RETROSPECTIVA 2013 #3 - Conhecendo Autores Nacionais

Em 2013 além de retornar ao mundo literário, eu me livrei de um preconceito muito feio : Não ler livros nacionais. Eu poderia falar que é falha minha, que eu nunca procurei. O problema é que eu costumava ser o tipo de leitura que passa na livraria, olha na vitrine, vê um livro bacana e compra. Acontece que nunca tem nenhum nacional lá, divulgação da literatura nacional no Brasil é deprimente. Quando eu fui ter um contato verdadeiro com os autores nacionais? Quando comecei a acompanhar blogs, lendo resenhas e descobrindo como estive errada por tantos anos.

Foi assim que eu fiz algumas parcerias com autores, não foram muitas, porque meu tempo é meio apertado, mas foram livros que eu realmente achei interessantes. Nessa postagem eu vou relembrar um pouquinho, mas só vou destacar aqui os livros de parceiros e já resenhados no blog. Os livros que ainda não li ficam para alguma postagem do ano que vem ^^

PS: Eu não vou falar muita coisa sobre os livros, mas vou deixar a resenha de cada um logo no começo para quem se interessar poder saber minha opinião sobre.

Presságio - O assassinato da freira Nua (Leonardo Barros)
 RESENHA
Se eu não me engano, essa foi a primeira resenha de autor parceiro aqui no blog e eu não poderia ter começado de melhor maneira. Não sou nenhuma experiente em livros do gênero policial, é muito raro eu pegar algum para ler. Acontece que eu li várias resenhas super positivas e fiquei curiosa.
Sinopse: Alice tem vinte e seis anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados, da primeira à última página!


Se Arrependimento Matasse (Alma Cervantes)
• RESENHA
Não vou negar, fiquei apaixonada por esse livro. Foi bastante surpreendente, me deixou bem perturbada  e meio deprimida no final. Li muito rápido, não consegui largar. Recomendo para quem gosta de romances policiais, e para quem não gosta também. Vale a pena! :P
Sinopse: Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes. TENSÃO. A REVELAÇÃO DE UM DETETIVE. E UM DESFECHO SURPREENDENTE.


Pré-Mortais (Anderson Assis)
• RESENHAS: O DESPERTAR - O ARTEFATO
Anderson Assis é um dos autores mais simpáticos e atenciosos que eu conheci e, seus livros são cheios de personagens cativantes e repletos de aventuras. Para quem gosta de histórias frenéticas, eu recomendo :D
Sinopse: Hander tem 17 anos. Quando Guirana atravessa em seu caminho com o objetivo de matá-lo, ele descobre que não é humano. Com a ajuda de Rodrigo, seu amigo de escola, e o auxílio de Marcos, seu professor de Filosofia, ele vai em busca da verdade sobre quem ele realmente é. No meio a tantos mistérios Hander terá que encarar uma entidade antiga, guardiã de segredos que precedem os tempos da criação, além de ter que enfrentar seu irmão, que está sendo manipulado pela ambiciosa Guirana. Impedindo assim, que um mal maior caia sobre a Terra.


Irmãos Osthenholls (Fernando Stevam)
• RESENHA
Livro amorzinho, com personagens amorzinhos hahaha. Não vou entrar em detalhes sobre isso, confiram a resenha no link acima. O Autor é aqui do ES, fiquei super feliz quando fiquei sabendo disso, porque foi meu primeiro livro de algum autor de tão pertinho! Leria de novo várias vezes. Provavelmente lerei mais algumas.
Sinopse: Os irmãos Ostenholls e o príncipe Allan viviam tranquilamente em Liversphil até que uma viagem inesperada fez seus caminhos se cruzarem. Tudo teve início depois que o pai de Allan, o rei Dorian, soube dos ataques ocorridos numa pacata vila chamada Keplestal. Uma fera assustadora estava aterrorizando toda a região e precisava ser detida. Certo de que o pior ainda estava por vir, o rei decide enviar uma missão secreta chefiada pelo inspetor Arnes e o Senador RB até o vilarejo. O que aconteceu na vila de tão assustador? Que fera era esta? Um animal comum com um apetite voraz ou algo bem pior? Algo que só de pensar fazia seus corpos gelarem. Assim começa esta trama cheia de mistérios e aventura, encontros e desencontros, uma história que eternizará uma amizade leal e sincera entre os irmãos Ostenholls e o príncipe de Liversphil.

Pluvia (Erica Azevedo)
• RESENHA
Sem palavras sobre esse livro. Achei super criativo, amei os personagens (Julian <3), fiquei triste e curiosa quando acabou. Estou sofridamente esperando a continuação hahaha
Sinopse: Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia. O primeiro livro da série “Os Mundos” traz um misto de aventura, romance e diversão para os leitores de literatura fantástica e que, como Ana, possuem sede por conhecer outros mundos.


Vocês podem observar que foram poucos os livros de autores parceiros lidos, mas isso tem um motivo : Minha faculdade. Eu não gosto de enrolar o autor e fazer ele esperar um tempão para a resenha ser postada, então eu faço poucas parcerias e só quando o livro realmente me interessa.  Enfim, espero que gostem da postagem ^^

23 comentários:

  1. Infelizmente eu também tenho certo preconceito com livros do nosso país, mas devemos conhecer, acho importante. Que em 2014 eu posso ler mais livros nacionais, e tomara que eu não me arrependa, né?

