Resenha: Quem é você, Alasca?

• Edição: 1
• Editora: WMF Martins Fontes Ltda
• ISBN: 9788578273422
• Ano: 2013
• Páginas: 229
• Tradutor: Rodrigo Neves
• Compare e Compre: Buscape
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".
Se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão...


Quem é você, Alasca? Foi meu terceiro livro do John Green... eu acho. Admito que eu li ele primeiro por ebook, porque eu me recusava a comprar a edição com a capa da menina do olhão. Não vou nem colocar aqui no blog, porque eu acho ela muito feia. Então a Martins Fontes me escutou do além e lançaram uma segunda edição, com capa diferente (e liiinda <3) e eu não pensei duas vezes quando vi na vitrine da livraria Logos.

Como a maioria dos livros do John Green, Quem é você, Alasca? é um livro em que os personagens secundários são mais cativantes do que os próprios personagens principais. Tudo começa quando Miles Halter decide deixar sua casa e frequentar a escola Culver Creek, onde algumas pessoas da sua família também estudaram. Quando seu pai pergunta o porquê dele querer estudar na escola, pensando que ele está fazendo isso só para agradar seguindo a tradição da família , Miles vai até a biblioteca do pai e volta explicando sua decisão da seguinte maneira :
"Então, esse cara", eu disse, parado à porta da sala. " François Rebelais. Era poeta. Suas últimas palavras foram : " Saio em busca de um grande Talvez". É por isso que estou indo embora. Para não ter que esperar a morte para procurar o Grande Talvez."
Então você se pergunta, porque ele está falando das últimas palavras de alguém? Porque o Miles tem uma mania estranha : Decorar as últimas palavras ditas pelas pessoas antes de morrer. Além dessa característica bastante peculiar , ele possui algumas outras bem comuns nos livros do John Green : Dificuldade de arranjar namorada, meio nerd, meio isolado, inteligente (...)  e é bem magrinho. Para ironizar seu corpo magricela, logo quando chega na escola nova escola começa a ser chamado de gordo pelos seus novos amigos, entre eles estão o Coronel, que foi o primeiro que ele conheceu logo quando chegou e a misteriosa Alasca.



De cara Miles se sente atraído pela Alasca, além de ser bonita e diferente das outras garotas eles tem algumas coisas em comum, e acabam se tornando grandes amigos.Só amigos porque Alasca na verdade tem um namorado, e dizem que ela é louca pelo cara. Então amizade é realmente a única coisa que ele pode esperar dela. Com as novas amizades e com um novo amor, Miler faz muitas descobertas. Algumas sobre a vida, algumas sobre ele mesmo e até sobre a morte.
Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona pra frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro pra escape do presente.
Tenho que começar falando que eu não suporto a Alasca, nem entendo como algumas pessoas podem gostar tanto de uma personagem como ela. Além de estar sempre com aquele ar de ser super inteligente, de filosofa e de superior ela é simplesmente egoísta. Entendo que ela passou por situações complicadas, que a vida dela não é fácil, porém não acredito que isso justifique suas atitudes. Não justifica ela influenciar a vida das pessoas da maneira que influencia, se ela é tão inteligente porque não vai procurar ajuda? Apoio? Alguma solução para os seus problemas? Muito psicopata... e aí me pergunto: Como um cara bacana como o Miles foi se apaixonar por ela? A resposta é : Só em livros do John Green. O coronel é o melhor personagem do livro. Foi com ele que ri, e ... vou deixar que vocês o conheçam sozinhos :p
Eu queria ser seu ultimo amor. Mas sabia que não era. Sabia e a odiava por isso. Eu a odiava por não se importar comigo. Eu a odiava por ter me deixado naquela noite. E odiava a mim mesmo por tê-la deixado ir embora, porque, se eu tivesse sido suficiente ela não teria querido ir embora.

