Resenha : Cidade dos Anjos Caídos (Cassandra Clare)

 Autor: Cassandra Clare
 Páginas: 429
 Editora: Galera Record
 Compare e Compre: Buscape & Broto Cultural
Sinopse: A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.
Contêm Spoilers dos livros primeiros livros da série.

Cidade dos anjos caídos começa após o final do terceiro livro da série, Cidade de Vidro. Como disse na resenha do livro anterior, não concordo com o fato de uns falarem que seria uma trilogia por causa das pontas soltas que foram deixadas. Não posso dizer exatamente que ponta solta é essa e que espaço vago foi preenchido, porque seria um big spoiler, mas quem leu  Cidade de vidro sabe que ocorreu algo suspeito no final. Com a morte do Valentim (rápida e odiada por mim, qual é o personagem era sinistro! Merecia uma morte digna e difícil! ), todos os caçadores das sombras acharam que finalmente teriam paz. Todo mundo está desempenhando suas funções, novos acordos entre os membros do submundo e os caçadores de sombras estão sendo selados, Clary está treinando com o Jace, Simon está com seus probleminhas por ser um diurno (vampiro capaz de sair ao sol) e também por ser o geek mais safadinho que já vi, mas tudo está dentro da normalidade (do tipo de vida deles pelo menos).



Como nos livros da Cassandra Clare as rosas revelam rapidamente seus espinhos, não demora muito para a sensação de paz morrer. Vários assassinatos de caçadores das sombras começaram a acontecer e, ninguém imagina quem possa ser o responsável por trás de tudo isso.
A voz de Jocelyn tremeu ligeiramente.
- Valentim está morto. Mas há outros que estavam no Ciclo que nunca foram capturados. 
Mas o livro não fica focado exatamente nisso. Além de ser um vampiro completamente fora do normal por poder sair no sol, Simon ainda conta com outra carta na manga: Ninguém pode feri-lo. Isso é consequência de uma marca que a Clary fez em Cidade de Vidro para protegê-lo, a marca de Caim. Sendo assim, ter Simon como aliado seria um grande reforço, não é? Os vampiros também descobrem isso, e em uma disputa de poder entre os vampiros  Raphael e Camille, o apoio do Simon também está em jogo. Acontece que Simon não quer saber de nada disso, ele é um vampiro, mas não vive necessariamente como um. Eu diria que ele enfrenta problemas para se adaptar, e que isso pode ser um grande problema para ele no futuro, mas por hora ele tem que sair dessa disputa e ainda resolver seu probleminha amoroso, que envolve duas namoradas.

E então vem a parte negativa do livro : Amar é destruir e ser amado é ser destruído. As vezes eu acho que a Cassandra Clare leva isso muito a sério. Quando finalmente Clary e Jace podem ficar juntos, Jace começa a agir de maneira estranha. O grande problema em questão são pesadelos que ele começa a ter, onde ele sempre acaba machucando a Clary, chega a matá-la e isso o deixa louco. Para piorar os pesadelos começam a parecer muito reais.
Corações são frágeis. E acho que mesmo quando a pessoa se cura, ela nunca mais volta a ser como era antes.
Acho que se eu fosse pensar só em Jace e Clary, eu teria desistido da série. Até cidade de vidro era bonitinha a situação deles, o amor impossível, aquele momento de descobertas, ter que ficar longe um do outro porque são irmãos, os problemas por causa dos pais (...) , mas depois do final lindo do terceiro livro eu esperava que na continuação o drama em cima do casal parasse, que eles ficassem juntos e lutassem juntos. Não posso negar minha irritação, mas os outros personagens salvaram tudo.
Estava realmente feliz ou apenas sorrindo por cima da dor?

