uma nação oprimida que luta para ser livre depois de cair nas mãos de conquistadores implacáveis. É a história de um povo tão amaldiçoado pelas negras feitiçarias do rei Brandin que o próprio nome da sua bela terra não pode ser lembrado ou pronunciado. Mas anos após a devastação da sua capital, um pequeno grupo de sobreviventes, liderado pelo príncipe Alessan, inicia uma cruzada perigosa para destronar os reis despóticos que governam a Península da Palma, numa tentativa de recuperar um nome banido: Tigana. Num mundo ricamente detalhado, onde impera a violência das paixões, este épico sublime sobre um povo determinado em alcançar os seus sonhos mudou para sempre as fronteiras da fantasia.
 Da série Saída de Emergência Brasil que falir os leitores : Tigana. Mais um lançamento especial para fãs de Fantasia Épica e não tem como não querer ler.



Guy Gavriel Kay criou um mundo épico impossível de por defeitos, com vários elementos que, apesar de serem bem comuns em livros do gênero, nessa obra formam um conjunto apaixonante e único. A história se passa em uma terra dominada por dois Magos. Um deles em busca, principalmente, de vingança e o outro de poder. Brandin e Alberico, respectivamente.

Alberico é um Tirano tradicional. Está ali por poder e faz isso oprimindo a população. Sendo injusto. Sendo cruel. Quer dominar tudo que for possível... e inclusive chegar a ser Imperador de sua terra natal, Barbadior. Já Brandin, apesar de não ser nada adorável e saber ser bem ruim... tem suas piores atitudes impulsionadas pelo amor. Seu filho acabou morrendo em uma das batalhas, que ocorreram 18 anos anteriores a época em que se passa a história, e ele resolveu se vingar do povo da região onde isso aconteceu, não só virando o governante de suas terras, mas apagando completamente sua existência. Com um feitiço muito poderoso ele fez com que todas as pessoas não nascidas naquela região esquecessem da que ela existia. Não. Pior do que isso. Nem conseguissem nem ouvir seu nome : Tigana. Destruiu todas obras de arte, torres, cultura... destruiu qualquer marca que pudessem ter da sua história. E é nesse momento que nos perguntamos, o que as pessoas são capazes de fazer para resgatar o passado? O que os sobreviventes vão fazer pelo orgulho que tinham de sua Terra? Para honrar a morte daqueles que se foram em batalha?



E então... Eu me pergunto. O que falar dessa história? Como narrar esse inicio?  Além de falar dos ""vilões"",que já foram citados? E porque vilões entre aspas? Porque não são bem vilões. Eu poderia continuar a resenha falando sobre o quão heroico e grandioso é o Príncipe de Tigana Alessan, que quer vingar seu povo e o quanto os outros são malvados. Poderia dizer também que ele é o mocinho da história. Mas isso não seria verdade.  Acredito que dizer isso seria não entender o objetivo desse livro. Não entender esse livro, na verdade. Porque ele vai muito além do que é certo e o que é errado. O que é mau e bom.  Tem uma parte na carta do editor, que explica perfeitamente onde quero chegar:

(...) Tigana está repleto de personagens em conflito com suas próprias decisões e com o impacto que elas têm nos outros. Aliás, a grande força nessa obra é precisamente a ambiguidade moral dos seus personagens. Não são homens bons nem maus - são apenas homens, apesar do grande poder atribuído a eles e o que os coloca na posição de na posição de fazerem um grande bem ou um grande mal. Quem conhece a obra de George R.R Martin sabe exatamente do que estamos falando. Vejamos os personagens: Alessan, o herói de Tigana, não se importa com os meios usados para atingir os fins. Mas será heroico recorrer ao assassinato e à própria escravidão, mesmo quando os fins são tão nobres quanto o resgate de um povo? Brandin, o vilão, tem uma capacidade imensa de amar. Vive, inclusive, uma das histórias mais belas de amor da literatura fantástica. Mas é o ódio que o move durante grande parte da sua vida (...)