Então Paula, isso significa que você não gostou do livro? Não mesmo, na verdade eu amei. Apesar de achar a Alasca egoísta e de achar o Miles um bobão por gostar dela, esse livro nos trás uma ótima reflexão sobre situações do cotidiano, sobre a vida, sobre nós mesmos. Acho que eu sempre evoluo um pouco quando termino um livro do John Green, porque todos eles trazem alguma lição de vida por trás da simples narrativa de um Young Adult, aparentemente comum. Acho que é por isso que eu gosto tanto do Autor. Algumas pessoas falam que o John Green força inteligência em seus livros, acho isso engraçado porque ele não força : Ele é inteligente. Não diria que ele é surpreendente, na verdade ele costuma ser clichê. Mas é sendo clichê que ele consegue surpreender, com histórias simples ele nos ensina coisas que muitos livros complexos não conseguem ensinar.
Buda diz que o sofrimento é causado pelo desejo e que a suspensão do desejo implica a suspensão do sofrimento. Se pararmos de desejar que as coisas perdurem, não iremos sofrer quando elas desmoronarem.
Quem é você, Alasca? provavelmente é o meu livro preferido do John Green. Tenho um pouco de dificuldade de escolher , mas se não for o melhor é um dos. Como de costume, ri, chorei, me emocionei e aprendi. Acho que todos deveriam ler.

MINHA AVALIAÇÃO : 5/5 ♥
Média do Skoob: 4.4/5

18 comentários:

  1. Olha posso ser sincera?
    Ao ler sua resenha eu achei que vc ficou um pouco revoltada com o livro por causa da personagem. Pelo menos foi o que vc expressou. E fiquei ainda mais SURPRESA quando eu vi que vc deu nota MÁX e ainda favoritou o livro (risos)
    Imaginei que vc fosse odiar esse livro. Sinceramente.
    Mas eu ainda não o li e nem sei do que se trata a história direito.
    Na verdade, nunca tive interesse de ler.
    Eu tenho os livros A CULPA É DAS ESTRELAS - CIDADE DE PAPEL e KATRINE acho o nome...n lembro...enfim...mas eu ainda não os li, mas depois que vi o trailer do filme que tá para sair, fiquei super curiosa em ler o livro, mas eu ainda não estou pegando séries, pois estou vendo se termino de ler os meus livros avulsos que não são poucos hahahaha....Mas olha, gostei do seu ponto de vista do livro, até achei que vc n tinha gostado. Mas interessante. Vou procurar saber mais sobre o livro, até porque é legal quando ele nos passa uma mensagem de aprendizado.

    PARABENS LINDA

    Bom linda, passei para te convidar para vim dar uma olhada na minha RESENHA NOVA.
    Depois passa lá e deixa sua opinião. Se cuida e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha! Mas é isso o que eu mais gosto nos livros do John Green Sil!
      Eles me deixam revoltada! Cidades de Papel Mesmo até hoje não sei se amo ou odeio!
      São livros que mechem comigo de todas as maneiras.
      Me fazem rir, me fazem chorar, me fazem querer matarrrr o John Green, matarrr seus personagens, me fazem querer ressuscitar alguns também...
      Além disso sempre acrescenta algo em minha vida. São livros realmente sensacionais :D

      Excluir
  2. Oie Paula =)

    Todo mundo fala extremamente bem desse livro, mas eu ainda não tive oportunidade de ler. Dizem que é o melhor que o Jonh Green já escreveu, então você pode imaginar que estou bastante curiosa rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu tenho este livro, mas ainda não conseguir continuar com a leitura. Espero gostar da leitura quando finalmente resolver terminar de ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula,
    tudo bem?
    Não sei se estou sensível hoje, ou não. mas vou te contar, eu nunca quis ler os livros desse autor. Já li várias resenhas, sei que são bons e muito tristes, por isso optei por não lê-los. Até que li uma resenha hoje que mudou meu conceito, o livro era Cidade de papel do mesmo autor.
    Então, decidi ler esse livro dele.
    Ai entro aqui e me surpreendo novamente, com sua resenha novamente me fez querer ler esse autor.
    Adorei suas palavras, você demonstrou bastante paixão e conseguiu me mostrar o quanto os livros deles podem me acrescentar.
    Adorei!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Li esse livro há pouco tempo e ainda não sei se gostei ou não... A leitura foi arrastada em vários momentos, eu só prosseguia porque queria saber qual era o maco divisor da obra. Ache a Alasca uma personagem neutra, não amei, mas também não odiei HAHA

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Mais um grande livro do mestre John!

