Review - A menina que roubava livros : Filme x Livro

Quem me conhece sabe que eu estava tendo crises de loucura pela espera do lançamento da adaptação de A menina que roubava livros. Parte por medo e parte por curiosidade. Acho que sempre é assim quando se trata de um livro que gostamos muito, aquele medo de ser ruim. Nem vou dizer que tinha medo de ser totalmente diferente do livro, porque já me acostumei com o fato de adaptações não serem idênticas ao livro, só esperava que fosse bom. A surpresa foi extremamente agradável.


Primeiro vou falar, de forma bem geral, sobre a história já que nunca resenhei o livro aqui no blog e depois vou falar sobre o filme e fazer algumas comparações filmexlivro.

A menina que roubava livros é mais uma história ambientada na segunda guerra mundial, que nos trás a trajetória da vida de Liesel Meminger, contada sob o ponto de vista de ninguém mais ninguém menos que a Morte. Yes, a morte é a narradora da história ( vale ressaltar que a morte também adora dá spoiler). Desde quando teve o primeiro contato do a menina a morte ficou encantada com ela, então acabou "sem querer" acompanhando a vida da garota de 1939 até 1943, que são os anos narrados em grande parte do livro (e que acontece em grande parte do filme).

Todo mundo sabe que Hitler era psicopata em relação aos Judeus e Comunistas e todos eles foram perseguidos durante alguns anos, não só na Alemanha, mas em todo solo conquistado por Hitler. Liesel era de uma família comunista. Para salvar a vida de algumas crianças tinha uma especie de "programa" em que os pais deixavam os filhos com uma família alemã e essa família alemã (humilde claro, que passava por dificuldades suficientes para fazerem com que assumissem esse risco) recebia dinheiro em troca. Liesel era uma dessas crianças, ela e seu irmão.

Durante a viajem de trem, quando ela e seu irmão conheceriam sua nova família, o garoto não resiste ao frio, a fome e a viajem e durante o enterro dele ela rouba seu primeiro de um coveiro que o deixou cair na neve. Sendo assim ela terá que enfrentar um  novo destino sem nenhum verdadeiro familiar por perto. Mas, nem tudo é ruim e, apesar de sua nova mãe, ser bem durona ela é uma boa pessoa e seu novo pai é o melhor tipo de pessoa que pode existir. Ela também conhece outras pessoas incluindo o seu melhor amigo Rudy e o Max, mas não vou falar sobre eles. Vocês terão que assistir ao filme ou ler o livro para saberem mais.


PS: a mini resenha acima serve para o filme e para o livro, primeiro porque o filme foi fiel e segundo porque foi bem superficial. 

FilmexLivro

O filme começou do mesmo jeitinho do livro, com a morte narrando a história e a tão conhecida frase...
Eis um pequeno fato.
Você vai morrer. 
Okay, provavelmente não foi dito " Eis um pequeno fato" e sim " Um pequeno fato", mas o que interessa é que o inicio do filme foi sensacional e cara do livro. A morte inicia com essa frase super adorável e depois começa a falar, sobre o fato de se encontrar conosco um dia, sobre ser mal educada e não ter se apresentado e eu achei isso incrível, não imaginava que teríamos um narrador no filme e quando a morte começou a falar dei pulinhos de alegria. Estranho isso né? Também achei. Acontece que não é bem A morte e sim O morte, yes, é uma voz masculina. Honestamente eu não me incomodei, não vejo muito problema nisso... nunca pensei sobre sexualidade da morte. Vi comentários de algumas pessoas incomodadas com isso, sinceramente achei infantil da parte delas.  O lado bom do filme, para quem não leu o livro, é que  a morte não dá spoiler. Admito que achei essa diferença uma vantagem, porque a morte me irritava as vezes. É verdade que me deixava aflita também e isso tornou a leitura bem diferente, mas acho que no filme seria inviável. Mudança? Sim. Mas necessária.

É obvio, por se tratar de uma adaptação, que não está idêntico ao livro, que o livro não foi o roteiro, porém as cenas escolhidas foram as importantes de fato, as impactantes e isso fez com existisse uma sequência conhecida por nós, que já sabíamos a história até de trás para frente. E é claro, me fez chorar. Teve um detalhe, que uma garota ressaltou no facebook : SPOILER - A carta que o Max fez para a Liesel - mas eu achei, para o filme, desnecessário. Ele entregou um livro em branco para ela escrever suas próprias palavras, falou umas coisas lindas e, considerando que o filme já tem 2 horas de duração, não valia a pena acrescentar mais cosias /SPOILER.

Uma coisa que me irritou, só um pouquinho, foi o fato da Liesel está muito limpa, e eu diria até que muito bem vestida. Eles eram bem pobres e ela não gostava muito de tomar banho. Acho que o pessoal que cuida da maquiagem e das roupas falharam um pouco nisso, nada que influencie diretamente na história mas, eu não era bem o esperado.
Eis um fato sobre os atores.
Eles me surpreenderam. 

Admito que ainda queria que a atriz principal, Sophie Nélisse (Liesel), usasse lente de contato porque ainda senti falta  da parte em que dizia :
"Seu cabelo era um tipo bem próximo do louro alemão, mas seus olhos
eram perigosos. Castanhos escuros. Ninguém gostaria realmente de ter olhos
castanhos escuros na Alemanha daquela época.

Mas tirando esse simples detalhe não mudaria nada em ninguém do elenco. Não vou entrar em detalhes sobre cada um deles porque a postagem ficaria bastante cansativa, mas as escolhas foram perfeitas.

