Resenha: Conquista (Ally Condie)

• Edição: 1
• Editora: Suma de Letras
• ISBN: 9788581051840
• Ano: 2013
• Páginas: 360
• Tradutor: Elise Olímpio
• Compare&Compre: buscapé
• Resenhas do 1º e 2º livro: DESTINO - TRAVESSIA
Sinopse: Em uma Sociedade que não permite escolhas nem imperfeições, um pequeno erro pode ser o elemento que faltava para iniciar uma revolução. 'Conquista' é a continuação de Destino e Travessia. No livro, a autora retoma a história de Cassia Reyes, jovem que pertence a uma sociedade controlada por um Estado totalitário ainda que nele não haja pobreza e a população tenha acesso a direitos básicos, como alimentação, moradia e emprego. O futuro de Cassia não poderia ser mais incerto agora que ela resolveu seguir para as sombrias Províncias Exteriores, campo de extermínio dos cidadãos banidos pela Sociedade. Ela está à procura de Ky Markham, com quem desenvolveu uma relação proibida, e que havia sido aprisionado, com um destino que se encaminhava para a morte certa.


Como foi prometido... Resenha de Conquista, terceiro livro da Trilogia Destino. Cassia e, não por vontade própria, Ky se juntaram finalmente a Insurreição, organização que o Xander já fazia parte a um bom tempo. Pois é, Xander o cara perfeito, futuro médico, que parecia completamente fiel a comunidade não era nada do que esperávamos. Tem mais sede de mudança e liberdade do que o próprio Ky, que sofreu com a sociedade a vida toda.

Cada pessoa na Insurreição é destinada a uma função de acordo com suas habilidades e como sabem o que cada um é capaz de fazer? Simples, pelos próprios dados da sociedade. A insurreição tem pessoas infiltradas em vários departamentos e é assim que Cassia e Xander vão contribuir : de dentro da sociedade. Já Ky, em sua condição de aberração é um dos pilotos, que eu achava que iria atuar na guerra... mas não foi bem isso que aconteceu.


Como esse terceiro livro é narrado do ponto de vista dos 3 personagens principais : Xander, Cassia e Ky, ficamos sabendo o que ta rolando em vários ambientes, já que eles estão separados. Vou resumir bastante a situação, porque nessa resenha eu quero focar na opinião e não no resumo.As pessoas estavam ficando doentes do nada (coisa que nunca acontecia na sociedade), e a sociedade, apesar de conhecer a cura não tinha condições de produzir em grande escala. A Insurreição tinha e foi assim que conseguiram o poder, já que a sociedade não podia deixar todos morrerem, incluindo seus "governantes".
A insurreição não tinha começado essa Praga. Tinha dado a solução. E as pessoas precisavam saber disso. elas não podem apreciar a solução a não ser que saibam que há um problema.
Assim, a Insurreição tinha que deixar que as pessoas ficassem doentes. Mas em grande parte das revoluções muitos têm que morrer.
 Assim é muito melhor.
Algumas pessoas eram imunes a doença, nelas o vírus não se propagava. Isso acontece porque algumas já foram escolhidas pela insurreição desde pequenas e foram imunizadas, outras já faziam parte da insurreição e foram imunizadas posteriormente. Acontece que o Vírus sofre uma mutação  e a cura não é forte o suficiente sendo necessário desenvolver uma nova cura e é por esse motivo que Ky, Cassia e Xander se unem novamente, indo até as províncias exteriores atrás de uma pessoa que pode ser capaz de encontrá-la.



Fui cheia de expectativa para o encerramento dessa distopia, mas muito do que eu esperava não aconteceu. A surpresa foi bem grande. Geralmente, em distopias, o controle é tomado pelo grupo rebelde através de uma guerra ou pelo menos de um "porradeiro" , então esse foi um diferencial que, ao se parar para analisar, tornou a história única. A narrativa poética da Ally Condie é outra característica que possibilita essa unicidade. Não vou dizer que me não me irritou, porque eu GOSTO do porradeiro, mas refletindo sobre o assunto, me toquei de que fugir do padrão foi genial.