Agora, que vocês entenderam parte da essência da história, posso continuar a narrar a (pequena) parte inicial dos acontecimentos. Alberico, até então, possuía todo controle do oriente, mas após uma jogada do antigo Duque de Astibar, ele se dá conta de que seu poder está ameaçado. Mesmo tendo todo cuidado para não perder o controle, a pior coisa que poderia lhe acontecer... aconteceu:  a união de pessoas muito inteligentes, que não querem, na verdade, o destruir. Querem que Brandin o destrua. Como? Jogando um contra o outro, porque, como são magos muito poderosos, essa é a melhor maneira de destruí-los. E é claro: Alessan está entre essas pessoas. Quanto a Brandin, quais problemas ele está enfrentando no momento? Ele acha que nenhum... mas o perigo está mais próximo do que ele imagina....



Se eu fosse comparar o Guy Gavriel Kay com algum outro autor de fantasia épica não seria com o Tolkien, como é feito no final do livro. Seria muito mais com George R. R. Martin. Tigana é um livro ousado. Com elementos bem audaciosos e Guy é outro que não tem dó de matar personagem. A construção da narrativa também é bem complexa, me vi relendo algumas partes várias vezes para entender o que realmente tinha acontecido, voltando páginas para ter certeza de que tinha entendido mesmo. Assim como As crônicas de gelo e fogo, é uma fantasia épica adulta, com várias situações que costumam gerar um pouco de polêmica. Uma delas BEM polêmica na verdade e eu, é claro, adorei, hahahaha.

Vale ressaltar que eu amei os personagens. Até mesmo os ""vilões"". A capacidade de amar pessoas, arte e música do Brandin é linda, mesmo que as consequências sejam assustadoras... porque todo amor pode se transformar em ódio. Devin que se junta ao príncipe Alessan, para lutar por Tigana é outro que achei adorável, bem danadinho, mas adorável. Catriana é a nossa heroína, acho que de todos personagens foi dela que mais gostei! Forte, independente, decidida... tudo que eu gosto em uma pessoa. Acredito que Dianora, que está bem próxima a Brandin, é quem devia ser a grande heroína... e talvez venha a ser no segundo livro mas, nesse primeiro ainda estou meio em cima do muro quanto a ela. Porque ela também parece estar.  Não podemos nos esquecer, é claro, do Baerd... que é um dos polêmicos da história. Quer mais detalhes sobre eles? Leiam! :p
Não existem caminhos errados. apenas caminhos que você não sabia que teria de percorrer. 
Vocês podem observar que amei a história, achei super criativa e inteligente, achei os personagens muito cativantes... mas tem um lado negativo. Não sei se vocês sabem mas... Tigana foi dividido em 2 volumes, na edição nacional e me fez sentir falta de algo mais... emocionante, no final. Mago aprendiz também foi dividido, mas  não deu para sentir falta desse clímax, porque teve um final daqueles angustiantes. Essa falta de um clímax forte me deixou muito ansiosa para saber o que iria acontecer, angustiada na verdade, para saber o rumo tomado por Alessan e como ele vai fazer com que os dois magos se enfrentem, o verdadeiro ponto "alto" do livro. Sem contar com as atitudes da Dianora... e algo relacionado ao Devin no final. Enfim, vocês estão vendo que estou muuuuito curiosa. Acho que se eu soubesse que seria desse jeito teria esperado a continuação ser lançada. Não aguento mais sofrer esperando continuação dos meus livros preferidos... sério! hahahaha

Tem um detalhe sobre a edição que eu PRECISO falar o quanto amei! Os mapas! Além de ter mapas gerais com todas as províncias... no inicio de cada parte do livro, tem um mapa com um "zoom" maior, mostrando com riqueza de detalhes a região em que aquela parte da história irá acontecer. Apaixonante, sim ou claro?



Quem acompanha o blog sabe que eu amo fantasia épica, e essa é uma daquelas bem tradicionais... tanto em genialidade quanto nos assuntos polêmicos! Recomendo a todos. Mas vale ressaltar, é um livro para verdadeiros amantes do Gênero.

