Resenha : Caçadores de Bruxas - Dragões de Eter #1 (Raphael Draccon)

• Edição: 1
• Editora: Leya
• ISBN: 9788580441000
• Ano: 2013
• Páginas: 440
Sinopse: Nova Ether é um mundo protegido por poderosos avatares em forma de fadas-amazonas. Um dia, porém, cansadas das falhas dos seres racionais, algumas delas se voltam contra as antigas raças. E assim nasce a Era Antiga. Essa influência e esse temor sobre a humanidade só têm fim quando Primo Branford, o filho de um moleiro, reúne o que são hoje os heróis mais conhecidos do mundo e lidera a histórica e violenta Caçada de Bruxas. Primo Branford é hoje o Rei de Arzallum, e por 20 anos saboreia, satisfeito, a Paz. Nos últimos anos, entretanto, coisas estranhas começam a acontecer... Uma menina vê a própria avó ser devorada por um lobo marcado com magia negra. Dois irmãos comem estilhaços de vidro como se fossem passas silvestres e bebem água barrenta como se fosse suco, envolvidos pela magia escura de uma antiga bruxa canibal. O navio do mercenário mais sanguinário do mundo, o mesmo que acreditavam já estar morto e esquecido, retorna dos mares com um obscuro e ainda pior sucessor. E duas sociedades criminosas entram em guerra, dando início a uma intriga que irá mexer em profundos e tristes mistérios da família real. E mudará o mundo.


Dragões de Éter é uma releitura de contos de fadas, que utiliza vários deles em uma história só. Temos a chapeuzinho vermelho, João e Maria, Príncipe Sapo, Capitão Gancho (...)

A história se passa em uma terra chamada Nova Ether que, com muita dificuldade, no passado conseguiu destruir todas as bruxas sob a liderança do, agora rei , Primo Branford. Era nisso que a população e o próprio rei acreditavam, mesmo isso não sendo tão verdade assim.  Mas a questão é, de onde saíram essas bruxas?  Nova Ether possui a proteção de várias fadas, que auxiliam os seres humanos em suas jornadas. Porém algumas delas, cansadas dos fracassos dos humanos, acabaram perdendo sua bondade e se transformando em bruxas com o tempo.

No momento Nova Ether vivia um tempo de paz. Ou quase isso. Tinha sinais que o rei decidiu simplesmente ignorar. Sinais que mostravam que algo de errado estava voltando a acontecer e que poderia trazer  problemas em breve. Começando pelo caso estranho de Ariane, conhecida por vocês como chapeuzinho vermelho, e pelo caso dos Irmãos Hason, João e Maria. Não vou dizer a vocês o quanto são estranhos,porque são histórias conhecidas que o autor usou para ligar a acontecimentos criados por ele. Então em um dia o Capitão Gancho surgiu e acabou com toda a paz da cidade, mas desestabilizar o reinado do Rei Primo por um dia estava longe de ser o seu plano principal (...)


Todos esses acontecimentos fizeram com que os personagens se unissem, plebe e nobreza, para descobrir qual era o objetivo do Capitão Gancho e tentar impedi-lo... Mas acabaram descobrindo que ele estava unido a uma bruxa. Perceberam que o que mais temiam estava de volta, trazendo o caos a toda Nova Ether mais uma vez.

Comprei os livros por 2 motivos. O primeiro deles era porque todo mundo me indicava a leitura, falando que a história era criativa, que a narrativa era maravilhosa. Enfim, fazendo uma propaganda extremamente positiva do trabalho do autor, me deixando completamente curiosa. O segundo motivo foi a nova edição, lançada o ano passado. As capas são extremamente lindas com um material maravilhoso, não tinha como não desejar ter os livros na estante. Então nesse clima de expectativa lá nas alturas fui com tudo na leitura, fui com tudo ter uma das maiores decepções literárias que já tive.