Mas então você imagina que foi meio sem noção a tomada do poder sem uma disputa propriamente dita. Acontece que, como disse anteriormente, a Insurreição tinha gente infiltrada na sociedade. O que impedia de acontecer o contrário? Nada. E foi exatamente isso que aconteceu. Já não se sabia mais onde terminava a insurreição e onde começava a sociedade. Que pertencia a o quê. E então... como solucionaram o problema? Não posso contar :P

Mesmo não tendo sido minha distopia preferida, foi uma leitura pra lá de agradável. Por ser diferente, pela narrativa, pelos personagens fofos e pelo final que, de uma maneira ou de outra, foi agradável para todas as partes, mesmo que não tenha sido um final, FINAL, foi um encerramento com promessa de uma vida melhor e de felicidade para todos envolvidos. Recomendo, principalmente para quem aprecia distopias e narrativas poéticas :D
- Você acha que poderia fazer isso? - pergunta ela.
- Voar? Talvez.
- Não - diz ela. - Você acha que poderia deixar alguém ir, se você achasse que seria melhor para ele?
- Não - retruco. Eu teria que saber que era o melhor para ele.
Você normalmente não escolhe a medida de sofrimento ou o grau de felicidade que tem.
Não mereço nem seu amor, nem essa doença.
Esse é um pensamento estúpido. As coisas acontecem, quer você as mereça ou não. 

Minha Avaliação : 4/5 (admito que quando terminei de ler dei 3 estrelas, mas quando parei para refletir e escrever a resenha seria impossível chamar esse livro só de bom, foi muito bom de fato)
Média do Skoob: 3.9/5

14 comentários:

  1. Oi, primeira vez que venho no blog, e já amei!
    Amo blogs literários, sobre esse livro nunca tinha visto antes, mas pela resenha ele parece muito bom, até mesmo pela capa <3
    Conheça também meu blog, ficarei muito feliz!
    Bjs ;*

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie! Ainda não conseguir ler essa serie!
    Mas um dia ainda leio!!!
    bjs, me segue que eu sigo de volta e comenta nesse post que ajudaria muito http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/01/autor-nacional.html

    ResponderExcluir
  3. Olha sinceramente eu não conheço essa série e só li na verdade a sua opinião sobre o livro, porque eu não quero ler sem saber realmente sobre a história toda. Li algumas partes, confesso, mas eu sinceramente não entendi muito (risos)
    Mas gostei do jeito que você se expressou ao falar da história
    e fico feliz que tenha gostado da sua leitura. Sua resenha ficou muito boa =]

    Se cuida minha querida
    e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é porque eu expliquei o que é insurreição, sociedade e essas coisas na resenha do segundo livro...
      Acho que isso dificulta para entenderem mesmo hahahaha
      Obrigada flor <3

      Excluir
  4. Fiquei bem curiosa pela série, não li toda a resenha até porque quero ler o primeiro antes hehehe
    boa semana :D
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  5. Não li a resenha, porque ainda não li o segundo livro. ://
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Decidi que de fato preciso ler essa trilogia. Parabéns pela resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sério que o final não foi tudo aquilo que você esperava? Isso é ruim e bom... Ruim por não sanar nossas expectativas e bom porque acaba sendo uma surpresa, de qualquer forma acredito que seja uma trilogia interessante e vale a pena ler.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Ai, Paula... Não sei. Não é uma trilogia que me atraia, sabe?
    Não sei se vou lê-la, não está nos meus planos pelo menos.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Poxa,, não vai rolar porrada? haha eu sou fã das brigas também! Mas ok, se for um final legal eu até relevo! Planejo ler esse livro no mês que vem, veremos o que vou achar...

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi,
    eu li esse livro ano passado e ainda n resenhei no blog. Eu amei principalmente o primeiro livro e quando saiu o terceiro eu fui correndo feito louca para comprar... mas realmente as coisas n seguiram como eu esperava, de fato fugir do comum das distopias foi interessante, mas ainda assim várias outras coisinhas me desagradaram. Fiquei tão triste q nem tive coragem de escrever sobre ele, mas vou ver se tomo vergonha na cara e faço minha resenha...
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS
    http://titulosdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha foi tudo que eu NÃO esperava. Mas me ganhou pela originalidade :p

      Excluir
  11. Quero muuuuuuuito esse livro *-----* Já li os dois anteriores e gostei demais (principalmente de Destino). Amo o Ky e estou louca pra saber como ele vai terminar HAHA

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Morrendo de curiosidade para saber este final. E como assim teve um final mas não foi um FINAL? Quer me matar!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home