MINHA AVALIAÇÃO: 4/5
Média do Skoob: 4.7/5


15 comentários:

  1. Amo livros de fantasia! Acho que iria amar esse livro. Amei a resenha!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha Paula, parabéns! Confesso que já havia me interessado pelo livro quando você comentou algumas partes comigo, mas depois de ler e saber mais sobre a história, fiquei realmente bem interessado. E voltando no que eu disse antes, não acho que a culpa da falência seja da Saída de Emergência, e sim sua! Só fica recomendando ótimos livros! Haha.

    Outra coisa, que novidade você gostar dos vilões, hein? Uma alma tão pura como a sua, k u_u' e eu gostei do que você disse em relação a isso "...porque todo amor pode se transformar em ódio." É um fato!

    E sobre os mapas no livros, sim, realmente: apaixonante mesmo! Já se sabe a data de lançamento da segunda parte?

    Obs: Quote foda "Não existem caminhos errados. apenas caminhos que você não sabia que teria de percorrer."

    ResponderExcluir
  3. ahhh Depois da resenha quero ler esse livro!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Não sei se vou ler o livro, mas quem sabe mudo de ideia qualquer dia. Adorei a resenha e de fato me deixou um pouco curiosa, dai vou pensar. rs

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ler sua resenha só aumentou meu interesse pelo livro! Só tinha lido sinopses, por isso gostei de saber um pouco mais da história.

    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho que juntar dinheiro pra comprar os livros da Saída de Emergência... Quero todo! Ainda mais com você falando desse jeito. Adorei a resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai, amo mapas. Fiquei encantada pela sua resenha e pelo livro. Sou fã de fantasias épicas, e só por isso já estava de olho na obra; mas depois de saber desse aspecto "georgiano" dos personagens, não vejo a hora de tê-lo em mãos. Mas... Vou me controlar e esperar a continuação ser lançada, pra não ficar nesse desespero que você está.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, achei a capa lindona.
    E que saco isso de ser dividido...Por um lado é bom que o livro não fica muito grande, por outro acontece isso que você falou, parece que falta algo, que pena.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei suas fotos e principalmente a resenha, o livro já me despertou o interesse com a palavra magia. Esse livro parece ser bem intenso e prometer sérias e chocantes revelações!
    Quero muito ler, agora que li tudo o que você escreveu, e vou voltar pra te contar o que achei <3

    Beijos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula, tudo bem?
    Conheci seu blog hoje e adorei o espaço!
    Um dos meus gêneros favoritos é a fantasia medieval/épica. Eu nunca tinha ouvido falar de Tigana, mas realmente parece muito interessante. Sua resenha foi ótima e me deu muita curiosidade de conhecer o livro, parece ser cheio de detalhes e intrigas. Adoro quando os vilões não são "totalmente" vilões, quando existe uma certa dualidade. :)
    Voltarei mais vezes pra te visitar!
    Beijos,
    Priscilla

    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oie Paula =)

    Quero ler esse livro logo *-----* Ele parece ser tão perfeito e fiquei muito curiosa a respeito dos vilões heheheh Fantasia é tão amor <3!

    Ótima resenha!
    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Eu estava em dúvida quanto a este livro, mas agora eu quero ler.
    Amei a resenha e as fotos. Que livro mais bonito.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Linda resenha, gosto assim com fotos do livro *-* ficou muito bom ;D

    Apesar de gostar da resenha e de como você abordou o livro, acho que não me interessei pela história. #sinceridade

    Sucesso!

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem interessante e intrigante. Gostei da premissa e a dica está mais do que adotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  15. Já coloquei na minha lista de 'tô pensando seriamente em ler'. :)
    Alguns nomes de pessoas e lugares me lembram Aladin, coisas do gênero, meio árabe, sabe?
    Adorei o review.

    Beijos, Thiago
    http://gentlegeek.blogspot.com

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home