Resenha: O nome do vento (Patrick Rothfuss)

Autor: Patrick Rothfuss
Páginas: 647
Editora: Arqueiro
Minha Avaliação: 5/5 ♥
Média do Skoob: 4.7/5
 Compare e Compre: aqui :3
Sinopse: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.

Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.

Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.
Patrick Rothfuss é mais um autor que entra para minha lista dos "que eu gostaria de ter conhecido antes" , O nome do vento não é nada menos do que sensacional. Com uma narrativa simples e poética é capaz de conquistar até mesmo aqueles que não são tão fãs de fantasia épica.



Em uma pequena Vila, todos moradores estão tendo mais um dia normal, incluindo Kote, proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Com todo perigo existente nas estradas nos últimos anos, os hospedes são cada vez mais raros assim como qualquer outra novidade. Até que algo acontece, tirando toda paz da população e fazendo Kote se lembrar Kvothe, a pessoa que ele era antes e, por algum motivo grave, teve que deixar de ser. Muitos desejam sua morte, mas será porque?
- Podia - Disse Kvothe, com ar sério -, mas não fiz. Fiz uma escolha e me arrependo dela até hoje. Os ossos se consolidam. O arrependimento fica com a gente para sempre.
Kote vive escondido. Ele possui muitos inimigos e teme ser reconhecido. O problema é que depois de tudo parecer novamente em paz na vila, um hospede aparece e rapidamente sabe quem é o ruivo que finge ser um simples proprietário da hospedaria. Esse novo hospede, é um escriba e está interessado na verdadeira história sobre a vida do misterioso ruivo, sendo assim Kvothe lhe pede 3 dias para que possa lhe contar tudo. Por causa disso que a série do Patrick tem esse nome " A crônica do matador do rei : primeiro dia", já que nesse livro inicial ele usa o primeiro dos 3 dias contando sua história.

Quando Kvothe começa a lembrar sua própria história, somos levados para o passado. Como se ele estivesse revivendo cada momento da sua vida e , dessa forma, começamos a conhecer o personagem que até então não sabemos se é o mocinho ou se é o vilão. Kvothe teve uma infância difícil, antes de sua vida mudar completamente ele vivia com seus pais, eram todos artistas itinerantes. Enquanto estavam em uma vila pequena e supersticiosa, ele vê  um homem fazer algo inacreditável : Dominar o vento, usar ele ao seu favor... Chamar O Nome do Vento. 



Kvothe que sempre fui curioso e teve uma sede imensa de conhecimento logo deu um jeito de conhecer esse homem e, a partir desse momento, começou a aprender várias coisas do mundo. Porém o mundo gira, e a vida sempre está mudando... depois de situações complicadas e tristes ele se vê sozinho, sem dinheiro e com uma sede ainda maior de conhecimento e vingança. Depois de muita dificuldade, ele chega a universidade e finalmente encontra um destino que deseja seguir.
Por último, existe a porta da morte. O último recurso. Nada pode ferir-nos depois de morrermos, ou assim nos disseram.
Eu já imaginava que esse livro seria maravilhoso, só não esperava que fosse tão lindo e a narrativa fosse tão gostosa e leve. Tenho até dificuldades para falar sobre, dá vontade de sair contando tudo e encher vocês de spoiler. Mas não posso né?  hahaha
A raiva é capaz de nos manter aquecidos durante a noite, e o orgulho ferido pode instigar um homem a fazer coisas maravilhosas. 
Eu fiquei bastante impressionada com a força e a determinação do personagem principal, por tudo que ele passou até conseguir entrar na universidade e ainda mais por tudo que passou depois de entrar. É comum nos livros, quando um personagem entra em uma escola ou algo parecido, ele rapidamente conquistar fama, ter tudo fácil, conquistar tudo fácil... mas com Kvothe não foi assim e isso me surpreendeu. Apesar de realmente conseguir tudo rápido, não encontrou facilidade alguma.

O livro também me deixou super curiosa, mesmo com seu ritmo "lento" de narrativa. Porque como é narrado no passado e no presente, você sabe que Kvothe vai sobreviver... mas o que vai acontecer para ele viver escondido? Porque ele fala que as guerras é culpa dele... e principalmente, o porquê do " Matador do rei" no titulo do livro. Eu facilmente clássico esse livro como uma das grandes obras primas da fantasia épica do mundo. Me segurando para não ler O temor do Sábio (que já tenho aqui em casa), porque sei que vou sofrer esperando o terceiro da trilogia que ainda não foi lançado nem em inglês :(
Chorei por Sir Savien e Aloine, pelo amor perdido, reencontrado e outra vez perdido, pelo destino cruel e pela insensatez humana. E assim, por algum tempo, perdi-me no luto e não soube de nada.
A edição da Arqueiro está linda. Acho a capa desses livros épicos da editora sensacionais, e esse não fica para trás. Recomendo a todos que gostam de fantasia épica e até para quem não gosta muito ^^







19 comentários:

  1. Tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente agora que soube mais sobre ele. Bela resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha. As fotos ficaram bem legais. O livro tem uma ótima história.
    www.likelivros.blogspot.com
    Segue o meu blog e avisa lá que eu te sigo de volta, ok?
    Abraço e sucesso neste 2014!

