RETROSPECTIVA 2013 #4 - Os 13 melhores de 2013


Essa postagem é a mais difícil de todas que já fiz. Ela foi uma sugestão do meu amigo Igor, e eu ia fazer os 13 melhores e os 13 piores, mas eu simplesmente fui incapaz de achar 13 livros ruins, e nem queria colocar os que menos gostei, porque eles não chegaram a ser ruins, talvez uns 3 deles sim, mas são livros bons que não foram favoritados. Não achei correto. Então o desafio foi apenas escolher os melhores. Isso não foi fácil também.



13. O Oceano no fim do caminho - Neil Gaiman (Intrínseca)
Foi o primeiro livro do autor que li, achei tão sensacional que agora eu quero todos. Eu nem consigo definir corretamente o que senti ao ler esse livro. Sem contar que é tão lindo (por dentro e por fora) que vale a pena ter na estante. Recomendo a todos que querem uma leitura rápida, agradável e meio sombria.
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
12. Laços de Sangue - Richelle Mead (Seguinte)
Sempre fui apaixonada por vampiros, mas admito que depois dos últimos anos eu estava os evitando. Não vou negar, esse monte de livros sobre vampiros sempre parecidos, em características , e essa história de exceção boazinha que se apaixona pelas mocinhas indefesas estavam me deixando nauseada. Então fui apresentada a Richelle Mead, e seus vampiros baseados no folclore Romeno e OPA! Tem coisa diferente aí! Fui e li Vampire Academy. Amei e curou meu trauma. A questão é que VA tem um grande problema para mim. Apesar de amar a história e a criatividade da autora, não gosto muito nem da Rose, nem do Dimitri e muito menos da Lissa, que são os protagonistas. Laços de sangue veio trazendo o mesmo mundo criado pela Richelle, porem com protagonistas muito mais amados por mim. Virou uma das melhores do ano fácil. Só não li a continuação porque ... Bem Richelle Mead é bem malvadinha, to com medo do final ser assassino e eu ficar louca de curiosidade.
Sinopse: Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger - os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável - ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono - o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade.
Assim, pelo bem dos humanos, Sydney aceita se disfarçar de estudante e passa a conviver diariamente com Jill e seu guardião Eddie, quando os três são matriculados como irmãos no último lugar em que qualquer um procuraria a realeza dos vampiros - a Escola Preparatória Amberwood, em Palm Springs, na Califórnia. Mas entre uma pizza e outra, entre um jogo de minigolfe e uma conversa sobre garotos, ela começa a ter a sensação de que talvez esses seres estranhos não sejam tão maus assim, principalmente Adrian, um vampiro muito próximo de Jill que desperta os sentimentos mais contraditórios - e proibidos - em Sydney...
O problema é que além de refletir sobre suas convicções e se preocupar com o seu coração, que anda acelerando mais do que deveria, a garota terá de encarar outros inconvenientes um pouco mais graves, como as tatuagens que viraram febre entre os alunos da escola e que parecem conferir poderes sobrenaturais a quem as usa. De que ingredientes elas eram feitas? Quem estaria por trás disso? Será que havia algum alquimista traidor entre eles? Caberá a Sidney resolver todos esses mistérios e garantir a paz entre os humanos antes que seja tarde demais.
11. Destinada a Sepultura - Jeaniene Frost (Novo Século)
Cat e Bones são de longe meu casal literário preferido, sendo Bones meu marido literário número 1 e a Cat minha heroína literário número 1 também. A química entre eles é sensacional, o amor deles é tão lindo que gosto até do ciumes que um sente do outro (mesmo odiando gente ciumenta). Isso somado a uma história quente, super agitada em um mundo para lá de sobrenatural dá um resultado nota 10. Nem sei porque escolhi o quarto livro da série The Night Huntress, acho que gostei de todos com a mesma intensidade... Talvez seja por causa da capa, ou das surpresas que tive... Enfim! Leiam! hahaha
Sinopse: Desde que a mestiça Cat Crawfield e seu amante vampiro se conheceram, há seis anos, já enfrentaram mortos-vivos trapaceiros, combateram um vampiro Master vingativo e celebraram sua devoção mútua com a união pelo sangue. Agora merecem um descanso. Mas sua esperança de uma viagem perfeita a Paris é abalada quando, certa noite, Cat acorda aterrorizada. Ela tem visões com um vampiro chamado Gregor, ainda mais poderoso que Bones, que afirma ter laços com Cat no passado, laços que ela própria desconhece. Na batalha iminente entre o vampiro que assombra seus pesadelos e aquele que tem seu coração, Cat vai precisar de todo o poder que puder convocar para destruir o pior sanguessuga que já enfrentou... Mesmo que obter esse poder resulte numa “ida à sepultura”.