Quando penso em Cidade dos Anjos Caídos e das Almas perdidas a primeira pessoa que vejo é Simon. Sempre gostei bastante do personagem mas, a partir desse quarto livro ele ganha um destaque muito grande na série e o que era apenas "gostar" virou "amar". Ele ta bem safadinho nesse livro, fica ali em cima do muro entre a Maia e a Izzy, sai com as duas e não conta para ninguém. Mas todo mundo sabe que a Izzy é complicada, que não fica em relacionamento sério e não se importa. Será? O aparecimento da Camille também causou um certo tumulto na situação, e foi bom sair do foco " caçadores de sombras " por um momento, porque honestamente eu precisava tirar uma folga do Jace.
- Mas eles se amam - disse Clary, estarrecida. - Não é isso que significa o amor? Que deve estar presente para a outra pessoa, independentemente de qualquer coisa?
Luke olhou para o rio, a água escura se movendo sob a luz da lua de outono.
- Às vezes, Clary - disse ele -, o amor não basta.
O final? Ah, o final foi um tapa na cara de uns, honestamente não foi no meu. Quer dizer, talvez tenha sido. hahahaha Não fiquei surpresa, mas foi aquele tipo de encerramento de livro que faz com que você fique louca para saber o que vai acontecer na continuação. Não foi um dos melhores, mas foi uma excelente sequência, dando uma ótima base para um quinto livro arrebatador. Mas cidade das almas perdidas é assunto para uma próxima resenha :P

 Minha Avaliação: 5/5 ♥ 
 Média do Skoob: 4.5/5


12 comentários:

  1. Acho que a única coisa que me mantem com um pé atrás em relação a essa série é o romance entre irmãos. Mas sei lá...

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente eu estou mega curiosa!
    Não pude ler a resenha, afinal ainda pretendo ler a saga o mais rápido possível,mas acabei dando uma bisolhada nos quotes e fiquei apaixonada ;3
    Beijos e agradeço por ter colocado o aviso de spoiler, isso sempre acaba prevenindo que a gente saiba de alguma coisa que acabe com a história! :)
    Beijos :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho o livro Cidade dos Ossos por aqui, só falta coragem para ler, rsrs.
    Eu era doida pelo livro, aí quando ganho fico adiando a leitura, rsrs.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim até hoje não leu? Vale muito a pena! Sério.

      Excluir
    2. Menina qual é o seu problema?!!!!!
      HUAHUAHUHA LEIA LOGO ISSO!

      Excluir
  4. Como não gostar do Simon, paula? Como? Ansioso para terminar a leitura de todos os livros da Clare.

    Gostei da resenha e também da citação: "Amar é destruir e ser amado é ser destruído."

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Acho que sou uma das poucas pessoas na face da terra que ainda não leu nenhum livro dessa série. Ok. Estou exagerando, mas é raro encontrar algum blogueiro que não tenha lido. Espero muitíssimo ler em breve, mesmo eu tendo evitado iniciar novas séries.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Acho maravilhosa essa capa, me disseram que em um dos livros a história está um pouco parada, mas espero que isso não seja verdade, acho que essa saga esconde muitos segredos ainda, e vai chocar muitos leitores no final!
    Terminei de ler o segundo livro e pretendo comprar o terceiro, mas o preço ainda está um pouco salgado pro meu gosto, achei que a essa altura já teria baixado.
    Mas amei sua resenha, como sempre, perfeitas, parabéns, linda!

    Beijos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galera sempre tem uns preços salgadinhos :(
      Vale mais a pena comprar todos juntos :(

      Excluir
  7. Ooooi amiga!

    Ah, então foi a morte do Valentim que te incomodou? Tava curiosa! Haha eu achei meio fácil demais também, mas não chegou a ser um problema pra mim não. Ai, eu fico muito irritada com os mimimis de Clary e Jace, e olha que piora em Cidade das almas perdidas! Adorei o fato do Simon ganhar mais destaque, ele é um personagem maravilhoso e merece!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ok Paula, você tem a coleção com brilhos que eu quero mais que tudo nesse planeta!! rs Amei sua resenha, mostra bastante sua opinião sobre a série, estou me segurando pra não assistir o filme, pois quero ler anteeeees rs *-*

    Beijos ♥
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home