Resenha : Travessia (Ally Condie)

• Edição: 1
• Editora: Suma de Letras
• ISBN: 9788581050744
• Ano: 2012
• Páginas: 280
• Tradutor: Renato Marques
• Compare&Compre: Buscapé
Sinopse: Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.
PS: O inicio da resenha pode conter spoilers do primeiro livro.


Destino, primeiro livro da trilogia, é um daqueles livros que terminam nos deixando bastante curiosos pela continuação. Fiquei surpresa, muito na verdade, com a atitude da Cassia, porque ao ir atrás do grande amor dela, Ky, ela deixou tudo e todos para trás, incluindo a família e o irmão que ela tanto dizia amar. Não sei se acho saudável um tipo de amor que faz você por o cara em primeiro lugar de tudo na sua vida, mas pensando de outra forma sua família estava """"segura""""" e seu amado Ky corria risco de vida, então acho justifica (sem contar que parte disso foi culpa dela). Claro que fiquei triste pelo Xander, que é meu preferido, mas digamos que para ele acabou sendo melhor assim. E é nessa situação que Travessia começa, Xander continua onde sempre esteve, Ky sumiu e Cassia vai começar sua jornada para achá-lo.
Os mortos não veem, mas eu vejo. Vejo coisas demais. Sempre vi. Na minha mente palavras e imagens se conectam de maneiras estranhas, e onde quer que esteja reparo em detalhes. Como agora. Vick não é nenhum covarde, mas o medo cobre seu rosto.
 O segundo livro da trilogia começa com uma surpresa : narração feita pelo Ky. Eu achava que seria todo narrado sob ponto de vista da Cassia e que ia me torturar o tempo todo querendo saber o que estava acontecendo com o Ky mas, a Ally Condie foi boazinha conosco. Ky e outras pessoas, principalmente aberrações e anomalias, foram deixados em um campo para atrair atenção dos inimigos da sociedade e praticamente serem deixados para morrer.


Acho que não expliquei o que são aberrações e anomalias na resenha de destino, porque não queria que deduzissem que o Ky era uma, para terem a surpresa que eu tive. Mas essas pessoas receberam essa denominação por causas de infrações cometidas, anomalias cometeram algumas mais leves e aberrações cometeram alguma considerada "pesada". Quando uma pessoa que tem filhos faz algo errado os filhos também são punidos, porque "geneticamente os filhos tem o mesmo instinto dos pais". A sociedade não se importa com essas pessoas e elas sempre recebem os piores empregos, sendo assim quando precisaram de alvos para atrair a atenção dos inimigos, não pensaram duas vezes em usar essas pessoas.

Enquanto Ky está servindo de isca, Cassia está em uma das províncias distantes em campos de trabalho pesado, determinada a fugir para as províncias exteriores na primeira oportunidade que aparecer, porque ela sabe que Ky estará lá em algum lugar. Essas províncias exteriores são terras que não fazem parte da sociedade e as distantes são as que estão bem próximas as exteriores, mas ainda fazem parte da sociedade. Além de torcer para encontrar Ky, Cassia espera também (junto a ele) se unir a Insurreição (organização que pretende tomar o poder) e lutar contra o domínio da sociedade sobre a população. Acontece que o que Ky menos quer na vida é fazer parte disso, porque nem tudo é o que parece...



Algumas pessoas dizem que Travessia é o pior livro da trilogia, eu achei o contrário. Já que foi nesse livro que conhecemos de verdade os personagens, descobrimos seus propósitos, suas maiores qualidades e, principalmente, do que são capazes, seja por amor ou seja por desejo de liberdade e justiça. Os dois personagens que estavam no foco nesse livro me surpreenderam.

Primeiro o Ky, acreditava que por ter sofrido muita injustiça e por ser considerado uma aberração ele iria querer se unir a Insurreição, se vingar e destruir tudo que essas pessoas que destruíram sua vida construíram, mas não. Ele não quer e ainda nos revela alguns fatos que nos fazem refletir sobre as intenções do insurreição e não é algo como ser "revoltado contra o movimento" ele tem seus motivos, baseados nas suas experiências e também no seu pai. Querem mais detalhes? Vão ler o livro, porque agora vou falar de outro personagem :p

Eu sempre me moldo e me transformo naquilo que os outros querem que eu seja. Mas com Cassia na Colina - esse foi o único momento em que fui eu mesmo de verdade.