10. Never Sky - Sob o céu do nunca - Veronica Rossi (Prumo)
Todos leitores do blog sabem que eu esse ano estive meio psicopata por distopias. Sai lendo todas que via pela frente e a surpresa do ano foi Never Sky. Comprei por causa do marcador lindo e da capa maravilhosa, mas não esperava que fosse nada do livro. Justo quando não esperava nada recebi tudo. Um mundo criativo, personagens cativantes, romance muito adorável e bem construído e... Não sei o que esperar da continuação! #prumolançalogo!
Sinopse: Desde que fora forçada a viver entre os Selvagens, Ária sobreviveu a uma tempestade de Éter, quase teve o pescoço cortado por um canibal, e viu homens sendo trucidados. Mas o pior ainda estava por vir... Banida de seu lar, a cidade encapsulada de Quimera, Ária sabe que suas chances de sobrevivência no mundo além das paredes dos núcleos são ínfimas. Se os canibais não a matarem, as violentas tempestades elétricas certamente o farão. Até mesmo o ar que ela respira pode ser letal. Quando Ária se depara com Perry, o Forasteiro responsável por seu exílio, todos os seus medos são confirmados: ele é um bárbaro violento. É também sua única chance de continuar viva.
Perry é um exímio caçador, em um território impiedoso, e vê Ária como uma menina mimada e frágil – tudo o que se poderia esperar de uma Ocupante. Mas ele também precisa da ajuda dela, somente Ária tem a chave de sua redenção. Opostos em praticamente tudo, Ária e Perry precisam tolerar a existência um do outro para alcançar seus objetivos. A aliança pouco provável entre os dois acabará por forjar uma ligação que selará o destino de todos os que vivem sob o céu do nunca.
Primeiro livro de uma eletrizante trilogia ambientada em um futuro imaginado, mas assustadoramente possível, “Never Sky: Sob o Céu do Nunca” chega ao Brasil rodeado de grande expectativa por parte dos fãs de distopias.
Em um cenário pós-apocalíptico, a população do planeta se dividiu entre aqueles que conseguiram esconder-se em cidades encapsuladas, conhecidas como núcleos, e as que sobreviveram nas áreas externas, mas tornaram-se primitivas. Através de um dispositivo eletrônico, os habitantes dos núcleos podem frequentar diferentes Reinos, cópias virtuais e multidimensionais do mundo que elas deixaram para trás.
Neles se pode fazer qualquer coisa, ser qualquer pessoa, sem consequências no mundo real. Mundos sem dor, sem medo. As palavras dor e medo, porém, fazem parte do vocabulário cotidiano dos que vivem além das paredes dos núcleos. A escritora Veronica Rossi se utiliza da oposição dessas duas sociedades para pensar o poder da tecnologia, seus benefícios, malefícios e alienação que pode provocar nas pessoas.
9. Extraordinário - R. J. Palacio (Intrínseca) 
Sabe aquele livro que te dá várias lições? Que te fazem refletir? Extraordinário é um desses. Quando comprei achei que seria mais um Young Adult, fofinho e bobinho bom para passar o tempo e o livro acabou se mostrando muito mais do que era. Amei da primeira página até a ultima. Acho impossível alguém não gostar desse livro.
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
8. Insurgente - Veronica Roth (Rocco)
É Claro, obvio e evidente, que Divergente estaria por aqui. Não escondo de ninguém que é minha distopia preferida, preferida desde o modo como tudo foi dividido até nos personagens. Sei que muita gente fala da Tris estar chatinha e psicopata nesse livro mas eu não concordo. SPOILER . Ela viu pai e mãe morrerem, encarou um monte de gente tentando matá-la, teve que escolher entre viver e matar um grande amigo. É, é eu sei que ela poderia ter atirado em outro lugar, mas cara... pensa na situação. Dava para parar, pensar e mirar na mão do cara para tirar a arma dela? Se ela atirasse na perna ele poderia atirar nela com a mão boa mesmo sentindo dor. Se atirasse na mão ele poderia correr atrás dela e descobrir onde todo mundo estava escondido. Muita coisa em jogo, não achei errada nenhuma atitude da Tris em divergente. /SPOILERe aí por todos esses motivos ela está traumatizada em Insurgente e, mesmo assim, corre o risco de perder a pessoa que ama por fazer o que acha correto, não só para ela mas para a população. Tris se mostrou bem egoísta em Divergente, mas na continuação ela mostra porque não pertence a só uma facção. Tris também é altruísta, faz o que é correto... dá sua vida pelos outros. Não entendo como esperavam que ela saísse da situação que saiu 100%, honestamente, personagem não pareceria nada humano. Enfim, acho a personagem sensacional. Sobre o Four sem comentários, podem trazer ele aqui para casa, ninguém quer conversar hahaha
Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.
7. Cidade de Vidro - Cassandra Clare (Galera Record)
Foi de longe o melhor livro de Instrumentos Mortais e sem dúvida o último livro em que Jace e Clary eram suportáveis. O final parecia realmente um final, as vezes me pergunto se precisava realmente de continuação. Foi tudo LINDO! :") Mas é claro, precisava de continuação pelos outros personagens e pelos pontos sem nós que ainda foram deixados. Só acho uma pena a Cassandra Clare, a partir desse momento, ter nos proporcionado uma significativa evolução em todos personagens (tirando a recalcada do Alec) e deixar o Jace e a Clary na mesmice. Até que saia Cidade do Fogo Celeste (que tem tudo para superar, não só esse como todos os livros da Cassandra Clare), Cidade de Vidro fica sendo o queridinho, não só meu mas como de muitos Shadowhunters ^^
Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.
6. Inferno - Dan Brown ( Arqueiro)
Falem o que quiser falar. Falem que os livros do Dan Brown sempre ficam na mesmice, que sempre é um mistério, tem uma mulher e no final tudo dá certo. Mas também falem que a quantidade de conhecimento cultural ao se ler qualquer livro do dele é imensa. Detalhes arquitetônicos, detalhes históricos... Detalhes. Livros do Dan são baseados detalhes que te fazem sair de qualquer lugar que esteja lendo e viajar pelo mundo. Em Inferno não foi diferente, sou apaixonada por esse cara.
Sinopse: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.
5. O  nome do vento- Patrick Rothfuss (Arqueiro)
Foi meu ultimo livro do ano. Para fechar com chave de ouro. Ainda to tentando digerir toda a beleza da narrativa desse autor. Leve, rápida e poética. Não estou preparada nesse momento para falar sobre, mas acho que quando for escrever a resenha tudo dará certo. Eu espero rs
Sinopse: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Sinopse: Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade.
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.
4. Mago Aprendiz - Raymond E. Feist (Saída de Emergência Brasil)
Eu gosto de um Mago né? De Fantasia épica, hahaha Sim é meu gênero preferido. Mas não se enganem, não é porque é meu gênero preferido que eu sou boazinha... na verdade sou mais exigente! Ainda não consigo entender porque esse clássico demorou tanto para chegar ao Brasil, fico pensando o que se passava pelas cabecinhas responsáveis pelos lançamentos nas editoras para deixar essa obra prima fora do mercado brasileiro. Ainda bem que a continuação chega em janeiro, ansiedade está  me matando.
Sinopse: Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.
3. As Crônicas de gelo e fogoA tormenta de Espadas - George R.R Martin (Leya)
Alguns dizem que foi o livro mais surpreendente do Martin, mas sinceramente depois do primeiro livro e da morte daquele personagem que chocou o mundo ele não me surpreende com nada. Porque é o terceiro melhor do ano? Porque é simplesmente genial. É o maior dos livros dele e, apesar disso, foi o que li mais rápido. Sem comentários, George Martin dispensa explicações.
Sinopse: A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?
2. As Crônicas de Artur - Excalibur - Bernard Cornwell (Record)
Minha história épica preferida sempre foi as relacionadas a Artur, Merlin, Avalon, Morgana (...) e Bernard Cornwell me proporcionou a melhor de todas elas. É outro autor genial que dispensa qualquer comentário, qualquer explicação. Uma coisa : Excalibur foi surpreendente.
Sinopse: A saga do maior guerreiro de todos os tempos vista à luz das mais recentes descobertas arqueológicas chega ao seu final neste terceiro volume da trilogia ´As Crônicas de Artur´. Uma conclusão surpreendente das aventuras de um homem que todos pensavam ter sido Rei, mas que jamais usou uma coroa.