A história tinha tudo para ser uma das mais cativantes e criativas. Raphael Dracon realmente criou um universo interessante, com personagens adoráveis mas...não acho que ele tenha administrado essa obra, que é de fantasia épica, de maneira adequada (não para a minha preferência, claro). Começando pela narrativa que eu achei muito cansativa. Estou acostumada a ler livros bem grandes, densos, descritivos, com diálogos complicados e gosto bastante de tudo isso. Acontece que a leitura  não foi cansativa por nenhum desses motivos, eu me senti como se um vovô estivesse contando uma história de algum conhecido dele... e com poucos minutos já começava a ficar sonolenta. São muitas palavras para contar a história, sendo que metade delas são desnecessárias. Arrisco a dizer que o Draccon poderia ter usado metade das folhas que usou e ter passado a mesma ideia. Ou ter usado as 440 páginas para descrever coisas interessantes realmente para a história e economizar no diálogo leitor - narrador e na opinião do narrador sobre a situação, na sua divagação sobre o futuro e sobre as possíveis consequências dos atos dos personagens.  Demorei bem mais para ler esse livro do que demorei a ler Tormenta de Espadas, do George Martin, com suas quase 900 páginas, letras pequenas e espaçamento minimo.

E então vem a questão dos diálogos entre os adolescentes, repletos de gírias. Os personagens jovens do Draccon utilizam mais gírias do que qualquer grupo de jovens que você possa encontrar em um shopping, parque ou praia.  Posso estar sendo "clássica" mas, acredito que esse tipo de diálogo não se encaixa em fantasias épicas. Não que eu ache que a plebe deva conversar como a nobreza, nem que os jovens devam falar como velhos, mas creio que não seria tão impactante a diferença nos diálogos dos personagens. Faz a história ficar muito irreal, muito difícil de imaginar, de visualizar aquele mundo.

E por último, o que me irritou de verdade. O que sempre me irritou nos próprios contos de fadas clássicos : Separação grotesca entre o bem o mal. A falta do meio termo. Os personagens são movidos por atitudes boas, ou ruins e esse é outro fato que faz com que a história se afaste totalmente do imaginável. Não acredito que seja possível acreditar que existem seres humanos totalmente bons, ou o contrário.

Não posso negar que Raphel Draccon é talentoso e criativo, porém história não funcionou comigo. Mas, vale ressaltar que uma quantidade bem significativa dos leitores é apaixonado pelos livros do autor, acredito que seja particularidade de alguns não gostar e que para você, pessoa que está lendo essa resenha agora, a leitura possa valer a pena.

MINHA AVALIAÇÃO : 2/5
Média do Skoob : 4.2/5


24 comentários:

  1. Pra mim também foi uma leitura difícil xD
    É triste quando você tem muita expectativa sobre o livro e se decepciona =/
    Adorei a resenha, mesmo que o livro tenha sido fraco q
    Beijão

    Addiction For Books

    ResponderExcluir
  2. nunca li essa série, mas até agora só tinha lido opiniões positivas. é horrível qdo a gente espera tanto de um livro e aff,
    bom, espero que as próximas leituras sejam melhores
    beijo

    www.letrasdesonho.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Li esse livro há muito tempo, quando a capa ainda era só fogo *-* . Não gostei muito dele, achei super cansativo *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredito que também não funcionaria comigo,
    não sou adepta do gênero e acabaria não gostando muito da história
    assim como você.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sabe que eu adorei o livro? rsrs
    Li há muito tempo, então nem lembro desses pontos que você citou e não curtiu, só sei que eu gostei mesmo; xD
    Capa liiinda, o meu é da antiga, prefiro essa. :~
    bjs
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu amei essa capa. Acho que apesar de você não ter gostado muito talvez eu goste. Pelo menos eu me interessei pela premissa do livro. É uma pena a história não ter funcionada com você.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quase ia comprar a trilogia, mas dai eu li o primeiro capítulo e achei meio chato, então não comprei. Mas a capa é linda!
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bom?
    Já ouvi falar dos livros do Dracon, mas não sabia que eram contos de fada! Confesso que isso atiçou minha curiosidade hahaha
    É uma pena quando a gente vai ler com muitas expectativas, né? Odeio isso!
    Se tem uma coisa que eu odeio, é livros com muitas gírias! Até o uso de "tá" e "tô" me irrita, imagina gírias em excesso! Fantasia épica não faz bem meu estilo, então vou passar longe se a narrativa dele ainda por cima é cansativa.
    É realmente uma pena que você não tenha gostado.
    E, como sempre, sua resenha ficou maravilhosa!!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  9. Nossa, acho que essa é a primeira resenha que leio que pende pro lado negativo... Pelo menos é bom pra me ajudar a controlar as expectativas, porque espero muito dessa série depois de todos os elogios que li.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Paula!

    Já ouvi alguns comentários sobre o livro mas nunca tinha lido uma resenha. Achei a ideia do autor bem bacana e é uma pena que o livro tenha sido uma leitura cansativa. Tinha interesse em ler mas com tantos outros livros na pilha acho que vou deixar esse passar rs' Nunca tinha visto essa capa do livro, é bem bonita!

    Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
  11. Paula, nunca tive pretensões de ler o livro dele e depois de sua resenha fiquei ainda mais receosa. Tudo bem ter gírias, mas passar do limite para mim é demais.
    E não sei se gostaria da história, porque os personagens são maus e bons demais.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que pena que você não gostou, tenho bastante vontade de ler essa série. Mas confesso que o uso de gírias me desanimou um pouco.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Acho a capa dos livros dessa série lindas!! Ainda não tive a oportunidade de ler os livros desse autor, mas assim que for possível vou comprar um exemplar e iniciar a leitura.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  14. Oie Paula =)

    Só li uma livro do Raphael e gostei muito. Tenho certa curiosidade de ler essa série, mas no momento ela não é minha prioridade.

    Que pena que vc não curtiu muito a leitura =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  15. Eu adorei essa série! Já tinha ouvido muitas reclamações do estilo de narrativa do autor e quando comecei tinha um pouco de receio de que fosse muito maçante. Porém, o que mais me prendeu foi a narrativa. Acredito que a única coisa que foi um pouco irritante foi a mania do autor de a todo momento reafirmar as características dos personagens: "então, porque fulano era assim, ele fez isso" - lembro de ter lido várias frases com estrutura semelhante. Mas gostei do modo como o autor tratou a fantasia, afirmando que ela existe na nossa mente (lembrei do trecho de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" onde Dumbledore diz que o fato de estar acontecendo em sua mente não significa que não é real).

    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não parece o tipo de livro pra mim. Haha
    Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sério de ele juntos diversos contos de fada em uma única história? Eu sou meio chata com excesso de informação.. sempre acho que isso pode prejudicar a história. Enfim, eu já conhecia o livro de capa - que eu acho linda de morrer também - mas nunca tinha lido a sinopse ou visto uma resenha. Eu nunca li um livro épico, então não sei o que esperar, mas gírias não combinam com histórias que se passem na antiguidade então acho que poderia me irritar com isso também =/
    Enfim, não se se quero ler esse livro, mas ele ficaria tão lindo na minha - futura - estante *---*

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Não faz muito meu estilo de leitura.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tudo bem?

    Eu tenho o segundo volume dessa coleção, que ganhei em uma promoção. Mas como não tinha o primeiro e na época nem fiz muita questão de procurar, ele está parado aqui em minha estante. Mas agora depois de ler a sua resenha fiquei bastante curiosa e vou ver se eu compro o primeiro volume.

    Beijinhos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  20. Ontem mesmo li sobre esse livro, mas não me interessei, acabei de ler sua resenha e eu quero esse livro!
    Chapeuzinho Vermelho, Capitão Gancho? Esse livro deve ser o máximo, sem contar que deve ter ação do início ao fim. Gosto de livros assim, em que a faz com que fantasiemos juntos e não achamos ridículo ou demais!
    Vou colocar na minha lista do Skoob para ler!
    Viu? por isso sempre volto ao seu blog, suas resenhas são ótimas, e querendo ou não, você indica ótimos livros. Parabéns, linda, desejo todo sucesso ao seu blog! <3

    Beijos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  21. Oiee =)
    essa capa me agrada, que pena que o livro não foi tudo o que esperava.
    bem não é um gênero que costumo ler, então só o farei se o ganhar.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  22. Oi Paula,
    Esse é o problema de ler algum livro com mta expectativa, né? Tbm já tive minha cota de decepções.
    Dragões de Éter foi um livro que nunca me interessou. Quando li a sinopse, me pareceu uma viagem completa. Mas quando o Draccon esteve na feira do livro da minha cidade, não resiste a ir ao bate papo com o autor, o que me levou a comprar o livro. Comecei sem nenhuma expectativa, e em menos de 50 páginas já estava vidrado na estória.
    Achei a estória mto criativa e a narrativa bastante fluída.
    Mas essa que é a beleza do mundo da leitura, né? Gostar ou não é algo extremamente subjetivo. Ainda bem que existem opções para todos os gostos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Paula, tudo bom?
    Ainda não li nada do Draccon, mas esse estilo de livro não me agrada muito. Acho cansativo e sempre acabo enrolando mais para ler livros de fantasia.
    Pelo que você disse na resenha eu acho que a narrativa é bem cansativa.
    Gostei bastante da capa. Linda!
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home