Se fosse classificar o filme, daria 5 estrelas facilmente. Não sei se eu gostei muito porque já não sou tão exigente com adaptações, porque já me acostumei com o fato de não serem idênticas ao livro e ficar satisfeita simplesmente com o fato do filme ser bom. Ou porque foi, de fato, muito fiel. Só sei que é um filme que recomendo para todos, inclusive para quem não leu o livro! :D




Corra para o cinema galera :3 

Trailer:

20 comentários:

  1. Eu vi que tinha caido na net e fiquei tentada a ver, ainda não sei se farei por aqui ou só no cinema...
    Eu amei o livro e que bom que gostou do filme, já é um ponto positivo...
    Pelos Trailer's que eu tinha visto realmente parecia ser muito bom...
    Que ótimo que não decepcionou...

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Preciso ver o filme logo! Ler seu post me deixou ainda mais ansiosa. E também acho nada a ver reclamarem por ser "o" Morte no filme. Afinal, em português morte é uma palavra de gênero feminino, mas em inglês não.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já tava louca pra ler o livro, agora tô tri louca pra assistir o filme *-----------------*

    http://www.devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amigaaa, fiquei com medo de ler o post e pegar informações indevidas kkkk. Tô lendo o livro ainda, faltam umas 100 páginas. Vai ter spoilers desse final? Se não tiver é só avisar que volto e leio, estou ansiosa pra saber como ficou a adaptação!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Você viu o filme ♥
    Me arrepiei toda, certamente vou chorar quando o filme começar, sério O livro me tocou de uma forma muito profunda.

    Beijos Mil.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Comecei a ler o livro mas não consegui terminá-lo, acho que a história não me agradou. Mas de qualquer forma, tentarei terminá-lo e só depois ver o filme, para não estragar a surpresa..rsrs
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Preciso assistir o quanto antes, afinal é um dos livros que mais me encantou e tocou profundamente!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  8. "Nunca pensei na sexualidade da morte" Adorei isso! Amo de paixão o livro e aqui ainda não estreou, então vou ficar esperando um tempinho ainda. Ainda bem que você sinalizou os spoilers, porque eu queria ler, mas ficava com medo de ler algo revelador demais. Ótima review!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. eu tenho esse livro a muito tempo... comecei a ler, mas não gostei... queria terminar antes de ver o filme...

    Beijos da Leidy.
    http://www.tralhadarede.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não li o livro pro motivos bem pessoais, não tem nada haver com o livro, mas beleza, kkkkk o/ nem vou assistir o filme também, sei la nem tenho vontade. mas adorei a analise que vc fez.
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá! :)
    Masoque, já lançou o filme? Gente, estou perdida, achei que fosse estrear no fim do mês *o* Mas enfim, adorei sua resenha, li o livro até a metade pois tive que devolvê-lo, afinal, era emprestado, mas a história parecia muito boa e de fato, fiquei com medo de a adaptação estragar a história, mas me parece que foi bom!
    Conversando com um amiga sobre essa foto da capa, sentimos o mesmo desconforto que você, afinal eram uma família pobre, em meio a uma guerra, difícil imaginar uma menina assim, limpinha e bem arrumadinha! Pecaram um pouquinho nisso! haha
    Beijos , estou ansiosa para ver o filme!

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo o livro, meu favorito... gostei da escolha dos atores, apesar de achar que são muito saudáveis e limpos ... acho que faltou um pouco mais de realidade... a primeira capa será minha favorita sempreee, mas me deu vontade de ter a do filme... já reli e acho que farei de novo, muitas vezes ainda!
    Vou correr para o cinema assim que estrear :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Paula! Vi que o filme vazou aqui na internet, mas te confesso que não tive coragem de assistir. Estou tão animada para assistir no cinema! Hahahaha
    Gostei muito das suas observações e fico feliz de saber que o filme foi fiel ao livro, mesmo deixando de lado algumas partes - o que dá pra entender, visto que seu tempo de duração é limitado...
    Mas enfim, você me deixou bastante curiosa para conferir! :D

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Paula, tudo bom?
    Eu abandonei esse livro no primeiro capítulo e até hoje não sei o motivo (acho que não estava no clima). Sua resenha me deixou com muita vontade de lê-lo e pretendo dar mais uma chance para ele. Gosto muito de livros com o tema da 2º Guerra e acho que vou gostar. Só depois eu irei assistir ao filme.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Seu post me deixou um pouco menos "amedrontada" sobre a adaptação! Espero ansiosa para ver o filme. Li o livro há muito tempo então não me recordo dos detalhes, o que acho que será uma coisa boa para assistir o filme. Só espero não passar vergonha no cinema pois quando li o livro chorei horrores, fui até para o colo da minha mãe hahaha

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha realmente será uma coisa boa!
      VocÊ não vai comparar tanto!
      Também tem um tempinho que li... mas não muito.
      Então lembro mais ou menos das coisas!

      Excluir
  16. Aiaiai, preciso ler e assistir o filme, acho que só eu ainda não li... :/
    parece tão linda a história, e emocionante e tudo <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Foi um dos livros que mais gostei de ler e espero que a adaptação me agrade muito, só o trailer me deixou emocionada, e estou até com vergonha de dar um show de lágrimas no cinema.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ver o filme nos cinemas, por isso vou ler seu post mais tarde rs.
    Isso se eu não morrer de curiosidade para saber um pouco mais sobre o que acontece e sobre o que achou de diferente entre o livro e o filme.

    beijinhos da Lêeh

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br/2014/01/filme-street-dance.html

    ResponderExcluir
  19. Pra quem gosta de opiniões livros x filmes acessem meu blog também: http://fanfichungergames.blogspot.com.br/2014/08/livro-x-filme-hunger-games-jogos.html
    :)

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home