Sobre a Cassia : Não esperava que ela fosse tão forte. Que ela era decidida todo mundo já tinha percebido no primeiro livro, mas acredito que poucos imaginavam que ela tivesse toda força que mostrou em Travessia. A jornada não foi nenhum pouco fácil, para Ky que já viveu nas províncias exteriores não era fácil, imagina para ela que só viveu no "conforto" da sociedade? Apesar de não ser lá muito fã da personagem ela me surpreendeu e começou a me conquistar, mesmo que só um pouquinho.
Escalo no escuro por você.
Você está me esperando nas estrelas?
Admito que se não tivesse comprado os 3 livros juntos teria desistido da série, apesar de ter achado Destino bom, não esperava muita coisa da história. Me sinto muito feliz por já ter os 3, porque com uma narrativa tão linda e poética, com personagens se mostrando tão fortes e com uma promessa de disputa politica bem clara, Travessia me conquistou completamente. Recomendo a todos, até porque a capa é tão linda que vale a pena ter na estante!!!

É lindo e é real, amas nosso tempo juntos pode ser tão efêmero como a neve no planalto. Podemos ou tentar mudar tudo ou simplesmente aproveitar ao máximo o tempo que temos.

MINHA AVALIAÇÃO: 4/5
MÉDIA DO SKOOB: 3.8/5


18 comentários:

  1. Ouço falar muito dessa trilogia *-*
    Morro de vontade de ler e de verdade, com esses quotes lindos, agora sim o livro entrou de fato na minha lista <3
    Espero encontrá-lo em promoção logo logo! *-*'

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa trilogia, amei o enredo, já inclui na mina wishlist ^^

    E Está rolando uma super pesquisa de opinião sobre o retrocesso da internet, sua opinião é muito bem-vinda!
    Revolução Nerd

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que estante lotada rsrs.

    Ainda não comecei a ler esta série, mas estou super curiosa. Parece ser muito boa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. :3 Resenha como sempre, legal, kkk o/ Eu até pensei em ler, mas por enquanto tenho que controlar o bolso da minha mãe. *-*

    ResponderExcluir
  5. Oie :)

    Todos que falam dessa série dizem que ela desanima, então nem quero ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula,
    Admito que só dei uma passada de olho pela resenha pq ainda não descartei completamente a possibilidade de ler a série, mas como estou acompanhando mtas no momento, provavelmente vou esperar um pouco.
    Sem falar que fiquei bastante curioso com essa narrativa poética.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa é o que eu mais gosto em tudo Alexandre!
      É realmente uma distopia poética acima de qualquer coisa *-*

      Excluir
  7. Sempre achei as capas lindas. E tá, agora fiquei mesmo com vontade de ler. ^^

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Algumas séries que li passei pelo mesmo, enquanto o pessoal falava que aquele livro era o pior, acabou sendo o que mais gostei. Pelo que vi a série evoluiu e isso é ótimo, é um tema complicado de trabalhar e a autora tem jeito de saber como fazer. Espero ler em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi, queria te dizer que você foi indicada para uma tag lá no blog, espero que goste
    http://heybooks.blogspot.com.br/2014/01/tag-series.html
    Caso já tenha respondido essa tag desconsidere.

    Beijos, Isabela

    ResponderExcluir
  10. Terminei este livro já querendo o próximo e imaginando em como este triângulo vai terminar...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula! Li Destino há um tempinho e confesso que não gostei muito da leitura, então decidi nem dar continuação para a série... Mas confesso que sua resenha até me deixou com aquela pontinha de dúvida: "mas e se eu reler, será que vou pensar diferente?". Talvez minhas ideias tenham mudado nesse tempo e eu venha a gostar da trama, mas no momento, não é algo que eu tenha muita vontade de fazer mesmo, sabe? :P

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga!

    Eu gostei desse livro. Não tanto quanto Destino, confesso, todos os desencontros e pá me irritaram um pouco, mas mesmo assim o livro é maravilhoso! Também não esperava a narrativa pelo POV do Ky, mas adorei, sou apaixonada por ele *-* agora é ler Conquista, dizem que o final foi bom... Veremos!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Paula!
    Confesso que pulei alguns parágrafos por medo de spoilers, mas pude perceber que a leitura foi satisfatória :) Sou apaixonada pelas capas dessa série! <3

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem nunca pulou algumas linhas das resenhas da Paula que atire a primeira pedra. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. hahahaha
      Mas ela não leu tudo por causa dos spoilers e não por causa de preguiça :p

      Excluir
  15. Li toda a resenha hahaha, sem medo de spoilers, porque não estou muito animada para continuar a trilogia... Li Destino faz um tempo e não sei porque não comprei os outros, mesmo amando as capas, a sua resenha me deixou mais animada, mas ainda preciso reler o primeiro antes de tomar uma decisão.
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home