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Sempre vejo esse livro nas promoções do submarino, mas nunca tenho coragem para comprá-lo, apesar de ser enorme e parecer muito bom. Vi várias opiniões positivas dele, e realmente tenho vontade de lê-lo, mas sabe quando você não consegue de jeito nenhum comprar um livro? Me sinto assim com O nome do vento, mas quem sabe um dia...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai amiga, esse livro é tão sensacional! Não havia ficado tão empolgada com uma fantasia épica desde os livros de Tolkien... A escrita, as capas, os personagens... Tudo nesse livro é sensacional! Li em julho e tô até hoje doida pra ler O temor do sábio, que tenho na estante a meses. O problema era o tamanho dele... Mas agora que estou de férias vou embarcar nessa leitura!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O temor do sábio é tão enorme :(
      Sei que se começar a ler não vou parar...
      Por esse motivo estou evitando hauauaha

      Excluir
  5. Oi, Paula!
    Confesso que não sou fã de fantasia épica, mas esse parece ser um bom livro.

    Beijos e sucesso em 2014,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula! Eu gosto do tema que o livro aborda e sempre vejo muitos comentários positivos sobre a série, uma pena mesmo o terceiro não ter nem previsão de lançamento, afinal quando gostamos queremos logo é ler a série toda de uma vez. Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oie :)

    Estou louco para ler essa série, o que me deixa desanimado a respeito dela ,é a demora que o autor está tendo para lançar o terceiro livro, (gosto de comprar séries completas). Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro e parece ser realmente bem interessante
    Ainda mais se tratando de uma série
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Eu gostei muito da resenha, pois eu já queria ler o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e por isso agora estou com mais vontade ainda de ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bom?
    Estou louca de vontade de ler esse livro e queria muito que fosse uma das minhas próximas leituras, mas a série ainda não acabou e eu odeio ler séries pela metade :/
    A narrativa é mesmo leve? Um dos medos que tenho com esse tipo de livro é que geralmente a escrita é tão seca e chata, e isso me desanima um pouco.
    Ler uma resenha assim tão positiva e empolgada me deixa com ainda mais vontade de ler, o que é um saco! hahaha
    Ótima resenha!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito leve Thaís! Fiquei impressionada. Realmente, geralmente livros épicos tem uma narrativa mais pesada, descritiva, lenta... mas essa flui e quando você se dá conta leu 100 páginas!

      Excluir
  11. Já faz um tempo que quero ler esse livro e agora fiquei ainda mais curiosa... A capa é mesmo linda e a história parece uma daquelas que eu não conseguiria largar! espero conseguir ler logo...
    Beijos!!!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Paula, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante e a capa da Arqueiro realmente ficou linda!
    Gosto bastante do estilo e acho que vou dar uma chance (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  13. Oieee, vim visitar e que bom que fiz isso!
    Tenho esse livro aqui, acho que quase 3 anos, não o li porque queria o segundo e agora já o tenho também, creio que está na hora de pegá-lo para ler, creio que irei me emocionar tanto quanto você!
    Feliz 2014 e Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! Tira esses livros da estante!!! hahahahahaha
      É maravilhoso, leia logo!

      Excluir
  14. Oi Paula, tudo bom?
    Vi que esse livro ficou na lista de favoritos de muita gente no ano passado e a dica já foi anotada para próximas compras.
    Gosto de protagonistas como esse e estou ansiosa para fazer a leitura. É tão ruim gostar tanto do livro e não poder contar tudo por causa dos spoilers. Eu te entendo.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sofrimento é pouco para resumir essa espera pelo terceiro livro da série :( Aliás, concordo com tudo o que você disse em relação ao livro, que é um dos meus favoritos - assim como a série. O que posso te dizer é que o segundo livro é tão sensacional (e surpreendente) como esse, e apresenta tantas coisas interessantes que fica realmente impossível não falar e falar sobre a história, a escrita, os personagens, etc etc. Acho que não conseguiria escrever uma resenha pequena como a sua.
    Aproveito para parabeniza-la por ela :)

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  16. Comecei a ler o livro há algumas horas, após os primeiros capítulos eu já não queria largar mais! Vim rapidamente na internet pra verificar sobre quem era quem e qual a trama principal, pois não havia lido a sinopse ou qualquer outra coisa - isso é o que acontece quando você vai na empolgação alheia e começa a ler uma obra sem procurar saber melhor sobre ela, hahahahaha.
    Adorei o post! Me ajudou bastante no reconhecimento dos perssonagens e agora já sei que uma leitura fantástica me aguarda :D

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home