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hey Paula, tudo bem?
    Eu tinha esse preconceito ridículo com livros nacionais. Mas eu perdi quando li A Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr. Que é um livro incrível! Quero muito ler Pluvia! Você fez parcerias incríveis ao longo do ano, não é? Parabéns! (:
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!

    Ah, também passei a ter bastante contato com autores nacionais por conta do blog. O único que li desse post foi Pluvia, gostei bastante.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula, tudo bom?
    Em 2013 eu também li muitos livros nacionais e gostei bastante. Descobri autores maravilhosos que precisam apenas de divulgação, pois escrevem muito bem.
    Adorei as indicações!Anotado.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá.... Nossa estou fazendo uma postagem semelhante... ainda não concluí, porque estou passando para visitar alguns blogs rsrsrs. Mas enfim. Li Presságio e adorei... O Leonardo é um autor super legal e atencioso. Eu tenho parceria com o Alma, mas ainda não li Se arrependimento matasse, mas vou ler em janeiro... Ownnnn Pluvia, a Erica é um amor de pessoa, simplesmente amei conhecê-la virtualmente e quero um dia pode conhecer pessoalmente, li o livro a adorei. Eu não tinha muito preconceito, até porque sempre fui apaixonada pelo o André Vianco, mas confesso que sempre preferi a literatura estrangeira, e o mais legal foi quando resolvi fazer o blog, por causa de um autor parceiro o Danilo Vecchi eu queria compartilhar uma resenha do livro dele e o skoob era pouco, foi daí que fiz o blog e li muitos livros nacionais... até mais do que os estrangeiros rsrsrsr Xero... um ótimo ano novo para ti... http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal a sua história de como criou o blog Dih!
      Não sabia disso, que amorzinho *-*

      Excluir
  6. Oi Paula. Amei suas indicações. Já anotei alguns na minha listinha(ela só aumenta).haha
    Tem muitos autores nacionais bons que só precisam serem divulgados para que muitas pessoas conheçam seus talentos.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bom?
    É muito verdade o que você disse, o mercado brasileiro não faz divulgação suficiente de autores nacionais, antes de ter o blog eu devo ter lido no máximo uns 5 livros brasileiros, simplesmente porque nunca tinha um com grande exposição nas livrarias!
    Nunca tinha ouvido falar dos livros, mas os dois parecem bem interessantes! A capa do primeiro é linda e parece ser bem o tipo de livro que eu gosto! hahah

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  8. Gostei das dicas
    Os autores nacionais estão crescendo bastante, isso é muito bom

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu não conhecia nenhum destes livros, mas gostei muito e vai ficar na minha lista de 2014.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Pluvia é um livro muito bacana, li ele num book tour que participei esse ano. Estou esperando Presságio chegar, também de um book tour, para eu lê-lo, estou muuito ansiosa.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda tenhos que ler esses livros ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não diria que tenho preconceito com livros nacionais, pois adorei a maioria dos que li, mas o fato é que o preço nem sempre compensa. Mesmo assim, gostei dos que você indicou, principalmente Pluvia, vou procurar saber mais,.
    Beijos
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    desses eu só li presságio, mas li mtos outros nacionais ao decorrer do ano rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Paula =)

    Vou ali no cantinho chorar de vergonha, pois não li nenhum desses livros =/

    Beijos e um Feliz Ano Novo!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Creio que todos nos temos ou pelo menos já tivemos esse preconceito contra a literatura nacional! Eu também era assim, afinal os autores e obras brasileiras nunca são divulgados.
    Mas, a pouco tempo aprendi a valorizar tal trabalho e percebi que tem muita coisa boa escondida em autores nacionais :)
    Adorei os títulos, mas fiquei bem curiosa para ler Psicose e Pluvia (que por sinal a capa é linda!)
    Beijos flor :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que os autores nacionais estão melhores que os internacionais viu, no que diz respeito a criatividade no gênero YA por exemplo não tenho dúvida!!! Todo YA americano ultimamente parece ser o mesmo livro...

      Excluir
  16. Olá.
    Mas que bacana, em minha cidade tem sim muitos nacionais, mas não os atuais, difícil ver mesmo.
    Adorei Presságio, Se arrependimento matasse e Pluvia, o outro não conhecia mas vou procurar saber mais.
    Nada melhor do que fechar o ano apresentando estas delícias de leituras rs.

    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui são bem poucos viu, recentemente a leitura colocou um "balcão" só para nacionais, mas antes não era bem assim não.

      Excluir
  17. Oi Paula! Dicas anotadas para 2014, O assassinato da freira nua só vi resenhas positivas e como gosto de policial, quero ler logo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou tão fã de policial... MAS, achei sensacional! Super recomendo :D

      Excluir
  18. Realmente os livros nacionais (tanto novos quanto clássicos) recebem pouco destaque nas livrarias. E tenho vontade de ler boa parte desses títulos.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Página Anterior Próxima Página Home