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, tudo bem?
    Sou louca pra ler esse livro e assim como você nunca comprei o outro porque eu não gostava da capa. Essa por sinal é linda de mais *-----* Espero poder ler em breve, mas antes quero ler Cidades de Papel.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li esse livro. Na verdade só li o A Culpa é das Estrelas, e comecei a ler o Theorema Katherine mas até hj não terminei e parei no caminho.
    Que bom que vc gostou muito desse, mas não sei se vou ler. rsrs,,,gostei da sua resenha.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Li apenas A culpa é das estrelas e Cidades de Papel, mas quero muito ler os outros livros do autor.
    Parabéns pela resenha e estou mais curiosa. hahaha

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também não gostei muito da Alasca, mas esse livro me ganhou logo no começo <3
    Chegando na metade, na parte do acidente com o carro, o livro estava simplesmente fantástico, só que depois a história ficou um pouco entediante para mim, pois o melhor já tinha passado e eu meio que cansei =\
    Fico feliz que tenha gostado do livro, assim como eu \o/
    Beijos,
    Aline
    (loucamenteleitores)

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Nossa, amei sua resenha, e eu também prefiro a nova capa rss

    Do John Green, eu só li a culpa é das estrelas até agora, estava em dúvida qual seria o próximo livro dele que eu leria. Mas com certeza vai ser esse :)

    XOXO

    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  12. Ai amiga, essa Alasca hein? Eu sinceramente não sei dizer se a odeio ou não. Eu não a amo, isso é certo. Mas por mais que ela tenha me irritado profundamente, acabei sentindo uma espécie de simpatia por ela. Ok, ela fez muita merda e não soube lidar com as merdas do passado... Mas ainda assim, esse passado me fez ter pena dela. Mas o Coronel sim, esse eu me apaixonei. Os melhores amigos dos livros do Green são sempre meus queridinhos *--* (com exceção do Tiny Cooper).

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha os meus também!
      São os melhores né? *O*
      Alasca me tirou tanto do sério que não consegui sentir nem pena! huahuaa

      Excluir
  13. Esse é um dos livros de John Green que me faltam, quero muito! Ótimo saber que é tão maravilhoso. Bela resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula
    Eu ainda não li nada do autor, mas pelo que vi na sua resenha e em outras e até de outras é que as pessoas tem um certa relação de amor e "odio" pela escrita do autor, me surpreendeu a classificação 5 para este livro, mas como sempre digo o que é ruim para uns pode ser muito bom para outros, eu tenho O Teorema mas já me disseram que não é muito bom, bem isso eu só vou poder dizer depois de ler né. Gosto de ter minha própria opinião, e gostei de ver a sua.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula, tudo bom?
    Nunca tinha lido uma resenha desse livro para ficar tão interessada como fiquei com a sua.
    Agora preciso comprar Quem é Você Alasca?Já li dois livros do autor e a premissa dele realmente é a mesma, porém, como você disse, John Green sempre ensina algo em seus livros.
    Também gosto mais dessa capa.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Paula,

    Esse livro sempre esteve na minha lista de "Vou Ler" mas não sei porquê não queria que fosse o primeiro do John Green a ler. Agora que eu já li O Teorema Katherine e A Culpa é das Estrelas, acho que agora ele passa para a lista de "compravéis" ;) Gostei da sua resenha, e concordo com o final em que você diz: "Acho que eu sempre evoluo um pouco quando termino um livro do John Green, porque todos eles trazem alguma lição de vida", cara, é exatamente isso que eu sinto, uma evolução.

    Seguindo o blog, amei o layout *-*

    XOXO
    http://ogatofeio.blogspot.com - Gato Feio

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home