1. Peças Infernais -  Princesa Mecânica - Cassandra Clare (Galera Record)
Como falar do romance mais lindo da minha vida? É o livro é de fantasia, tem um monte de vida em risco, o mundo está em risco... mas quem se importa quando se tem Jem, Tessa e Will? Honestamente eu não. Era o livro mais esperado por mim esse ano e superou todas minhas expectativas. Cassandra Clare, conseguiu alcançar o primeiro lugar não só nas leituras do ano, mas também nos autores de livros do gênero Young Adult - Fantasia. Sorry J.K Rowling, mas Cassie me surpreendeu e me emocionou mais hahaha
Sinopse: Continuação de Príncipe mecânico, “Princesa Mecânica” é ambientado no universo dos Caçadores de sombras, também explorado na série Os Instrumentos mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.




12 comentários:

  1. Mais ansioso ainda por Princesa Mecânica (mas ainda acho que a Jo é insuperável haha)

    Ótima lista, ótimos livros *---*

    Abraços ^^'.

    http://leiaeimagine2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu quero ler tantos desses livros, quem sabe agora consigo... os livros da Richelle Mead são incríveis, não li essa coleção ainda, mas com certeza vou gostar!
    Beijos, feliz 2014!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li Extraordinário, Insurgente, Cidade de vidro, Inferno, O nome do vento, A tormenta de espadas e Princesa mecânica. Todos muito bons, e que merecem mesmo um lugar nesse TOP!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo Extraordinário, já li mais da metade em 4 horas (sim, eu sou louca) haha
    Já li Insurgente, é muito bom, mas eu prefiro o primeiro
    Livros E Nutella

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Estou louca para ler O oceano no fim do caminho, falam super bem desse livro. Never Sky é um livro que eu quero muuito ler também, já está na minha listinha de desejados urgentes...
    Extraordinário foi um dos melhores livros que eu li em 2013 ♥
    Ainda não li As peças infernais, mas também já estão na lista de desejados..
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. É com imensa vergonha que digo que ainda não li nenhum dos livros citados, rsrsrs. Alguns eu ainda pretendo ler, mas outros realmente não fazem meu estilo. Adorei a lista de livros, sorte a sua por não ter tido muitas leituras ruins, espero que esse ano seja assim para você novamente.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Como a Inês disse aí em cima, estou vergonha porque não li nenhum desses livros. Estou com Extraordinário aqui encostado, mas tô adiando a leitura, por mais que quase todo mundo fale que o livro é maravilhoso. Pretendo lê-lo muito em breve. E Inferno eu também quero muito!!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa para Neil Gaiman: <3 haha Entendo esse sentimento de querer todos os livros dele na estante e um dia eu irei conseguir \õ/ Não li nenhum dos livros dessa listinha, estou morrendo de vontade de ter todos eles na minha estante. Sério. Principalmente "Insurgente" porque olha, eu vou ficar louquinha sem ler esse livro hehe Adorei o post! Feliz ano novo (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula, tudo bom?
    Feliz 2014.
    Dos livros citados eu só li Extraordinário e se tornou um dos queridinhos de 2013. Como você disse é uma história que faz refletir muito.
    Que nesse ano você tenha leituras agradáveis.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa é mesmo uma tarefa árdua, não sei se eu conseguiria separar os 13 melhores. Ótima seleção!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vejo tanta a gente a escrever sobre o livro de Neil Gaiman que fico com imensa pena de em Portugal ainda não ter sido editado. Insurgente tal como Divergente também estão na minha lista de 2013, é uma saga extraordinária e estou ansiosa para que saia o terceiro livro aqui em Portugal que esta previsto para este ano.

    Gostei muito do seu blogue. Parabéns. Continue

    http://comunidadefantastica.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Olá Paula.

    Vim retribuir sua sua visita, rs. E obrigada pelo recadinho que você deixou no meu, e feliz dia para ti também, rs e como eu disse nosso dia é todo mesmo, então não há problema, rss.
    Amei sua retrospectiva, já li alguns, mas outros não e estou super ansiosa, como divergente, e extraordinário, esse então quero muito ler, mas minha fila antes dele esta enorme, rs. Já estou te seguindo, amei seu BLOG também, cada dia conheço um diferente e to amando.

    Beijos
    Fer
    http://matoporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home